Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA
1. A Constituição Federal de 1988 estabelece o domínio das águas entre a União e Estados, nos termos dos artigos 20 e 26. (BRASIL. 1988). Estes dispositivos devem ser previamente consultados ao requerimento do pedido de outorga de direito de uso de recursos hídricos. O Laticínio Formosura, responsável por grande parte da produção de requeijão e queijo no Estado de Minas Gerais, tem sofrido com a escassez de água, essencial ao seu processo produtivo. A referida empresa, apesar de muito procurar, não encontrou rios ou lagoas com capacidade hídrica para suportar as suas necessidades. Assim, Laticínio Formosura não teve alternativa senão requerer outorga para captação de água subterrânea. Diante de tal situação, qual é o ente competente para conceder esta outorga para captação de água subterrânea? Justifique.
edisleia de jesus souza
A competência para conceder a outorga para captação de água subterrânea é do órgão gestor de recursos hídricos da União, conforme estabelecido na Constituição Federal de 1988. O artigo 26 da Constituição determina que cabe aos estados legislar sobre questões específicas relacionadas aos recursos hídricos, inclusive a outorga de direitos de seu uso. No entanto, o artigo 20 estabelece que as águas superficiais e subterrâneas são bens da União. Portanto, quando se trata de água subterrânea, que é o caso do Laticínio Formosura ao requerer a outorga para captação, a competência para conceder essa autorização é do órgão gestor de recursos hídricos da União, que pode ser a Agência Nacional de Águas (ANA) ou outro órgão federal responsável pela gestão desse recurso.
Essa atribuição visa assegurar uma gestão integrada e coordenada dos recursos hídricos, considerando a interconexão entre as águas superficiais e subterrâneas, e garantindo a efetividade das políticas nacionais voltadas para a preservação e o uso sustentável dos recursos hídricos. Conforme visto acima, a empresa Laticínio Formosura deverá solicitar a concessão de outorga para a captação de água subterrânea ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) juntamente com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD), o Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM) e o Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH/MG, de acordo com o artigo 207 da Lei Delegada 180 da Legislação Mineira, os quais possuem a finalidade de executar a política estadual de recursos hídricos e de meio ambiente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL D E 1988. Disponível em ttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina