Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO - Direito Administrativo para Escrevente Técnico Judiciário (TJ SP) 2024

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Conforme disciplinado na Lei no 10.261/68, assinale a alternativa correta.
a) É vedado a qualquer pessoa reclamar sobre erro, omissão ou conduta incompatível no serviço público.
b) A Administração poderá recusar-se a protocolar, encaminhar ou apreciar a petição quando julgá-la ilegal.
c) Ao servidor público é assegurado o direito de pedir reconsideração, no prazo de 15 (quinze) dias, e recorrer de decisões, no prazo de 45 (quarenta e cinco) dias improrrogáveis.
d) É assegurado a qualquer pessoa física ou jurídica, independentemente de pagamento, o direito de petição contra ilegalidade ou abuso de poder e para defesa de direitos.
e) É assegurado à pessoa jurídica interessada para defesa de seus direitos, após o pagamento das devidas taxas, o direito de petição contra ilegalidade ou abuso de poder.

À luz da Lei nº 10.261 – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado, responda à questão.

“Artigo 244 - É vedado ao funcionário trabalhar sob as ordens imediatas de parentes, até grau, salvo quando se tratar de função de confiança e livre escolha, não podendo exceder a o número de auxiliares nessas condições.”

Qual alternativa preenche corretamente as lacunas?

a) primeiro / dois
b) segundo / dois
c) segundo / um
d) terceiro / dois
e) primeiro / um

Dentre os deveres estabelecidos pelo Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, encontra-se previsto expressamente o dever de

a) atender com urgência e preferência à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou para esclarecimento de situações de interesse pessoal.
b) cumprir as ordens superiores, mesmo quando manifestamente ilegais, cabendo, nesse caso, todavia, representar contra elas.
c) prestar, ao público em geral, as informações requeridas no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas.
d) levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da primeira autoridade com a qual tiver contato.
e) estar em dia com as leis, regulamentos, regimentos, instruções e ordens de serviço que digam respeito às suas funções.

A Lei nº 10.261/68 dispõe que ao funcionário público é proibido
a) fazer parte dos quadros sociais de qualquer tipo de sociedade comercial.
b) deixar de comparecer ao serviço, mesmo que por causa justificada.
c) participar da gerência de sociedades comerciais, mesmo daquelas que não mantenham relações comerciais ou administrativas com o Governo do Estado.
d) exercer, mesmo fora das horas de trabalho, emprego ou função em qualquer tipo de empresa.
e) empregar material do serviço público em serviço particular

Escrivão-Diretor da 1a Vara Cível da Comarca X determina que Escrevente Técnico Judiciário, a ele subordinado, destrua um documento, colocando-o em uma fragmentadora de papel. O Escrevente Técnico Judiciário percebe que o documento é uma petição assinada e devidamente protocolada, que deveria ser encartada em um processo que tramitava naquela Vara e que ainda não havia sido sentenciado. O Escrevente Técnico Judiciário deverá, nos termos do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo,
a) cumprir a ordem, pois é dever do servidor público cooperar e manter espírito de solidariedade com os companheiros de trabalho.
b) utilizar-se do documento como papel de rascunho para seu trabalho, considerando que é dever do servidor público zelar pela economia do material do Estado.
c) representar ao Juiz da Vara, já que é dever do servidor público representar contra ordens manifestamente ilegais.
d) desempenhar com zelo e presteza os trabalhos de que for incumbido, destruindo o documento.
e) proceder conforme ordenado pelo Escrivão-Diretor, nada dizendo sobre o assunto, pois é dever do servidor público guardar sigilo sobre os assuntos da repartição.

O funcionário público é responsável por todos os prejuízos que, nessa qualidade, causar à Fazenda Estadual, por dolo ou culpa, devidamente apurados. Caracteriza-se especialmente tal responsabilidade em relação ao funcionário público que
a) efetuar qualquer erro de cálculo ou redução que resulte contra a Fazenda Estadual.
b) praticar usura.
c) incitar greves ou a elas aderir.
d) deixar de comparecer ao serviço sem causa justificada.
e) tratar de interesses particulares na repartição.

É dever do funcionário, previsto no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo,
a) cumprir as ordens superiores, representando quando forem manifestamente ilegais.
b) não comerciar nem ser acionista, quotista ou comanditário de empresas.
c) fundar sindicato de funcionários ou dele fazer parte.
d) apresentar-se convenientemente trajado em serviço, sendo o terno obrigatório para homens.
e) desempenhar os trabalhos de que for incumbido no prazo de 5 (cinco) dias, caso outro não seja assinalado.

Maria é servidora pública estadual, ocupante do cargo de escrevente técnico judiciário, lotada na 5a Vara da Fazenda Pública da Capital do Estado de São Paulo. Maria é sócia minoritária (2%) de sua irmã, Joana, em uma empresa que vende equipamentos de informática, na qual trabalha algumas horas por semana, sem prejuízo do cumprimento de sua jornada de trabalho e de suas atividades no cargo público, que são devidamente observadas. Joana decide participar de licitação promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que pretende adquirir computadores e impressoras. Considerando as disposições do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, Maria
a) pode permitir que a empresa participe do certame, pois não consta no Estatuto qualquer vedação aos funcionários públicos em relação à participação em sociedades comerciais e/ou empresariais, que contratem ou não com o Poder Público.
b) não deve permitir que a empresa participe do certame, se a aquisição for destinada para uso na unidade em que está lotada; caso seja o equipamento destinado a outras unidades, não há vedação estatutária.
c) pode permitir que a empresa participe do certame, pois ao funcionário público somente é vedado receber subvenções ou outros valores de forma não onerosa, podendo, portanto, estabelecer relação comercial com o Tribunal de Justiça.
d) pode permitir que a empresa participe do certame, pois o Estatuto somente vedaria a relação comercial se a empresa de Maria fosse de natureza industrial ou bancária, o que não é o caso.
e) não deve permitir que a empresa participe do certame, pois é proibido ao funcionário público participar da gerência ou administração de empresas bancárias ou industriais, ou de sociedades comerciais, que mantenham relações comerciais ou administrativas com o Tribunal.

Minerva, funcionária pública estadual, comovida com a situação de uma amiga que está passando por sérios problemas financeiros e de saúde, resolve ajudá-la promovendo uma lista de donativos dentro da sua repartição, pedindo um pequena contribuição de cada colega de trabalho em benefício da referida amiga. Segundo o disposto no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, essa conduta de Minerva
a) não é disciplinada por lei e, portanto, nada impede Minerva de assim agir.
b) é legalmente permitida.
c) pode ser adotada, desde que devidamente autorizada pelo chefe da repartição e que não atrapalhe o bom andamento do serviço público.
d) se constitui em uma das exceções permitidas por lei que autoriza Minerva a adotá-la, tendo em vista o pequeno valor por ela solicitado e o nobre objetivo de seu ato.
e) é proibida por lei.

É permitida a participação em sociedades comerciais?
a) permitida, exceto, apenas, se a sociedade tiver objeto relacionado com a atividade da repartição ou serviço em que o servidor esteja lotado.
b) permitida, exceto, apenas, se a sociedade mantiver relações comerciais com o Governo do Estado.
c) permitida, exceto, apenas, se a sociedade for subvencionada pelo Governo do Estado.
d) permitida, em se tratando de sociedade em que o Estado seja acionista, bem como em cooperativas e associações de classe.
e) vedada, exceto quando se trate de empresa controlada ou subvencionada pelo Governo do Estado.
a) permitida, exceto, apenas, se a sociedade tiver objeto relacionado com a atividade da repartição ou serviço em que o servidor esteja lotado.
b) permitida, exceto, apenas, se a sociedade mantiver relações comerciais com o Governo do Estado.
c) permitida, exceto, apenas, se a sociedade for subvencionada pelo Governo do Estado.
d) permitida, em se tratando de sociedade em que o Estado seja acionista, bem como em cooperativas e associações de classe.
e) vedada, exceto quando se trate de empresa controlada ou subvencionada pelo Governo do Estado.

Nos termos do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, é proibido ao funcionário público
I. participar na gerência ou administração de empresas bancárias ou industriais, ou de sociedades comerciais, que mantenham relações comerciais ou administrativas com o Governo do Estado, sejam por este subvencionadas ou estejam relacionadas com a finalidade da repartição ou serviço em que esteja lotado;
II. entreter-se, durante as horas de trabalho, em palestras, leituras ou outras atividades estranhas ao serviço;
III. referir-se depreciativamente, em informação, parecer ou despacho, ou pela imprensa, ou qualquer meio de divulgação, às autoridades constituídas;
IV. exercer, mesmo fora das horas de trabalho, emprego ou função em empresas, estabelecimentos ou instituições que tenham relações com o Governo, em matéria que se relacione com a finalidade da repartição ou serviço em que esteja lotado.
alternativas

Com relação ao tema, assinale a alternativa correta.
a) Será responsabilizado o funcionário que delegar a pessoas estranhas às repartições o desempenho de encargos que lhe competirem, sem exceções.
b) A responsabilidade administrativa exime o funcionário da responsabilidade civil ou criminal, pois estas são dependentes.
c) Caracteriza-se especialmente a responsabilidade pela falta ou inexatidão das necessárias averbações nas notas de despacho, guias e outros documentos da receita, ou que tenham com eles relação.
d) A importância da indenização deverá ser descontada da remuneração do funcionário, não excedendo o desconto de 20% (vinte por cento) do valor bruto.
e) Nos casos em que o funcionário é obrigado a repor a importância do prejuízo causado para indenizar a Fazenda Estadual, ser-lhe-á facultado optar pela forma de reposição com o devido desconto em seus vencimentos.

Sobre a responsabilidade administrativa do funcionário público estadual, prevista na Lei nº 10.261/1968, assinale a alternativa correta.
a) A responsabilidade administrativa exime o funcionário da responsabilidade civil ou criminal que no caso couber.
b) Não será responsabilizado o funcionário que, fora dos casos expressamente previstos nas leis, regulamentos ou regimentos, cometer a pessoas estranhas às repartições o desempenho de encargos que lhe competirem ou aos seus subordinados.
c) O processo administrativo só poderá ser sobrestado para aguardar decisão judicial por despacho motivado da autoridade competente para aplicar a pena.
d) O servidor absolvido pela Justiça será reintegrado ao serviço público, no cargo que ocupava, mas com vencimentos reduzidos.
e) A responsabilidade administrativa é vinculada à responsabilidade civil e à criminal.

À luz da Lei nº 10.261 – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado, responda à questão seguinte. O funcionário é responsável por todos os prejuízos que, nessa qualidade, causar à Fazenda Estadual, por dolo ou culpa, devidamente apurados. Caracteriza-se especialmente a responsabilidade: I - Pela sonegação de valores e objetos confiados à sua guarda ou responsabilidade, ou por não prestar contas, ou por não as tomar, na forma e no prazo estabelecidos nas leis, regulamentos, regimentos, instruções e ordens de serviço. II - Pelas faltas, danos, avarias e quaisquer outros prejuízos que sofrerem os bens e os materiais sob sua guarda, ou sujeitos a seu exame ou fiscalização. III - Pela falta ou inexatidão das necessárias averbações nas notas de despacho, guias e outros documentos da receita, ou que tenham com eles relação. IV - Por qualquer erro de cálculo ou redução contra a Fazenda Estadual. É correto afirmar que:
a) Todos os itens são corretos.
b) Apenas o item IV está incorreto.
c) Somente III e IV são corretos.
d) Os únicos itens corretos são I, II e IV.
e) Somente II está incorreto.
a) ao desconto no seu vencimento ou remuneração
b) com a repreensão verbal
c) à demissão sem justa causa
d) à suspensão
e) à advertência escrita

Sobre a responsabilidade dos funcionários públicos, é correto afirmar, nos moldes da Lei nº 10.261/68, que

a) o funcionário é responsável por todos os prejuízos que, nessa qualidade, causar à Fazenda Estadual, independentemente de dolo ou culpa, devidamente apurados.
b) a responsabilidade administrativa exime o funcionário da responsabilidade civil.
c) a responsabilidade administrativa do funcionário depende da criminal e da civil.
d) o funcionário que for absolvido pela justiça em processo criminal, por qualquer motivo, não responderá civil e administrativamente pelo mesmo fato.
e) o processo administrativo só poderá ser sobrestado para aguardar decisão judicial por despacho motivado da autoridade competente para aplicar a pena.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Conforme disciplinado na Lei no 10.261/68, assinale a alternativa correta.
a) É vedado a qualquer pessoa reclamar sobre erro, omissão ou conduta incompatível no serviço público.
b) A Administração poderá recusar-se a protocolar, encaminhar ou apreciar a petição quando julgá-la ilegal.
c) Ao servidor público é assegurado o direito de pedir reconsideração, no prazo de 15 (quinze) dias, e recorrer de decisões, no prazo de 45 (quarenta e cinco) dias improrrogáveis.
d) É assegurado a qualquer pessoa física ou jurídica, independentemente de pagamento, o direito de petição contra ilegalidade ou abuso de poder e para defesa de direitos.
e) É assegurado à pessoa jurídica interessada para defesa de seus direitos, após o pagamento das devidas taxas, o direito de petição contra ilegalidade ou abuso de poder.

À luz da Lei nº 10.261 – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado, responda à questão.

“Artigo 244 - É vedado ao funcionário trabalhar sob as ordens imediatas de parentes, até grau, salvo quando se tratar de função de confiança e livre escolha, não podendo exceder a o número de auxiliares nessas condições.”

Qual alternativa preenche corretamente as lacunas?

a) primeiro / dois
b) segundo / dois
c) segundo / um
d) terceiro / dois
e) primeiro / um

Dentre os deveres estabelecidos pelo Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, encontra-se previsto expressamente o dever de

a) atender com urgência e preferência à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou para esclarecimento de situações de interesse pessoal.
b) cumprir as ordens superiores, mesmo quando manifestamente ilegais, cabendo, nesse caso, todavia, representar contra elas.
c) prestar, ao público em geral, as informações requeridas no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas.
d) levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da primeira autoridade com a qual tiver contato.
e) estar em dia com as leis, regulamentos, regimentos, instruções e ordens de serviço que digam respeito às suas funções.

A Lei nº 10.261/68 dispõe que ao funcionário público é proibido
a) fazer parte dos quadros sociais de qualquer tipo de sociedade comercial.
b) deixar de comparecer ao serviço, mesmo que por causa justificada.
c) participar da gerência de sociedades comerciais, mesmo daquelas que não mantenham relações comerciais ou administrativas com o Governo do Estado.
d) exercer, mesmo fora das horas de trabalho, emprego ou função em qualquer tipo de empresa.
e) empregar material do serviço público em serviço particular

Escrivão-Diretor da 1a Vara Cível da Comarca X determina que Escrevente Técnico Judiciário, a ele subordinado, destrua um documento, colocando-o em uma fragmentadora de papel. O Escrevente Técnico Judiciário percebe que o documento é uma petição assinada e devidamente protocolada, que deveria ser encartada em um processo que tramitava naquela Vara e que ainda não havia sido sentenciado. O Escrevente Técnico Judiciário deverá, nos termos do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo,
a) cumprir a ordem, pois é dever do servidor público cooperar e manter espírito de solidariedade com os companheiros de trabalho.
b) utilizar-se do documento como papel de rascunho para seu trabalho, considerando que é dever do servidor público zelar pela economia do material do Estado.
c) representar ao Juiz da Vara, já que é dever do servidor público representar contra ordens manifestamente ilegais.
d) desempenhar com zelo e presteza os trabalhos de que for incumbido, destruindo o documento.
e) proceder conforme ordenado pelo Escrivão-Diretor, nada dizendo sobre o assunto, pois é dever do servidor público guardar sigilo sobre os assuntos da repartição.

O funcionário público é responsável por todos os prejuízos que, nessa qualidade, causar à Fazenda Estadual, por dolo ou culpa, devidamente apurados. Caracteriza-se especialmente tal responsabilidade em relação ao funcionário público que
a) efetuar qualquer erro de cálculo ou redução que resulte contra a Fazenda Estadual.
b) praticar usura.
c) incitar greves ou a elas aderir.
d) deixar de comparecer ao serviço sem causa justificada.
e) tratar de interesses particulares na repartição.

É dever do funcionário, previsto no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo,
a) cumprir as ordens superiores, representando quando forem manifestamente ilegais.
b) não comerciar nem ser acionista, quotista ou comanditário de empresas.
c) fundar sindicato de funcionários ou dele fazer parte.
d) apresentar-se convenientemente trajado em serviço, sendo o terno obrigatório para homens.
e) desempenhar os trabalhos de que for incumbido no prazo de 5 (cinco) dias, caso outro não seja assinalado.

Maria é servidora pública estadual, ocupante do cargo de escrevente técnico judiciário, lotada na 5a Vara da Fazenda Pública da Capital do Estado de São Paulo. Maria é sócia minoritária (2%) de sua irmã, Joana, em uma empresa que vende equipamentos de informática, na qual trabalha algumas horas por semana, sem prejuízo do cumprimento de sua jornada de trabalho e de suas atividades no cargo público, que são devidamente observadas. Joana decide participar de licitação promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que pretende adquirir computadores e impressoras. Considerando as disposições do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, Maria
a) pode permitir que a empresa participe do certame, pois não consta no Estatuto qualquer vedação aos funcionários públicos em relação à participação em sociedades comerciais e/ou empresariais, que contratem ou não com o Poder Público.
b) não deve permitir que a empresa participe do certame, se a aquisição for destinada para uso na unidade em que está lotada; caso seja o equipamento destinado a outras unidades, não há vedação estatutária.
c) pode permitir que a empresa participe do certame, pois ao funcionário público somente é vedado receber subvenções ou outros valores de forma não onerosa, podendo, portanto, estabelecer relação comercial com o Tribunal de Justiça.
d) pode permitir que a empresa participe do certame, pois o Estatuto somente vedaria a relação comercial se a empresa de Maria fosse de natureza industrial ou bancária, o que não é o caso.
e) não deve permitir que a empresa participe do certame, pois é proibido ao funcionário público participar da gerência ou administração de empresas bancárias ou industriais, ou de sociedades comerciais, que mantenham relações comerciais ou administrativas com o Tribunal.

Minerva, funcionária pública estadual, comovida com a situação de uma amiga que está passando por sérios problemas financeiros e de saúde, resolve ajudá-la promovendo uma lista de donativos dentro da sua repartição, pedindo um pequena contribuição de cada colega de trabalho em benefício da referida amiga. Segundo o disposto no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, essa conduta de Minerva
a) não é disciplinada por lei e, portanto, nada impede Minerva de assim agir.
b) é legalmente permitida.
c) pode ser adotada, desde que devidamente autorizada pelo chefe da repartição e que não atrapalhe o bom andamento do serviço público.
d) se constitui em uma das exceções permitidas por lei que autoriza Minerva a adotá-la, tendo em vista o pequeno valor por ela solicitado e o nobre objetivo de seu ato.
e) é proibida por lei.

É permitida a participação em sociedades comerciais?
a) permitida, exceto, apenas, se a sociedade tiver objeto relacionado com a atividade da repartição ou serviço em que o servidor esteja lotado.
b) permitida, exceto, apenas, se a sociedade mantiver relações comerciais com o Governo do Estado.
c) permitida, exceto, apenas, se a sociedade for subvencionada pelo Governo do Estado.
d) permitida, em se tratando de sociedade em que o Estado seja acionista, bem como em cooperativas e associações de classe.
e) vedada, exceto quando se trate de empresa controlada ou subvencionada pelo Governo do Estado.
a) permitida, exceto, apenas, se a sociedade tiver objeto relacionado com a atividade da repartição ou serviço em que o servidor esteja lotado.
b) permitida, exceto, apenas, se a sociedade mantiver relações comerciais com o Governo do Estado.
c) permitida, exceto, apenas, se a sociedade for subvencionada pelo Governo do Estado.
d) permitida, em se tratando de sociedade em que o Estado seja acionista, bem como em cooperativas e associações de classe.
e) vedada, exceto quando se trate de empresa controlada ou subvencionada pelo Governo do Estado.

Nos termos do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, é proibido ao funcionário público
I. participar na gerência ou administração de empresas bancárias ou industriais, ou de sociedades comerciais, que mantenham relações comerciais ou administrativas com o Governo do Estado, sejam por este subvencionadas ou estejam relacionadas com a finalidade da repartição ou serviço em que esteja lotado;
II. entreter-se, durante as horas de trabalho, em palestras, leituras ou outras atividades estranhas ao serviço;
III. referir-se depreciativamente, em informação, parecer ou despacho, ou pela imprensa, ou qualquer meio de divulgação, às autoridades constituídas;
IV. exercer, mesmo fora das horas de trabalho, emprego ou função em empresas, estabelecimentos ou instituições que tenham relações com o Governo, em matéria que se relacione com a finalidade da repartição ou serviço em que esteja lotado.
alternativas

Com relação ao tema, assinale a alternativa correta.
a) Será responsabilizado o funcionário que delegar a pessoas estranhas às repartições o desempenho de encargos que lhe competirem, sem exceções.
b) A responsabilidade administrativa exime o funcionário da responsabilidade civil ou criminal, pois estas são dependentes.
c) Caracteriza-se especialmente a responsabilidade pela falta ou inexatidão das necessárias averbações nas notas de despacho, guias e outros documentos da receita, ou que tenham com eles relação.
d) A importância da indenização deverá ser descontada da remuneração do funcionário, não excedendo o desconto de 20% (vinte por cento) do valor bruto.
e) Nos casos em que o funcionário é obrigado a repor a importância do prejuízo causado para indenizar a Fazenda Estadual, ser-lhe-á facultado optar pela forma de reposição com o devido desconto em seus vencimentos.

