Logo Passei Direto
Buscar

Cidadania e Deveres Civis

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Cidadão
É todo aquele que participa, colabora e argumenta sobre as bases do direito, ou seja, é um agente atuante que exerce seus direitos e deveres. Ser cidadão implica em não se deixar oprimir nem subjugar, mas enfrentar o desafio para defender e exercer seus direitos.
O Exercício da Cidadania
Cidadania são direitos e deveres civis e políticos que um cidadão possui na sociedade. São esses direitos que permitem ao indivíduo intervir nas ações do Estado e valer-se dos serviços que os órgãos públicos oferecem. 
No Brasil, o conceito e a prática da cidadania foram consolidados com a Constituição Federal de 1988. A Constituição Federal assegura o direito a todos os brasileiros de exercer de modo pleno a cidadania, ou seja, exercer os direitos e deveres civis, políticos e sociais. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos.
Função da cidadania
A função da cidadania é a garantia dos nossos direitos políticos, civis e sociais enquanto parte de uma comunidade organizada, ao mesmo tempo em que ela é responsável pela determinação dos nossos deveres diante desse mesmo grupo cujo equilíbrio e bem comum dependem da participação e colaboração do seu conjunto de cidadãos.
Os Direitos
O exercício pleno da cidadania é realizado quando todos os direitos e liberdades individuais do cidadão que estão previstos por meio da lei são assegurados, o que corresponde a um papel atribuído em parte ao Estado e em parte à organização social e também ao próprio indivíduo, que precisa conhecer o seu papel e as suas responsabilidades enquanto cidadão. No artigo 6º da Constituição relata que: “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados.”
Assim, ser cidadão é ter direito à vida em sua forma plena, com acesso à liberdade, à propriedade, à igualdade, dentre outros. É também participar, seja como candidato a um cargo político, seja escolhendo algum representante, decidindo o futuro da sociedade.
Os Deveres
Os deveres dos cidadãos são responsáveis pela organização da vida social. Há regras que devem ser seguidas em casa, na escola, na rua, na igreja e na praça. Sem essas regras, a convivência seria impraticável. Antigamente, a palavra cidadão se referia às pessoas que viviam nas cidades, hoje se refere às pessoas que têm seus direitos garantidos e cumprem seus deveres, que podem residir tanto na zona urbana como rural, sejam crianças, adolescentes, adultos ou idosos, todos os habitantes de um país devem, portanto, cumprir com suas obrigações
ECA
O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) oferece proteção integral às crianças e adolescentes brasileiros. Também define os direitos e deveres do Estado e dos cidadãos responsáveis por eles. 
Esse documento tem como objetivo a proteção das pessoas mais jovens, tornando-se o marco legal e regulatório dos direitos humanos.
O ECA reafirmar a proteção de pessoas que vivem em períodos de intenso desenvolvimento psicológico, físico, moral e social. Portanto, veio para colocar a Constituição em prática
Atividade 
1. Cidadania pode ser definida como, EXCETO:
a) o agrupamento de direitos e deveres de um cidadão.
b) o exercício pleno de direitos sociais de um indivíduo.
c) condição de pertencimento de uma pessoa a um país.
d) conjunto de leis que permite ao Estado investigar cidadãos. 
2. O que o Estado precisa garantir para que seus cidadãos consigam exercer plenamente a cidadania? 
3. Sobre o ECA julgue os itens em verdadeiro ou falso
a. ( ) É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
b. ( ) Sendo um instrumento legal substituto do então Código de Menores, o estatuto foi criado com o objetivo de garantir direitos e proteger a criança e adolescente brasileiro.
c. ( ) Segundo o ECA, “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
d. ( ) A Lei nº 8.069, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi criada em 13 de julho de 1990.
4. Participar da vida política é um direito de todos os seres humanos que vivem em um regime 
a) democrático.
b) totalitário.
c) monarca.
d) ditatorial. 
5. Como é chamado o conjunto de leis fundamentais que organiza e rege o funcionamento de um país?
6. Assinale a alternativa FALSA:
a) O ECA dispõe sobre a proteção somente da criança.
b) A constituição garante aos cidadãos cumprimento dos seus direitos e deveres.
c) Participar como político é um direito do cidadão.
7. Para você, o que é ser um cidadão responsável? 
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina