Buscar

Liderança e Coaching

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Liderança e Coaching
Com base nas diversas abordagens conceituais acerca do processo de coaching, analise as sentenças a seguir e marque V para as verdadeiras ou F para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
 (  ) Coaching é um processo que contribui para que as pessoas e os grupos se transformem, reflitam a respeito de sua visão de mundo, de seus valores, crenças, aprofundem sua aprendizagem.
 (  ) Coaching é dar conselhos, é consertar as coisas ou resolver problemas.
 (  ) O processo de coaching estimula a capacidade das pessoas de se reinventarem e encontrarem alternativas válidas, apesar das restrições do contexto em que atuam.
 (  ) Por meio do processo de coaching, o cliente expande a capacidade de visão e consegue analisar melhor os erros cometidos pelas pessoas que fazem parte do seu cotidiano.
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – F – F.              
	
	B
	V – F – V – F.            
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
A resposta correta é V – F – V – F. Coaching é um processo que contribui para que as pessoas e os grupos se transformem, reflitam a respeito de sua visão de mundo, de seus valores, crenças, aprofundem sua aprendizagem. O processo de coaching estimula a capacidade das pessoas de se reinventarem e encontrarem alternativas válidas, apesar das restrições do contexto em que atuam. 
	
	C
	F – V – V – F.              
	
	D
	V – V – F – V.
Questão 2/10 - Liderança e Coaching
A essência do coaching é encontrada no pensamento de alguns filósofos da Grécia Antiga, berço da filosofia ocidental. Filosofia é uma palavra de origem grega, composta por dois termos: philo e sophia . Philo deriva de phili, que significa “amor fraterno, respeito entre os iguais, amizade”. Sophia significa “sabedoria”. Portanto, filosofia é o “amor à sabedoria”. A Grécia conquistou condição de destaque no campo da filosofia a partir do momento em que alguns cidadãos, insatisfeitos com as explicações que a tradição – baseada em mitos e deuses – lhes dera, passaram a refletir, questionar e buscar respostas para suas perguntas. Com isso, os filósofos gregos demonstraram que o mundo, os seres humanos, os acontecimentos naturais e as coisas da natureza podem ser conhecidos pela razão do homem e que a própria razão é capaz de conhecer-se. Foi por meio da filosofia que os filósofos instituíram para o ocidente europeu as bases e os fundamentos do que conhecemos por razão, racionalidade , ciência , ética , política e arte (Chaui, 2001). Ao estudar o pensamento dos filósofos, encontramos claramente em Sócrates, Platão e Aristóteles características que norteiam o processo de coaching.
Disponível em: LOTZ, Erika, Gisele. GRAMMS, Lorena Carmen. Coaching  e mentoring. Curitiba. Intersaberes. 2014 p. 25
Considerando as ideias acima, avalie as afirmações a seguir.
I. Os fundamentos da razão encontram-se na interpretação mítica e religiosa da natureza.
II. A essência do coaching deriva da valorização da razão e do conhecimento historicamente acumulado.
III. Os processos de coaching nada têm a ver com a filosofia clássica ou moderna.
É correto o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
A) Incorreto. Os fundamentos da razão não estão na tradição mítica ou religiosa, mas no desenvolvimento do conhecimento racional.
B) Correto. Não há verdadeiro coaching sem uma boa base de conhecimento científico.
C) Incorreto. Sem a força da razão não há coaching (I), e a razão tem suas bases na filosofia clássica (III).
D) Incorreto. Pelas razões apresentadas.
E) Incorreta. Pelas razões apresentadas.
	
	C
	I e III, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Questão 3/10 - Liderança e Coaching
O teste final de um líder empresarial eficaz é a sua capacidade para desenvolver os outros, e para desenvolver líderes em vários níveis da empresa e para o futuro. No presente, o desenvolvimento e a liderança de outros líderes tem um efeito multiplicador sobre os resultados. No futuro, a sucessão revela o valor duradouro de um líder. Uma organização que desenvolva líderes de forma sistematizada em vários níveis da organização tem maiores probabilidades de sucesso a curto e longo prazo, porque tem pessoas com capacidade para antecipar e liderar processos de mudança e inovação competitiva.
Disponível em: Leadership Bussines Consulting.  http://leadership-bg.com/index.php?option=com_content&view=article&id=345%3Ao-que-fazem-os-lideres-eficazes&catid=71&Itemid=86&lang=pt Acesso em: 27-11-2015 às 16h48
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
 
I. O líder competente contribui para o surgimento e desenvolvimento de outros líderes.
II. Uma empresa com grande diversidade de lideranças tem maior capacidade de mudança e inovação.
III. O desenvolvimento de líderes numa organização contribui substancialmente para a obtenção de bons resultados.
É correto o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
A) Incorreta. A afirmação é correta, mas não só esta.
B) Incorreta. A afirmação é correta, mas não só esta.
C) Incorreta. Ambas são corretas, mas não só.
D) Incorreta. Afirmações verdadeiras, mas não só elas.
E) Correta. Bom líder desenvolve sem temor outros líderes (I), porque quanto mais lideranças mais facilidade para implantar mudança e inovação (II), o que levará a obter melhores resultados (III).
Questão 4/10 - Liderança e Coaching
O processo de coaching envolve a parceria entre dois atores. Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem, corretamente as lacunas do trecho a seguir.
 
O __________ é o profissional que aplica o coaching, municiado pelo domínio de metodologias e ferramentas apropriadas para tal propósito. O _________ ou o cliente, é o indivíduo que passa pelo ciclo de coaching.
Nota: 10.0
	
	A
	coachee – coach
	
	B
	coaching – coachee
	
	C
	coachee – coaching
	
	D
	coach – coachee
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
O processo envolve a parceria entre dois atores: o coach e o coachee. O coach é o profissional que aplica o coaching, municiado pelo domínio de metodologias e ferramentas apropriadas para tal propósito. O coachee, ou o cliente, é o indivíduo que passa pelo ciclo de coaching.
Questão 5/10 - Liderança e Coaching
Enfim, o líder, por meio do coaching, deve levar a sua equipe a descobrir e acessar o seu potencial infinito, gerando um clima propício ao desenvolvimento pessoal, corresponsabilizando a equipe pelos resultados alcançados, e sobretudo promovendo um clima organizacional que valorize as habilidades interpessoais e as qualidades de liderança, melhorando a eficácia das pessoas, levando-as a lidar melhor com a pressão e o stress, minimizando os obstáculos para que obtenham o sucesso profissional, aumentando assim, a sua satisfação no trabalho, o que possibilita maior produtividade, qualidade nos produtos, serviços, atendimento ao cliente e dá à empresa um padrão mais competitivo no mercado.
Disponível em: Power Coaching http://www.powercoaching.pt/empresas-portuguesas-aderem-ao-coaching/ - Acesso em: 12 / 02 / 2016 às 22h50
De acordo com o texto, avalie as afirmações seguintes.
I. O papel do líder organizacional consiste em traçar um plano de trabalho e enquadrar os funcionários para executá-lo sem resistências.
II. Por meio do coaching, o líder promove um clima organizacional que favorece a produtividade e o prestígio da empresa.
III. A verdadeira liderança empresarial valoriza as pessoas promovendo suas habilidades e potencialidades visando o sucesso profissional.
IV. A função da liderança empresarial deve estar focada na máxima produtividade possível, independentemente da satisfação e responsabilidade dos seus funcionários.
É correto apenas o que se afirma em: 
Nota: 10.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	IV, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
Você assinalou essa alternativa(D)
Você acertou!
A) Falso.  Esse tipo de líder autoritário e autocrático não é defendido no texto.
B) Falso. Embora a afirmação de que a verdadeira liderança promove o potencial dos seus funcionários, não é a única correta.
C) Falso. A liderança citada, dificilmente conseguirá alta produtividade sem que os funcionários estejam satisfeitos e sejam responsáveis.
D) Correto. O verdadeiro líder promove o bom clima organizacional e o prestígio da empresa (II) enquanto valoriza as pessoas e suas potencialidades (III).
E) Falso. Pelas razões apresentadas.
	
