Buscar

AVA2-Fundamentos Gestão Empresarial

Prévia do material em texto

Análise Copel
Companhia Paranaense de Energia
Oportunidades em meio a Crise
Copel- Companhia Paranaense de Energia
(História)
A Copel – Companhia Paranaense de Energia, maior empresa do Estado, foi criada em 26 de outubro de 1954, com controle acionário do Estado do Paraná, abriu seu capital ao mercado de ações em abril de 1994 (BM&FBovespa) e tornou-se em julho de 1997 a primeira do setor elétrico brasileiro listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque. Sua marca também está presente, desde junho de 2002, na Comunidade Econômica Europeia, com seu ingresso na Latibex – o braço latino-americano da Bolsa de Valores de Madri. A partir do dia 7 de maio de 2008, as ações da Copel passaram a integrar oficialmente o Nível 1 de Governança Corporativa da Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros – BM&FBovespa.
Hoje as usinas, linhas de transmissão e de distribuição da Copel irradiam luz e oferecem conforto e paz social para todo Estado do Paraná e Estados vizinhos. Este cenário de progresso vem sendo conquistado ao longo de seis décadas, com base no potencial hidráulico, no domínio tecnológico e, principalmente, no espírito empreendedor e na capacidade criativa dos seus quadros técnicos e profissionais.
*Fonte:site institucional
Copel- Companhia Paranaense de Energia
(História)
Atualmente a Companhia atende diretamente mais de 5 milhões de unidades consumidoras em 395 municípios e 1.068 localidades (distritos, vilas e povoados). A Copel possui 62 usinas próprias (18 hidrelétricas, 1 térmica e 43 eólicas), tem participação em outros 14 empreendimentos de geração de energia (1 térmica, 8 hidrelétricas, 4 parques eólicos e 1 solar) , totalizando uma capacidade instalada de 6.966,6 MW ajustados à sua participação. Para transmitir e distribuir a energia gerada, a Companhia conta com 9.685 km de linhas de transmissão e 208.893 km de linhas de distribuição. O quadro de pessoal é integrado por 5.863 colaboradores.
*Fonte:site institucional
Copel- Companhia Paranaense de Energia
(Organograma)
A Copel, na qualidade de holding, mantém diretoria executiva composta por seis diretorias conforme apresentado no organograma ao lado: Diretor Presidente, Diretor de Gestão Empresarial, Diretor de Finanças e de Relações com Investidores, Diretor Jurídico e Regulatório, Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Diretor de Governança, Risco e Compliance, além do Diretor Adjunto de Comunicações ─ conforme disposto no seu Estatuto Social.
Fonte:site institucional
Copel- Companhia Paranaense de Energia
(Organograma)
As atividades-fim da Companhia são executadas por quatro subsidiárias integrais. A Copel Geração e Transmissão S.A., a Copel Distribuição S.A., a Copel Comercialização S.A. e a Copel Serviços S.A. são voltadas ao processo de produção, transporte, venda e entrega de energia elétrica de geração hídrica, e prestação de serviços correlatos.
Negócios no âmbito de energias renováveis levaram a Copel a adquirir 100% de participação em sociedades de propósito específico (SPEs), voltadas exclusivamente à produção de energia eólica, as quais são gerenciadas pela Copel Geração e Transmissão S.A., conforme descrito no organograma.
Fonte:site institucional
Copel- Companhia Paranaense de Energia
(Estrutura Organizacional)
Departamentalização Funcional:
A Copel atua como uma “Holding”,ou seja, é uma empresa que mantém participação acionária em uma ou mais empresas e utiliza-se do processo de departamentalização baseado na organização funcional.Pois as responsabilidades laborais são atribuídas conforme às funções organizacionais.A Holding tem controle sobre a organização, no que tange ao cumprimento da missão organizacional. Além disso, as tarefas são distintas e bem definidas.
Por meio de Estruturas Divisionais a empresa utiliza o modelo de estrutura funcional, organizado em divisões autônomas, chamados de unidades de negócios, atuam com certa independência,mas reportando-se sempre a Holding.
Copel- Companhia Paranaense de Energia
(Modelo de Gestão)
Atuando como uma “Holding”,a Copel utiliza-se de um modelo híbrido de gestão adotando tanto um modelo centralizado na tomada de grandes decisões onde a autoridade está concentrada em um pequeno grupo de pessoas,o que possibilita que a empresa caminhe na mesma direção estratégica, quanto descentralizado na delegação de decisões às suas diretorias.Fato que colabora para um certo grau de autonomia e agilidade em decisões operacionais.
Copel- Companhia Paranaense de Energia
(Benchmarking)
Como prática de Benchmarking e da preocupação ambiental global, a Copel segue ações de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em energia limpa e vem investindo em negócios no âmbito de energias renováveis,o que levou a Copel a adquirir 100% de participação em sociedades de propósito específico (SPEs), voltadas exclusivamente à produção de energia eólica, as quais são gerenciadas pela Copel Geração e Transmissão S.A.Dessa forma, a empresa serve de modelo para outras empresas que atuam no ramo energético na busca de novas formas de geração de energia. Alinhando-se assim a sua missão: prover energia e soluções para o desenvolvimento com sustentabilidade e visão: Ser referência nos negócios em que atua gerando valor de forma sustentável.
Copel- Companhia Paranaense de Energia
(Oportunidades)
Tendo em vista a crise econômica e de saúde ocorrida devido a pandemia do Covid-19,o setor de energia teve sua demanda de serviços elevada,diferentemente de outros setores da economia devido a necessidade das pessoas ficarem em suas residências graças ao isolamento social.
Mesmo sendo esse um fenômeno atípico, demonstrou-se a necessidade de existirem outros meios de geração de energia. Embora o país possua uma matriz energética robusta,ainda é insuficiente para as novas demandas e sofre com estiagens(hidrelétricas),ocasionado aumento dos custos e restrições que são repassadas ao consumidor final.
Com tudo que foi apresentado pela empresa e as possibilidades de retornos de investimentos de médio e longo prazo, nota-se a grande oportunidade que é a de alocar investimentos em uma empresa de potencial elevado e que tem tudo para ser uma das maiores do setor energético do Brasil.
Copel- Companhia Paranaense de Energia
(Bibliografia)
Site Institucional:https://www.copel.com/site/
Roteiros de Estudo:1 ao 4
Copel- Companhia Paranaense de Energia
(Avaliação AVA 2)
Nome:
Matrícula:
Matéria:Fundamentos de gestão empresarial
Professor:Paulo Souza
Curso:Ciências contábeis-EAD
Avaliação:AVA2
image2.png
image3.png
image4.jpeg
image5.png
image6.png
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina