Buscar

maioridade penal Edt Victória

Prévia do material em texto

RESUMOA FAVOR DA MAIORIDADE PENAL
Neste trabalho, nós apresentaremos argumentos a favor de um tema muito discutido no país atualmente, a redução da maioridade penal. Apresentaremos argumentos, fatos, notícias e informações a favor da redução da maioridade penal no Brasil. 
PALAVRAS-CHAVE: Maioridade Penal.
1. INTRODUÇÃO
Hoje a redução da maioridade penal no Brasil é muito debatida no Congresso Nacional e em toda a sociedade. Existem diversas propostas legislativas de emenda à Constituição que defendem a redução da maioridade penal no nosso país. 
O primeiro documento que trata da maioridade penal no Brasil é a Constituição Federal de 1988. Em seu artigo 288, ela dispõe: “São penalmente inimputáveis¹ os menores de dezoito anos, sujeitos às normas de legislação especial”.
A questão da maioridade apresenta-se desde o período imperial e a redução da maioridade civil para dezoito anos gerou polêmica quanto a redução da imputabilidade penal como maneira de solucionar politicamente o desenvolvimento social e a crescente criminalidade.
Atualmente, existem pec’s² que tem a intenção de reduzir a maioridade penal. Há duas vertentes a esse respeito: uma dos favoráveis e outra dos que são contrários a essa redução. 
Os que defendem a redução da maioridade penal, afirmam que, se o homem constituinte considerou o jovem menor de dezoito anos maduro para escolher um Presidente da República, por exemplo, não é lógico deixar de considerar este mesmo jovem sem discernimento necessário à prática de crimes.
 O que é proposto é que a imputabilidade³ penal a partir dos dezesseis anos seria facultativa, assim como o exercício do direito ao voto. Assim, os menores a partir da referida idade somente seriam responsabilizados pelo delito praticado se, após serem submetidos a uma perícia multidisciplinar, fosse comprovada a compreensão em relação ao caráter ilícito do fato.
 A pauta em prol da Maioridade Penal, são a base das medidas punitivas insuficientes do ECA. São elas: "advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, inserção em regime de semiliberdade e internação em estabelecimento educacional." Principalmente pelo fado de estar criando uma geração contemporânea de adolescentes insurgentes. Uma vez que, seria eficiente momentaneamente, isso não significa que o jovem entendeu a relação de causa e consequência das suas ações, mas sim que não deseja ser punido. Destarte, internamente, o menor pode estar fervilhando de sentimentos negativos. Frequentemente a punição leva a uma série de sentimentos como ressentimento, reações de vingança, rebeldia e retaliação
Hodiernamente, possuem várias propostas de emenda à Constituição em tramitação no Congresso Nacional. O pedido de redução da maioridade penal varia dos onze aos dezesseis anos.
Inimputáveis¹ - quem, em virtude de uma anomalia psíquica, não for capaz, no momento da prática de um facto, de avaliar a sua ilicitude ou de se autodeterminar de acordo com essa avaliação. 
Pec's² - Proposta de Emenda à Constituição. 
Imputabilidade³ - é aquele que possuía capacidade de entendimento no momento da ação.

Mais conteúdos dessa disciplina