Sobre a responsabilidade administrativa do funcionário público estadual, prevista na Lei nº 10.261/1968, assinale a alternativa correta.
a) A responsabilidade administrativa exime o funcionário da responsabilidade civil ou criminal que no caso couber.
b) Não será responsabilizado o funcionário que, fora dos casos expressamente previstos nas leis, regulamentos ou regimentos, cometer a pessoas estranhas às repartições o desempenho de encargos que lhe competirem ou aos seus subordinados.
c) O processo administrativo só poderá ser sobrestado para aguardar decisão judicial por despacho motivado da autoridade competente para aplicar a pena.
d) O servidor absolvido pela Justiça será reintegrado ao serviço público, no cargo que ocupava, mas com vencimentos reduzidos.
e) A responsabilidade administrativa é vinculada à responsabilidade civil e à criminal.

À luz da Lei nº 10.261 – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado, responda à questão seguinte. O funcionário é responsável por todos os prejuízos que, nessa qualidade, causar à Fazenda Estadual, por dolo ou culpa, devidamente apurados. Caracteriza-se especialmente a responsabilidade: I - Pela sonegação de valores e objetos confiados à sua guarda ou responsabilidade, ou por não prestar contas, ou por não as tomar, na forma e no prazo estabelecidos nas leis, regulamentos, regimentos, instruções e ordens de serviço. II - Pelas faltas, danos, avarias e quaisquer outros prejuízos que sofrerem os bens e os materiais sob sua guarda, ou sujeitos a seu exame ou fiscalização. III - Pela falta ou inexatidão das necessárias averbações nas notas de despacho, guias e outros documentos da receita, ou que tenham com eles relação. IV - Por qualquer erro de cálculo ou redução contra a Fazenda Estadual. É correto afirmar que:
a) Todos os itens são corretos.
b) Apenas o item IV está incorreto.
c) Somente III e IV são corretos.
d) Os únicos itens corretos são I, II e IV.
e) Somente II está incorreto.
a) ao desconto no seu vencimento ou remuneração
b) com a repreensão verbal
c) à demissão sem justa causa
d) à suspensão
e) à advertência escrita

Sobre a responsabilidade dos funcionários públicos, é correto afirmar, nos moldes da Lei nº 10.261/68, que

a) o funcionário é responsável por todos os prejuízos que, nessa qualidade, causar à Fazenda Estadual, independentemente de dolo ou culpa, devidamente apurados.
b) a responsabilidade administrativa exime o funcionário da responsabilidade civil.
c) a responsabilidade administrativa do funcionário depende da criminal e da civil.
d) o funcionário que for absolvido pela justiça em processo criminal, por qualquer motivo, não responderá civil e administrativamente pelo mesmo fato.
e) o processo administrativo só poderá ser sobrestado para aguardar decisão judicial por despacho motivado da autoridade competente para aplicar a pena.

Prévia do material em texto

1) 
2) 
3) 
Direito Administrativo para Escrevente Técnico Judiciário (TJ SP) 2024
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3gkcP
Ordenação: Por Matéria e Assunto (data)
www.tecconcursos.com.br/questoes/2090625
VUNESP - PsiJ (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Do Direito de Petição (arts. 239 e 240 da Lei nº 10.261/1968)
Aline, ocupante do cargo efetivo de Psicóloga Judiciária, do Tribunal de Justiça de São Paulo, pelos
termos da Lei Estadual no 10.261/68, tem assegurado o direito de
a) requerer ou representar, bem como pedir reconsideração e recorrer de decisões, no prazo de 30
(trinta) dias, salvo previsão legal específica.
b) pedir reconsideração da decisão proveniente do seu chefe imediato, que indeferiu a sua
representação escrita, no prazo improrrogável de 10 (dez) dias.
c) requerer à autoridade superior, informações legais referentes ao cargo que ocupa, no prazo
máximo de 03 (três) dias.
d) recorrer das decisões emanadas pela autoridade imediatamente superior, no prazo de 20 (vinte)
dias, salvo previsão legal em contrário.
e) pedir reconsideração, no prazo de 15 (quinze) dias, bem como recorrer de decisões, no prazo de
20 (vinte) dias, salvo previsão legal específica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/839981
VUNESP - EnfJ (TJ SP)/TJ SP/2019
Direito Administrativo - Do Direito de Petição (arts. 239 e 240 da Lei nº 10.261/1968)
Conforme disciplinado na Lei no 10.261/68, assinale a alternativa correta.
a) É vedado a qualquer pessoa reclamar sobre erro, omissão ou conduta incompatível no serviço
público.
b) A Administração poderá recusar-se a protocolar, encaminhar ou apreciar a petição quando julgá-la
ilegal.
c) Ao servidor público é assegurado o direito de pedir reconsideração, no prazo de 15 (quinze) dias,
e recorrer de decisões, no prazo de 45 (quarenta e cinco) dias improrrogáveis.
d) É assegurado a qualquer pessoa física ou jurídica, independentemente de pagamento, o direito de
petição contra ilegalidade ou abuso de poder e para defesa de direitos.
e) É assegurado à pessoa jurídica interessada para defesa de seus direitos, após o pagamento das
devidas taxas, o direito de petição contra ilegalidade ou abuso de poder.
www.tecconcursos.com.br/questoes/209875
VUNESP - Ana (DESENVOLVE SP)/DESENVOLVE SP/Grupo 01/2014
Direito Administrativo - Do Direito de Petição (arts. 239 e 240 da Lei nº 10.261/1968)
Sobre o direito de petição previsto no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São
Paulo, é correto afirmar que
a) não poderá ter como objeto abuso, erro, omissão ou conduta incompatível no serviço público, que
deverão ser deduzidos à Ouvidoria competente.
b) é meio inidôneo para que os servidores públicos peçam reconsideração ou recorram de decisões.
c) é assegurado somente a pessoas físicas, para representar por ilegalidade ou abuso de poder e para
a defesa de direitos.
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3gkcP
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2090625
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/839981
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/209875
4) 
5) 
6) 
d) em nenhuma hipótese, a Administração poderá recusar-se a protocolar, encaminhar ou apreciar a
petição, sob pena de responsabilidade do agente.
e) o servidor deverá exercê-lo sempre por escrito, visando requerer ou representar em face da
autoridade que lhe é superior.
www.tecconcursos.com.br/questoes/241863
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2014
Direito Administrativo - Do Direito de Petição (arts. 239 e 240 da Lei nº 10.261/1968)
O Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo prevê, a respeito do direito de
petição, que
a) o servidor não poderá recusar-se a protocolar, encaminhar ou apreciar a petição, sob pena de
responsabilidade.
b) não é assegurado ao servidor o direito de requerer ou representar, pedir reconsideração e recorrer
de decisões, mesmo diante de manifesta ilegalidade.
c) somente a pessoa física poderá peticionar contra ilegalidade ou abuso de poder e ser isenta do
pagamento de taxas.
d) a pessoa que queira reclamar sobre abuso, erro, omissão ou conduta incompatível no serviço
público deverá comprovar seu interesse legítimo na questão, sob pena de indeferimento da petição.
e) qualquer pessoa poderá se utilizar do direito de petição para comunicar ilegalidade ou abuso de
poder, ou ainda defender o patrimônio público, desde que recolha a taxa devida.
www.tecconcursos.com.br/questoes/205190
VUNESP - APOFP SP/SEFAZ SP/2013
Direito Administrativo - Do Direito de Petição (arts. 239 e 240 da Lei nº 10.261/1968)
A empresa ABC Ltda. comparece ao setor de protocolo de uma repartição pública estadual com o
objetivo de protocolar petição pedindo providências contra uma ilegalidade de que foi vítima no serviço
público. Considerando o disposto no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, é
correto afirmar, nessa situação, que o funcionário do setor de protocolo
a) deverá receber a petição, já que a empresa ABC tem esse direito legalmente garantido,
independentemente do pagamento de taxas, sob pena de responsabilidade do servidor se este se
recusar a recebê-la.
b) não poderá receber a petição, porque, embora esse direito seja garantido às pessoas físicas e
jurídicas de forma geral, o objetivo buscado pela empresa ABC, com o requerimento, não tem
previsão legal.
c) poderá receber a petição, desde que a empresa ABC pague os emolumentos devidos para esse tipo
de requerimento, conforme estabelecem as normas do respectivo órgão público.
d) não deve receber a petição, posto que esse direito não é conferido pela lei às pessoas jurídicas,
mas somente às pessoas físicas.
e) não deve receber a petição, uma vez que esse tipo de pedido não pode ser feito diretamente à
Administração Pública, mas deve ser dirigido ao Poder Judiciário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/86397
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2012
Direito Administrativo - Do Direito de Petição (arts. 239 e 240 da Lei nº 10.261/1968)
Sobre o direito de petição, assinale a alternativa correta.
a) A Administração poderá recusar-se a protocolar a petição, se esta não for subscrita por advogado
constituído.
b) A reclamação sobre abuso, erro, omissão ou conduta incompatível no serviço público deverá ser
encaminhada, exclusivamente, ao Ministério Público.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/241863
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/205190
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/86397
7) 
8) 
9) 
c) Se o agente público se recusar a encaminhar ou apreciar a petição, estará sujeito à pena de
responsabilidade.
d) Visa coibir ilegalidade ou abuso de poder e promover a defesa de direitos, desde que exista prévio
processo administrativo ou judicial.
e) É direito assegurado a qualquer pessoa física ou jurídica mediante pagamento de taxa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/79899
VUNESP - OJ (TJM SP)/TJM SP/2011
Direito Administrativo - Do Direito de Petição (arts. 239 e 240 da Lei nº 10.261/1968)
Relativamente ao direito de petição, é correto afirmar que
 
I. é assegurado a qualquer pessoa, fisica ou jurídica, independentemente de pagamento;
II. ao servidor é assegurado o direito de requerer ou representar, bem como pedir reconsideração e
recorrer de decisões, no prazo de 30 (trinta) dias, salvo previsão legal específica;
III. é assegurado a pessoa fisica, independentemente de pagamento, e a pessoa jurídica mediante
recolhimento de taxa;
IV. a administração somente poderá recusar, quando verificar a falta de fundamento que justifique o
pedido.
Está correto o contido em
a) I, II e III, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV
www.tecconcursos.com.br/questoes/78989
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2007
Direito Administrativo - Do Direito de Petição (arts. 239 e 240 da Lei nº 10.261/1968)
Ao servidor é assegurado o direito de requerer ou representar, bem como pedir reconsideração e
recorrer de decisões, salvo previsão legal específica, no prazo de
a) 5 dias.
b) 10 dias.
c) 15 dias.
d) 30 dias.
e) 45 dias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2807082VUNESP - PsiJ (TJ SP)/TJ SP/2024
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
Fulano é servidor público do Governo do Estado de São Paulo e resolveu fixar a sua residência fora do
estado, sem autorização da chefia imediata. Beltrano, seu colega de equipe, ao descobrir tal fato, em vez
de alertar à sua chefia, resolveu divulgá-lo a um amigo que era produtor do programa “Fantástico”, na
Rede Globo de televisão, para que o seu amigo pudesse fazer uma reportagem sobre a irregularidade por
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/79899
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78989
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2807082
10) 
11) 
ele descoberta. Tendo em vista essa situação hipotética, é correto afirmar com base na Lei Estadual no
 10.261/1968 que:
a) Fulano não cometeu nenhuma irregularidade, uma vez que não se exige do servidor público
estadual autorização para estabelecer residência fora do local de lotação.
b) Beltrano violou dever funcional por não guardar sigilo de assunto interno da repartição e não ter
representado ao seu superior a respeito da situação irregular de que tomou conhecimento.
c) Fulano violou dever funcional, pois se considera incompatível com o dever de assiduidade e
pontualidade a situação de servidor que vive em outro esta do, ainda que em cidade vizinha.
d) Beltrano violou dever funcional ao não cooperar e manter espírito de solidariedade com os
companheiros de trabalho, comportando-se como um delator.
e) Beltrano não cometeu nenhuma irregularidade, uma vez que há interesse público envolvido na
exposição pública da repartição e do colega, ainda que antes do devido processo administrativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2807094
VUNESP - PsiJ (TJ SP)/TJ SP/2024
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
Leia o texto a seguir para responder às questões de números 56 e 57.
 
Maria é psicóloga de formação e funcionária pública estadual em São Paulo. A pedido de alguns colegas,
após seguidos casos de depressão no ambiente profissional, Maria resolve criar um grupo de apoio, por
ela coordenado, com o objetivo de atuar sobre a melhora da saúde mental dos colegas. Embora as
reuniões do grupo ocorram em sala da repartição e em horário de expediente, não há apoio oficial do
órgão no qual trabalha, motivo pelo qual Maria cobra dos colegas uma remuneração de R$ 100 por hora
de sessão como forma de remuneração profissional.
Tendo em vista a situação hipotética descrita no texto, é correto afirmar, com base na Lei Estadual no
 10.261/1968, que:
a) Maria pode receber elogio formal em seu histórico profissional, por sintetizar com sua ação o
dever de cooperar e manter espírito de solidariedade com os companheiros de trabalho.
b) a finalidade beneficente da ação da servidora, interessada em ajudar os colegas, afasta qualquer
irregularidade na sua conduta.
c) a utilização de espaço da repartição, juntamente à realização de sessões em horário de
expediente, não representam mau uso dos bens públicos postos à disposição dos funcionários.
d) Maria violou preceitos éticos aplicáveis aos servidores públicos estaduais, por violar a privacidade
alheia, envolvendo-se com aspectos pessoais da vida dos colegas.
e) Maria violou a lei ao ignorar a proibição do exercício do comércio entre os companheiros, proibição
que se aplica não apenas ao comércio de bens, mas também de serviços.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2622631
VUNESP - OJ (TJ SP)/TJ SP/2023
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
A respeito dos deveres e proibições dos funcionários públicos, de acordo com a Lei nº 10261/68, é
correto afirmar que o funcionário
a) pode constituir-se procurador de partes perante repartição pública, para tratar de interesse de
parente de terceiro grau.
b) deve residir no local onde exerce o cargo ou em cidade que não esteja a mais de 60 km de
distância do posto de trabalho.
c) não está impedido de fazer parte do quadro societário de sociedade empresária.
d) não está impedido de incitar greves ou a elas aderir.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2807094
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2622631
12) 
13) 
14) 
e) poderá retirar, sem prévia permissão da autoridade competente, documento da repartição, desde
que a conduta não cause prejuízo manifesto.
www.tecconcursos.com.br/questoes/781935
VUNESP - ContJ (TJ SP)/TJ SP/2019
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
Nos termos da Lei nº 10.261/68, constitui um dos deveres do funcionário, dentre vários outros,
a) residir no local onde exerce o cargo ou onde for autorizado.
b) abandonar o local de trabalho quando sofrer ofensas físicas ou morais.
c) participar de todas as reuniões convocadas pelo sindicato de classe.
d) omitir-se diante das irregularidades cometidas pelo seu chefe imediato.
e) retirar, ainda que com a anuência do seu superior imediato, qualquer objeto existente na
repartição.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1042785
VUNESP - AuxP MPE SP/MPE SP/Administrativo/2019
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
Segundo a Lei Estadual nº 10.261/1968, o funcionário público estadual tem como um dos seus
deveres:
a) tornar público os assuntos da repartição.
b) proceder na vida pública e privada da maneira que julgar melhor.
c) deixar de cumprir as ordens superiores, quando entender necessário.
d) protelar o atendimento às requisições feitas pelas autoridades judiciárias ou administrativas.
e) residir no local onde exerce o cargo ou onde autorizado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1042786
VUNESP - AuxP MPE SP/MPE SP/Administrativo/2019
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
Nos termos da Lei Estadual nº 10.261/1968, ao funcionário público estadual é permitido:
a) promover manifestações de apreço ou desapreço dentro da repartição, ou tornar-se solidário com
elas.
b) retirar qualquer documento ou objeto existente na repartição, sem prévia permissão da
autoridade competente.
c) constituir-se procurador de partes ou servir de intermediário perante repartição pública quando se
tratar de interesse de cônjuge ou parente até segundo grau.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/781935
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1042785
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1042786
15) 
16) 
17) 
d) exercer comércio entre os companheiros de serviço, ou ainda promover ou subscrever listas de
doações dentro da repartição.
e) entreter-se, durante as horas de trabalho, em palestras, leituras ou outras atividades estranhas ao
serviço.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1042787
VUNESP - AuxP MPE SP/MPE SP/Administrativo/2019
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
Considerando o que prevê a Lei Estadual nº 10.261/1968, assinale a alternativa que indica
corretamente uma exceção das proibições ao funcionário público estadual.
a) Fazer contratos de natureza comercial e industrial com o Governo, por si, ou como representante
de outrem.
b) Aceitar representação de Estado estrangeiro, sem autorização do Presidente da República.
c) Fundar sindicatos e incitar greves ou a elas aderir.
d) Exercer função de confiança e livre escolha, sob as ordens imediatas de parentes até segundo
grau.
e) Exercer emprego ou função em empresas ou instituições que tenham relações com o Governo, em
matéria que se relacione com a finalidade da repartição em que esteja lotado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/937934
MS CONCURSOS - Of Admin (SAP SP)/SAP SP/2018
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
À luz da Lei nº 10.261 – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado, responda à questão
seguinte.
 
Não é um dever do funcionário:
a) Residir no local onde exerce o cargo ou,onde autorizado.
b) Tratar com urbanidade os companheiros de serviço e as partes.
c) Atender às requisições de papéis ou providências feitas pelas autoridades jurídicas ou
administrativas, porém dar preferência a outros trabalhos que lhe forem apresentados pelo seu
diretor.
d) Guardar sigilo sobre os assuntos da repartição e, especialmente, sobre despachos, decisões ou
providências.
e) Proceder na vida pública e privada na forma que dignifique a função pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/937935
MS CONCURSOS - Of Admin (SAP SP)/SAP SP/2018
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
À luz da Lei nº 10.261 – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado, responda à questão
seguinte.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1042787
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/937934
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/937935
18) 
19) 
Julgue as afirmativas com C (certo) ou E (errado), sobre as proibições direcionadas aos funcionários, e
assinale a alternativa correta.
( ) Fundar sindicato de funcionários ou deles fazer parte.
( ) Receber estipêndios de firmas fornecedoras ou de entidades fiscalizadas, no País, ou no
estrangeiro, mesmo quando estiver em missão referente à compra de material ou fiscalização de
qualquer natureza.
( ) Fazer contratos de natureza comercial e industrial com o Governo, por si, ou como
representante de outrem.
a) E – C – E
b) C – C – E
c) E – E – C
d) C – E – E
e) C – C – C
www.tecconcursos.com.br/questoes/937936
MS CONCURSOS - Of Admin (SAP SP)/SAP SP/2018
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
À luz da Lei nº 10.261 – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado, responda à questão.
 
“Artigo 244 - É vedado ao funcionário trabalhar sob as ordens imediatas de parentes, até grau,
salvo quando se tratar de função de confiança e livre escolha, não podendo exceder a o número
de auxiliares nessas condições.”
Qual alternativa preenche corretamente as lacunas?
a) primeiro / dois
b) segundo / dois
c) segundo / um
d) terceiro / dois
e) primeiro / um
www.tecconcursos.com.br/questoes/481797
VUNESP - PsiJ (TJ SP)/TJ SP/2017
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
Em relação aos deveres, proibições e responsabilidades do servidor público, é correto afirmar que
a) ele pode exercer emprego ou função em empresas, estabelecimentos ou instituições que tenham
relações com o Governo, em matéria que se relacione com a finalidade da repartição ou serviço em
que esteja lotado, desde que fora do horário de trabalho.
b) em caso de desfalque aos cofres públicos, o servidor poderá repor a importância do prejuízo
causado em parcelas que não excedam à 10a (décima) parte do vencimento ou remuneração.
c) para ser responsabilizado administrativamente, o servidor deverá ser condenado criminalmente,
por decisão transitada em julgado.
d) ele é proibido de participar da gerência ou administração de empresas bancárias ou industriais, ou
de sociedades comerciais, que mantenham relações comerciais ou administrativas com o Governo do
Estado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/937936
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/481797
20) 
21) 
22) 
e) é seu dever guardar sigilo sobre assuntos da repartição, o que o impede de representar aos
superiores sobre as irregularidades de que tiver conhecimento no exercício de suas funções.
www.tecconcursos.com.br/questoes/491724
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2017
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
Escrevente Técnico Judiciário apresenta recurso de multa de trânsito, recebida por seu esposo,
perante o Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo – DETRAN.
De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, a conduta descrita é
a) proibida, pois ao funcionário público é vedado peticionar perante qualquer repartição pública, não
podendo requerer, representar, pedir reconsideração ou recorrer de decisões, ainda que em nome
próprio.
b) permitida, pois o Estatuto expressamente permite que o funcionário público exerça o direito de
petição em nome próprio ou de qualquer terceiro.
c) indiferente ao Estatuto, que nada prevê em relação à possibilidade do funcionário público
peticionar, em nome próprio ou de terceiros, perante repartições públicas.
d) proibida, pois o funcionário público pode exercer o direito de petição perante quaisquer
repartições públicas, mas somente em nome próprio, não podendo representar terceiros.
e) permitida, pois o funcionário pode, excepcionalmente, ser procurador ou servir de intermediário
perante qualquer repartição pública, quando se tratar de interesse de cônjuge ou parente até
segundo grau.
www.tecconcursos.com.br/questoes/491727
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2017
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
Dentre os deveres estabelecidos pelo Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São
Paulo, encontra- se previsto expressamente o dever de
a) atender com urgência e preferência à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou
para esclarecimento de situações de interesse pessoal.
b) cumprir as ordens superiores, mesmo quando manifestamente ilegais, cabendo, nesse caso,
todavia, representar contra elas.
c) prestar, ao público em geral, as informações requeridas no prazo máximo de 48 (quarenta e oito)
horas.
d) levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da primeira
autoridade com a qual tiver contato.
e) estar em dia com as leis, regulamentos, regimentos, instruções e ordens de serviço que digam
respeito às suas funções.
www.tecconcursos.com.br/questoes/578731
VUNESP - CUP (SEPOG SP)/SEPOG SP/Controle e Auditoria/2017
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
O servidor que, fora do horário de trabalho, consome bebida alcoólica em excesso e envolve-se em
situação vexatória que se torne pública por meio das redes sociais:
a) poderá ser administrativamente responsabilizado por violação ao dever funcional de “estar em dia
com as leis, regulamentos, regimentos, instruções e ordens de serviço que digam respeito às suas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/491724
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/491727
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/578731
23) 
24) 
funções”.
b) poderá ser administrativamente responsabilizado por violação ao dever funcional de “proceder na
vida privada na forma que dignifique a função pública”.
c) não poderá ser responsabilizado administrativamente pela prática de infração disciplinar por
encontrar-se fora do horário de trabalho.
d) só poderá ser administrativamente responsabilizado pela violação a dever funcional se tiver
previamente se identificado como servidor público.
e) só poderia ser administrativamente responsabilizado pela violação a dever funcional se a situação
vexatória pudesse ser tipificada como infração penal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/578878
VUNESP - CUP (SEPOG SP)/SEPOG SP/Orçamento e Contabilidade Pública/2017
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
De acordo com os arts. 242 e 243 da Lei n° 10.261/1968 – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis
do Estado de São Paulo – é permitido ao funcionário
a) celebrar contrato administrativo com o governo estadual para o fornecimento de material de
escritório.
b) entreter-se, durante as horas de trabalho, em palestras, leituras ou outras atividades estranhas ao
serviço.
c) ser quotista majoritário e gerente de uma empresa de consultoria que presta serviços diretamente
relacionados com a finalidade da repartição em que esteja lotado.
d) exercer emprego ou função em empresas públicas integrantes da estrutura do governo estadual.
e) retirar, sem prévia permissãoda autoridade competente, qualquer documento ou objeto existente
na repartição.
www.tecconcursos.com.br/questoes/822945
VUNESP - Alun Of (PM SP)/PM SP/2017
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
A Polícia Militar do Estado de São Paulo interessa-se por um equipamento novo introduzido no
mercado, que auxilia na dispersão de multidões e possui caráter não letal. Esse equipamento é produzido
unicamente por uma empresa nos Estados Unidos, que é a detentora de sua patente. Representantes da
Polícia Militar Estadual entram em contato com a empresa, pois desejam conhecer melhor o
equipamento, para o adquirir, caso ele realmente seja adequado às ações da Corporação. A empresa dos
Estados Unidos oferece pagar o valor necessário para que três representantes da Polícia Militar realizem
tal viagem. O pagamento seria feito diretamente a cada um desses servidores militares, no valor
suficiente apenas para pagamento de passagem aérea, hotel e alimentação, pelo
período de 3 (três) dias. Nos termos do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo,
o que é oferecido pela empresa estadunidense
a) não deve ser aceito, pois é vedado receber estipêndios de firmas fornecedoras, no País, ou no
estrangeiro, mesmo quando em missão referente à compra de material.
b) deve ser aceito, pois há um legítimo interesse da Corporação, e o Estatuto não prevê formas de
pagamento de tais despesas, como diárias ou ajuda de custo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/578878
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/822945
25) 
26) 
27) 
c) não deve ser aceito, pois é vedado aceitar representação de Estado estrangeiro, sem autorização
do Presidente da República.
d) deve ser aceito, pelo princípio da supremacia do interesse público, caso o Estado de São Paulo
esteja desprovido dos recursos necessários e suficientes a tal viagem.
e) não deve ser aceito, pois o Estatuto é claro ao estatuir que, nas aquisições a serem efetuadas,
deve ser dada preferência ao produto nacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/277115
VUNESP - Estat (TJ SP)/TJ SP/Judiciário/2015
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
Nos termos do que expressamente estabelece a Lei nº 10.261/68, é dever do funcionário público
a) cumprir as ordens superiores, mesmo quando forem manifestamente ilegais.
b) residir no local onde exerce o cargo ou onde autorizado.
c) guardar sigilo sobre os assuntos da repartição, exceto sobre despachos, decisões ou providências.
d) manter sigilo sobre as irregularidades de que tiver conhecimento no exercício de suas funções,
deixando eventual investigação para as autoridades competentes.
e) providenciar para que estejam sempre em ordem todas as mesas de trabalho da repartição onde
exerce suas funções.
www.tecconcursos.com.br/questoes/277117
VUNESP - Estat (TJ SP)/TJ SP/Judiciário/2015
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
A Lei nº 10.261/68 dispõe que ao funcionário público é proibido
a) fazer parte dos quadros sociais de qualquer tipo de sociedade comercial.
b) deixar de comparecer ao serviço, mesmo que por causa justificada.
c) participar da gerência de sociedades comerciais, mesmo daquelas que não mantenham relações
comerciais ou administrativas com o Governo do Estado.
d) exercer, mesmo fora das horas de trabalho, emprego ou função em qualquer tipo de empresa.
e) empregar material do serviço público em serviço particular
www.tecconcursos.com.br/questoes/279066
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2015
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
Escrivão-Diretor da 1a Vara Cível da Comarca X determina que Escrevente Técnico Judiciário, a ele
subordinado, destrua um documento, colocando-o em uma fragmentadora de papel. O Escrevente
Técnico Judiciário percebe que o documento é uma petição assinada e devidamente protocolada, que
deveria ser encartada em um processo que tramitava naquela Vara e que ainda não havia sido
sentenciado. O Escrevente Técnico Judiciário deverá, nos termos do Estatuto dos Funcionários Públicos
Civis do Estado de São Paulo,
a) cumprir a ordem, pois é dever do servidor público cooperar e manter espírito de solidariedade com
os companheiros de trabalho.
b) utilizar-se do documento como papel de rascunho para seu trabalho, considerando que é dever do
servidor público zelar pela economia do material do Estado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/277115
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/277117
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/279066
28) 
29) 
30) 
c) representar ao Juiz da Vara, já que é dever do servidor público representar contra ordens
manifestamente ilegais.
d) desempenhar com zelo e presteza os trabalhos de que for incumbido, destruindo o documento.
e) proceder conforme ordenado pelo Escrivão-Diretor, nada dizendo sobre o assunto, pois é dever do
servidor público guardar sigilo sobre os assuntos da repartição.
www.tecconcursos.com.br/questoes/209876
VUNESP - Ana (DESENVOLVE SP)/DESENVOLVE SP/Grupo 01/2014
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
O funcionário público é responsável por todos os prejuízos que, nessa qualidade, causar à Fazenda
Estadual, por dolo ou culpa, devidamente apurados. Caracteriza-se especialmente tal responsabilidade
em relação ao funcionário público que
a) efetuar qualquer erro de cálculo ou redução que resulte contra a Fazenda Estadual.
b) praticar usura.
c) incitar greves ou a elas aderir.
d) deixar de comparecer ao serviço sem causa justificada.
e) tratar de interesses particulares na repartição.
www.tecconcursos.com.br/questoes/220343
VUNESP - Tec Lab (PC SP)/PC SP/2014
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
É dever do funcionário, previsto no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo,
a) cumprir as ordens superiores, representando quando forem manifestamente ilegais.
b) não comerciar nem ser acionista, quotista ou comanditário de empresas.
c) fundar sindicato de funcionários ou dele fazer parte.
d) apresentar-se convenientemente trajado em serviço, sendo o terno obrigatório para homens.
e) desempenhar os trabalhos de que for incumbido no prazo de 5 (cinco) dias, caso outro não seja
assinalado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/241861
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2014
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
Maria é servidora pública estadual, ocupante do cargo de escrevente técnico judiciário, lotada na 5a
Vara da Fazenda Pública da Capital do Estado de São Paulo. Maria é sócia minoritária (2%) de sua irmã,
Joana, em uma empresa que vende equipamentos de informática, na qual trabalha algumas horas por
semana, sem prejuízo do cumprimento de sua jornada de trabalho e de suas atividades no cargo público,
que são devidamente observadas. Joana decide participar de licitação promovida pelo Tribunal de Justiça
do Estado de São Paulo, que pretende adquirir computadores e impressoras. Considerando as
disposições do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, Maria
a) pode permitir que a empresa participe do certame, pois não consta no Estatuto qualquer vedação
aos funcionários públicos em relação à participação em sociedades comerciais e/ou empresariais, que
contratem ou não com o Poder Público.
b) não deve permitir que a empresa participe do certame, se a aquisição for destinada para uso na
unidade em que está lotada; caso seja o equipamento destinado a outras unidades, não há vedação
estatutária.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/209876
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/220343
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/241861
31) 
32) 
33) 
c) pode permitir que a empresa participe do certame, pois ao funcionário público somente é vedado
receber subvenções ou outros valores de forma não onerosa,podendo, portanto, estabelecer relação
comercial com o Tribunal de Justiça.
d) pode permitir que a empresa participe do certame, pois o Estatuto somente vedaria a relação
comercial se a empresa de Maria fosse de natureza industrial ou bancária, o que não é o caso.
e) não deve permitir que a empresa participe do certame, pois é proibido ao funcionário público
participar da gerência ou administração de empresas bancárias ou industriais, ou de sociedades
comerciais, que mantenham relações comerciais ou administrativas com o Tribunal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/205191
VUNESP - APOFP SP/SEFAZ SP/2013
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
Minerva, funcionária pública estadual, comovida com a situação de uma amiga que está passando
por sérios problemas financeiros e de saúde, resolve ajudá-la promovendo uma lista de donativos dentro
da sua repartição, pedindo um pequena contribuição de cada colega de trabalho em benefício da referida
amiga. Segundo o disposto no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, essa
conduta de Minerva
a) não é disciplinada por lei e, portanto, nada impede Minerva de assim agir.
b) é legalmente permitida.
c) pode ser adotada, desde que devidamente autorizada pelo chefe da repartição e que não atrapalhe
o bom andamento do serviço público.
d) se constitui em uma das exceções permitidas por lei que autoriza Minerva a adotá-la, tendo em
vista o pequeno valor por ela solicitado e o nobre objetivo de seu ato.
e) é proibida por lei.
www.tecconcursos.com.br/questoes/77828
FCC - Ag Fisc (TCE-SP)/TCE SP/"Sem Área"/2012
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, a atuação de
funcionários públicos na administração de sociedades comerciais é
a) permitida, exceto, apenas, se a sociedade tiver objeto relacionado com a atividade da repartição
ou serviço em que o servidor esteja lotado.
b) permitida, exceto, apenas, se a sociedade mantiver relações comerciais com o Governo do Estado.
c) permitida, exceto, apenas, se a sociedade for subvencionada pelo Governo do Estado.
d) permitida, em se tratando de sociedade em que o Estado seja acionista, bem como em
cooperativas e associações de classe.
e) vedada, exceto quando se trate de empresa controlada ou subvencionada pelo Governo do Estado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/86398
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2012
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
Nos termos do que dispõe a Lei n.º 10.261/68, ao funcionário público é proibido
a) constituir-se procurador de partes perante qualquer repartição pública, exceto quando se tratar de
interesse de cônjuge ou parente até segundo grau.
b) referir-se de forma depreciativa, em informações, pareceres, despachos ou pela imprensa, a
respeito das autoridades constituídas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/205191
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/77828
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/86398
34) 
35) 
36) 
c) ter outro trabalho remunerado, na iniciativa privada, fora do horário do serviço público.
d) participar dos quadros sociais de qualquer tipo de sociedade comercial.
e) retirar, mesmo que autorizado pela autoridade competente, qualquer documento ou objeto
existente na repartição.
www.tecconcursos.com.br/questoes/303750
VUNESP - Ag OE (SEDUC SP)/SEDUC SP/2012
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
De acordo com o que prescreve a Lei n.º 10.261/68, ao funcionário público é proibido
a) representar aos superiores sobre todas as irregularidades de que tiver conhecimento no exercício
de suas funções, pelo dever de guardar sigilo.
b) cumprir as ordens superiores, representando quando forem manifestamente ilegais.
c) constituir-se procurador ou servir de intermediário perante qualquer repartição pública, quando se
tratar de interesse do cônjuge.
d) guardar sigilo sobre despachos, decisões ou providências que interessem a terceiros.
e) valer-se de sua qualidade de funcionário para desempenhar atividade estranha às funções ou para
lograr, direta ou indiretamente, qualquer proveito.
www.tecconcursos.com.br/questoes/78814
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2011
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
De acordo com o que dispõe a Lei n.º 10.261/68, é proibido ao funcionário público
a) fazer contratos de natureza comercial e industrial com o Governo, por si, ou como representante
de outrem.
b) requerer ou promover a concessão de privilégios de invenção própria.
c) constituir-se procurador ou servir de intermediário perante qualquer repartição pública, quando se
tratar de interesse de cônjuge.
d) trabalhar sob as ordens imediatas de parentes, até segundo grau, nas funções de confiança e livre
escolha.
e) cumprir as ordens superiores, representando quando forem manifestamente ilegais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/79902
VUNESP - OJ (TJM SP)/TJM SP/2011
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
Nos termos do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, é proibido ao
funcionário público
 
I. participar na gerência ou administração de empresas bancárias ou industriais, ou de sociedades
comerciais, que mantenham relações comerciais ou administrativas com o Governo do Estado, sejam
por este subvencionadas ou estejam relacionadas com a finalidade da repartição ou serviço em que
esteja lotado;
II. entreter-se, durante as horas de trabalho, em palestras, leituras ou outras atividades estranhas
ao serviço;
III. referir-se depreciativamente, em informação, parecer ou despacho, ou pela imprensa, ou
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/303750
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78814
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/79902
37) 
38) 
qualquer meio de divulgação, às autoridades constituídas;
IV. exercer, mesmo fora das horas de trabalho, emprego ou função em empresas, estabelecimentos
ou instituições que tenham relações com o Governo, em matéria que se relacione com a finalidade
da repartição ou serviço em que esteja lotado.
Está correto o contido em
a) I, II e IV, apenas.
b) III e IV, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, lI, III e IV
www.tecconcursos.com.br/questoes/208527
VUNESP - Of Admin (SAP SP)/SAP SP/2011
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
De acordo com a Lei n.º 10.261/68, ao funcionário público é permitido
a) tratar de interesses particulares na repartição.
b) aceitar representação de Estado estrangeiro, com autorização do Presidente da República.
c) promover manifestações de apreço ou desapreço dentro da repartição, ou tornar-se solidário com
elas.
d) empregar material do serviço público em serviço particular.
e) fazer contratos de natureza comercial com o Governo, por si, ou como representante de outrem.
www.tecconcursos.com.br/questoes/318214
IBFC - Of Adm (PGE SP)/PGE SP/2011
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
O Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo prevê como sendo deveres do servidor,
exceto:
a) guardar sigilo sobre os assuntos da repartição e, especialmente, sobre despachos, decisões ou
providências.
b) zelar pela economia do material do Estado e pela conservação do que for confiado à sua guarda ou
utilização.
c) atender prontamente, com preferência sobre qualquer outro serviço, às requisições de papéis,
documentos, informações ou providências que lhe forem feitas pelas autoridades judiciárias ou
administrativas, para defesa do Estado, em Juízo.
d) proceder na vida pública e privada na forma que dignifique a função pública.
e) promover manifestações de apreço ou desapreço dentro da repartição e tornar-se solidário com
elas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/332157IBFC - AnaP MPE SP/MPE SP/Assistente Social/2011
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/208527
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/318214
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/332157
39) 
40) 
41) 
42) 
O Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo (Lei Estadual nº. 10.261/68)
prevê expressamente o dever do servidor público de:
a) guardar sigilo sobre os assuntos da repartição e, especialmente, sobre despachos, decisões ou
providências.
b) proceder, exclusivamente na vida pública, de forma que dignifique a função pública que exerce.
c) comunicar com razoável antecedência as suas ausências ao serviço, a fim de garantir a
continuidade da prestação do serviço público.
d) abster-se de prestar qualquer informação relacionada com suas atividades a terceiros, mesmo que
interessados diretamente na informação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/332158
IBFC - AnaP MPE SP/MPE SP/Assistente Social/2011
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
É vedado ao servidor público estadual, por expressa previsão do Estatuto dos Funcionários Públicos
Civis do Estado de São Paulo (Lei Estadual nº. 10.261/68):
a) firmar contratos de natureza comercial e industrial com o Governo, exceto quando representante
de terceiro interessado.
b) constituir-se procurador de partes, ou servir de intermediário perante qualquer interesse de
cônjuge ou parente até segundo grau.
c) exercer, mesmo fora das horas de trabalho, emprego ou função em empresas, estabelecimentos
ou instituições privadas, mesmo aquelas de difusão cultural.
d) valer-se de sua qualidade de servidor para desempenhar atividade estranha à funções ou para
lograr, direta ou indiretamente, qualquer proveito.
www.tecconcursos.com.br/questoes/78734
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2010
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
Nos termos da Lei n.o 10.261/68, é correto afirmar que
a) é assegurado a qualquer pessoa, física ou jurídica, desde que recolhida a respectiva taxa, o direito
de petição contra ilegalidade ou abuso de poder e para defesa de direitos.
b) é dever do agente público recusar-se a protocolar ou encaminhar petições que contenham pedidos
manifestamente ilegais.
c) é dever do funcionário proceder na vida pública e privada na forma que dignifique a função
pública.
d) ao funcionário é proibido empregar material particular no serviço público.
e) ao funcionário é proibido tratar com urbanidade os companheiros de serviço e as partes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/79377
VUNESP - OJ (TJ SP)/TJ SP/2009
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
Conforme o Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, ao funcionário é proibido
a) guardar sigilo sobre os assuntos da repartição e, especialmente, sobre despachos, decisões ou
providências.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/332158
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78734
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/79377
43) 
44) 
45) 
b) fazer qualquer tipo de referência em informação, parecer ou despacho, ou pela imprensa, ou
qualquer meio de divulgação, às autoridades constituídas e aos atos da Administração.
c) servir de intermediário perante qualquer repartição pública para tratar de interesse de cônjuge ou
parente até segundo grau.
d) promover ou subscrever listas de donativos dentro da repartição.
e) ser acionista, quotista ou comanditário de sociedades comerciais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/79059
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2006
Direito Administrativo - Dos Deveres e das Proibições (arts. 241 a 244 da Lei nº
10.261/1968)
Ao funcionário público é proibido
a) retirar documento ou objeto da repartição, em qualquer hipótese.
b) fazer contratos de natureza comercial e industrial com o Governo, por si, ou como representante
de outrem.
c) participar da gerência ou administração de sociedades comerciais, mesmo que estas não
mantenham relações comerciais ou administrativas com o Governo do Estado.
d) constituir-se procurador de partes ou servir de intermediário perante qualquer repartição pública,
mesmo quando se tratar de interesse de cônjuge ou parente.
e) aceitar, em qualquer hipótese, representação de Estado estrangeiro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2377060
FGV - AnaP MPE SP/MPE SP/Assistente Social/2023
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
Em setembro de 2022, Cristina, servidora pública estável, ocupante de cargo efetivo do Estado de
São Paulo, no exercício de suas atribuições, culposamente, ocasionou lesão a bens do mencionado ente
federativo que estavam sob sua guarda.
Considerando o disposto na lei de improbidade administrativa e no regime jurídico dos servidores
públicos do Estado de São Paulo é correto afirmar que Cristina
a) praticou ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário.
b) praticou ato de improbidade que atenta contra os princípios da Administração Pública.
c) não pode ser responsabilizada pelos prejuízos causados à Fazenda Estadual.
d) é responsável pelos prejuízos causados e será obrigada a repor, de uma só vez, a importância
apurada.
e) é responsável pelos prejuízos causados, sendo que eventual desconto em sua remuneração não
pode exceder a décima parte do valor desta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/781933
VUNESP - ContJ (TJ SP)/TJ SP/2019
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
Conforme disciplinado na Lei nº 10.261/68, o funcionário é responsável por todos os prejuízos que,
nessa qualidade, causar à Fazenda Estadual, por dolo ou culpa, devidamente apurados.
 
Com relação ao tema, assinale a alternativa correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/79059
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2377060
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/781933
46) 
47) 
a) Será responsabilizado o funcionário que delegar a pessoas estranhas às repartições o desempenho
de encargos que lhe competirem, sem exceções.
b) A responsabilidade administrativa exime o funcionário da responsabilidade civil ou criminal, pois
estas são dependentes.
c) Caracteriza-se especialmente a responsabilidade pela falta ou inexatidão das necessárias
averbações nas notas de despacho, guias e outros documentos da receita, ou que tenham com eles
relação.
d) A importância da indenização deverá ser descontada da remuneração do funcionário, não
excedendo o desconto de 20% (vinte por cento) do valor bruto.
e) Nos casos em que o funcionário é obrigado a repor a importância do prejuízo causado para
indenizar a Fazenda Estadual, ser-lhe-á facultado optar pela forma de reposição com o devido
desconto em seus vencimentos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/830712
VUNESP - MJ (TJ SP)/TJ SP/2019
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
O funcionário é responsável por todos os prejuízos que, nessa qualidade, causar à Fazenda Estadual,
por dolo ou culpa, devidamente apurados. Conforme disciplinado na Lei nº 10.261/68, caracteriza-se
especialmente a responsabilidade quando o funcionário
a) valer-se de sua qualidade para desempenhar atividade estranha às suas funções para lograr
qualquer proveito.
b) retirar, sem prévia permissão da autoridade competente, qualquer documento ou objeto existente
na repartição.
c) fundar sindicatos de funcionários ou dele fazer parte.
d) cometer faltas, danos, avarias e quaisquer outros prejuízos que sofrerem os bens e os materiais
sob a sua guarda, ou sujeitos a seu exame ou fiscalização.
e) incitar greves ou a elas aderir.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1042789
VUNESP - AuxP MPE SP/MPE SP/Administrativo/2019
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
Assinale a alternativa correta sobre a responsabilidade do funcionário público estadual, conformeprevisto na Lei nº 10.261/1968.
a) Nos casos de indenização à Fazenda Estadual, o funcionário será obrigado a repor a importância
do prejuízo causado em virtude de omissão em efetuar recolhimento ou entrada nos prazos legais,
podendo fazê-lo de forma parcelada.
b) O funcionário que adquirir materiais em desacordo com disposições legais e regulamentares, será
responsabilizado pelo respectivo custo, não sendo possível, porém, se proceder a desconto no seu
vencimento ou remuneração.
c) A pena de repreensão e a de suspensão, no caso de reincidência, devem ser aplicadas nas
hipóteses em que houve má-fé em erro de cálculo ou redução contra a Fazenda Estadual.
d) Caracteriza-se especialmente a responsabilidade do funcionário pelas faltas, danos, avarias e
quaisquer outros prejuízos que sofrerem os bens e os materiais da repartição, ainda que não estejam
sob sua guarda nem sujeitos à sua fiscalização.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/830712
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1042789
48) 
49) 
e) O funcionário é responsável por todos os prejuízos que, nessa qualidade, causar à Fazenda
Estadual, por dolo ou culpa, devidamente apurados, dentre os quais está a sonegação de valores e
objetos confiados à sua guarda ou responsabilidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1042790
VUNESP - AuxP MPE SP/MPE SP/Administrativo/2019
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
Sobre a responsabilidade administrativa do funcionário público estadual, prevista na Lei nº
10.261/1968, assinale a alternativa correta.
a) A responsabilidade administrativa exime o funcionário da responsabilidade civil ou criminal que no
caso couber.
b) Não será responsabilizado o funcionário que, fora dos casos expressamente previstos nas leis,
regulamentos ou regimentos, cometer a pessoas estranhas às repartições o desempenho de encargos
que lhe competirem ou aos seus subordinados.
c) O processo administrativo só poderá ser sobrestado para aguardar decisão judicial por despacho
motivado da autoridade competente para aplicar a pena.
d) O servidor absolvido pela Justiça será reintegrado ao serviço público, no cargo que ocupava, mas
com vencimentos reduzidos.
e) A responsabilidade administrativa é vinculada à responsabilidade civil e à criminal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/603141
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2018
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
Arceus Cipriano foi processado criminalmente sob a acusação de cometimento de crime contra a
administração pública e pelos mesmos fatos também foi demitido do cargo público que ocupava.
Contudo, na seara criminal, logrou êxito em comprovar que não foi o autor dos fatos, tendo sido
absolvido por esse fundamento, na instância criminal. Diante disso, assinale a alternativa correta, nos
termos do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo.
a) Arceus terá direito à reintegração ao serviço público, no cargo que ocupava e com todos os
direitos e vantagens devidas, mediante simples comprovação do trânsito em julgado da decisão
absolutória no juízo criminal.
b) Como a responsabilidade administrativa é independente da civil e da criminal, a absolvição de
Arceus Cipriano na justiça criminal em nada altera decisão proferida na esfera administrativa.
c) A demissão é nula porque a Administração Pública não deveria ter processado
administrativamente Arceus e proferido decisão demissória antes do trânsito em julgado da sentença
no processo criminal.
d) Arceus poderá pedir o desarquivamento e a revisão da decisão administrativa que o demitiu,
utilizando como documento novo a sentença absolutória proferida no processo criminal.
e) Se a absolvição criminal ocorreu depois do prazo de interposição do recurso da decisão demissória
proferida no processo administrativo, não será possível Arceus valer-se da sentença criminal para
buscar a anulação da demissão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/630709
VUNESP - Proc (PGE SP)/PGE SP/2018
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1042790
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/603141
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/630709
50) 
51) 
52) 
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
Com a notícia de que determinado servidor titular de cargo efetivo solicitara vantagem indevida em
razão de sua função, a Administração Pública instaurou apuração preliminar com o fito de colher
elementos acerca da autoria e da materialidade de eventual falta funcional. Antes mesmo de a apuração
preliminar ser concluída, sentença penal que condenou o servidor pelo crime de corrupção passiva, sem
declaração de perda do cargo, alcançou o trânsito em julgado. Diante disso, é possível afirmar que a
condenação na esfera criminal:
a) repercute imediata e automaticamente no âmbito disciplinar, de forma que a autoridade
administrativa deverá declarar a perda do cargo público e reconhecer a caracterização da falta
funcional.
b) repercutirá no âmbito disciplinar, mas a aplicação de pena funcional depende da prévia
instauração de procedimento administrativo disciplinar em que seja apurado o ilícito e garantida
ampla defesa ao servidor.
c) não repercutirá na seara administrativa se não houver determinação expressa nesse sentido no
corpo do julgado. No silêncio da decisão judicial, a apuração preliminar deve seguir seu curso normal
e, na hipótese de instauração de processo administrativo disciplinar, a autoridade administrativa
poderá, inclusive, concluir pela não caracterização do ilícito funcional.
d) implica reconhecimento automático da prática de infração disciplinar e, nesse caso, o princípio da
economia processual autoriza que a condenação administrativa se dê no bojo da apuração preliminar,
desde que assegurada ampla defesa.
e) não repercute na esfera administrativa, de modo que a apuração preliminar deve seguir seu curso
normal e, na hipótese de instauração de processo administrativo disciplinar, a autoridade
administrativa poderá, motivadamente, concluir pela não caracterização da falta funcional e absolver
o servidor.
www.tecconcursos.com.br/questoes/651477
VUNESP - Sold (PM SP)/PM SP/2ª Classe/2018
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
Se um agente público do Estado de São Paulo adquire materiais em desacordo com as disposições
legais e regulamentares, o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado prevê que esse agente
será responsabilizado
a) pelo respectivo custo gerado, sem prejuízo das penalidades disciplinares cabíveis, podendo-se
proceder ao desconto no seu vencimento ou remuneração.
b) administrativamente, cabendo-lhe a pena disciplinar cabível, mas não lhe será imputado o
respectivo custo gerado.
c) pelo respectivo custo gerado, mas não será objeto de penalidades disciplinares, nem poderá o
valor correspondente ser descontado de seu vencimento ou remuneração.
d) administrativamente, sendo comunicado o fato às autoridades policiais, mas não lhe será imposta
pena disciplinar nem o pagamento do respectivo custo gerado.
e) pelo respectivo custo gerado, sem prejuízo das penalidades disciplinares cabíveis, mas não poderá
ser efetuado desconto no seu vencimento ou remuneração.
www.tecconcursos.com.br/questoes/823039
VUNESP - Alun Of (PM SP)/PM SP/2018
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
Segundo o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo (Lei nº 10.261/68), o
funcionário que adquirir materiais em desacordo com as disposições legais e regulamentares
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/651477
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/823039
53) 
54) 
a) deverá indenizar o erário até o limite de seus vencimentos anuais, e será responsabilizado civil e
criminalmente pelos seus atos.
b) restituirá em dobro o valor dos prejuízos causados ao poder público, e responderá processo
administrativo disciplinar, podendo sofrer a pena dedemissão do serviço público.
c) responderá pelos seus atos somente se houve efetivo prejuízo aos cofres públicos, devendo sua
eventual responsabilidade ser apurada em processo criminal.
d) terá que justificar a compra perante seu superior hierárquico, que poderá isentá-lo de pena se
entender que o funcionário não agiu com dolo ou culpa.
e) será responsabilizado pelo respectivo gasto, sem prejuízo das penalidades disciplinares cabíveis,
podendo-se proceder ao desconto no seu vencimento ou remuneração
www.tecconcursos.com.br/questoes/927332
MS CONCURSOS - Ana Admin (SAP SP)/SAP SP/2018
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
“Artigo 246 - O funcionário que adquirir materiais em desacordo com disposições legais e
regulamentares será responsabilizado pelo respectivo custo, sem prejuízo das penalidades disciplinares
cabíveis, podendo-se proceder .”
Qual alternativa preenche a lacuna de modo correto?
a) ao desconto no seu vencimento ou remuneração
b) com a repreensão verbal
c) à demissão sem justa causa
d) à suspensão
e) à advertência escrita
www.tecconcursos.com.br/questoes/927334
MS CONCURSOS - Ana Admin (SAP SP)/SAP SP/2018
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
Acerca das responsabilidades do funcionário, julgue as afirmativas com C (certo) ou E (errado) e
assinale a alternativa correta.
( ) Nos casos de indenização à Fazenda Estadual, o funcionário será obrigado a repor, de uma só
vez, a importância do prejuízo causado em virtude de alcance, desfalque, remissão ou omissão em
efetuar recolhimento ou entrada nos prazos legais.
( ) A responsabilidade administrativa não exime o funcionário da responsabilidade civil que no caso
couber.
( ) A responsabilidade administrativa não exime o funcionário da responsabilidade criminal que no
caso couber.
a) C – C – C
b) E – C – E
c) C – E – C
d) C – C – E
e) E – E – C
www.tecconcursos.com.br/questoes/937938
MS CONCURSOS - Of Admin (SAP SP)/SAP SP/2018
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/927332
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/927334
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/937938
55) 
56) 
57) 
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
À luz da Lei nº 10.261 – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado, responda à questão
seguinte.
 
O funcionário é responsável por todos os prejuízos que, nessa qualidade, causar à Fazenda Estadual, por
dolo ou culpa, devidamente apurados. Caracteriza-se especialmente a responsabilidade:
I - Pela sonegação de valores e objetos confiados à sua guarda ou responsabilidade, ou por não
prestar contas, ou por não as tomar, na forma e no prazo estabelecidos nas leis, regulamentos,
regimentos, instruções e ordens de serviço.
II - Pelas faltas, danos, avarias e quaisquer outros prejuízos que sofrerem os bens e os materiais
sob sua guarda, ou sujeitos a seu exame ou fiscalização.
III - Pela falta ou inexatidão das necessárias averbações nas notas de despacho, guias e outros
documentos da receita, ou que tenham com eles relação.
IV - Por qualquer erro de cálculo ou redução contra a Fazenda Estadual.
É correto afirmar que:
a) Todos os itens são corretos.
b) Apenas o item IV está incorreto.
c) Somente III e IV são corretos.
d) Os únicos itens corretos são I, II e IV.
e) Somente II está incorreto.
www.tecconcursos.com.br/questoes/491728
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2017
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
Considere a seguinte situação hipotética: Funcionário público comete erro de cálculo, o que leva ao
recolhimento de valor menor do que o devido para a Fazenda Pública Estadual. A responsabilização
prescrita pelo Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, nesse caso, determina
que
a) seja o caso remetido aos juízos civil e criminal, aguardando a resolução de ambos para decidir
acerca da conduta administrativa cabível.
b) não tendo havido má-fé, seja aplicada a pena de repreensão e, na reincidência, a de suspensão.
c) haja instauração de processo administrativo disciplinar e, comprovado o prejuízo, seja aplicada a
pena de demissão, independentemente de ter agido o funcionário com má-fé ou não.
d) o valor do prejuízo seja apurado e descontado do vencimento ou remuneração mensal, não
excedendo o desconto a 30% (trinta por cento) do valor desses.
e) o funcionário seja obrigado a repor, de uma só vez, a importância do prejuízo causado, sem
prejuízo das sanções penais cabíveis.
www.tecconcursos.com.br/questoes/578185
VUNESP - CUP (SEPOG SP)/SEPOG SP/Controle e Auditoria/2017
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
Leia o texto.
 
SUS joga fora R$ 16 milhões em medicamentos de alto custo
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/491728
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/578185
58) 
59) 
60) 
Auditoria encontrou remédios de alto custo sendo descartados em 11 estados do país; produtos foram
armazenados incorretamente ou perderam a validade.
(BBC Brasil. 28.08.2017)
 
Assinale a alternativa que corretamente expressa as responsabilidades a que estão sujeitos os
funcionários públicos envolvidos, enquanto gestores, nesse tipo de situação.
a) Responsabilidades administrativa, civil, criminal ou penal.
b) Responsabilidades de gestão, de zelo do patrimônio público e criminal ou penal.
c) Responsabilidades de agentes públicos, civil e administrativa.
d) Responsabilidades de gestão, eficiência, eficácia e efetividade.
e) Responsabilidades administrativa, de gestão, de zelo do patrimônio público e criminal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/277118
VUNESP - Estat (TJ SP)/TJ SP/Judiciário/2015
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
Sobre a responsabilidade dos funcionários públicos, é correto afirmar, nos moldes da Lei nº
10.261/68, que
a) o funcionário é responsável por todos os prejuízos que, nessa qualidade, causar à Fazenda
Estadual, independentemente de dolo ou culpa, devidamente apurados.
b) a responsabilidade administrativa exime o funcionário da responsabilidade civil.
c) a responsabilidade administrativa do funcionário depende da criminal e da civil.
d) o funcionário que for absolvido pela justiça em processo criminal, por qualquer motivo, não
responderá civil e administrativamente pelo mesmo fato.
e) o processo administrativo só poderá ser sobrestado para aguardar decisão judicial por despacho
motivado da autoridade competente para aplicar a pena.
www.tecconcursos.com.br/questoes/126785
FCC - ODP (DPE SP)/DPE SP/2013
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
Joana, servidora pública civil do Estado de São Paulo, desprovida de má-fé, cometeu erro de cálculo
contra a Fazenda Estadual. Nos termos da Lei Estadual nº 10.261/68 (Estatuto dos Funcionários Públicos
Civis do Estado de São Paulo), a conduta praticada por Joana ensejará pena de
a) censura e, na reincidência, a de multa.
b) suspensão e, na reincidência, a de repreensão.
c) suspensão e, na reincidência, a de demissão.
d) advertência e, na reincidência, a de demissão.
e) repreensão e, na reincidência, a de suspensão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/156414
FCC - DP SP/DPE SP/2013
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
Funcionário público estadual, encarregado de receber valores referentes a pagamento de honorários
advocatícios em favor do Estado, dá como quitado pagamento de honorários que, posteriormente,
verifica-se que estavam a menor. Nesta hipótese e considerando o previsto no Estatuto dos Funcionários
Públicos Civis do Estado de São Paulo,
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/277118
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/126785
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/156414
61) 
62) 
a) poderá ser administrativamente processado em até 10 anos.b) poderá sofrer penalidade de demissão após a conclusão de sindicância.
c) o funcionário terá o prejuízo descontado integralmente de seu salário.
d) o funcionário somente será responsabilizado se não for possível cobrar do devedor original.
e) terá como sanção cabível apenas a suspensão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/23643
FCC - Proc (MP TCE-SP)/TCE SP/2011
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
A responsabilização do servidor público pode se dar no âmbito civil, penal e administrativo. Em
relação a referida responsabilização, é correto afirmar:
a) O ilícito administrativo é dotado da mesma tipicidade do ilícito penal, uma vez que demanda
expressa previsão legal da conduta punível para sua caracterização.
b) A caracterização do ilícito penal demanda a comprovação da existência de dolo ou culpa, enquanto
na esfera civil se admite a responsabilização objetiva do servidor.
c) A caracterização do ilícito civil prescinde da comprovação do nexo de causalidade entre a ação ou
omissão do servidor e o dano verificado.
d) Uma mesma conduta do servidor público pode configurar ilícito administrativo e ilícito penal, mas o
processo administrativo disciplinar somente se inicia após a conclusão do processo crime, caso tenha
restado comprovada a autoria.
e) A caracterização do ilícito administrativo prescinde da comprovação da tipicidade do ilícito penal,
porque o fato punível na esfera administrativa pode não constituir crime.
www.tecconcursos.com.br/questoes/79879
VUNESP - ETJ (TJM SP)/TJM SP/2011
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
Das responsabilidades dos funcionários públicos, pode-se afirmar que
 
I. a responsabilidade administrativa exime o funcionário da responsabilidade civil que no caso
couber;
II. nos casos de indenização à Fazenda Estadual, o funcionário será obrigado a repor, de forma
parcelada, a importância do prejuízo causado em virtude do desfalque;
III. o funcionário que adquirir materiais em desacordo com disposições legais e regulamentares será
responsabilizado pelo respectivo custo, sem prejuízo das penalidades disciplinares cabíveis, podendo-
se proceder ao desconto no seu vencimento ou remuneração;
IV. o processo administrativo só poderá ser sobrestado para aguardar decisão judicial por despacho
motivado da autoridade competente para aplicar a pena.
Está correto o contido em
a) I e II, apenas.
b) III e IV, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/208529
VUNESP - Of Admin (SAP SP)/SAP SP/2011
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/23643
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/79879
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/208529
63) 
64) 
65) 
66) 
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
Assinale a alternativa correta sobre as responsabilidades do funcionário público.
a) O funcionário é responsável por todos os prejuízos que causar à Fazenda Estadual, quando agir na
qualidade de cidadão, exclusivamente na hipótese de dolo, devidamente apurado.
b) O funcionário que adquirir materiais em desacordo com as disposições legais e regulamentares
será responsabilizado pelo respectivo custo, com prejuízo das penalidades cabíveis e descontos no
seu vencimento.
c) Não será responsabilizado o funcionário que, fora dos casos expressamente previstos nas leis,
atribuir a pessoas estranhas às repartições, o desempenho de seus trabalhos ou de trabalhos de seus
subordinados.
d) A responsabilidade administrativa exime o funcionário da responsabilidade civil ou criminal, bem
como ao pagamento da indenização a que ficar obrigado.
e) Caracteriza-se especialmente a responsabilidade pela falta ou inexatidão das necessárias
averbações nas notas de despacho, guias e outros documentos da receita, ou que tenham com eles
relação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/78030
FCC - Aux Tec Fis (TCE-SP)/TCE SP/"Sem Área"/2010
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
O funcionário é responsável por todos os prejuízos que, nessa qualidade, causar à Fazenda Estadual,
por dolo ou culpa, devidamente apurados, caracterizando, dentre outras hipóteses, a responsabilidade
por qualquer erro de cálculo ou redução contra a Fazenda Estadual. Neste caso, não tendo havido má-fé,
será aplicada a pena de
a) repreensão e, na reincidência, a de demissão.
b) suspensão e, na reincidência, a de demissão.
c) repreensão e, na reincidência, a de suspensão.
d) demissão.
e) multa pecuniária cumulada com repreensão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/78735
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2010
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
Nos casos de indenização à Fazenda Estadual, o funcionário será obrigado a repor a importância do
prejuízo causado em virtude de alcance, desfalque, remissão ou omissão em efetuar recolhimento ou
entrada nos prazos legais. Nessas hipóteses, o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São
Paulo dispõe que a reposição do valor devido
a) deve ser feita de uma só vez.
b) pode ser feita em até cinco vezes.
c) poderá ser descontada do vencimento ou remuneração, não excedendo o desconto à décima parte
do valor destes.
d) poderá ser parcelada em até dez vezes.
e) deve ser recolhida no prazo de até trinta dias, contados da decisão final do processo administrativo
que apurou o valor da dívida.
www.tecconcursos.com.br/questoes/78736
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2010
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
A responsabilidade administrativa do funcionário público
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78030
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78735
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78736
67) 
68) 
69) 
a) exime a sua responsabilidade civil.
b) exime a sua responsabilidade criminal.
c) exime o pagamento de indenização por parte do funcionário.
d) depende da responsabilidade criminal.
e) é independente da civil e da criminal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/156461
FCC - ODP (DPE SP)/DPE SP/2008
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
Determinado funcionário público decidiu por utilizar, no fim de semana, em sua casa, a impressora
que lhe foi disponibilizada para o exercício de suas atribuições na repartição pública. Em uma das vezes
em que transportava o equipamento, este resultou danificado. Nesta situação, o funcionário
a) deverá arcar com o prejuízo material em razão de sua conduta culposa, sem prejuízo de possível
punição disciplinar.
b) poderá arcar com o prejuízo material somente se for comprovado que teve intenção de danificar o
equipamento.
c) poderá ser responsabilizado pelo prejuízo material, este que, se ressarcido, inibe a punição
disciplinar.
d) deverá responder a processo disciplinar, somente ao fim do qual se decidirá pela necessidade ou
não de ressarcimento material.
e) não deverá arcar com o prejuízo material, uma vez que o equipamento lhe havia sido
disponibilizado com exclusividade, o que afasta a possibilidade de responsabilização.
www.tecconcursos.com.br/questoes/78911
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2007
Direito Administrativo - Das Responsabilidades (arts. 245 a 250 da Lei nº 10.261/1968)
Um funcionário público causa prejuízo pecuniário à Fazenda Estadual em razão de erro de cálculo no
exercício de suas funções. Com base no Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, o
funcionário em questão
a) tem responsabilidade objetiva pelos prejuízos devidamente apurados, podendo responder
criminalmente se agiu de má-fé.
b) deverá restituir ao Estado a quantia do prejuízo causado, mas a Lei n.º 10.261/68 não permite que
tal importância seja descontada do seu vencimento ou remuneração.
c) estará sujeito à pena de repreensão, mas, se for reincidente, deverá ser demitido a bem do serviço
público.
d) somente poderá ser responsabilizado administrativamenteapós decisão judicial, que deverá decidir
se houve má-fé do funcionário.
e) estará sujeito, se não agiu de má-fé, à pena de repreensão e, na reincidência, à de suspensão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2804495
VUNESP - ASJ (TJ SP)/TJ SP/2024
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Considere que Felipe, servidor público do Estado de São Paulo, é o responsável por analisar os
documentos apresentados pelos interessados a participar de licitações no âmbito da Secretaria X, e, na
última sexta-feira, solicitou um champanhe de, aproximadamente, mil reais de João para que ele fosse
considerado apto a participar de um determinado processo licitatório. Com base na situação hipotética e
no disposto no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, é correto afirmar que
Felipe
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/156461
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78911
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2804495
70) 
71) 
a) será apenado com pena de demissão a bem do serviço público, e o ato que demitir o funcionário
mencionará sempre a disposição legal em que se fundamenta.
b) praticou uma conduta sujeita exclusivamente às penas de suspensão e multa, uma vez que não
solicitou propinas, mas apenas um presente.
c) não cometeu uma infração funcional, pois apenas solicitou um presente, não exigiu e nem
ameaçou João.
d) cometeu um ato sujeito à pena de demissão a bem do serviço público, e tal penalidade prescreve
em 03 anos, a contar do dia em que o superior hierárquico tomar conhecimento da falta.
e) praticou uma conduta sujeita exclusivamente às penas de repreensão e de multa, na medida em
que ele solicitou um presente que custa menos de um salário mínimo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2376088
FGV - Of Prom (MPE SP)/MPE SP/2023
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Ana, regularmente investida em cargo efetivo de servidor público do Ministério Público do Estado de
São Paulo, praticou, no exercício de suas atribuições, falta funcional grave, mas que não configura
hipótese de demissão.
Com relação à responsabilização administrativa de Ana, após o regular processo administrativo disciplinar,
considerando o disposto no regime jurídico dos servidores do Estado de São Paulo, é correto afirmar
que
a) Ana deverá ser repreendida, por escrito, diante da natureza e gravidade de sua conduta.
b) Ana se sujeitará à pena de suspensão, que não pode exceder o prazo de 90 (noventa) dias.
c) caso Ana venha a ser suspensa, não perderá nenhuma vantagem ou direito decorrente do exercício
do cargo.
d) a pena de suspensão aplicável a Ana não pode ser convertida em qualquer outra penalidade.
e) a penalidade de suspensão cabível para Ana poderá ser convertida em multa, ficando ela
desobrigada de permanecer no serviço.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2376091
FGV - Of Prom (MPE SP)/MPE SP/2023
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Em decorrência de violação de dever funcional no exercício de suas atribuições enquanto servidor
ocupante de cargo efetivo do Ministério Público do Estado de São Paulo, foi instaurado processo
administrativo disciplinar em desfavor de Gilson, sendo certo que: (i) a única falta por ele cometida, que
não é crime, ocorreu há quatro anos; (ii) o processo administrativo foi instaurado três anos após a
conduta para apuração de penalidade passível de demissão; (iii) a infração foi desclassificada e, ao final,
a ele foi aplicada a sanção de repreensão.
Considerando as regras constantes da Lei nº 10.261/1968 do Estado de São Paulo, é correto afirmar que
a pretensão de punibilidade na esfera administrativa pela conduta de Gilson
a) está prescrita, diante da desclassificação da infração para repreensão, que se submete ao prazo de
dois anos.
b) não está prescrita, considerando que a instauração do processo administrativo é causa interruptiva
e ocorreu em momento oportuno.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2376088
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2376091
72) 
73) 
c) não está prescrita, na medida em que não transcorreu o prazo de dez anos aplicável à demissão.
d) não está prescrita, porque não se exauriu o prazo de cinco anos aplicável à demissão.
e) há necessidade de verificação de eventual prazo na lei penal para se concluir acerca da prescrição.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2376093
FGV - Of Prom (MPE SP)/MPE SP/2023
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Victor, dolosamente, na qualidade de servidor público estável, ocupante de cargo efetivo do Estado
de São Paulo, praticou ato definido em lei como de improbidade administrativa.
Ao tomar conhecimento de que a informação acerca de tal conduta chegou às autoridades
administrativas competentes, Victor está receoso quanto à possibilidade de aplicação de sanção
disciplinar, após o regular processo administrativo.
Considerando o disposto no regime jurídico dos servidores do Estado de São Paulo, é correto afirmar que
a conduta de Victor
a) não está sujeita a sanção disciplinar.
b) enseja a penalidade de repreensão.
c) enseja a penalidade de suspensão por 30 dias.
d) enseja a penalidade de suspensão por 90 dias.
e) enseja a penalidade de demissão a bem do serviço público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2377063
FGV - AnaP MPE SP/MPE SP/Assistente Social/2023
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Jaílson é servidor ocupante de cargo de Analista da Promotoria do Ministério Público do Estado de
São Paulo e, por iniciativa própria, decidiu que merecia alguns dias de folga ao longo do mês,
considerando a alta produtividade que vinha apresentando no exercício de suas atribuições.
Em razão disso, ele passou a faltar às sextas-feiras e nas segundas subsequentes, em semanas
alternadas, momentos em que deveria estar trabalhando, sem comunicar à autoridade superior ou
apresentar qualquer outra causa justificável.
Diante da situação descrita, à luz do regime jurídico dos servidores do Estado de São Paulo, é correto
afirmar que
a) Jaílson colocou em prática garantia assegurada aos servidores ocupantes de cargo efetivo, na
medida em que sua alta produtividade lhe confere direito subjetivo a faltas eventuais, sem outra
causa justificável.
b) a conduta de Jaílson de se ausentar repetidas vezes caracteriza inassiduidade, violação de dever
funcional que dá ensejo à penalidade de demissão a bem do serviço público, após respeitado o
regular processo administrativo disciplinar.
c) Jaílson não se ausentará do serviço por mais de quinze dias consecutivos, de modo que sua
conduta não pode ensejar a caracterização de inassiduidade, mas está sujeita à configuração de falta
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2376093
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2377063
74) 
75) 
76) 
grave, que enseja penalidade de suspensão.
d) considerando que Jaílson vem se ausentando do serviço às sextas e segundas subsequentes,
devem ser computados os sábados e domingos, para fins de caracterização de inassiduidade do
servidor.
e) caso Jaílson venha a se ausentar por mais de vinte dias úteis intercalados, durante um ano, sem a
apresentação de causa justificável, ele poderá ser demitido, após o regular processo administrativo
disciplinar, independentemente de sua produtividade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2472210
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2023
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
A respeito das penas disciplinares, de acordo com a Lei no 10.261/68, é correto afirmar que
a) o inativo, por não possuir vínculo estatutário, não está sujeito a penas disciplinares.
b) a pena de repreensão poderá ser aplicada oralmente, nos casos de indisciplina ou falta no
cumprimento dos deveres do servidor público.
c) a pena de suspensão não excederáo prazo de 120 (cento e vinte) dias.
d) o funcionário suspenso perderá metade de suas vantagens decorrentes do exercício do cargo.
e) será aplicada a pena de demissão a bem do serviço público ao funcionário que praticar
insubordinação grave.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2472212
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2023
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Considere que Mário é oficial administrativo e trabalha no atendimento ao público. Certo dia, após
uma longa discussão com João, seu antigo desafeto, Mário o agride fisicamente no local de trabalho e
durante o horário de expediente.
 
Com base na situação hipotética e no disposto na Lei no 10.261/68, é correto afirmar que Mário
a) estará sujeito à pena de repreensão ou multa, caso o ato tenha provocado lesões de natureza
leve.
b) estará sujeito à pena de demissão e a prescrição da pretensão punitiva da Administração se
contará a partir do momento em que o ato for descoberto pelo seu superior hierárquico.
c) deverá ser demitido a bem do serviço público, salvo se tiver praticado o ato em legítima defesa.
d) deverá ser suspenso e a penalidade será aplicada pelo seu superior hierárquico imediato.
e) somente será demitido por se tratar de ofensa física, já que a prática de ofensas morais importa a
aplicação da pena de suspensão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2488955
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2023
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Considere que João é servidor público vinculado ao Tribunal de Justiça de São Paulo e praticou
conduta considerada como abuso de poder e que também é definida em lei como de improbidade,
durante o horário de expediente forense e nas dependências de uma Vara Cível. Maria é advogada e
presenciou a cena em que o ilícito foi cometido. Diante da situação hipotética e com base na Lei nº
10.261/68, é correto afirmar que
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2472210
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2472212
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2488955
77) 
78) 
a) caso o ato tenha sido presenciado por outro servidor público, a este é conferida a faculdade de
representar ao seu superior hierárquico, no prazo de 15 dias.
b) João deverá ser suspenso por prazo não superior a 90 dias e ser-lhe-á facultado ser representado
por advogado no processo disciplinar.
c) caso seja aplicada pena disciplinar de suspensão, João terá o prazo de 15 dias para interpor
recurso.
d) Maria, como qualquer pessoa, poderá representar João, e a ele deverá ser aplicada a pena de
demissão a bem do serviço público.
e) a Maria é assegurado, por ser advogada, o direito de representar contra a ilegalidade, e a pena
aplicável ao caso se sujeita ao prazo de prescrição de 2 anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2488956
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2023
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
A respeito da extinção da punibilidade da pena disciplinar pela prescrição, com base na Lei no
10.261/68, assinale a alternativa correta.
a) A prescrição começa a correr, nas faltas continuadas ou permanentes, do dia em que tenha se
iniciado a continuação ou permanência.
b) O lapso prescricional corresponde, na hipótese de desclassificação, ao da pena efetivamente
aplicada.
c) A prescrição é interrompida durante o prazo estabelecido para o cumprimento do Termo de
Ajustamento de Conduta.
d) A extinção da punibilidade pela prescrição não autoriza a autoridade julgadora a determinar o
registro do fato nos assentamentos individuais do servidor.
e) É causa de suspensão do prazo prescricional a expedição da portaria que instaura processo
disciplinar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2624779
VUNESP - ETJ (TJM SP)/TJM SP/2023
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Chegou ao conhecimento do Diretor de Departamento de Secretaria Estadual que Josué, seu
subordinado e servidor público efetivo do Estado de São Paulo, está “faltando com o cumprimento dos
deveres”, suficientemente caracterizada a infração e definida a autoria.
 
Josué conta com 6 anos de efetivo exercício, nunca sofreu penalidade disciplinar, nunca celebrou Termo
de ajustamento de conduta, não possui sindicância ou processo disciplinar em curso e não causou
qualquer prejuízo ao Erário Público. Diante do caso hipotético, é correto afirmar, de acordo com a lei
10261/68, Estatuto dos servidores públicos civis do Estado de São Paulo, que:
a) Josué poderá estar sujeito, em virtude de sua conduta, à pena de repreensão e o Diretor de
Departamento é a autoridade competente para a aplicação da penalidade.
b) é obrigatória a instauração de apuração preliminar, sendo vedadas a instauração direta de
sindicância e a formulação de proposta de autocomposição.
c) Josué poderá estar sujeito, em decorrência de sua conduta, à pena máxima de suspensão.
d) é incabível, no caso, a celebração de termo de ajustamento de conduta.
e) é obrigatória a instauração de processo administrativo disciplinar, sendo o Diretor de
Departamento competente para a homologação de termo de ajustamento de conduta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2488956
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2624779
79) 
80) 
81) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2090627
VUNESP - PsiJ (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
A Lei Estadual no 10.261/68 disciplina as penalidades a serem aplicadas aos Funcionários Públicos
Civis do Estado de São Paulo, quando do cometimento de faltas disciplinares, considerando-se a natureza
e a gravidade da infração, bem como os danos que delas provierem para o serviço público.
 
Assinale a alternativa que, corretamente, aponta uma falta disciplinar punível com a pena de demissão.
a) Lesar o patrimônio ou os cofres públicos.
b) Inassiduidade.
c) Praticar insubordinação grave.
d) Praticar ato definido em lei como improbidade.
e) Exercer advocacia administrativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2091344
VUNESP - ASJ (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
A Lei Estadual no 10.261/68 dispõe que será aplicada a pena de cassação de aposentadoria ou
disponibilidade, se ficar provado que o inativo
a) apresentava vício de jogos proibidos.
b) praticou ato definido em lei como de improbidade.
c) exerceu a advocacia administrativa.
d) praticou ato definido como crime hediondo ou tráfico ilícito de entorpecentes.
e) aceitou ilegalmente cargo ou função pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1766553
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2021
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Medéia, funcionária pública estadual, praticou, quando em atividade, falta grave para a qual é
cominada a pena de demissão prevista no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São
Paulo. Porém, a portaria que instaurou o respectivo processo administrativo para apuração da infração foi
publicada somente dois anos após Medéia ter se aposentado do serviço público.
 
Nessa situação hipotética, considerando, ainda, o fato de que a falta cometida ocorreu um ano antes de
sua aposentadoria, é correto afirmar que Medéia
a) poderá ter sua aposentadoria cassada, uma vez que a inatividade não impede a aplicação da
sanção e não se operou a prescrição nesse caso.
b) deverá retornar ao serviço público, para trabalhar pelo mesmo período que ficou aposentada,
devendo pagar multa de até 5 vezes o valor dos seus proventos mensais.
c) estaria sujeita à pena de cassação de sua aposentadoria, mas a portaria foi instaurada
intempestivamente, tendo ocorrido a prescrição da pena.
d) não mais poderá ser punida em razão de ter se aposentado, independentemente da data da
portaria que instaurou o processo administrativo.
e) estará sujeita apenas às penas de multae ressarcimento aos cofres públicos dos valores recebidos
durante todo o período da sua aposentadoria.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2090627
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2091344
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1766553
82) 
83) 
84) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/781937
VUNESP - ContJ (TJ SP)/TJ SP/2019
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Mário, que ocupava o cargo de contador no Tribunal de Justiça de São Paulo, está aposentado por
tempo de serviço há 18 (dezoito) meses. No início do ano de 2018, foi instaurado um processo
administrativo no qual foi apurado que ele, durante o período de atividade, aceitou ilegalmente outra
função pública. De acordo com o que disciplina a Lei nº 10.261/68, a pena a ser aplicada a Mário será
a) suspensão do pagamento dos proventos relativos à aposentadoria, por até 6 (seis) meses.
b) cassação da aposentadoria.
c) suspensão da aposentadoria e aplicada a pena de demissão.
d) multa no valor total da remuneração que recebeu em razão da função ilegal.
e) suspensão da aposentadoria e colocado em disponibilidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/830713
VUNESP - MJ (TJ SP)/TJ SP/2019
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Mário, que ocupa há dez anos o cargo efetivo de Médico Judiciário no Tribunal de Justiça de São
Paulo, vem demonstrando ineficiência no serviço, não cumprindo devidamente as sua obrigações. Nesse
caso, e conforme dispõe a Lei nº 10.261/68, após as devidas apurações pela autoridade competente, ele
poderá sofrer a seguinte penalidade:
a) demissão, quando verificada a impossibilidade de sua readaptação.
b) demissão a bem do serviço público.
c) suspensão por até 120 (cento e vinte) dias.
d) repreensão verbal.
e) multa de até 2/3 (dois terços) dos seus vencimentos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/839982
VUNESP - EnfJ (TJ SP)/TJ SP/2019
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Nos termos da Lei nº 10.261/68, será aplicada a pena de demissão a bem do serviço público ao
funcionário que
a) apresentar ineficiência no serviço público.
b) apresentar procedimento irregular de qualquer natureza.
c) aplicar indevidamente dinheiro público.
d) abandonar o cargo.
e) lesar o patrimônio ou os cofres públicos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/603142
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2018
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/781937
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/830713
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/839982
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/603142
85) 
86) 
87) 
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Consoante o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, será aplicada a pena
de demissão nos casos de
a) pedir, por empréstimo, dinheiro ou quaisquer valores a pessoas que tratem de interesses ou o
tenham na repartição, ou estejam sujeitos à sua fiscalização.
b) aplicação indevida de dinheiros públicos.
c) prática, em serviço, de ofensas físicas contra funcionários ou particulares.
d) exercício de advocacia administrativa.
e) prática de insubordinação grave.
www.tecconcursos.com.br/questoes/927335
MS CONCURSOS - Ana Admin (SAP SP)/SAP SP/2018
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.
“Artigo 258 - O ato que demitir o funcionário mencionará sempre a disposição em que
se fundamenta.”
a) motivacional
b) circunstancial
c) legal
d) determinada
e) explícita
www.tecconcursos.com.br/questoes/927338
MS CONCURSOS - Ana Admin (SAP SP)/SAP SP/2018
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Será aplicada a pena de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, se ficar provado que o
inativo:
I - Praticou, quando em atividade, falta grave para a qual é cominada nesta lei a pena de demissão
ou de demissão a bem do serviço público.
II - Aceitou ilegalmente cargo ou função pública.
III - Aceitou representação de Estado estrangeiro sem prévia autorização do Presidente da
República.
IV - Praticou a usura em qualquer de suas formas.
É correto afirmar:
a) IV é o único item correto.
b) Somente I, III e IV são incorretos.
c) Apenas I e II são corretos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/927335
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/927338
88) 
89) 
90) 
d) Apenas I é correto.
e) Todos os itens são corretos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/937939
MS CONCURSOS - Of Admin (SAP SP)/SAP SP/2018
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
À luz da Lei nº 10.261 – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado, responda à questão
seguinte.
 
São penas disciplinares, exceto:
a) Cassação de vencimento
b) Cassação de aposentadoria
c) Cassação de disponibilidade
d) Demissão
e) Repreensão
www.tecconcursos.com.br/questoes/937940
MS CONCURSOS - Of Admin (SAP SP)/SAP SP/2018
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
À luz da Lei nº 10.261 – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado, responda à questão
seguinte.
 
A autoridade que aplicar a pena de suspensão poderá converter essa penalidade em multa, na base de 
 por dia de vencimento ou remuneração, sendo o funcionário, nesse caso, obrigado a permanecer em
serviço.
Qual alternativa preenche a lacuna corretamente?
a) 10%
b) 30%
c) 50%
d) 60%
e) 65%
www.tecconcursos.com.br/questoes/326953
VUNESP - Of Prom (MPE SP)/MPE SP/2016
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
O Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo prevê, entre outras, como penas
disciplinares:
a) reversão ao serviço ativo e transferência.
b) multa e reversão ao serviço ativo.
c) readmissão e transferência.
d) reintegração e demissão.
e) repreensão e multa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/937939
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/937940
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/326953
91) 
92) 
93) 
94) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/465094
ZAMBINI - AuxP MPE SP/MPE SP/Motorista/2016
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Não é pena disciplinar ao funcionário público, nos termos da Lei 10.261, de 28 de outubro de 1968
(Dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado)
a) a advertência.
b) a repreensão.
c) a multa.
d) a detenção disciplinar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/277119
VUNESP - Estat (TJ SP)/TJ SP/Judiciário/2015
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
A ineficiência no serviço sujeita o funcionário público, nos moldes da Lei nº 10.261/68, à pena de
a) demissão.
b) repreensão por escrito.
c) advertência.
d) suspensão.
e) demissão a bem do serviço público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/314922
FCC - ODP (DPE SP)/DPE SP/2015
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Murilo, Oficial de Defensoria Pública do Estado, de histórico funcional exemplar, vez que nunca havia
sofrido qualquer penalidade na esfera administrativa, agiu com indisciplina no exercício de sua função
pública. Nos termos da Lei Estadual nº 10.261/1968, estará sujeito à penalidade de
a) Suspensão por noventa dias.
b) Suspensão por trinta dias.
c) Demissão.
d) Suspensão por sessenta dias.
e) Repreensão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/326059
FCC - Aux Tec Fis (TCE-SP)/TCE SP/"Sem Área"/2015
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Marta, servidora pública do Estado de São Paulo, ausentou-se do serviço público,sem causa
justificável, por cinquenta e dois dias, interpoladamente, durante um ano. Neste caso, de acordo com o
Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, Marta
a) não está sujeita à nenhuma penalidade, porque as faltas foram interpoladas.
b) está sujeita à penalidade de demissão.
c) não está sujeita à nenhuma penalidade, porque as faltas não ultrapassaram sessenta dias.
d) está sujeita apenas à pena de repreensão e multa no valor de cinquenta e dois dias trabalhados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/465094
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/277119
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314922
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/326059
95) 
96) 
97) 
98) 
e) está sujeita apenas à pena de suspensão e multa no valor de cinquenta e dois dias trabalhados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/213504
VUNESP - Aux Nec (PC SP)/PC SP/2014
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Com relação às penalidades e sua aplicação, a Lei n.º 10.261/68 estabelece que, nos casos de
indisciplina ou falta de cumprimento dos deveres, sem reincidência, a pena a ser aplicada é a
a) jubilação.
b) demissão.
c) demissão a bem do serviço público.
d) repreensão escrita.
e) detenção.
www.tecconcursos.com.br/questoes/214349
VUNESP - Inv Pol (PC SP)/PC SP/2014
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Conforme o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo (Lei n.º 10.261/68),
será aplicada a pena de demissão a bem do serviço público ao funcionário que
a) cometer falta grave.
b) praticou, na inatividade, a usura em qualquer de suas formas.
c) deixar de comparecer ao serviço por mais de vinte dias consecutivos.
d) praticar, em serviço, ofensas físicas contra funcionários ou particulares, salvo se em legítima
defesa.
e) faltar com o cumprimento dos seus deveres.
www.tecconcursos.com.br/questoes/214585
VUNESP - Del Pol (PC SP)/PC SP/2014
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo (Lei n.o
10.261/68), será aplicada a pena de demissão, a bem do serviço público, ao funcionário que
a) for ineficiente no serviço.
b) receber presentes de qualquer espécie, por intermédio de outrem, em razão de suas funções.
c) abandonar o cargo por mais de 30 dias consecutivos.
d) se ausentar do serviço, sem causa justificável, por mais de 45 dias, interpoladamente, em 01 ano.
e) aplicar indevidamente dinheiros ou recursos públicos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/220042
VUNESP - Of Admin (PC SP)/PC SP/2014
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Medeia Florentina, funcionária pública estadual, foi considerada ineficiente no serviço público e não
conseguiu ser readaptada em outra função. Nesse caso, a pena prevista para Medeia pelo Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo é a de
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/213504
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/214349
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/214585
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/220042
99) 
100) 
101) 
a) demissão.
b) exoneração.
c) jubilação.
d) detenção.
e) multa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/241864
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2014
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
A respeito das penas disciplinares e de sua aplicação, é correto afirmar, à luz do Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, que
a) a pena de suspensão, que não excederá 120 (cento e vinte) dias, será aplicada em caso de falta
grave ou de reincidência.
b) praticar, em serviço, ofensas físicas contra funcionários ou particulares, salvo se em legítima
defesa, sujeita o funcionário público à pena de suspensão ou de demissão.
c) a autoridade que aplicar a pena de suspensão poderá converter essa penalidade em multa, na
base de 50% (cinquenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, sendo o funcionário,
nesse caso, obrigado a permanecer em serviço.
d) a pena de demissão por ineficiência no serviço será aplicada independentemente de verificação
sobre a impossibilidade de readaptação do funcionário público.
e) a pena de repreensão poderá ser aplicada verbalmente ou por escrito, a critério da autoridade
competente, nos casos de indisciplina ou falta de cumprimento dos deveres.
www.tecconcursos.com.br/questoes/122633
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2013
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
No tocante às penalidades previstas no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São
Paulo, é correto afirmar que
a) será aplicada a pena de suspensão nos casos de abandono de cargo.
b) a pena de repreensão será aplicada por escrito ou verbalmente, nos casos de indisciplina ou falta
de cumprimento dos deveres.
c) a pena de demissão, por ineficiência no serviço, será aplicada mesmo quando verificada a
possibilidade de readaptação.
d) será aplicada a pena de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, se ficar provado que o
inativo aceitou ilegalmente cargo ou função pública.
e) o funcionário suspenso não perderá as vantagens e direitos decorrentes do exercício do cargo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/189186
VUNESP - Adv (TJ SP)/TJ SP/2013
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Dentre as penas disciplinares previstas na Lei n.º 10.261/68 do Estado de São Paulo, ao
funcionário público que exercer advocacia administrativa será aplicada a pena de
a) repreensão.
b) demissão a bem do serviço público.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/241864
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/122633
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/189186
102) 
103) 
104) 
c) suspensão.
d) advertência.
e) multa de 5 salários-mínimos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/205192
VUNESP - APOFP SP/SEFAZ SP/2013
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
A Administração Pública Estadual estabeleceu que todo servidor público do Estado está obrigado a
efetuar o seu recadastramento anual, fornecendo alguns dados pessoais ao setor competente do Estado.
Conforme o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, essa determinação
a) é legalmente permitida, mas se não for atendida pelo servidor, não poderá gerar suspensão de
pagamentos ou remuneração.
b) tem previsão legal e seu descumprimento pelo servidor acarreta a sua demissão a bem do serviço
público.
c) poderá acarretar a suspensão dos vencimentos, caso o servidor, sem justa causa, não a atenda no
prazo estabelecido.
d) não tem previsão legal e, portanto, não pode ser exigida pela Administração.
e) é ilegal, uma vez que o servidor não pode ser obrigado a fornecer seus dados pessoais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/86399
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2012
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Hércules Remo, funcionário público estadual, cometeu falta administrativa grave punível com pena
de suspensão. Considerando-se o disposto no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São
Paulo, assinale a alternativa correta.
a) A autoridade que aplicar a pena poderá convertê-la em multa, na base de 100% por dia de
vencimento ou remuneração de Hércules.
b) A pena de Hércules não poderá exceder de 90 dias.
c) Caso não ocorram situações de suspensão ou interrupção, se Hércules não for punido pela falta
cometida dentro do prazo de 1 ano, sua pena estará prescrita.
d) Se Hércules for suspenso, ele não perderá as vantagens e direitos decorrentes do exercício do
cargo.
e) Se, ao invés da suspensão, Hércules for multado, ele não poderá ser obrigado a permanecer em
serviço.
www.tecconcursos.com.br/questoes/86401VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2012
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Prometeu Costa, funcionário público de uma Secretaria Estadual, foi punido pelo Secretário de
Estado, no competente processo administrativo, com a pena de demissão a bem do serviço público por
ineficiência do serviço.
Considerando-se o disposto na Lei n.º 10.261/68, é correto afirmar, com relação a Prometeu, que
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/205192
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/86399
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/86401
105) 
106) 
107) 
a) a punição foi aplicada pela autoridade competente nesse caso, mas a pena imposta não
corresponde àquela prevista na Lei para a conduta praticada por Prometeu.
b) a pena imposta foi correta em razão da situação, mas a autoridade competente para aplicá-la não
era o Secretário Estadual, mas sim o Governador do Estado.
c) ele não poderia ser punido diretamente pelo Secretário do Estado em processo administrativo,
sendo necessário processo judicial para aplicar a pena de demissão a bem do serviço público.
d) a pena aplicada a ele não é aquela prevista para o caso de ineficiência do serviço, e a autoridade
competente para impor a pena de demissão a bem do serviço público não é o Secretário.
e) sua demissão a bem do serviço público foi corretamente aplicada em decorrência da sua conduta,
e a autoridade competente para impô-la é o Secretário Estadual; autoridade máxima do órgão em
que Prometeu exercia suas funções.
www.tecconcursos.com.br/questoes/303751
VUNESP - Ag OE (SEDUC SP)/SEDUC SP/2012
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Nos termos do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, pode-se afirmar
que a pena de
a) repreensão será aplicada verbalmente, no caso de falta de cumprimento dos deveres.
b) suspensão, que não excederá de 90 (noventa) dias, será aplicada em caso de falta grave ou de
reincidência.
c) suspensão não poderá ser convertida em multa, ainda que a critério da autoridade competente.
d) suspensão não acarretará ao funcionário a perda das vantagens e direitos decorrentes do
exercício do cargo.
e) demissão por ineficiência no serviço público será aplicada ainda que verificada a possibilidade de
readaptação do funcionário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/78815
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2011
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
No tocante à extinção da punibilidade pela prescrição e conforme o disposto na Lei n.º 10.261/68,
pode-se afirmar que
a) a prescrição começa a correr após dois dias corridos ao dia em que a falta foi cometida.
b) se interrompe a prescrição com a citação do acusado no processo administrativo.
c) o lapso prescricional não corresponde, na hipótese de atenuação ou mitigação, ao da pena em tese
cabível.
d) a prescrição corre enquanto insubsistente o vínculo funcional que venha a ser restabelecido.
e) extinta a punibilidade pela prescrição, a autoridade julgadora determinará o registro do fato nos
assentamentos individuais do servidor.
www.tecconcursos.com.br/questoes/78816
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2011
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Assinale a alternativa que está em consonância com o disposto no Estatuto dos Funcionários
Públicos Civis do Estado de São Paulo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/303751
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78815
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78816
108) 
109) 
110) 
a) Será obrigatório o processo administrativo quando a falta disciplinar, por sua natureza, possa
determinar as penas de repreensão, suspensão e multa.
b) São competentes para determinar a instauração do processo administrativo os Secretários de
Estado e os Superintendentes de Autarquias, dentre outros.
c) O processo administrativo deverá ser instaurado por portaria, no prazo improrrogável de quinze
dias do recebimento da denúncia, e concluído no de noventa dias do interrogatório do acusado.
d) Da portaria de instauração do processo administrativo deverão constar, obrigatoriamente, a
indicação das normas infringidas e a penalidade mínima em tese cabível ao acusado.
e) Comparecendo ou não o acusado ao interrogatório, inicia-se o prazo de cinco dias para requerer a
produção de provas e arrolar até o máximo de três testemunhas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/79880
VUNESP - ETJ (TJM SP)/TJM SP/2011
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
São penas disciplinares:
a) advertência, suspensão e multa.
b) expulsão, multa e advertência.
c) suspensão, demissão e prisão administrativa.
d) demissão, repreensão e suspensão.
e) expulsão, multa e demissão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/79882
VUNESP - ETJ (TJM SP)/TJM SP/2011
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
No que se refere à extinção da punibilidade pela prescrição prevista no Estatuto dos Funcionários
Públicos Civis do Estado de São Paulo, é correto afirmar que
a) não corre enquanto o funcionário estiver revel no processo administrativo.
b) começa a correr no 1.o dia útil após a data em que o funcionário for declarado ausente.
c) se interrompe com a efetiva apresentação do funcionário ausente.
d) começa a correr no 1.o dia útil após cessar a declaração de abandono do funcionário.
e) não corre enquanto insubsistente o vínculo funcional que venha a ser restabelecido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/79901
VUNESP - OJ (TJM SP)/TJM SP/2011
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Extingue-se a punibilidade pela prescrição da falta sujeita à pena de:
a) repreensão, demissão e suspensão, em 4 (quatro) anos.
b) demissão e de cassação da aposentadoria, em 10 (dez) anos.
c) advertência, suspensão ou multa, em 2 (dois) anos.
d) repreensão, expulsão ou multa, em 5 (cinco) anos.
e) repreensão, suspensão ou multa, em 2 (dois) anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/208531
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/79880
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/79882
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/79901
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/208531
111) 
112) 
113) 
114) 
VUNESP - Of Admin (SAP SP)/SAP SP/2011
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
A pena de suspensão será aplicada em caso de falta grave ou de reincidência, que não excederá o
prazo de
a) 15 dias.
b) 30 dias.
c) 45 dias.
d) 90 dias.
e) 120 dias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/208533
VUNESP - Of Admin (SAP SP)/SAP SP/2011
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Extingue-se a punibilidade pela prescrição da falta sujeita à pena
a) de repreensão, suspensão ou multa, em 2 (dois) anos.
b) de repreensão ou suspensão, em 3 (três) anos.
c) de demissão, em 2 (dois) anos.
d) de demissão a bem do serviço público, em 3 (três) anos.
e) de cassação da aposentadoria ou disponibilidade, em 4 (quatro) anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/332090
IBFC - Of Prom (MPE SP)/MPE SP/2011
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Assinale a alternativa que consigna corretamente as espécies de sanções disciplinares previstas no
Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (Lei Estadual nº. 10.261/68):
a) Demissão, demissão a bem do serviço público, repreensão, suspensão, multa e cassação de
aposentadoria ou disponibilidade.
b) Repreensão verbal, retratação, demissão, exoneração, expulsão e multa.
c) Demissão a bem do serviço público, expulsão por ato de indignidade, repreensão, suspensão e
perda de aposentadoria.
d) Repreensão, suspensão dos vencimentos, aposentadoria compulsória, demissão a bem do serviço
público e multa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/78737VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2010
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Sobre a pena de suspensão prevista na Lei n.o 10.261/68, é correto afirmar que
a) não excederá noventa dias.
b) não acarretará a perda dos direitos e vantagens decorrentes do exercício do cargo do funcionário
suspenso.
c) não admite a sua conversão em multa.
d) será aplicada no caso de ineficiência no serviço.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/208533
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/332090
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78737
115) 
116) 
117) 
e) será aplicada ao funcionário que revelar segredos de que tenha conhecimento em razão do cargo,
desde que o faça dolosamente e com prejuízo para o Estado ou particulares.
www.tecconcursos.com.br/questoes/86800
FCC - TEFE SP/SEFAZ SP/2010
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
A respeito das penas disciplinares, previstas no Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de
São Paulo, é correto afirmar:
a) A pena de repreensão será aplicada por escrito, nos casos de indisciplina ou falta de cumprimento
dos deveres.
b) O superior da autoridade que aplicar a pena de suspensão poderá converter essa penalidade em
multa, na base de 50% (cinquenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, sendo o
funcionário, nesse caso, obrigado a permanecer em serviço.
c) Nos casos de deficiência no serviço, será aplicada pena de suspensão.
d) A pena de suspensão não excederá a 120 (cento e vinte) dias.
e) O funcionário suspenso não perderá as vantagens e direitos decorrentes do exercício do cargo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/156889
FCC - ODP (DPE SP)/DPE SP/2010
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
De acordo com o rol elencado pela Lei Estadual nº 10.261/68 (Estatuto dos Funcionários Públicos
Civis do Estado), podem ser aplicadas como penalidades disciplinares aos funcionários públicos:
a) remoção e demissão.
b) aposentadoria compulsória e multa.
c) advertência e exoneração a bem do serviço público.
d) cassação de aposentadoria e suspensão.
e) repreensão e remoção.
www.tecconcursos.com.br/questoes/79378
VUNESP - OJ (TJ SP)/TJ SP/2009
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Considerando-se o disposto na Lei n.º 10.261/68, se um funcionário público solicitar presentes a
alguém, ainda que fora de suas funções mas em razão delas, ficará sujeito à pena de
a) suspensão simples.
b) demissão simples.
c) exoneração.
d) demissão a bem do serviço público.
e) suspensão, com perda dos direitos e vantagens do cargo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/79379
VUNESP - OJ (TJ SP)/TJ SP/2009
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/86800
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/156889
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/79378
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/79379
118) 
119) 
120) 
Nos termos da Lei n.º 10.261/68, no que se refere à falta do funcionário público sujeita à cassação
de aposentadoria, a sua punibilidade prescreverá no prazo de
a) 1 ano.
b) 2 anos.
c) 5 anos.
d) 8 anos.
e) 10 anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/78909
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2007
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
A Administração Estadual descobre e comprova, observado o devido processo legal, que um
funcionário público aposentado havia aplicado, indevidamente, dinheiro público, quando ainda estava em
atividade, tendo causado prejuízo ao Erário. Nesse caso, o inativo
a) não mais poderá ser apenado, pois a Administração deveria ter tomado as devidas providências
legais antes da aposentadoria do funcionário.
b) não mais poderá sofrer pena administrativa, mas somente poderá responder civil e criminalmente
pelo seu ato.
c) poderá ser submetido a processo administrativo, mas não poderá ser apenado, uma vez que se
operou a prescrição da pena com a concessão da aposentadoria pela Administração.
d) deverá responder somente perante o Poder Judiciário, podendo vir a perder a sua aposentadoria,
caso o fato em questão venha a ser devidamente comprovado em Juízo.
e) estará sujeito à pena de cassação de sua aposentadoria pela Administração, desde que não
extrapolado o prazo prescricional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/78910
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2007
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Assinale a alternativa correta, considerando o disposto no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis
do Estado de São Paulo.
a) A pena de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por
dia de vencimento ou remuneração, sendo o funcionário, nesse caso, dispensado de comparecer ao
serviço pelo mesmo tempo da pena.
b) No caso de procedimento irregular, de natureza grave, ao funcionário será aplicada a pena de
demissão a bem do serviço público.
c) O funcionário suspenso manterá as vantagens e direitos decorrentes do exercício do cargo.
d) Será aplicada a pena de demissão a bem do serviço público ao funcionário que receber ou solicitar
presentes, diretamente ou por intermédio de outrem, ainda que fora de suas funções, mas em razão
delas.
e) A pena de suspensão do funcionário público, que não poderá exceder 90 (noventa) dias, será
aplicada pela autoridade competente da respectiva repartição onde o funcionário exerce suas
funções, nos casos de indisciplina ou falta do cumprimento dos deveres.
www.tecconcursos.com.br/questoes/78912
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2007
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78909
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78910
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78912
121) 
122) 
123) 
124) 
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Conforme dispõe o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, a prescrição
a) começa a correr do dia em que a autoridade competente para aplicação da pena teve
conhecimento da falta.
b) extingue a punibilidade da falta sujeita à pena de repreensão, no prazo de 3 (três) anos.
c) é interrompida pela portaria que instaura sindicância e a que instaura processo administrativo.
d) não corre se já tiver sido iniciada a apuração preliminar, objetivando averiguação do ocorrido.
e) reconhecida pela Administração, extinguindo a punibilidade, impede que autoridade julgadora
determine o registro do fato nos assentamentos individuais do servidor.
www.tecconcursos.com.br/questoes/78990
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2007
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
A pena disciplinar de
a) repreensão será aplicada em caso de falta grave ou de reincidência.
b) suspensão não poderá exceder 30 (trinta) dias.
c) pena de multa será aplicada no caso de utilização indevida do dinheiro público.
d) cassação de aposentadoria será aplicada se o funcionário praticar ato definido em lei como de
improbidade.
e) demissão a bem do serviço público será aplicada ao funcionário que praticar ato definido como
crime contra a administração pública, a fé pública e a Fazenda Estadual.
www.tecconcursos.com.br/questoes/78991
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2007
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Para a aplicação das penas disciplinares, previstas no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do
Estado de São Paulo, não é competente o
a) Prefeito.
b) Procurador Geral do Estado.
c) Chefe de Gabinete.
d) Governador.
e) Diretor de Departamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/78992
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2007
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Extingue-se a punibilidade pela prescrição da faltasujeita à suspensão em
a) 1 ano.
b) 2 anos.
c) 3 anos.
d) 4 anos.
e) 5 anos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78990
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78991
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78992
125) 
126) 
127) 
128) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/79060
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2006
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Extingue-se a punibilidade pela prescrição da falta
a) sujeita à pena de repreensão, em 1 ano.
b) sujeita à pena de demissão, em 2 anos.
c) sujeita à pena de multa, em 3 anos.
d) sujeita à pena de demissão a bem do serviço público, em 4 anos.
e) prevista em lei como infração penal, no prazo de prescrição em abstrato da pena criminal, se for
superior a 5 anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/79129
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2006
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Consoante o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, poderá ser aplicada
a pena de
a) demissão, nos casos de indisciplina.
b) multa e de repreensão, nos casos de procedimento irregular de natureza grave.
c) suspensão, por até 120 dias, no caso de aplicação indevida de dinheiro público.
d) suspensão, por até 180 dias, no caso de reincidência na ausência ao serviço, por mais de 60 dias
durante um ano, sem causa justificável.
e) demissão nos casos de ineficiência no serviço.
www.tecconcursos.com.br/questoes/79130
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2006
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Determina o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo que será aplicada a
pena de demissão a bem do serviço público ao funcionário que
a) praticar ato definido como crime ou contravenção.
b) durante o serviço, ainda que por ato de legítima defesa, ofender fisicamente outros funcionários.
c) pedir ou receber empréstimo de instituição financeira oficial.
d) exercer a advocacia administrativa.
e) participar de manifestações públicas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/78541
FCC - Aux Tec Fis (TCE-SP)/TCE SP/"Sem Área"/2005
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
Atenção: A questão refere-se à Lei n o 10.261, de 28/10/1968 – Estatuto dos Funcionários Públicos
do Estado de São Paulo.
A pena de demissão a bem do serviço público será aplicada ao funcionário que, dentre outras ações,
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/79060
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/79129
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/79130
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78541
129) 
130) 
131) 
a) pedir, em qualquer hipótese, por empréstimo, dinheiro ou quaisquer valores a pessoas estranhas
ao serviço público.
b) apresentar com dolo ou culpa declaração falsa em matéria de salário-família, sem prejuízo da
responsabilidade civil e de procedimento criminal, que no caso couber.
c) praticar, em serviço, ainda que em legítima defesa ou estado de necessidade, ofensas físicas ou
verbais contra funcionários ou particulares.
d) revelar culposamente segredos de que tenha conhecimento em razão do cargo, ainda que do fato
não resulte prejuízo para o Estado ou particulares.
e) for convencido de incontinência pública e escandalosa, assim como, de vício de jogos proibidos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/78601
FCC - Ag Fisc (TCE-SP)/TCE SP/"Sem Área"/2005
Direito Administrativo - Das Penalidades e de sua Aplicação (arts. 251 a 263 da Lei nº
10.261/1968)
A respeito das penas disciplinares, o Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo
(Lei no 10.261/68) dispõe que
a) a pena de repreensão poderá ser aplicada verbalmente.
b) o exercício de advocacia administrativa pelo funcionário público acarreta aplicação da pena de
demissão a bem do serviço público.
c) o não-comparecimento do funcionário por quinze dias consecutivos caracteriza abandono de cargo,
punível com a pena de demissão.
d) a punibilidade da falta sujeita à pena de demissão prescreverá em três anos.
e) ao servidor já aposentado não será aplicada penalidade por infração cometida em atividade, sendo
a aposentadoria causa de extinção da punibilidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2472214
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2023
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Com base na Lei no 10.261/68, a respeito “das práticas autocompositivas, do termo de
ajustamento de conduta e da suspensão condicional da sindicância”, assinale a alternativa correta.
a) O conteúdo das sessões restaurativas é público, podendo ser utilizado como prova em processo
administrativo ou judicial, desde que observados os princípios do contraditório e da ampla defesa.
b) O encaminhamento às práticas autocompositivas importará a suspensão da instauração da
sindicância ou do processo administrativo.
c) As práticas autocompositivas são orientadas pelos princípios da voluntariedade, da publicidade, do
formalismo moderado e da consensualidade.
d) O encaminhamento do processo disciplinar às práticas autocompositivas se dará por despacho
fundamentado e não suspenderá o prazo prescricional.
e) Para aplicação das práticas autocompositivas, é necessário que as partes reconheçam os fatos
essenciais, sem que isso implique admissão de culpa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2626509
VUNESP - ContJ (TJM SP)/TJM SP/2023
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Assinale a alternativa correta a respeito das práticas autocompositivas previstas no Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, lei no 10.261/68.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78601
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2472214
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2626509
132) 
133) 
a) Serão orientadas, dentre outros, pelos princípios da voluntariedade, corresponsabilidade,
reparação do dano, publicidade e informalidade.
b) O conteúdo das sessões restaurativas é sigiloso, podendo ser utilizado como prova em processo
administrativo.
c) Após a determinação de instauração de sindicância ou processo administrativo não mais é
permitido o encaminhamento do caso para as práticas autocompositivas pela autoridade competente.
d) Para aplicação das práticas autocompositivas, é necessário que as partes reconheçam os fatos
essenciais, e admitam a culpa em eventual sindicância ou processo administrativo.
e) O encaminhamento às práticas autocompositivas pode se dar de forma alternativa ou concorrente
à sindicância e ao procedimento disciplinar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2075764
VUNESP - Del Pol (PC SP)/PC SP/2022
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Considere que um agente público praticou infração à legislação estatutária, que é sujeita à pena de
suspensão e teve contra si instaurado processo administrativo disciplinar. O Procurador do Estado
responsável pela condução do processo, por meio de despacho fundamentado, propõe a adoção de
prática autocompositiva. Com base na situação hipotética e na Lei Complementar nº 1361/21, é correto
afirmar que
a) ainda que a prática da infração tenha gerado prejuízo ao erário, a celebração do acordo importará
na extinção da punibilidade.
b) o encaminhamento do processo à prática autocompositiva importa na suspensão do processo
disciplinar e na interrupção do prazo prescricional.
c) é possível, além da adoção da prática autocompositiva, que as partes celebrem Termo de
Ajustamento de Conduta, desde que o agente não tenha agido com dolo ou culpa.
d) o encaminhamento do processo à prática autocompositiva pode ser realizado pelo Procurador do
Estado ou pela autoridade competente para a apuração da irregularidade, até o momento em que
encerrada a fase de instrução processual.
e) a celebração do acordo é possível, em função da natureza da infração, e o conteúdo das sessões
restaurativas não poderá ser utilizadocomo prova em processo administrativo ou judicial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2091348
VUNESP - ASJ (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Determinada a instauração de sindicância ou processo administrativo, ou no seu curso, havendo
conveniência para a instrução ou para o serviço, a Lei Estadual no 10.261/68 disciplina que o Chefe de
Gabinete poderá, por despacho fundamentado, ordenar, dentre outras, a seguinte providência:
a) designar o servidor acusado para o exercício de atividades exclusivamente burocráticas, até final
do procedimento.
b) afastar preventivamente o servidor acusado, sem prejuízo de vencimentos, pelo prazo de até 90
(noventa) dias, improrrogável.
c) afastar preventivamente o servidor do seu cargo, suspendendo todas as vantagens a que fizer jus.
d) cancelar a carteira funcional ou outros documentos que sirvam de identificação funcional do
servidor acusado.
e) obrigar que o servidor acusado não compareça para tomar ciência dos atos do procedimento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2397908
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2075764
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2091348
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2397908
134) 
135) 
136) 
137) 
Tec Literal - NeR (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Julgue o item a seguir de acordo com a Lei nº 10.261/1968, que dispõe sobre o Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo.
 
A autoridade competente para determinar a apuração de irregularidade e a instauração de sindicância ou
processo administrativo e o Procurador do Estado responsável por sua condução ficam autorizados,
mediante despacho fundamentado, a propor as práticas autocompositivas, a celebração de termo de
ajustamento de conduta, bem como a suspensão condicional da sindicância, nos termos desta lei.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2397909
Tec Literal - NeR (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Julgue o item a seguir de acordo com a Lei nº 10.261/1968, que dispõe sobre o Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo.
 
As práticas autocompositivas, a serem regulamentadas por decreto, serão orientadas pelos princípios da
voluntariedade, corresponsabilidade, reparação do dano, confidencialidade, formalidade, consensualidade
e celeridade.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2397910
Tec Literal - NeR (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Julgue o item a seguir de acordo com a Lei nº 10.261/1968, que dispõe sobre o Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo.
 
São práticas autocompositivas a mediação, a conciliação, os processos circulares e outras técnicas de
justiça restaurativa. Para a aplicação das referidas práticas é necessário que as partes reconheçam os
fatos essenciais, sem que isso implique admissão de culpa em eventual sindicância ou processo
administrativo.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2397911
Tec Literal - NeR (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Julgue o item a seguir de acordo com a Lei nº 10.261/1968, que dispõe sobre o Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo.
 
A autoridade competente para determinar a apuração de irregularidade e a instauração de sindicância ou
processo administrativo e o Procurador do Estado responsável por sua condução poderão, em qualquer
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2397909
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2397910
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2397911
138) 
139) 
140) 
141) 
fase, encaminhar o caso para as práticas autocompositivas, mediante despacho fundamentado.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2397912
Tec Literal - NeR (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Julgue o item a seguir de acordo com a Lei nº 10.261/1968, que dispõe sobre o Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo.
 
O encaminhamento às práticas autocompositivas deverá ocorrer de forma concorrente à sindicância ou
ao processo administrativo.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2397913
Tec Literal - NeR (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Julgue o item a seguir de acordo com a Lei nº 10.261/1968, que dispõe sobre o Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo.
 
O acordo celebrado na sessão autocompositiva será homologado pela autoridade administrativa
competente para determinar a instauração da sindicância ou pelo Procurador do Estado responsável por
sua condução
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2397914
Tec Literal - NeR (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Julgue o item a seguir de acordo com a Lei nº 10.261/1968, que dispõe sobre o Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo.
 
O cumprimento do acordo celebrado na sessão autocompositiva não extinguirá a punibilidade nos casos
em que, cumulativamente: a conduta do funcionário não gerou prejuízo ao Erário ou este foi
integralmente reparado; forem cabíveis, em tese, as penas de repreensão, suspensão e multa.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2397915
Tec Literal - NeR (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Julgue o item a seguir de acordo com a Lei nº 10.261/1968, que dispõe sobre o Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2397912
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2397913
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2397914
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2397915
142) 
143) 
144) 
 
O Termo de Ajustamento de Conduta é o instrumento mediante o qual o funcionário assume a
responsabilidade pela irregularidade a que deu causa e compromete-se a ajustar sua conduta, bem como
a observar os deveres e proibições previstos nas leis e regulamentos que regem suas atividades e reparar
o dano, se houver. 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2397916
Tec Literal - NeR (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Julgue o item a seguir de acordo com a Lei nº 10.261/1968, que dispõe sobre o Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo.
 
O Termo de Ajustamento de Conduta poderá ser adotado nos casos de extravio ou dano a bem público
que não tenham decorrido de conduta dolosa praticada pelo funcionário, e terá como requisito
obrigatório o integral ressarcimento do prejuízo. 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2397917
Tec Literal - NeR (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Julgue o item a seguir de acordo com a Lei nº 10.261/1968, que dispõe sobre o Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo.
 
A celebração do Termo de Ajustamento de Conduta poderá ser proposta pela autoridade competente
para a instauração da apuração preliminar quando atendidos os seguintes requisitos relativos ao
funcionário interessado: não ter agido com dolo ou má-fé; ter mais de 10 (dez) anos de efetivo exercício
no cargo ou função; não ter sofrido punição de natureza disciplinar nos últimos 5 (cinco) anos; não ter
sindicância ou processo disciplinar em curso; não ter celebrado Termo de Ajustamento de Conduta nos
últimos 3 (três) anos.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2397918
Tec Literal - NeR (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts.264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Julgue o item a seguir de acordo com a Lei nº 10.261/1968, que dispõe sobre o Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo.
 
O Termo de Ajustamento de Conduta será homologado pelo Chefe de Gabinete, mediante prévia
manifestação da Consultoria Jurídica da Procuradoria Geral do Estado acerca dos termos e condições
estabelecidos.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2397916
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2397917
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2397918
145) 
146) 
147) 
148) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2397919
Tec Literal - NeR (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Julgue o item a seguir de acordo com a Lei nº 10.261/1968, que dispõe sobre o Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo.
 
A proposta de celebração do termo de ajustamento de conduta sempre será feita de ofício.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2397920
Tec Literal - NeR (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Julgue o item a seguir de acordo com a Lei nº 10.261/1968, que dispõe sobre o Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo.
 
O Termo de Ajustamento de Conduta deverá conter: a qualificação do funcionário envolvido; a descrição
precisa do fato a que se refere; as obrigações assumidas; o prazo e a forma de cumprimento das
obrigações; a forma de fiscalização das obrigações assumidas. 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2397921
Tec Literal - NeR (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Julgue o item a seguir de acordo com a Lei nº 10.261/1968, que dispõe sobre o Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo.
 
O cumprimento das condições do Termo de Ajustamento de Conduta não implicará a extinção da
punibilidade.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2397922
Tec Literal - NeR (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Julgue o item a seguir de acordo com a Lei nº 10.261/1968, que dispõe sobre o Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo.
 
No caso de descumprimento do termo de ajustamento de conduta, ou cometimento de nova falta
funcional durante o prazo de cumprimento do ajuste, a autoridade encarregada da fiscalização
providenciará, se necessário, a conclusão da apuração preliminar e a submeterá à autoridade
competente para deliberação.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2397919
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2397920
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2397921
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2397922
149) 
150) 
151) 
152) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2397923
Tec Literal - NeR (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Julgue o item a seguir de acordo com a Lei nº 10.261/1968, que dispõe sobre o Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo.
 
Não corre a prescrição durante o prazo fixado para o cumprimento do Termo de Ajustamento de
Conduta.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2397924
Tec Literal - NeR (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Julgue o item a seguir de acordo com a Lei nº 10.261/1968, que dispõe sobre o Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo.
 
Após a edição da portaria de instauração da sindicância, o Procurador do Estado que a presidir poderá
propor sua suspensão pelo prazo de 1 (um) a 2 (dois) anos, desde que o funcionário tenha mais de 5
(cinco) anos de exercício no cargo ou função e não registre punição de natureza disciplinar nos últimos 5
(cinco) anos.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2397925
Tec Literal - NeR (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Julgue o item a seguir de acordo com a Lei nº 10.261/1968, que dispõe sobre o Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo.
 
Alternativamente à suspensão condicional da sindicância, esta também poderá ser suspensa caso os
envolvidos, voluntariamente, concordem com o encaminhamento para as práticas autocompositivas. 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2397926
Tec Literal - NeR (TJ SP)/TJ SP/2022
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Julgue o item a seguir de acordo com a Lei nº 10.261/1968, que dispõe sobre o Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo.
 
