Logo Passei Direto
Buscar

Legislação e Normas de Segurança

User badge image
Luiz Felipe

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre os objetivos da Saúde no Trabalho, assinale as alternativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F) e a seguir escolha a opção que corresponde a ordem correta de suas respostas.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
( ) Manter e promover a saúde dos trabalhadores e a sua capacidade de trabalho.
( ) Manter e promover, acima de tudo, a aptidão dos trabalhadores de gerar lucros aos seus empregadores.
( ) A melhoria das condições de trabalho para que sejam compatíveis com a saúde e a segurança do trabalhador.
( ) A promoção de uma cultura individualista, focada na autopreservação e nos resultados.
( ) Desenvolver culturas empresariais e de organização de trabalho que contribuam para um clima social positivo favorável à saúde, à segurança e à produtividade.

O que é o fogo? Analise os itens abaixo e os julgue de acordo com os elementos que os compõem. Depois, assinale a alternativa adequada:
Assinale a alternativa correta:
1. É uma reação química rápida e consistente.
2. Libera energia em forma de luz e calor.
3. Dispensa a presença de oxigênio para a sua propagação.
4. É resultante da combustão, com a presença de Oxigênio, de materiais combustíveis e alterando profundamente a estrutura da substância que é queimada.

Assinale as alternativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F) a respeito do Fogo e a seguir escolha a opção que corresponde a ordem correta de suas respostas.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
( ) O Combustível é o material que é consumido pelo fogo. É a matéria que se queima para produzir energia térmica ou um elemento que libera energia por fissão ou fusão (como os materiais radioativos).
( ) O Comburente, ou seja, oxigênio é o elemento físico que combina com o combustível para que o fogo ocorra.
( ) O Calor é a energia necessária para iniciar o fogo.
( ) A Reação em Cadeia é o processo químico que permite a continuidade da combustão.
( ) O oxigênio é desnecessário para a propagação do fogo.

A normativa NBR 14280 estabelece algumas taxas para gerenciar as informações de Segurança do Trabalho. Julgue os itens a seguir e verifique se estão de acordo com o que estabelece cada taxa.
É correto o que se afirma:
I - Taxa de Frequência de Acidentes: Número de acidentes por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.
II - Taxa de Frequência de Acidentados com lesão Com Afastamento: Número de acidentados com lesão com afastamento por milhão de horas-homem fora do trabalho, em certo período.
III - Taxa de Frequência de Acidentados com lesão Sem Afastamento: Número de acidentados com lesão sem afastamento por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.
IV - Taxa de Gravidade: Tempo computado por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.

A higiene ocupacional pode ser compreendida como a ciência e arte dedicada ao reconhecimento, avaliação e controle daqueles fatores ou tensões ambientais, que surgem no ou do trabalho, e que podem causar doenças, prejuízos à saúde ou ao bem-estar, ou desconforto significativo entre trabalhadores ou entre os cidadãos da comunidade. A higiene ocupacional conta com três etapas: analise os trechos a seguir e preencha as lacunas com o nome da respectiva etapa do processo de higiene ocupacional.
A ordem correta de preenchimento das lacunas é:
A primeira etapa da higiene ocupacional é denominada de _______________. A importância desta etapa reside no fato de que sem a identificação de um agente tóxico não é possível avaliar ou controlar esse agente.
Quando o agente tóxico já foi identificado e devidamente avaliado, o _______________ desse agente deve ser feito preferencialmente através de medidas de engenharia, protegendo o ambiente de trabalho.
Já a etapa que pode ser vista como uma ferramenta de prevenção de doenças do trabalho é a _______________, que pode ser quantitativa ou qualitativa.

Os principais agentes de risco a saúde do trabalhador podem ser classificados em químicos, físicos e biológicos.
A respeito da classificação dos agentes físicos, é correto apenas o que se afirma:
I - Os ruídos para serem caracterizados como agentes de risco a saúde do trabalhador precisam ser contínuos ou intermitentes de impacto. Estão presentes em inúmeras atividades e podem levar, por exemplo, a surdez profissional condutiva ou neurossensorial.
II - São exemplos de radiações não ionizantes: particulada (alfa, beta, nêutrons) e eletromagnética (raios X e radiação gama).
III - As pressões atmosféricas anormais são comuns, por exemplo, no âmbito da construção civil. O trabalho em ambiente pressurizado faz com que os gases se dissolvam no sangue e nos tecidos, exigindo, após o término da atividade, uma descompressão por estágios e, em alguns casos extremamente demorados, a depender da pressão e do tempo de exposição.
IV - As temperaturas extremas podem se manifestar em calor ou frio excessivo. A sobrecarga térmica causa danos aos trabalhadores, agredindo, por exemplo, o sistema circulatório ou respiratório.

Os principais agentes de risco à saúde do trabalhador podem ser classificados em químicos, físicos e biológicos.
São exemplos de agentes _______________ : poeiras, fumos metálicos, névoas e neblinas. São exemplos de agentes _______________ : vibrações, ruídos e temperaturas extremas. São exemplos de agentes _______________ : bactérias e vírus.

Sobre as Classes de Fogo e os Tipos de Extintores, assinale as alternativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F) e a seguir escolha a opção que corresponde a ordem correta de suas respostas.
Assinale a alternativa que contém a ordem correta:
( ) Para a Classe de Fogo “A” (que quimam em superfície e profundidade) o agente extintor recomendado é o de água pressurizada, mas também pode ser utilizada espuma.
( ) Para a Classe de Fogo “C” (pode ser utilizada água pressurizada ou gás carbônico (CO2).
( ) Para a Classe de Fogo K (oriunda da queima de óleos e gorduras), o método de extinção recomendado é o abafamento, que consiste em diminuir a concentração de oxigênio (comburente) do meio.
( ) Para a Classe de Fogo B (oriunda da queima de inflamáveis, como gasolina, querosene e álcool, por exemplo), o extintor recomendado é o de água pressurizada.
( ) O método de abafamento por meio de areia pode ser usado como variante nos fogos das Classes B, D e K.

É considerado prevenção passiva do fogo:
RO conjunto de medidas que visam evitar o alastramento do incêndio para além do compartimento do edifício onde se originou.

Por que a Higiene do Trabalho, ou também chamada de Higiene Ocupacional pode refletir sobre as ações dos trabalhadores diretamente? Analise os itens abaixo e os julgue a seguir de acordo com as ações que a compõe. Após isso assinale a alternativa adequada.
É correto apenas o que se afirma em:
I. Age de acordo com um método de reconhecimento, avaliação e controle do ambiente de trabalho.
II. Vasculha os erros do processo de produção e põe fim a eles.
III. Valoriza a exigência sobre o trabalho imposto aos trabalhadores, visando necessariamente o controle da produção através da qualidade total.
IV. Age direta e indiretamente o bem-estar do trabalhador e da comunidade envolta com o empreendimento.

A Higiene do Trabalho pode ser entendida como a “Ciência e arte dedicada ao reconhecimento, avaliação e controle daqueles fatores ou tensões ambientais, que surgem no ou do trabalho, e que podem causar doenças, prejuízos à saúde ou ao bem-estar, ou desconforto significativo entre trabalhadores ou entre os cidadãos da comunidade”. A Higiene do Trabalho apresenta três etapas: reconhecimento, avaliação e controle. A respeito da etapa Avaliação, analise as afirmacoes a seguir e estabeleça a relação existente entre elas:
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A avaliação adequada do ambiente de trabalho é uma etapa relevante do processo de Higiene do Trabalho porque se apresenta como uma importante ferramenta de prevenção de doenças.
Porque Sem a avaliação adequada do ambiente de trabalho, só se percebem as situações, agentes ou causas ocasinadoras de doenças depois do trabalhador efetivamente adoecer.

Conhecer as características do fogo é extremamente importante para combate-lo de forma correta.
Analise os itens abaixo e os julgue a seguir de acordo com os elementos que o compõe.
I - É uma reação química rápida e consistente.
II - Libera energia em forma de luz e calor.
III - Necessita de pelo menos um elemento químico para seu início.
IV - É resultante da combustão, com a presença de Oxigênio, de materiais combustíveis e alterando profundamente a estrutura da substância que é queimada.

Assinale a alternativa que contém um benefício interno da implantação de um sistema de gestão ambiental (SGA):

Analisando as normas regulamentadoras na Legislação na área de Saúde e Segurança Ocupacional tem uma muito importante, a NR1 que trata das disposições gerais. Esta norma traz informações específicas sobre a responsabilidade tanto por parte do empregador quanto do empregado.
Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa que condiz com uma responsabilidade por parte do empregado contido na norma NR1:

Sobre a Condução da Auditoria, julgue os itens a seguir de acordo com o que se referem os seus procedimentos. Após isso assinale a alternativa adequada.
É correto apenas o que se descreve em:
I. É uma etapa considerável ao processo, pois é o momento onde o auditor (ou equipe auditora) estão ausentes das dependências do empreendimento e iniciam o processo de obtenção de evidências.
II. É o momento de embate conflituoso entre auditores e auditados, por isto trata-se de relações interpessoais e obtenção das evidências pautadas nos documentos previamente apresentados.
III. É o momento de relacionamento entre auditores e auditados, por isto trata-se de relações interpessoais e obtenção das evidências pautadas nos documentos previamente apresentados.
IV. É uma etapa importante ao processo já que é o momento onde o auditor (ou equipe auditora) estão nas dependências do empreendimento e iniciam o processo de obtenção de evidências.

Para a implantação de um SGA algumas empresas capacitam profissionais da própria equipe e outras optam pela contratação de empresas especializadas, denominadas Consultorias. Nas duas formas o que se pretende é conhecer os requisitos estabelecidos na NBR ISO 14.001 para poder implantar os itens necessários.
Assinale a única alternativa que contenha essas etapas na ordem correta:
Diagnóstico Ambiental Preliminar ou Pré-auditoria para Implantação do SGA;
Planejamento e Implantação do Sistema;
Verificação e Análise Crítica.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sobre os objetivos da Saúde no Trabalho, assinale as alternativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F) e a seguir escolha a opção que corresponde a ordem correta de suas respostas.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
( ) Manter e promover a saúde dos trabalhadores e a sua capacidade de trabalho.
( ) Manter e promover, acima de tudo, a aptidão dos trabalhadores de gerar lucros aos seus empregadores.
( ) A melhoria das condições de trabalho para que sejam compatíveis com a saúde e a segurança do trabalhador.
( ) A promoção de uma cultura individualista, focada na autopreservação e nos resultados.
( ) Desenvolver culturas empresariais e de organização de trabalho que contribuam para um clima social positivo favorável à saúde, à segurança e à produtividade.

O que é o fogo? Analise os itens abaixo e os julgue de acordo com os elementos que os compõem. Depois, assinale a alternativa adequada:
Assinale a alternativa correta:
1. É uma reação química rápida e consistente.
2. Libera energia em forma de luz e calor.
3. Dispensa a presença de oxigênio para a sua propagação.
4. É resultante da combustão, com a presença de Oxigênio, de materiais combustíveis e alterando profundamente a estrutura da substância que é queimada.

Assinale as alternativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F) a respeito do Fogo e a seguir escolha a opção que corresponde a ordem correta de suas respostas.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
( ) O Combustível é o material que é consumido pelo fogo. É a matéria que se queima para produzir energia térmica ou um elemento que libera energia por fissão ou fusão (como os materiais radioativos).
( ) O Comburente, ou seja, oxigênio é o elemento físico que combina com o combustível para que o fogo ocorra.
( ) O Calor é a energia necessária para iniciar o fogo.
( ) A Reação em Cadeia é o processo químico que permite a continuidade da combustão.
( ) O oxigênio é desnecessário para a propagação do fogo.

A normativa NBR 14280 estabelece algumas taxas para gerenciar as informações de Segurança do Trabalho. Julgue os itens a seguir e verifique se estão de acordo com o que estabelece cada taxa.
É correto o que se afirma:
I - Taxa de Frequência de Acidentes: Número de acidentes por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.
II - Taxa de Frequência de Acidentados com lesão Com Afastamento: Número de acidentados com lesão com afastamento por milhão de horas-homem fora do trabalho, em certo período.
III - Taxa de Frequência de Acidentados com lesão Sem Afastamento: Número de acidentados com lesão sem afastamento por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.
IV - Taxa de Gravidade: Tempo computado por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.

A higiene ocupacional pode ser compreendida como a ciência e arte dedicada ao reconhecimento, avaliação e controle daqueles fatores ou tensões ambientais, que surgem no ou do trabalho, e que podem causar doenças, prejuízos à saúde ou ao bem-estar, ou desconforto significativo entre trabalhadores ou entre os cidadãos da comunidade. A higiene ocupacional conta com três etapas: analise os trechos a seguir e preencha as lacunas com o nome da respectiva etapa do processo de higiene ocupacional.
A ordem correta de preenchimento das lacunas é:
A primeira etapa da higiene ocupacional é denominada de _______________. A importância desta etapa reside no fato de que sem a identificação de um agente tóxico não é possível avaliar ou controlar esse agente.
Quando o agente tóxico já foi identificado e devidamente avaliado, o _______________ desse agente deve ser feito preferencialmente através de medidas de engenharia, protegendo o ambiente de trabalho.
Já a etapa que pode ser vista como uma ferramenta de prevenção de doenças do trabalho é a _______________, que pode ser quantitativa ou qualitativa.

Os principais agentes de risco a saúde do trabalhador podem ser classificados em químicos, físicos e biológicos.
A respeito da classificação dos agentes físicos, é correto apenas o que se afirma:
I - Os ruídos para serem caracterizados como agentes de risco a saúde do trabalhador precisam ser contínuos ou intermitentes de impacto. Estão presentes em inúmeras atividades e podem levar, por exemplo, a surdez profissional condutiva ou neurossensorial.
II - São exemplos de radiações não ionizantes: particulada (alfa, beta, nêutrons) e eletromagnética (raios X e radiação gama).
III - As pressões atmosféricas anormais são comuns, por exemplo, no âmbito da construção civil. O trabalho em ambiente pressurizado faz com que os gases se dissolvam no sangue e nos tecidos, exigindo, após o término da atividade, uma descompressão por estágios e, em alguns casos extremamente demorados, a depender da pressão e do tempo de exposição.
IV - As temperaturas extremas podem se manifestar em calor ou frio excessivo. A sobrecarga térmica causa danos aos trabalhadores, agredindo, por exemplo, o sistema circulatório ou respiratório.

Os principais agentes de risco à saúde do trabalhador podem ser classificados em químicos, físicos e biológicos.
São exemplos de agentes _______________ : poeiras, fumos metálicos, névoas e neblinas. São exemplos de agentes _______________ : vibrações, ruídos e temperaturas extremas. São exemplos de agentes _______________ : bactérias e vírus.

Sobre as Classes de Fogo e os Tipos de Extintores, assinale as alternativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F) e a seguir escolha a opção que corresponde a ordem correta de suas respostas.
Assinale a alternativa que contém a ordem correta:
( ) Para a Classe de Fogo “A” (que quimam em superfície e profundidade) o agente extintor recomendado é o de água pressurizada, mas também pode ser utilizada espuma.
( ) Para a Classe de Fogo “C” (pode ser utilizada água pressurizada ou gás carbônico (CO2).
( ) Para a Classe de Fogo K (oriunda da queima de óleos e gorduras), o método de extinção recomendado é o abafamento, que consiste em diminuir a concentração de oxigênio (comburente) do meio.
( ) Para a Classe de Fogo B (oriunda da queima de inflamáveis, como gasolina, querosene e álcool, por exemplo), o extintor recomendado é o de água pressurizada.
( ) O método de abafamento por meio de areia pode ser usado como variante nos fogos das Classes B, D e K.

É considerado prevenção passiva do fogo:
RO conjunto de medidas que visam evitar o alastramento do incêndio para além do compartimento do edifício onde se originou.

Por que a Higiene do Trabalho, ou também chamada de Higiene Ocupacional pode refletir sobre as ações dos trabalhadores diretamente? Analise os itens abaixo e os julgue a seguir de acordo com as ações que a compõe. Após isso assinale a alternativa adequada.
É correto apenas o que se afirma em:
I. Age de acordo com um método de reconhecimento, avaliação e controle do ambiente de trabalho.
II. Vasculha os erros do processo de produção e põe fim a eles.
III. Valoriza a exigência sobre o trabalho imposto aos trabalhadores, visando necessariamente o controle da produção através da qualidade total.
IV. Age direta e indiretamente o bem-estar do trabalhador e da comunidade envolta com o empreendimento.

A Higiene do Trabalho pode ser entendida como a “Ciência e arte dedicada ao reconhecimento, avaliação e controle daqueles fatores ou tensões ambientais, que surgem no ou do trabalho, e que podem causar doenças, prejuízos à saúde ou ao bem-estar, ou desconforto significativo entre trabalhadores ou entre os cidadãos da comunidade”. A Higiene do Trabalho apresenta três etapas: reconhecimento, avaliação e controle. A respeito da etapa Avaliação, analise as afirmacoes a seguir e estabeleça a relação existente entre elas:
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A avaliação adequada do ambiente de trabalho é uma etapa relevante do processo de Higiene do Trabalho porque se apresenta como uma importante ferramenta de prevenção de doenças.
Porque Sem a avaliação adequada do ambiente de trabalho, só se percebem as situações, agentes ou causas ocasinadoras de doenças depois do trabalhador efetivamente adoecer.

Conhecer as características do fogo é extremamente importante para combate-lo de forma correta.
Analise os itens abaixo e os julgue a seguir de acordo com os elementos que o compõe.
I - É uma reação química rápida e consistente.
II - Libera energia em forma de luz e calor.
III - Necessita de pelo menos um elemento químico para seu início.
IV - É resultante da combustão, com a presença de Oxigênio, de materiais combustíveis e alterando profundamente a estrutura da substância que é queimada.

Assinale a alternativa que contém um benefício interno da implantação de um sistema de gestão ambiental (SGA):

Analisando as normas regulamentadoras na Legislação na área de Saúde e Segurança Ocupacional tem uma muito importante, a NR1 que trata das disposições gerais. Esta norma traz informações específicas sobre a responsabilidade tanto por parte do empregador quanto do empregado.
Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa que condiz com uma responsabilidade por parte do empregado contido na norma NR1:

Sobre a Condução da Auditoria, julgue os itens a seguir de acordo com o que se referem os seus procedimentos. Após isso assinale a alternativa adequada.
É correto apenas o que se descreve em:
I. É uma etapa considerável ao processo, pois é o momento onde o auditor (ou equipe auditora) estão ausentes das dependências do empreendimento e iniciam o processo de obtenção de evidências.
II. É o momento de embate conflituoso entre auditores e auditados, por isto trata-se de relações interpessoais e obtenção das evidências pautadas nos documentos previamente apresentados.
III. É o momento de relacionamento entre auditores e auditados, por isto trata-se de relações interpessoais e obtenção das evidências pautadas nos documentos previamente apresentados.
IV. É uma etapa importante ao processo já que é o momento onde o auditor (ou equipe auditora) estão nas dependências do empreendimento e iniciam o processo de obtenção de evidências.

Para a implantação de um SGA algumas empresas capacitam profissionais da própria equipe e outras optam pela contratação de empresas especializadas, denominadas Consultorias. Nas duas formas o que se pretende é conhecer os requisitos estabelecidos na NBR ISO 14.001 para poder implantar os itens necessários.
Assinale a única alternativa que contenha essas etapas na ordem correta:
Diagnóstico Ambiental Preliminar ou Pré-auditoria para Implantação do SGA;
Planejamento e Implantação do Sistema;
Verificação e Análise Crítica.

Prévia do material em texto

O art. 2º da lei nº 6.367/1976 estabelece o conceito de Acidente de Trabalho. Eis o conceito legal: "Acidente do Trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho". No § 1º do art. 2º a legislação estabelece situações equiparáveis ao Acidente de Trabalho. 
I - É equiparável ao acidente do trabalho a doença profissional ou do trabalho, assim entendida a inerente ou peculiar a determinado ramo de atividade e constante de relação organizada pelo Ministério da Previdência e Assistência Social.
2 - Equipara-se ao acidente de trabalho o acidente que, ligado ao trabalho, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a morte, ou a perda, ou redução da capacidade para o trabalho.
3 - Equipara-se ao acidente de trabalho o acidente sofrido pelo empregado em sua residência, em atividades desconexas àquelas que desempenha em favor da empresa.
4 - É equiparável ao acidente de trabalho o acidente sofrido pelo empregado ainda que fora do local e horário de trabalho na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa.
Sobre as hipóteses de equiparação ao Acidente de Trabalho, é correto apenas o que se afirma em:
R: Somente em I, II e IV.
As Normas da série ISO 14.000 foram oriundas de um conjunto de normativas e práticas empresariais, além de bases legais e diversos países e trazem objetivos gerais que todos os países membros devem alcançar, porém cada um utilizando seus métodos e formas específicos conforme a característica de cada nação. Tendo como base esse conhecimento, observe as asserções e marque a única alternativa que contenha a associação correta dos termos e suas diretivas:
I - Diretivas relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho: Locais de trabalho, equipamentos, sinalizações, equipamentos de proteção individual e disposições específicas do setor e relacionadas com os trabalhadores.
II - Diretivas relacionadas à questão Ambiental: Recursos hídricos e qualidade das águas, solos e passivos ambientais e energia e métodos de obtenção.
III - Diretivas relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho: Exposição a agentes químicos e segurança química, a perigos físicos e agentes biológicos.
IV - Diretivas relacionadas à questão Ambiental: Exposição a agentes químicos e segurança química, a perigos físicos e agentes biológicos.
É correto que se afirma:
R: Somente em I, II e III.
De acordo com a Lei Federal nº 6367, de 19 de outubro de 1976, em seu artigo 2º, Acidente de trabalho pode ser considerado: “[...] aquele que ocorrer pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. ”
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( ) Acidente é todo o processo que ocorre na empresa.
( ) Acidente de trabalho é aquele que ocorrer pelo exercício do trabalho a serviço da empresa.
( ) Acidente de trabalho pode provocar, entre outras ações, o desligamento do trabalhador devido a culpabilidade do mesmo na função.
( ) O acidente de trabalho pode ocasionar a morte, ou perda, ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
( ) Caracteriza-se acidente de trabalho independentemente de qualquer lesão corporal ou perturbação funcional.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
R: F – V – F – V- F
A NR 04 estabelece os critérios a serem observados para a instalação dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) nas empresas. Analise as afirmativas sobre os critérios estabelecidos pela NR 04.
I - É proibida a constituição de um SESMT centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a dada empresa, mesmo que a distância a ser percorrida entre o estabelecimento em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco.
II - Os profissionais integrantes do SESMT devem possuir formação e registro profissional em conformidade com o disposto na regulamentação da profissão e nos instrumentos normativos emitidos pelo respectivo Conselho Profissional.
III - Uma empresa que contrate uma terceira empresa para prestar serviços em suas dependências deve estender a assistência de seu SESMT aos empregados da empresa contratada.
IV - É de responsabilidade do empregador e das entidades de classe o ônus da instalação e manutenção do SESMT em dada empresa.
É correto o que se afirma:
R: Somente em II e III
O conceito de Segurança do Trabalho pode ser apresentado nos seguintes termos: “Conjunto de ciências e tecnologias que tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Assim, dentre as principais atividades da segurança do trabalho, podemos citar: prevenção de acidentes, promoção da saúde e prevenção de incêndios”. 
Considerando essa citação, analise as asserções a seguir e estabeleça a relação existente entre elas:
A segurança do trabalho compreende ciências e tecnologias que tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho.
Porque
A segurança do trabalho busca promover, por exemplo, a prevenção de acidentes e incêndios, além de cuidar da saúde do trabalhador
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
R: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A prevenção de acidentes de trabalho é uma tarefa que deve ser de responsabilidade de todos: trabalhadores, empregadores, poder público, órgãos de regulamentação e fiscalização, sindicatos, organizações não governamentais e entidades de classe. Com o envolvimento de todas essas partes, é correto afirmar que os reflexos no ambiente de trabalho tendem a ser os seguintes:
I - Melhor qualidade de vida ao trabalhador.
II - Diminuição de passivos trabalhistas às empresas.
III - Aumento dos custos do empregador e consequente diminuição do lucro líquido da empresa.
IV - Menor número de atendimentos médicos ou internações para tratamento dos acidentados.
É correto o que se afirma:
R: As afirmativas I, II e IV estão corretas.
A poluição já é, há tempos, uma das principais causas do desequilíbrio do Planeta. Uma das responsáveis por isso é a produção industrial, que ao longo dos anos tem tentado se adequar as normas ambientais para uma melhoria na sociedade.
Sobre a questão ambiental e a relação com o mundo do trabalho analise as afirmativas a seguir: 
I - O sistema de produção é incapaz de investir em melhorias ambientais.
II - As empresas não podem ser responsabilizadas pela poluição, por isso todas poluem.
III - Muitas vezes, antes de determinado poluente extrapolar os limites da empresa esses poluentes já causam dano ao trabalhador internamente.
 É correto o que se afirma:
R: Somente em III.
Analise os atores abaixo e identifique quais podem ser considerados responsáveis pela prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. 
Considere como correto o item que apresente personagens responsáveis pela prevenção de acidentes no ambiente de trabalho:
I - Trabalhadores.
II - Empregadores.
III - Órgãos de fiscalização e regulamentação.
IV - Clientes.
V - Entidades de classe.
É correta o que se afirma:
R: Somente em I, II, III, V
Sobre o tema de Segurança e Saúde do Trabalhador, é correto apenas o que se afirma em:
R: O ser humano, ao executar as suas atividades, tem direito de ter assegurada a sua integridade física, saúde e a satisfação de suas necessidade pessoais provenientes dos recursos que esse trabalho propicia.
A prevenção de acidentes de trabalho é uma tarefa que deve ser de responsabilidade de todos: trabalhadores, empregadores, poder público, órgãos de regulamentação e fiscalização, sindicatos,organizações não governamentais e entidades de classe. Dentre as ferramentas para que se possa prevenir acidentes, temos as medidas de controle, tais como: Medidas Administrativas, Medidas Técnicas e Medidas Estruturais.
Sobre as medidas de controle, assinale a alternativa correta:
R: As medidas administrativas devem ser adotadas pelo Poder Público e Empregadores. Já as medidas técnicas devem ser estabelecidas por profissionais habilitados.
Analise as asserções a seguir e estabeleça a relação entre elas:
Embora tenham sido por muito tempo tratados como sinônimos, os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade possuem diferenças significativas.
Porque
O conceito de desenvolvimento sustentável conduz diretamente à questão econômica, enquanto a sustentabilidade não se limita ao conceito de desenvolvimento econômico e coloca o ser humano e a sociedade no mesmo nível de importância.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
R: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Considere as afirmações a respeito da ISO Internacional.
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( ) A ISO Internacional é representada no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
( ) A padronização de métodos de produção, viabilizadas pela entidades representativas da ISO, contribuiu para a economia dos países signatários.
( ) A padronização nas indústrias engessou significativamente o processo produtivo e prejudicou a educação profissional dos trabalhadores.
( ) Hoje, além de uma série de padronizações de métodos de produção industrial, a ISO estabelece critérios de qualidade de serviços e tecnologia.
( ) A ISO independe da contribuição das entidades representativas dos países signatários, subsistindo exclusivamente com custeio direto dos interessados em suas certificações.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
R: V-V-F-V-F
Durante a Revolução Industrial os modos de produção se alteraram, porém, apesar da produção acelerada, a resistência dos trabalhadores forçou a criação pelos órgãos governamentais de legislações trabalhistas. O Parlamento Britânico aprovou durante o século XIX diversas leis de regulamentação e segurança do trabalho.
Sobre as leis de regulamentação e segurança do Trabalho da época da Revolução Industrial, assinale a alternativa correta:
R: A “Lei de Saúde e Moral dos Aprendizes” garantiu aos trabalhadores um limite de doze horas de trabalho por dia, além da 
proibição do trabalho noturno e a obrigatoriedade de ventilação e limpeza nos ambientes fabris.
O conceito de Segurança do Trabalho pode ser apresentado nos seguintes termos: “Conjunto de ciências e tecnologias que tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Assim, dentre as principais atividades da segurança do trabalho, podemos citar: prevenção de acidentes, promoção da saúde e prevenção de incêndios”. 
Considerando essa citação, analise as asserções a seguir e estabeleça a relação existente entre elas:
A segurança do trabalho compreende ciências e tecnologias que tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho.
Porque
A segurança do trabalho busca promover, por exemplo, a prevenção de acidentes e incêndios, além de cuidar da saúde do trabalhador
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
R: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Interprete o texto a seguir:
"Com o desenvolvimento das grandes civilizações antigas e início da escrita, há aproximadamente 4.000 anos a.C., em especial Mesopotâmios, Gregos, Romanos, Egípcios, Maias, além do início de impérios orientais (Índia e China), houve desenvolvimento singular em várias áreas, como a arquitetura, a agricultura (com o aperfeiçoamento na seleção e preservação de sementes e alimentos, a melhoria das técnicas de plantio, irrigação e drenagem), o exército, a sociologia e a filosofia, as artes, a navegação, a medicina e a manufatura. Com isto houve um salto no aumento das taxas de natalidade e expectativa de vida. A introdução da manufatura e o trabalho artesanal passaram a se tornar método de trabalho (em especial o escravo) trazendo à luz da sociedade daquela época mais alimentos e controle de doenças. A fabricação e utilização de papel, tecidos, tintas, especiarias, perfumes, extratos, destilação de álcool foram aprimoradas. Devido às novas atividades desenvolvidas e aperfeiçoamento de outras, como construções e metalurgia, novos riscos foram apresentados aos trabalhadores ocasionando imensuráveis números de acidentes e mortes"
(Livro da Disciplina de Gestão da Segurança, Saúde e Meio Ambiente, de Jean Carlos Padilha, página 9-10)
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( ) A mecanização agrícola e a valorização do comércio agroexportador possibilitou um aumento expressivo das manufaturas e do trabalho artesanal no período possibilitando a melhoria de vida dos trabalhadores urbanos e rurais.
( ) A introdução da manufatura e o trabalho artesanal passaram a se tornar método de trabalho (em especial o escravo) trazendo à luz da sociedade daquela época mais alimentos e controle de doenças.
( ) A valorização do trabalho artesanal de manufaturas foi o único método de produção a que as Grandes Civilizações conheciam, pois a arquitetura e até mesmo a agricultura não tiveram grande desenvolvimento.
( ) Devido às novas atividades desenvolvidas e aperfeiçoamento de outras, como construções e metalurgia, novos riscos foram apresentados aos trabalhadores ocasionando imensuráveis números de acidentes e mortes.
( ) Para os tempos de hoje, nada ou muito pouco se deve às grandes civilizações antigas, já que os feitos contemporâneos ofuscam as realizações do passado.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
R: F – V – F – V – F
Sobre os objetivos da Saúde no Trabalho, assinale as alternativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F) e a seguir escolha a opção que corresponde a ordem correta de suas respostas.
( ) Manter e promover a saúde dos trabalhadores e a sua capacidade de trabalho.
( ) Manter e promover, acima de tudo, a aptidão dos trabalhadores de gerar lucros aos seus empregadores.
( ) A melhoria das condições de trabalho para que sejam compatíveis com a saúde e a segurança do trabalhador.
( ) A promoção de uma cultura individualista, focada na autopreservação e nos resultados.
( )Desenvolver culturas empresariais e de organização de trabalho que contribuam para um clima social positivo favorável à saúde, à segurança e à produtividade.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
R: V - F - V - F – V
O que é o fogo? Analise os itens abaixo e os julgue de acordo com os elementos que os compõem. Depois, assinale a alternativa adequada:
1. É uma reação química rápida e consistente.
2. Libera energia em forma de luz e calor.
3. Dispensa a presença de oxigênio para a sua propagação.
4. É resultante da combustão, com a presença de Oxigênio, de materiais combustíveis e alterando profundamente a estrutura da substância que é queimada.
Assinale a alternativa correta:
R: I, II e IV.
Assinale as alternativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F) a respeito do Fogo e a seguir escolha a opção que corresponde a ordem correta de suas respostas.
( ) O Combustível é o material que é consumido pelo fogo. É a matéria que se queima para produzir energia térmica ou um elemento que libera energia por fissão ou fusão (como os materiais radioativos).
( ) O Comburente, ou seja, oxigênio é o elemento físico que combina com o combustível para que o fogo ocorra.
( ) O Calor é a energia necessária para iniciar o fogo.
( ) A Reação em Cadeia é o processo químico que permite a continuidade da combustão.
( ) O oxigênio é desnecessário para a propagação do fogo.Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
R: V – F – V – V- F
Na administração da segurança do trabalho, o perigo pode compreendido como Toda não conformidade que pode a curto, médio ou longo prazo causar incidentes e/ou acidentes, doenças do trabalho ou ainda prejuízo material para as empresas. 
Analise o texto a seguir:
Diante da identificação do perigo, deve-se _______________ o surgimento do perigo. Isto é feito na fase de elaboração do projeto. Além disso deve-se _______________ o perigo e anular a fonte geradora e _______________ a “área de ação” do perigo e enclausurar a fonte geradora. Por fim deve-se _______________ os efeitos do perigo que possam causar algum dano ou perda, como por exemplo, com uso de EPC´s e/ou EPI´s.
Assinale a alternativa que contém ordem correta de preenchimento das lacunas:
R: Inibir; Eliminar; Confinar; Neutralizar.
A norma 14280 apresenta o importante conceito, que é o de Acidente do Trabalho, que é tida como a “ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, de que resulte ou possa resultar lesão pessoal”.
