Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Avaliação On-line - Maturidade e melhoria de processos 2
Conforme Ribeiro (2020, p. 32), “a gestão por processos também é conhecida como Business Process Management (BPM) e é a tônica dos processos de qualidade na gestão de uma empresa”. Devido à competitividade do mercado, identifica-se que uma das prioridades é minimizar a concorrência e, para que isso ocorra, é necessário que os processos tenham alta excelência e qualidade. O resultado de processos com eficiência e eficácia gera produtos com menor custo e alto valor agregado.
RIBEIRO, C. Gestão por processos e a integração estratégica. Curitiba: Contentus, 2020. p. 32.
 
Considerando o que está apontado acima, justifica-se que a gestão por processos, ou BPM, pode ser identificada como:
R: algo que tem como objetivo integrar e expandir as ações de cada departamento específico.
Leia o texto a seguir.
“A gestão eficaz implica ater-se a todas as fases do ciclo de vida do processo do negócio: planejamento da sua utilização, projeto da sua estrutura operacional e gerencial, construção, disponibilização, utilização, monitoramento, identificação de oportunidade de melhoria e condução de ajustes para efetivar a melhoria [...]. Empresas organizadas e geridas por intermédio de processos de negócios vinculam e direcionam para eles todos os demais recursos da empresa”.
 SORDI, J. O. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 53. (Disponível na Minha Biblioteca).
 
Com base no excerto apresentado, e observando que atrelados a abordagem de gestão por processos temos sete ativos organizacionais, avalie as afirmações a seguir sobre os ativos.
I. Planejamento de BPM; modelagem; análise de processos; melhoria; medição, monitoramento e controle; simulação; implementação de processos/sistemas de apoio.
II. Recursos humanos, facilidades, papéis e responsabilidades, conhecimento, políticas e regras, estrutura organizacional e tecnologias da informação e comunicação (TIC).
III. Ação local, clientes, conhecimento, cooperação, lead time, cultura de medição e estrutura de rede.
IV. Alocação de pessoas, autonomia operacional, avaliação de desempenho, cadeia de comando, capacitação, escala de valores e estrutura organizacional.
É correto o que se afirma em:
R: II apenas.
Leia o trecho a seguir.
 
“A modelagem de negócio é um conjunto de métodos e técnicas que auxiliam a organização na formalização do seu negócio, oferecendo uma representação uniforme da empresa”.
 
MAGALHÃES, A. et al. Uma estratégia para gestão integrada de processos e tecnologia da informação através da modelagem de processos de negócio em organizações. Revista Científica, Fortaleza, p. 45-53, 2007. p. 46.
 
Com relação à modelagem de negócio, assinale a alternativa correta.
R: A empresa busca uma melhoria da comunicação da equipe, contribuindo para a capacitação dos envolvidos na modelagem.
eia o trecho a seguir e analise a figura.
“Sistema é definido como um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuando uma função”.
Figura 1: Elementos componentes do sistema
Fonte: LOBO, 2010 [Adaptada].
#PraCegoVer: a figura é um sistema onde temos a esquerda da mesma a entrada de insumos, a seguir os processos e em seguida a saída do produto ou serviços acabados, onde há a palavra retroalinhamento abaixo da entrada, processos e saída. Acima temos a palavra Objetivos e abaixo as palavras controle e avaliações. 
Com base no excerto apresentado, avalie as afirmações a seguir. 
I. O processo de transformação de um produto e/ou um serviço é definido como a função que possibilita a transformação de um insumo (entrada) em produto, serviço ou o resultado (saída).
II. O retroalinhamento ou realimentação (feedback) de um sistema é uma maneira para se fazerem ajustes ou modificações necessárias nas atividades do sistema, utilizando informações.
III. As saídas do sistema, e não as entradas, correspondem ao resultado do processo de transformação e devem ser coerentes com os objetivos do sistema de acordo com os parâmetros fixados.
IV. As entradas do sistema, e não as saídas, têm como função caracterizar as forças e fornecer o material, a informação e a energia para a operação, e devem estar em sintonia com os objetivos estabelecidos.
 É correto o que se afirma em:
R: I e II, apenas.
A Business Process Management (BPM) trabalha com a melhoria dos processos, o desenho e a gestão destes, por meio da administração e da tecnologia da informação. Para que possamos analisar a maturidade da BPM, precisamos analisar o ciclo de vida, para sabermos em qual estágio da maturidade esta organização se encontra.
 
Considerando as informações do texto, bem como o fato de que, para que possamos identificar a maturidade nos processos, precisamos primeiramente reconhecê-la, acerca da maturidade de um processo, é correto afirmar que:
R: a maturidade é uma meta que só pode ser atingida de maneira persistente e gradual, condicionada a fazê-lo de maneira sistemática.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina