Buscar

1 Passo - Formatação e Proteção Pendrives[1]

Prévia do material em texto

Prezados colegas,
 
O primeiro passo será a limpeza e proteção do(s) pendrive(s) utilizado(s) pelos funcionários locais para diminuir a incidência de vírus.
ATENÇÃO : Não adianta executar isto em apenas um pendrive, faça em todos eles, MAS INDEPENDENTE DISTO PREVINA-SE SEMPRE – PASSE O ANTIVIRUS ANTES DE UTILIZAR ARQUIVOS.
Este procedimento foi feito no pendrive que utilizamos na UREGI, um de 4 GB e um de 1 GB. A margem de proteção é muito boa, o que não significa que você deva baixar a guarda. 
Os procedimento é a proteção da raiz do pendrive, o vírus ataca a raiz, então vamos protegê-la.
Procedimentos:
	Coloque o pendrive no micro, caso esteja selecionado para abrir automaticamente, ao colocá-lo faça a opção de não executar NENHUMA AÇÃO → OK, depois abra o EXPLORER e dê ANTI VÍRUS nos arquivos, antes de acessar algum. 
A execução automática acessa ao arquivo AUTORUN e se houver vírus você poderá ser contaminado, ISTO É VÁLIDO PARA TODOS OS EQUIPAMENTOS COM ENTRADA DE UBS (EXEMPLO: Máquina fotográfica).
	Após este procedimento, crie uma pasta no meus documentos chamada 3. Pendrive e copie todos os arquivos do pendrive para o micro, ou se preferir – o que seria mais indicado, para o CD. Você correria menos risco.
	Agora, clique no PENDRIVE com o mouse do lado direito e peça para FORMATAR. Não selecione nada e mande INICIAR → OK. Aguarde a formatação finalizar.
	
	Salve os arquivos que buscaram nos links abaixo dentro da pasta INFORMÁTICA, caso de necessitem deles para proteção de outros pendrives terão onde buscar, e depois salve-o dentro do pendrive.
http://hp-usb-disk-storage-format-tool.softonic.com.br/download
http://superdownloads.uol.com.br/download/16/protegpen/
 
 
 
 
	Clique duas vezes em cima do arquivo SP27608.exe → NEXT → SELECIONE QUE ACEIT A LICENÇA → NEXT → NEXT → YES → NEXT → FINISH. 
 
	Feche o EXPLORER , no ícone estará em sua área de trabalho, dê um duplo clique em cima dele e aparecerá a tela abaixo, Você deverá confirmar se o drive é aquele que está o pendrive (neste caso F:) e selecionar o sistema de arquivo como NTFS → QUICK FORMAT → clicar em START → SIM, e aguarde fornecer o relatório e clique em OK → CLOSE. O que fizemos foi simplesmente trocar o sistema de arquivo do pendrive para executar a ação seguinte, CASO SEU PENDRIVE SEJA NTFS você não precisará utilizar este programa.
	Siga estes passos na sequência, porque se não efetuar da maneira certa terá a pasta que será utilizada também ficar´bloqueada. Portanto, primeiro clique no Pendrive e crie uma pasta com o nome EMATER-MG – Caiana (nome do ESLOC ou nome do Técnico). Agora salve o programa 68215_protegpen_101.zip dentro do Pendrive, não pode ser dentro da pasta criada. Clique duas vezes no arquivo 68215_protegpen_101.zip → I AGREE → dê um duplo clique no ProtegenPen.exe → e a janelinha abaixo será aberta → desmarque onde está selecionado – SÓ PENS - dando um clique dentro do quadradinho, e escolha a opção respectiva do Drive F:, conforme figura. Clique em BLOQUEAR → OK. Feche as janelas.
	Abra o EXPLORER e tente salvar algo dentro do seu Pendrive, ele não vai deixar porque sua raiz está protegida, daí para a frente você pode salvar, excluir, alterar, etc, todos os arquivos que estiverem dentro da pasta EMATER-MG – Ricardo, fora dela não. Veja a mensagem quando tentar salvar na raiz.
	Agora salve dentro da pasta EMATER-MG – Ricardo e comprove o que foi dito acima. Agora pode transferir os arquivos que estão no seu micro para o Pendrive dentro da pasta específica.

Mais conteúdos dessa disciplina