	E
	I, III e IV apenas
Questão 6/10 - Liderança e Coaching
Uma matéria sobre as principais características que um líder deve ter para cumprir bem o seu papel saiu no caderno Boa Chance. Com a observação do gráfico podemos perceber quais aspectos contam mais para um líder empresarial. É importante que essas características evoluam para que desde já, se vá construindo o futuro próximo e as tenhamos bem desenvolvidas para evitar maiores frustrações e para responder às exigências do mundo de hoje.
Disponível em: Aprendendo a empreender. Tomando conhecimento: as 10 principais características de um bom líder. Publicado em: 08/04/2012 https://aprendendoaempreender.wordpress.com/2012/04/08/tomando-conhecimento-as-10-principais-caracteristicas-de-um-bom-lider/  Acesso em: 28 / 11 / 2015 ás 22h48– Adaptado.
De acordo com o texto e o gráfico apresentados, é correta a seguinte interpretação:
Nota: 10.0
	
	A
	Bom líder é aquele que sabe mandar e se faz obedecer.
	
	B
	A característica principal do líder empresarial é a capacidade de tomar decisões.
	
	C
	A essência do líder empresarial consiste em ter influência sobre outras pessoas e agir com ética e integridade.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
A) Incorreto. Ser autoritário não é uma característica positiva de liderança.
B) Incorreto. A capacidade de tomar decisões é importante, mas não é a característica principal.
C) Certo. Força de inspiração (43,4%) e ética (42%) são as duas principais características.
D) Incorreto. Segundo o texto, essa característica é a menos significativa (12,5%) entre  as dez.
E) Incorreto. Essas características têm que ser cultivadas e evoluir continuamente.
	
	D
	O dinamismo do líder é a principal característica.
	
	E
	Segundo o gráfico, as 10 principais características de um bom líder são inatas e não necessitam ser aperfeiçoadas.
Questão 7/10 - Liderança e Coaching
Nenhum Líder, por mais democrático, liberal ou servil pode abrir mão de um pouco de autocracia no processo decisório. Nenhum Líder pode se abster de decidir segundo seus conceitos e convicções, sob pena de também abrir mão da responsabilidade por resultados e consequências no futuro, seu e de seus liderados. A um Líder não é dada esta prerrogativa.
Disponível em: Enfoque Palestrantes – Um toque sobre liderança.
http://enfoquepalestrantes.com.br/um-toque-sobre-lideranca/ - Acesso em: 08 / 02 / 2016 às  21h53
 
De acordo com o texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Um líder jamais pode abdicar de um pouco de autocracia.
PORQUE
II. Sem valores e convicções próprias, um líder não assume a responsabilidade dos seus atos.
A respeito das asserções, assinale a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	B
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma justificativa da I.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
A) Errado. A proposição I não é falsa, pois o líder tem que assumir as decisões que toma.
B) Certo. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma justificativa da I.
C) Errado. A proposição II é condição necessária para o líder  poder tomar as decisões acertadas.
D) Errado. A proposição II também é verdadeira, pois o líder necessita ter conceitos e convicções próprias para tomar decisões com responsabilidade.
E) Errado. As duas asserções são verdadeiras.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II não tem relação alguma com a I.
	
	D
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	E
	As asserções I e II são falsas.
Questão 8/10 - Liderança e Coaching
O líder-coach não tem objetivo de ”mudar” a personalidade de ninguém, apenas ajudar a expandir o leque de respostas da pessoa, ou seja, além dos comportamentos que a pessoa já tem, ele treina outros para aumentar suas escolhas diante das circunstâncias. Quanto maior for o número de escolhas de comportamento que alguém tem, maior é a sua possibilidade de interagir com o meio ambiente de forma efetiva.
Disponível em: DI STÉFANO, Rhandy. O líder-coach - Líderes criando líderes. Rio de Janeiro: Qualitymark. 2012. p. 52
Considerando o texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O papel do coach consiste em explorar ao máximo as potencialidades das pessoas para que elas façam as melhores escolhas na vida profissional.
PORQUE
II. Quanto maior for a capacidade do coach mais facilmente atinge o objetivo de mudar a personalidade dos indivíduos.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
A) Falso. A asserção I é verdadeira, mas a função do coach não é mudar a personalidade das pessoas.
B) Falso. Só a proposição I é verdadeira.
C) Correto. O papel do coach consiste em desenvolver as capacidades das pessoas para que façam boas escolhas (I) e não para mudar a personalidade delas.
D) Falso. É o inverso: a I verdadeira, e a II falsa.
E) Falso. Pelas razões apresentadas.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa. E a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 9/10 - Liderança e Coaching
Diante do ambiente instável e turbulento predominante na economia atual, as organizações dependem muito mais do talento, da criatividade, da percepção e do espírito empreendedor dos líderes do que propriamente da ”teoria administrativa”, que não consegue se atualizar na mesma proporção da complexidade organizacional, haja visto que as decisões precisam ser cada vez mais rápidas e inovadoras, em circunstâncias as mais diversas e imprevisíveis. Além disso, o líder dispõe de pouco ou nenhum tempo para consultar os aspectos teóricos, que poderiam dar suporte à escolha da alternativa a ser seguida, e tem que trabalhar muito mais de ”ouvido” do que com a ”partitura”, embora ambos estejam presentes.
Disponível em: SOLINO, da Silva Antonia. EL-AOUAR Walid Abbas. – O processo de tomada de decisões estratégicas: entre a intuição e a racionalidade. http://www.profjayrfigueiredo.com.br/EST_AC_10.pdf - Acesso 11 / 02 / 2016 às 12h14
 
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Atualmente a teoria administrativa não tem valor algum dada a complexidade organizacional e a rapidez das mudanças e inovações.
PORQUE
II. Hoje, o mais importante nas organizações é ter líderes com talento, criatividade e espírito empreendedor que respondam a situações imprevisíveis.
A respeito das asserções, assinale a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	B
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
A) Errado. O texto não menospreza o valor da teoria administrativa, apenas afirma que os problemas imprevisíveis andam mais rápido do que as teorias...
B) Certo. O texto não desvaloriza a teoria administrativa (I) apenas destaca as qualidades atuais que os líderes organizacionais necessitam.
C) Errado. A asserção I é falsa, e a II não é justificativa.
D) Errado. A asserção I é falsa.
E) Errado. A asserção Ie falsa, mas a II é verdadeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II não é justificativa da I.
	
	D
	As asserções I e II são verdadeiras.
	
	E
	As asserções I e II são falsas.
Questão 10/10 - Liderança e Coaching
O fator chave na liderança situacional é a necessidade do líder desenvolver sua sensibilidade e percepção, diagnosticando sua equipe para que possa definir como irá se comportar, pois em qualquer situação em que uma equipe possa estar, a liderança sempre deverá realizar suas funções básicas de gerir, com atenção concentrada nos objetivos e nos resultados.
Disponível em: SINNOTT, Elizabeth. Programa de desenvolvimento de Líderes: Liderança e Motivação. Curitiba. Material próprio. 2013.
Segundo as ideias contempladas no texto é função do líder:
Nota: 10.0
	
	A
	Comandar com rigor a sua equipe sem levar em consideração qualquer problema existente.
	
	B
	Tomar decisões independentemente  de qualquer diagnóstico.
	
	C
	Gerir a sua equipe com sensibilidade e percepção com foco nos objetivos e resultados a serem alcançados.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
A) Falso. O líder deve considerar a todo momento os possíveis contratempos da sua equipe.
B) Falso. Tomar decisões sem primeiro ter um diagnóstico da situação é temerário.
C) Certo. O líder deve conciliar a gestão de pessoas com o alcance das metas a atingir.
D) Falso. O verdadeiro líder tem que alertar a diretoria para as consequencias negativas de determinadas ações.
E) Falso. Essa política de resultados a qualquer custo pode a curto ou longo prazo comprometer o futuro da empresa.
	
	D
	Cumprir as ordens da diretoria mesmo que considere que tal atitude pode prejudicar a empresa.
	
	E
	Alcançar os resultados previstos pela organização a qualquer custo, mesmo prejudicando o clima da empresa.
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina

  • Relacionados
  • Inteligência Artificial
ed

Olá, eu sou o Ed!

A Inteligência Artificial do
Passei Direto

O Ed já respondeu sobre esse material