Assinale a alternativa que contém a interpretação correta sobre o conceito em questão:
R: Acidente de trabalho é o que ocorre de forma inesperada e sem que se queira, suas consequências podem ser imediatas ou não, e são necessariamente relacionadas com a execução do trabalho, e tem como resultado um prejuízo pessoal.
A normativa NBR 14280 estabelece algumas taxas para gerenciar as informações de Segurança do Trabalho. Julgue os itens a seguir e verifique se estão de acordo com o que estabelece cada taxa.
I - Taxa de Frequência de Acidentes: Número de acidentes por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.
II - Taxa de Frequência de Acidentados com lesão Com Afastamento: Número de acidentados com lesão com afastamento por milhão de horas-homem fora do trabalho, em certo período.
III - Taxa de Frequência de Acidentados com lesão Sem Afastamento: Número de acidentados com lesão sem afastamento por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.
IV - Taxa de Gravidade: Tempo computado por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.
É correto o que se afirma:
R: Somene em I, III e IV.
A higiene ocupacional pode ser compreendida como a ciência e arte dedicada ao reconhecimento, avaliação e controle daqueles fatores ou tensões ambientais, que surgem no ou do trabalho, e que podem causar doenças, prejuízos à saúde ou ao bem-estar, ou desconforto significativo entre trabalhadores ou entre os cidadãos da comunidade. A higiene ocupacional conta com três etapas: analise os trechos a seguir e preencha as lacunas com o nome da respectiva etapa do processo de higiene ocupacional.
A primeira etapa da higiene ocupacional é denominada de _______________ . A importância desta etapa reside no fato de que sem a identificação de um agente tóxico não é possível avaliar ou controlar esse agente. 
Quando o agente tóxico já foi identificado e devidamente avaliado, o _______________ desse agente deve ser feito preferencialmente através de medidas de engenharia, protegendo o ambiente de trabalho.
Já a etapa que pode ser vista como uma ferramenta de prevenção de doenças do trabalho é a _______________, que pode ser quantitativa ou qualitativa.
A ordem correta de preenchimento das lacunas é:
R: Reconhecimento; Controle; Avaliação.
A norma em questão trata do preenchimento dos quadros e planilhas situacionais sobre os acidentes de trabalho, além disso auxilia muitos profissionais fixando critérios para o registro, comunicação, estatística, investigação e análise de acidentes do trabalho, suas causas e consequências, aplicando-se a quaisquer atividades laborativas.
Assinale a alternativa que contém a normativa que trata desse assunto:
R: NBR 14280
A norma 14280 fixa critérios para o registro, comunicação, estatística, investigação e análise de acidentes do trabalho, suas causas e consequências, aplicando-se a quaisquer atividades laborativas. Assinale a alternativa que contém a finalidade na NBR 14280.
R: Identificar e registrar fatos fundamentais relacionados com os acidentes do trabalho, de modo a proporcionar meios de orientação aos esforços prevencionistas, sem, entretanto, indicar medidas corretivas específicas, ou fazer referência a falhas ou a meios de correção das condições ou circunstâncias que culminaram no acidente.
A prevenção e o combate ao incêndio, devido ao grande número de acidentes e vítimas que já foram penalizadas no Brasil e no mundo, não só nas condições de trabalho, mas em várias áreas como parques e florestas, residências, áreas de lazer, áreas de grande circulação de pessoas (como Shoppings), entre outras, faz com que as autoridades tomem especial atenção em relação a este tema.
Atualmente, a principal fonte de informações e dimensionamento dos equipamentos de combate a incêndios encontra-se na:
R: NPT’s
Os principais agentes de risco a saúde do trabalhador podem ser classificados em químicos, físicos e biológicos.
Especificamente quanto aos agentes físicos, podemos classificá-los em: I) ruídos; II) vibrações mecânicas; III) temperaturas extremas; IV) radiações ionizantes; V) radiações não ionizantes; e VI) pressões atmosféricas anormais.
Analise as afirmativas a seguir:
I - Os ruídos para serem caracterizados como agentes de risco a saúde do trabalhador precisam ser contínuos ou intermitentes de impacto. Estão presentes em inúmeras atividades e podem levar, por exemplo, a surdez profissional condutiva ou neurossensorial.
II - São exemplos de radiações não ionizantes: particulada (alfa, beta, nêutrons) e eletromagnética (raios X e radiação gama).
III - As pressões atmosféricas anormais são comuns, por exemplo, no âmbito da construção civil. O trabalho em ambiente pressurizado faz com que os gases se dissolvam no sangue e nos tecidos, exigindo, após o término da atividade, uma descompressão por estágios e, em alguns casos extremamente demorados, a depender da pressão e do tempo de exposição.
IV - As temperaturas extremas podem se manifestar em calor ou frio excessivo. A sobrecarga térmica causa danos aos trabalhadores, agredindo, por exemplo, o sistema circulatório ou respiratório.
A respeito da classificação dos agentes físicos, é correto apenas o que se afirma:
R: Somente em I, III e IV.
É considerado prevenção ativa do fogo:
R: O conjunto de sistemas que objetivam combater o incêndio já deflagrado, como extintores, hidrantes, chuveiros automáticos, etc.
O que é o fogo? Analise os itens abaixo e os julgue de acordo com os elementos que os compõem. Depois, assinale a alternativa adequada:
1. É uma reação química rápida e consistente.
2. Libera energia em forma de luz e calor.
3. Dispensa a presença de oxigênio para a sua propagação.
4. É resultante da combustão, com a presença de Oxigênio, de materiais combustíveis e alterando profundamente a estrutura da substância que é queimada.
Assinale a alternativa correta:
R: I, II e IV.
Os principais agentes de risco à saúde do trabalhador podem ser classificados em químicos, físicos e biológicos.
São exemplos de agentes _______________ : poeiras, fumos metálicos, névoas e neblinas.
São exemplos de agentes _______________ : vibrações, ruídos e temperaturas extremas. 
São exemplos de agentes _______________ : bactérias e vírus. 
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de preenchimento das lacunas:
R: Químicos; Físicos; Biológicos.
Sobre as Classes de Fogo e os Tipos de Extintores, assinale as alternativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F) e a seguir escolha a opção que corresponde a ordem correta de suas respostas.
( ) Para a Classe de Fogo “A” (que quimam em superfície e profundidade) o agente extintor recomendado é o de água pressurizada, mas também pode ser utilizada espuma.
( ) Para a Classe de Fogo “C” (pode ser utilizada água pressurizada ou gás carbônico (CO2).
( ) Para a Classe de Fogo K (oriunda da queima de óleos e gorduras), o métodode extinção recomendado é o abafamento, que consiste em diminuir a concentração de oxigênio (comburente) do meio.
( ) Para a Classe de Fogo B (oriunda da queima de inflamáveis, como gasolina, querosene e álcool, por exemplo), o extintor recomendado é o de água pressurizada.
( ) O método de abafamento por meio de areia pode ser usado como variante nos fogos das Classes B, D e K.
Assinale a alternativa que contém a ordem correta:
R: V-F-V-F-V
É considerado prevenção passiva do fogo:
RO conjunto de medidas que visam evitar o alastramento do incêndio para além do compartimento do edifício onde se originou.
A norma 14280 fixa critérios para o registro, comunicação, estatística, investigação e análise de acidentes do trabalho, suas causas e consequências, aplicando-se a quaisquer atividades laborativas. Assinale a alternativa que contém a finalidade na NBR 14280.
R: Identificar e registrar fatos fundamentais relacionados com os acidentes do trabalho, de modo a proporcionar meios de orientação aos esforços prevencionistas, sem, entretanto, indicar medidas corretivas específicas, ou fazer referência a falhas ou a meios de correção das condições ou circunstâncias que culminaram no acidente.
Por que a Higiene do Trabalho, ou também chamada de Higiene Ocupacional pode refletir sobre as ações dos trabalhadores diretamente? Analise os itens abaixo e os julgue a seguir de acordo com as ações que a compõe. Após isso assinale a alternativa adequada.I.Age de acordo com um método de reconhecimento, avaliação e controle do ambiente de trabalho.II.Vasculha os erros do processo de produção e põe fim a eles.III.Valoriza a exigência sobre o trabalho imposto aos trabalhadores, visando necessariamente o controle da produção através da qualidade total.IV.Age direta e indiretamente o bem-estar do trabalhador e da comunidade envolta com o empreendimento.É correto apenas o que se afirma em:
R: I e IV.
A Higiene do Trabalho pode ser entendida como a “Ciência e arte dedicada ao reconhecimento, avaliação e controle daqueles fatores ou tensões ambientais, que surgem no ou do trabalho, e que podem causar doenças, prejuízos à saúde ou ao bem-estar, ou desconforto significativo entre trabalhadores ou entre os cidadãos da comunidade”. A Higiene do Trabalho apresenta três etapas: reconhecimento, avaliação e controle. A respeito da etapa Avaliação, analise as afirmações a seguir e estabeleça a relação existente entre elas:
A avaliação adequada do ambiente de trabalho é uma etapa relevante do processo de Higiene do Trabalho porque se apresenta como uma importante ferramenta de prevenção de doenças.
Porque
Sem a avaliação adequada do ambiente de trabalho, só se percebem as situações, agentes ou causas ocasinadoras de doenças depois do trabalhador efetivamente adoecer.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
R: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Conhecer as características do fogo é extremamente importante para combate-lo de forma correta.
Analise os itens abaixo e os julgue a seguir de acordo com os elementos que o compõe. 
I - É uma reação química rápida e consistente.
II - Libera energia em forma de luz e calor.
III - Necessita de pelo menos um elemento químico para seu início.
IV - É resultante da combustão, com a presença de Oxigênio, de materiais combustíveis e alterando profundamente a estrutura da substância que é queimada.
É correto o que se afirma:
R: Somente em I, II e IV.
Assinale a alternativa que contém um benefício interno da implantação de um sistema de gestão ambiental (SGA):
R: Melhoria da eficiência e redução de custos.
Analisando as normas regulamentadoras na Legislação na área de Saúde e Segurança Ocupacional tem uma muito importante, a NR1 que trata das disposições gerais. Esta norma traz informações específicas sobre a responsabilidade tanto por parte do empregador quanto do empregado. Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa que condiz com uma responsabilidade por parte do empregado contido na norma NR1:
R: Submeter-se aos exames médicos previstos nas Normas Regulamentadoras - NRs. 
Sobre a Condução da Auditoria, julgue os itens a seguir de acordo com o que se referem os seus procedimentos. Após isso assinale a alternativa adequada.I. É uma etapa considerável ao processo, pois é o momento onde o auditor (ou equipe auditora) estão ausentes das dependências do empreendimento e iniciam o processo de obtenção de evidências.II. É o momento de embate conflituoso entre auditores e auditados, por isto trata-se de relações interpessoais e obtenção das evidências pautadas nos documentos previamente apresentados.III. É o momento de relacionamento entre auditores e auditados, por isto trata-se de relações interpessoais e obtenção das evidências pautadas nos documentos previamente apresentados.IV. É uma etapa importante ao processo já que é o momento onde o auditor (ou equipe auditora) estão nas dependências do empreendimento e iniciam o processo de obtenção de evidências.É correto apenas o que se descreve em:
R: III e IV. 
Para a implantação de um SGA algumas empresas capacitam profissionais da própria equipe e outras optam pela contratação de empresas especializadas, denominadas Consultorias. Nas duas formas o que se pretende é conhecer os requisitos estabelecidos na NBR ISO 14.001 para poder implantar os itens necessários. 
Para a aplicação do SGA não há uma única forma para a implantação, mas algumas etapas são essenciais para o bom desenvolvimento dos trabalhos. Assinale a única alternativa que contenha essas etapas na ordem correta:
R: Diagnóstico Ambiental Preliminar ou Pré-auditoria para Implantação do SGA; Planejamento e Implantação do Sistema; Verificação e Análise Crítica.
Analise as afirmativas sobre a Condução da Auditoria:
I - É uma etapa burocrática do processo de auditoria que ocorre fora das dependências da empresa;
II - É o momento de embate conflituoso entre auditores e auditados, que ignora a documentação apresentada previamente;
III - É o momento em que auditores e auditados se relacionam e que se obtém evidências tomando como base documentos previamente apresentados;
IV - É uma etapa importante ao processo já que é o momento onde o auditor (ou equipe auditora) estão nas dependências do empreendimento e iniciam o processo de obtenção de evidências.
Ë correto o que se afirma:
R: Somente em III e IV
Empresas privadas e públicas que possuam empregados registos pela consolidação consolidação das Leis do Trabalho (CLT) devem seguir as normas de segurança do trabalho baseadas na NR1 de disposições gerais. Essa NR1 dispões de responsabilidades tanto das empresas contratantes quando dos empregados. Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa que contém uma responsabilidade direcionada ao empregador:
R: Cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre Segurança e Medicina do Trabalho.
Dentre os requisitos para a implantação de um sistema de gestão ambiental (SGA) está a política ambiental que deve:
R: Ser documentada, implementada, mantida e comunicada.
A implantação de Sistemas de Gestão Ambiental nas empresas, em especial em nosso país, sob influência do advento da implantação de Sistemas por parte de empresas multinacionais, com Sede em países como Europa, Canadá e Estados Unidos, onde os conceitos existentes nos países de origem foram trazidos para suas filiais no Brasil. Qual foi a década em que a proposta do SGA começou a ser instalada no nosso país?
R: 1990
Segundo o art. 20 da lei 8.213/91 consideram-se acidente do trabalho a doença profissional e a doença do trabalho. Analise as afirmativas abaixo sobre Doença Profissional e da Doença do Trabalho:
I - Em regra, só se considerará Doença Profissional ou do Trabalho aquela desencadeada ou produzida por atividade constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.
II - Excepcionalmente, Doença Profissional ou do Trabalho desencadeada ou produzida por condições especiais em que o trabalhoé executado e com ele se relaciona diretamente poderá ser considerado acidente do trabalho mesmo não constando na lista elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.
III - Em regra, qualquer doença adquirida no ambiente de trabalho pode ser considerada Doença Profissional ou do Trabalho, independente de qualquer relação direta com a atividade executada, ou de qualquer relação elaborada pelo Ministério do Trabalho ou da Previdência Social.
IV - Não são consideradas doenças do trabalho as doenças degenerativas, as inerentes a grupo etário e a que não produza incapacidade laborativa e a doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva.
Está correto o que se afirma:
R: Somente em I, II e IV.
O Mapa de riscos, após discutido e aprovado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), deverá ser afixado em cada local analisado, de forma claramente visível e de fácil acesso para os trabalhadores. Para isso, é preciso conhecer tanto o código de cores do mapa quanto os tipos de riscos aos quais os empregados estão expostos. Com base nisso, associe as colunas abaixo:
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
I - Grupo 1 Verde - Riscos Físicos.
II - Grupo 2 Vermelho - Riscos Químicos.
III - Grupo 3 Marrom - Riscos Biológicos.
IV - Grupo 4 Amarelo - Riscos Ergonômicos.
V - Grupo 5 Azul - Riscos Acidentes.
( ) Controle Rígido de Produtividade.
( ) Animais Peçonhentos.
( ) Fumos.
( ) Radiações Ionizantes.
( ) Bacilos.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
R: IV, V, II, I, III
A documentação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) deve incluir alguns pontos como política, objetivos e metas ambientais e descrição do escopo do sistema da gestão ambiental. Essa documentação pode ser diversa e estruturada na forma de pirâmide. Analise os itens que estão contidos nos documentos da SGA e relacione as colunas:
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
I - Manual do SGA.
II - Procedimentos.
III - Instruções.
IV - Registros .
( ) Documentos orientadores para implantação dos requisitos de norma.
( ) Localizado na base, geralmente são em maior número e apontam informações rotineiras ou em maior número de dados.
( ) Localizado no ápice, é documento que, além de apresentar a empresa, o escopo da implantação do SGA e os principais procedimentos a serem adotados, é o Código de Posturas da empresa frente ao Sistema.
( ) São os documentos de ordem operacional, o “como fazer”.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
R: II-IV-I-III.
Para a NBR 19.011, para ser um Auditor de Sistemas de Gestão, algumas prerrogativas são necessárias. Analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Um auditor líder precisa ter no mínimo ensino médio completo e de 2 a 5 anos de experiência profissional total.
( ) Para ser auditor basta comprovar a escolaridade de Ensino Fundamental completo.
( ) Um auditor líder precisa comprovar 40 horas de treinamento específico.
( ) Um auditor em ambas as disciplinas não precisa comprovar treinamento em auditoria específico.
( ) A experiência profissional total comprovada para auditor, auditor em ambas as disciplinas e auditor líder deve ser de 5 anos.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
R: V-F-V-F-V
Em 2002 a ABNT disponibilizou a NBR ISO 19.011, que trata especificamente dos procedimentos e orientação sobre os princípios de auditoria, gestão de programas de auditoria, realização de auditorias de sistema de gestão de qualidade e auditorias de sistema de gestão ambiental.
A auditoria é um processo _______________ , documentado e independente para obter _______________ de auditoria e avaliá-las objetivamente para determinar a _______________ na qual os critérios da auditoria são atendidos. 
Assinale a alternativa que contém os elementos que preenchem corretamente as lacunas:
R: Sistemático - Evidências - Extensão.
É extremamente importante que, de posse do Relatório de Auditoria, os auditados, clientes ou representantes destas partes sejam capazes de identificar todos os pontos positivos existentes no empreendimento, as não conformidades ou oportunidades de melhoria.Considerando o contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 
O conhecimento técnico, aliado ao bom senso, são itens imprescindíveis aos auditores, que devem selecionar com critérios rigorosos os componentes da equipe
Porque
Conhecer as normas e legislações a serem aplicadas durante a auditoria é essencial. A equipe de auditoria deve estar afinada e com profissionais que conheçam a área a ser auditada
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
R: As duas afirmações são verdadeiras e a II justifica a I.
A função das Auditorias Internas pode ser definida como:
R: referência para análise crítica pela Direção e outros propósitos internos, e podem formar a base para uma autodeclaração de conformidade da organização.
De acordo com a Lei Federal nº 8213 de 24 de julho de 1991, seu artigo 19 define ACIDENTE DO TRABALHO como o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercicio do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. O artigo 21 desta mesma Lei também equipara a acidente de Trabalho:
R: O acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em consequência de ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho.
A Lei 8.213/1991 estabelece os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. No art. 18 dessa lei estão expressos os tipos de prestações devidas, que podem ser pagos em benefício do segurado, do dependente ou de ambos.
Analise as informações sobre prestações devidas exclusivamente em benefício do segurado:
I - Aposentadoria por invalidez.
II - Auxílio-reclusão.
III - Auxílio-doença.
IV - Pensão por morte.
É correto o que se afirma:
R: Somente em I e III.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A CIPA funciona como uma “ponte” entre os trabalhadores e empregadores e tem como suas responsabilidades:
R: Divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho.
Assinale a única alternativa que contenha a função das Auditorias Internas:
R: referência para análise crítica pela Direção e outros propósitos internos, e podem formar a base para uma autodeclaração de conformidade da organização.
O Art. 19 da Lei nº 8213/91 aborda sobre os Acidentes de Trabalho. Assinale a alternativa que contém a descrição sobre os acidentes de trabalho:
R: É o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
A implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em uma empresa, além da própria contribuição ao meio ambiente, pode trazer inúmeros benefícios para a empresa. Sobre os SGA analise as alternativas e assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) O SGA deve envolver todas as ações e atividades voltadas para dar sustentabilidade aos recursos naturais.
( ) Atender plenamente às normas e leis aplicáveis ao empreendimento é um beneficio proporcionado pela SGA.
( ) A melhoria da imagem perante a sociedade é um benefício interno da implantação da SGA.
( ) Facilidade de relacionamento com órgãos ambientais e saúde e segurança do trabalho é um benefício externo da implantação da SGA
.
( ) Um exemplo de custo da SGA é o tempo de trabalho dos empregados
Assinale a alternativaque contém a sequência correta:
R: V-V-F-V-V
O Mapa de Riscos é um documento importante, visual, que tem como objetivos principais reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa e possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.
Ele é feito em diferentes etapas e é desenvolvido pela CIPA. Analise as afirmativas abaixo e assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) Os Fungos fazem parte dos riscos biológicos e são identificados pela cor azul.
( ) Névoas, Neblinas, Vapores e Gases são identificados pela cor vermelha e representam riscos químicos.
( ) Umidade, Calor e Frio são riscos físicos representados pela cor amarela.
( ) Eletricidade, Radiação, Frio e Calor são riscos físicos representados pela cor verde.
( ) Monotonia e repetitividade são riscos ergonômicos representados pela cor amarela.
Assinale a alternativa que contém a ordem correta:
R: F - V - F - F – V
Analise os itens abaixo e os julgue de acordo com aqueles que são considerados segurados obrigatórios, considerados empregados, pelo art.11 da Lei de Planos e Benefícios da Seguridade Social. 
I - Aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, sem subordinação e mediante remuneração, inclusive como empregador.
II - Aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender a necessidade transitória de substituição de pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas.
III - O brasileiro ou o estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em sucursal ou agência de empresa nacional no exterior.
IV - O brasileiro civil que trabalha para a União, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo se segurado na forma da legislação vigente do país do domicílio.
É correto o que se afirma em:
R: Somente em II, III e IV.
Quando uma empresa deseja certificar seu Sistema de Gestão Ambiental ela deve procurar uma das empresas que esteja acreditada junto ao INMETRO e contratar seus serviços. Neste caso, há 3 etapas a serem cumpridas que são Pré-auditoria de _______________ , _______________ de Certificação e Auditorias de _______________ . 
Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas acima.
R: Certificação - Pré Auditoria - Acompanhamento.

Mais conteúdos dessa disciplina