As Secretarias de Estado, a Procuradoria Geral do Estado, a Controladoria Geral do Estado e as
Autarquias poderão estabelecer condições para a suspensão da sindicância, observadas as
especificidades de sua estrutura ou de sua atividade. 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2397923
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2397924
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2397925
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2397926
153) 
154) 
155) 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/491729
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2017
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Determinada a instauração de sindicância ou processo administrativo, ou no seu curso, havendo
conveniência para a instrução ou para o serviço, poderá o Chefe de Gabinete, por despacho
fundamentado, ordenar o afastamento preventivo do servidor quando
a) necessário para a apuração do fato, com prejuízo de vencimentos ou vantagens, pelo prazo
improrrogável de 180 (cento e oitenta) dias, findo o qual o funcionário automaticamente retornará ao
cargo ou função.
b) o fato apurado também for previsto como crime no Código Penal, com prejuízo de vencimentos ou
vantagens, por até 180 (cento e oitenta) dias, prorrogáveis uma única vez por igual período.
c) houver suspeita fundada de prejuízo ao Erário, sem prejuízo de vencimentos ou vantagens, por
até 360 (trezentos e sessenta) dias, prorrogáveis uma única vez por igual período.
d) o recomendar a moralidade administrativa ou a apuração do fato, sem prejuízo de vencimentos ou
vantagens, por até 180 (cento e oitenta) dias, prorrogáveis uma única vez por igual período.
e) houver alcance, desfalque, remissão ou omissão em efetuar recolhimento, com prejuízo de
vencimentos ou vantagens, por até 90 (noventa) dias, prorrogáveis uma única vez por igual período.
www.tecconcursos.com.br/questoes/275996
VUNESP - ContJ (TJ SP)/TJ SP/2015
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Nos termos do que dispõe a Lei no 10.261/68 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado
de São Paulo), determinada a instauração de sindicância ou processo administrativo, ou no seu curso,
havendo conveniência para a instrução ou para o serviço, poderá o Chefe de Gabinete, por despacho
fundamentado, ordenar, dentre outras, a seguinte providência:
a) prisão preventiva do servidor acusado até que os fatos apurados sejam devidamente esclarecidos.
b) designação do servidor acusado para o exercício de atividades exclusivamente burocráticas até
decisão final do procedimento.
c) recolhimento do passaporte do servidor acusado, se houver indícios concretos de que o acusado
pode estar planejando sair do país.
d) suspensão dos vencimentos do servidor acusado pelo prazo máximo de cento e oitenta dias,
devidamente autorizado pela autoridade máxima do órgão onde o servidor estiver lotado.
e) decretração, pelo Ministério Público, da prisão temporária do servidor acusado por até trinta dias,
se houver fundada suspeita de que o acusado pode coagir testemunhas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/277121
VUNESP - Estat (TJ SP)/TJ SP/Judiciário/2015
Direito Administrativo- Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Na hipótese de ocorrência de uma infração que não estiver suficientemente caracterizada ou
definida a autoria, a Lei nº 10.261/68 estabelece que a autoridade competente
a) deve instaurar a sindicância administrativa.
b) não poderá tomar qualquer providência.
c) realizará apuração preliminar, de natureza simplesmente investigativa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/491729
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/275996
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/277121
156) 
157) 
158) 
d) deve instaurar de imediato o competente processo administrativo.
e) deverá representar ao Ministério Público a abertura de processo judicial investigativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/279069
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2015
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
João, Escrevente Técnico Judiciário lotado em uma Vara Criminal, praticou ato de insubordinação
grave, em 20 de janeiro de 2012. Iniciou-se a apuração preliminar dos fatos de imediato, logo no dia 22
de janeiro de 2012. Mas esta somente veio a ser concluída em dezembro de 2014, concluindo pela
prática da infração disciplinar consistente na insubordinação grave, com a ressalva de que João sempre
foi um servidor exemplar sem nunca ter sofrido qualquer penalidade disciplinar anteriormente. Nesse
caso, a conduta a ser adotada pela autoridade competente, na data de hoje, nos termos do Estatuto dos
Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, é a
a) declaração da extinção da punibilidade pela prescrição, que, neste caso, em razão da natureza
menos grave da insubordinação, ocorreu em dois anos.
b) decisão do processo pela aplicação da pena de demissão a bem do serviço público, face à natureza
grave do ato de insubordinação.
c) aplicação imediata da pena de suspensão a João, pois esta é a penalidade cabível para ato de
insubordinação.
d) instauração do processo administrativo disciplinar, assegurados o contraditório e a ampla defesa,
para que se decida acerca da penalidade aplicável.
e) aplicação imediata da pena de repreensão a João, pois esta é a penalidade cabível para ato de
insubordinação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/78738
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2010
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Conforme dispõe a Lei n.o 10.261/68, quando a infração não estiver suficientemente caracterizada
ou definida a autoria, a autoridade competente realizará
a) processo administrativo, que deverá ser concluído no prazo de trinta dias.
b) sindicância administrativa, que deve ser concluída no prazo de sessenta dias.
c) sindicância administrativa, que deverá ser concluída no prazo de noventa dias.
d) apuração preliminar, que deverá ser concluída no prazo de trinta dias.
e) apuração preliminar, que deverá ser concluída no prazo de noventa dias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/79380
VUNESP - OJ (TJ SP)/TJ SP/2009
Direito Administrativo - Das Providências Preliminares (arts. 264 a 267 da Lei nº
10.261/1968)
Determinada a instauração de sindicância ou processo administrativo, ou no seu curso, havendo
conveniência para a instrução ou para o serviço, poderá o Chefe de Gabinete, por despacho
fundamentado, nos termos do que dispõe a Lei n.º 10.261/68, ordenar a seguinte providência:
a) afastamento imediato do servidor, com prejuízo de vencimentos ou vantagens, até 180 (cento e
oitenta) dias, prorrogáveis uma única vez por igual período.
b) designação do servidor acusado para o exercício de atividades exclusivamente burocráticas até
decisão final do procedimento.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/279069
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78738
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/79380
159) 
160) 
c) colocar o servidor acusado em disponibilidade, sem prejuízos dos seus vencimentos ou vantagens
do cargo, por até um ano ou até que sobrevenha a decisão final do respectivo processo
administrativo.
d) proibição de comparecer ao órgão público onde se encontra lotado até a solução final do
procedimento.
e) comparecimento facultativo, em periodicidade mensal, para tomar ciência dos atos do
procedimento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2488959
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2023
Direito Administrativo - Das Disposições Gerais (arts.268 a 271 da Lei nº 10.261/1968)
Considere que José é agente público recém-empossado no Estado de São Paulo e está
desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre justiça restaurativa no âmbito administrativo. Durante as
suas investigações descobriu que a Lei nº 10.261/68 possui um longo regramento sobre Práticas
Autocompositivas, Termo de Ajustamento de Conduta e Suspensão Condicional da Sindicância, o que o
motiva a procurar o setor responsável pela implantação prática da Lei. Com base na situação hipotética,
um servidor público desse Setor poderá informar, de forma correta, a José que
a) o cumprimento das condições de Termo de Ajustamento de Conduta importará na minoração da
pena disciplinar aplicável, e o prazo para o cumprimento de suas condições não poderá ser inferior a
2 anos.
b) a autoridade competente para apuração da irregularidade e o Procurador responsável pela
condução do processo poderão, em qualquer fase, encaminhar o caso para as práticas
autocompositivas, o que importará na suspensão do processo disciplinar e na suspensão do prazo
prescricional.
c) as sessões de práticas autocompositivas serão conduzidas por um Procurador do Estado e
realizadas em ambiente que assegure a publicidade do processo e a indisponibilidade do interesse
público.
d) a celebração de acordo em sessão autocompositiva ensejará a extinção de punibilidade caso a
conduta do funcionário não gere prejuízo ao erário e sejam cabíveis, em tese, as penas de
repreensão, suspensão e multa.
e) o Termo de Ajustamento de Conduta não poderá ser adotado nos casos de extravio ou dano a
bem público praticado de forma culposa por servidor público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/841769
VUNESP - Sup Ens (SEDUC SP)/SEDUC SP/2019
Direito Administrativo - Das Disposições Gerais (arts.268 a 271 da Lei nº 10.261/1968)
Hilário é Supervisor de Ensino de uma Diretoria Regional de Ensino do Estado de São Paulo e em
seu setor atuam três Diretores de Escola substitutos, novos na função. Para orientá-los quanto a
procedimentos disciplinares, Hilário deverá explicar-lhes que, de acordo com o art. nº 268 da Lei nº
10.261/1968, alterada pela Lei Complementar no 942/2003, a apuração de infrações disciplinares é
realizada mediante Sindicância ou Processo Administrativo e para o possível infrator
a) é facultada a ampla defesa, apenas quando a falta disciplinar requerer a pena de demissão.
b) são vedados o contraditório e a ampla defesa.
c) é possível a apresentação de até três provas ou testemunhos em sua defesa.
d) são assegurados o contraditório e a ampla defesa.
e) é concedida a defesa, apenas se a falta disciplinar implicar em repreensão.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2488959
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/841769
161) 
162) 
163) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/841771
VUNESP - Sup Ens (SEDUC SP)/SEDUC SP/2019
Direito Administrativo - Das Disposições Gerais (arts.268 a 271 da Lei nº 10.261/1968)
José Cretella Junior (1969,v. 6:153) in: Di Prieto (2018) define a sindicância administrativa como o
meio sumário de que se utiliza a Administração do Brasil para, sigilosa ou publicamente, com indiciados
ou não, proceder à apuração das ocorrências anômalas no serviço público, as quais, confirmadas,
fornecerão elementos concretos para a imediata abertura do processo administrativo contra o funcionário
público responsável. Assim, a sindicância seria uma fase preliminar ao processo administrativo e, de
acordo com o art. 269 da Lei nº 10.261/1968, alterada pela Lei Complementar nº 942/2003, ela será
instaurada quando a falta disciplinar, por sua natureza, puder determinar pena de
a) cassação de aposentadoria.
b) repreensão,suspensão ou multa.
c) demissão a bem do serviço público.
d) disponibilidade.
e) readaptação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/927339
MS CONCURSOS - Ana Admin (SAP SP)/SAP SP/2018
Direito Administrativo - Das Disposições Gerais (arts.268 a 271 da Lei nº 10.261/1968)
Será instaurado processo administrativo ou sindicância, a fim de apurar ação ou omissão de
funcionário público, puníveis disciplinarmente. Acerca disso, julgue as afirmativas com C (certo) ou E
(errado) e assinale a alternativa correta.
( ) Será obrigatório o processo administrativo quando a falta disciplinar, por sua natureza, possa
determinar a pena de demissão.
( ) O processo será precedido de sindicância, quando não houver elementos suficientes para se
concluir pela existência da falta ou de sua autoria.
( ) São competentes para determinar a instauração de processo administrativo, o Governador, e as
autoridades determinadas na lei.
a) C – C – C
b) C – C – E
c) E – C – C
d) C – E – C
e) E – E – C
www.tecconcursos.com.br/questoes/277122
VUNESP - Estat (TJ SP)/TJ SP/Judiciário/2015
Direito Administrativo - Das Disposições Gerais (arts.268 a 271 da Lei nº 10.261/1968)
Conforme dispõe a Lei nº 10.261/68, os procedimentos disciplinares punitivos serão presididos
a) pela chefia imediata do funcionário que cometeu a infração.
b) pela autoridade máxima da repartição onde o funcionário exerce suas funções.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/841771
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/927339
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/277122
164) 
165) 
166) 
167) 
c) pelo Governador do Estado, pelo Presidente do Tribunal de Justiça ou pelo Presidente da
Assembleia Legislativa, dependendo de onde o funcionário exerce suas funções.
d) por Procurador do Estado confirmado na carreira.
e) por Promotor de Justiça devidamente designado para exercer essa função.
www.tecconcursos.com.br/questoes/220044
VUNESP - Of Admin (PC SP)/PC SP/2014
Direito Administrativo - Das Disposições Gerais (arts.268 a 271 da Lei nº 10.261/1968)
Nos moldes do que dispõe o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, os
procedimentos disciplinares punitivos serão realizados pelo(a)
a) Governador do Estado.
b) Procuradoria Geral do Estado.
c) Poder Judiciário.
d) Ministério Público.
e) Tribunal de Contas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/79881
VUNESP - ETJ (TJM SP)/TJM SP/2011
Direito Administrativo - Das Disposições Gerais (arts.268 a 271 da Lei nº 10.261/1968)
No que tange à apuração de infração cometida pelo funcionário público, é correto afirmar que
a) a apuração preliminar deverá ser concluída no prazo de 45 (quarenta e cinco) dias.
b) é vedada a apuração preliminar, quando a infração não estiver suficientemente caracterizada ou
definida a autoria.
c) a apuração das infrações será feita mediante inquérito administrativo regular, assegurados o
contraditório e a ampla defesa.
d) os procedimentos disciplinares punitivos serão realizados pelo Ministério Público e presididos por
Procurador de Justiça.
e) será instaurada sindicância quando a falta disciplinar, por sua natureza, possa determinar as penas
de repreensão, suspensão ou multa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/78739
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2010
Direito Administrativo - Das Disposições Gerais (arts.268 a 271 da Lei nº 10.261/1968)
Qual órgão ou autoridade é competente para realizar os procedimentos disciplinares punitivos
previstos no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo?
a) O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
b) O Juiz de Primeira Instância da Comarca do funcionário.
c) A Secretaria da Justiça e da Cidadania.
d) A Procuradoria Geral do Estado.
e) O Ministério Público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/79381
VUNESP - OJ (TJ SP)/TJ SP/2009
Direito Administrativo - Das Disposições Gerais (arts.268 a 271 da Lei nº 10.261/1968)
Analise o conteúdo das seguintes afirmativas relativas ao disposto no Estatuto dos Funcionários
Públicos do Estado de São Paulo:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/220044
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/79881
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78739
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/79381
168) 
169) 
170) 
I. Os procedimentos disciplinares punitivos serão realizados pela Procuradoria Geral do Estado e
presididos por Procurador do Estado confirmado na carreira.
II. A autoridade sindicante e cada acusado poderão arrolar até 3 (três) testemunhas e a sindicância
deverá estar concluída no prazo de 90 (noventa) dias.
III. Quando, no curso do procedimento disciplinar, surgirem fatos novos imputáveis ao acusado,
deverá, obrigatoriamente, ser promovida a instauração de novo procedimento para sua apuração.
IV. No processo administrativo, não poderá ser encarregado da apuração, nem atuar como
secretário, amigo íntimo ou inimigo, parente consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o
terceiro grau inclusive, cônjuge, companheiro ou qualquer integrante do núcleo familiar do
denunciante ou do acusado, bem assim o subordinado deste.
Está correto somente o que se afirma em
a) I e II.
b) II.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/79133
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2006
Direito Administrativo - Das Disposições Gerais (arts.268 a 271 da Lei nº 10.261/1968)
Na apuração de infração cometida por funcionário público civil do Estado de São Paulo,
a) realizada por meio de sindicância, não está assegurado o contraditório.
b) a autoridade deverá realizar apuração preliminar, de natureza simplesmente investigativa, com
direito ao contraditório.
c) o processo administrativo deverá ser concluído no prazo de 10 dias, contados da data em que
ocorreu a citação do acusado.
d) quando se tratar de falta disciplinar que, por sua natureza, possa determinar a pena de demissão
ou de cassação de aposentadoria, será obrigatório o processo administrativo.
e) a sindicância deverá ser concluída no prazo de 15 dias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2830505
IGEDUC - Ag Leg (CM Olinda)/CM Olinda/Controladoria Interna/2024
Direito Administrativo - Da Sindicância (arts. 272 a 273 da Lei nº 10.261/1968)
Julgue os itens subsequentes.
 
A sindicância investigativa é um procedimento preliminar para apurar fatos e coletar provas sobre
possíveis irregularidades no âmbito administrativo.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2830514
IGEDUC - Ag Leg (CM Olinda)/CM Olinda/Controladoria Interna/2024
Direito Administrativo - Da Sindicância (arts. 272 a 273 da Lei nº 10.261/1968)
Julgue os itens que se seguem.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/79133
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2830505
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2830514
171) 
172) 
173) 
 
As sindicâncias investigativas visam exclusivamente a encobrir irregularidades e proteger os servidores
envolvidos em condutas inadequadas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/97226
FCC - AFR SP/SEFAZ SP/Gestão Tributária/2013
Direito Administrativo - Da Sindicância (arts. 272 a 273 da Lei nº 10.261/1968)
No que concerne aos meios de apuração de infrações administrativas, é correto afirmar que
a) o relatório da comissão disciplinar encarregada da apuração da infração administrativa vincula a
decisão da autoridade competente para aplicação da pena, salvo se esta acolher pedido de
reconsideração do servidor.
b) dispensa-se o processo administrativo disciplinar para apuração de infração sujeita à pena de
demissão, quando se tratar de verdade sabida, podendo ser instaurada sindicância a critério da
autoridade competente.
c) a sindicância destina-se à apuração de elementos para identificar a existência da infração
administrativa ou sua autoria, sendo admitida, também, como meio sumário para apuração de faltas
puníveis com penalidades outras que não a demissão.
d) o processo administrativo disciplinar somente é obrigatório quando da sindicância não resultar a
apuração de elementos suficientes para concluir pela existência da falta punível com demissãoou a
sua autoria.
e) com base no princípio da oficialidade, a autoridade julgadora é impedida de determinar o
saneamento do processo administrativo disciplinar ou a realização de novas diligências para a
formação probatória.
www.tecconcursos.com.br/questoes/189190
VUNESP - Adv (TJ SP)/TJ SP/2013
Direito Administrativo - Da Sindicância (arts. 272 a 273 da Lei nº 10.261/1968)
Acerca da sindicância, conforme disciplinada pela legislação do Estado de São Paulo, é correto
afirmar que
a) deve estar concluída no prazo de 60 (sessenta) dias.
b) os Diretores de Departamento e Divisão não têm competência para determinar sua instauração.
c) substituirá o processo administrativo quando a falta disciplinar, por sua natureza, possa determinar
a pena de demissão a bem do serviço público.
d) os Chefes de Gabinete não têm competência para determinar sua instauração.
e) a autoridade sindicante e cada acusado poderão arrolar até 5 (cinco) testemunhas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2804499
VUNESP - ASJ (TJ SP)/TJ SP/2024
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo (arts. 274 a 307 da Lei nº 10.261/1968)
A respeito do Processo Administrativo, assinale a alternativa que está de acordo com o Estatuto
dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo.
a) O presidente e cada acusado poderão arrolar até 8 testemunhas, as quais comparecerão
independentemente de intimação.
b) A testemunha que morar em comarca diversa poderá ser inquirida pela autoridade do lugar de
sua residência, expedindo-se, para esse fim, carta precatória, com prazo razoável, intimada a defesa.
c) A citação do acusado será feita por meio de carta com aviso de recebimento, devendo ser
comprovadamente recebida pelo menos 7 dias antes do interrogatório.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/97226
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/189190
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2804499
174) 
175) 
176) 
177) 
d) O relatório deverá ser apresentado no prazo de 30 dias, contados da apresentação das alegações
finais.
e) O processo administrativo deverá ser instaurado por portaria, no prazo improrrogável de 5 dias do
recebimento da determinação, e concluído no prazo de 180 dias da citação do acusado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2472217
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2023
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo (arts. 274 a 307 da Lei nº 10.261/1968)
Caso a apuração de infrações disciplinares seja feita por processo disciplinar, de acordo a Lei no
10.261/68, as partes poderão arrolar até
a) 5 (cinco) testemunhas.
b) 2 (duas) testemunhas.
c) 3 (três) testemunhas.
d) 8 (oito) testemunhas.
e) 4 (quatro) testemunhas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2488958
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2023
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo (arts. 274 a 307 da Lei nº 10.261/1968)
De acordo com a Lei nº 10.261/68, o processo disciplinar será concluído, em regra, no prazo de até
a) 90 dias.
b) 60 dias.
c) 120 dias
d) 180 dias.
e) 30 dias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1766554
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2021
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo (arts. 274 a 307 da Lei nº 10.261/1968)
Considerando o disposto no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo,
assinale a alternativa correta a respeito das normas do processo administrativo.
a) Não poderá ser encarregado da apuração, parente consanguíneo ou afim, em linha reta ou
colateral, podendo atuar apenas como secretário no processo.
b) Não tendo o acusado recursos financeiros ou negando- se a constituir advogado, o presidente
nomeará advogado dativo.
c) O acusado tem o direito de assistir à inquirição do denunciante, para que tenha ciência pessoal
das declarações que aquele deverá prestar em audiência.
d) Não comparecendo o acusado no interrogatório, será decretada sua condenação, podendo,
contudo, participar dos demais atos do processo até a fase recursal.
e) O acusado poderá, até a fase do seu interrogatório, constituir advogado para prosseguir na sua
defesa, vedada a constituição depois dessa fase processual.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1766555
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2021
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo (arts. 274 a 307 da Lei nº 10.261/1968)
A respeito das testemunhas no processo administrativo, o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis
estabelece que
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2472217
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2488958
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1766554
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1766555
178) 
179) 
a) nenhuma testemunha poderá se recusar a depor em razão de função, ministério, ofício ou
profissão.
b) o presidente e cada acusado poderão arrolar até 5 (cinco) testemunhas.
c) as testemunhas de defesa terão competência para fazer prova dos antecedentes do acusado.
d) se tratando de servidor público, sua oitiva em audiência se dará em segredo de justiça.
e) o Presidente poderá recusar até três testemunhas arroladas pela defesa, que poderá substituí-las,
se quiser.
www.tecconcursos.com.br/questoes/603143
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2018
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo (arts. 274 a 307 da Lei nº 10.261/1968)
Nos termos da Lei nº 10.261/1968, quanto ao procedimento disciplinar, assinale a alternativa
correta.
a) A demissão a bem do serviço público acarreta a incompatibilidade permanente para nova
investidura em cargo, função ou emprego público.
b) A prova de antecedentes do acusado pode ser feita por todos os meios de prova em direito
admitidos, tais como documentos, testemunhas, perícias etc.
c) Será instaurada sindicância quando a falta disciplinar, por sua natureza, possa determinar as
penas de demissão ou disponibilidade.
d) Se a testemunha não for localizada, a defesa poderá substituí-la, se quiser, levando, na mesma
data designada para a audiência, outra testemunha, independentemente de notificação.
e) No processo administrativo, se houver denunciante, este deverá prestar declarações depois do
interrogatório do acusado, devendo ser notificado para tal fim.
www.tecconcursos.com.br/questoes/279071
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2015
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo (arts. 274 a 307 da Lei nº 10.261/1968)
Em relação aos Procedimentos Disciplinares, nos termos do Estatuto dos Funcionários Públicos
Civis do Estado de São Paulo, é correto afirmar que
a) a contagem do prazo será efetuada computando-se o dia inicial, antecipando-se o vencimento, que
incidir em sábado, domingo, feriado ou facultativo, para o primeiro dia útil anterior.
b) o servidor absolvido pela Justiça, mediante simples comprovação do trânsito em julgado de
decisão que o absolveu por falta de provas, será reintegrado ao serviço público, no cargo que
ocupava e com todos os direitos e vantagens devidas.
c) o pedido de reconsideração, que não poderá ser renovado, poderá ser deduzido diante de decisão
tomada por Secretário do Estado em única instância, no prazo de 15 (quinze) dias.
d) o prazo para recorrer da decisão em sindicância é de 10 (dez) dias, contados da publicação da
decisão impugnada no Diário Oficial do Estado ou da intimação pessoal do servidor, quando for o
caso.
e) o processo administrativo deverá ser instaurado por portaria, no prazo improrrogável de 8 (oito)
dias do recebimento da determinação, e concluído no de 90 (noventa) dias da citação do acusado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/122631
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2013
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo (arts. 274 a 307 da Lei nº 10.261/1968)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/603143
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/279071
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/122631
180) 
181) 
182) 
183) 
Com relação ao processo por Abandono do Cargo ou Função e por Inassiduidade, pode-se afirmar
que
a) será instaurado processo para apurar abandono de cargo ou função, mesmo se o servidor tiver
pedido exoneração.
b) não será extinto o processo instaurado exclusivamente para apurar a inassiduidade,se o indiciado
pedir exoneração até a data designada para o interrogatório.
c) não será instaurado processo para apurar abandono de cargo ou função se o servidor tiver pedido
exoneração.
d) não será extinto o processo instaurado exclusivamente para apurar abandono de cargo ou função,
se o indiciado pedir exoneração até a data designada para o interrogatório, ou por ocasião deste.
e) será instaurado processo para apurar a inassiduidade, mesmo se o servidor tiver pedido
exoneração.
www.tecconcursos.com.br/questoes/122636
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2013
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo (arts. 274 a 307 da Lei nº 10.261/1968)
No Processo Administrativo,
a) havendo denunciante, este deverá prestar declarações, após o interrogatório e na presença do
acusado e de seu defensor.
b) não comparecendo o acusado, será decretada a suspensão do feito, sendo apenas autorizada a
realização das diligências urgentes.
c) a citação do acusado será feita por edital, no mínimo 6 (seis) meses antes do interrogatório.
d) comparecendo ou não o acusado ao interrogatório, inicia- se o prazo de 3 (três) dias para requerer
a produção de provas, ou apresentá-las.
e) em razão da aplicação do princípio da publicidade, a imprensa deverá ter livre acesso ao processo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/189183
VUNESP - Adv (TJ SP)/TJ SP/2013
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo (arts. 274 a 307 da Lei nº 10.261/1968)
No Estado de São Paulo, o processo administrativo será instaurado por portaria, no prazo
improrrogável de 8 (oito) dias do recebimento da determinação, e concluído no prazo, contado da citação
do acusado de
a) 120 dias.
b) 30 dias.
c) 90 dias.
d) 180 dias.
e) 60 dias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/205193
VUNESP - APOFP SP/SEFAZ SP/2013
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo (arts. 274 a 307 da Lei nº 10.261/1968)
Durante a instrução de processo administrativo disciplinar, regido pela Lei n.º 10.261/68,
constatou-se a existência de uma nulidade processual. No entanto, esse processo já conta com a
respectiva decisão de mérito. Considerando esses fatos, bem como o que dispõe a referida lei, pode-se
afirmar que
a) não será declarada a nulidade do ato processual se esse não houver influído na apuração da
verdade substancial ou diretamente na decisão.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/122636
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/189183
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/205193
184) 
185) 
186) 
b) a declaração de nulidade deve, obrigatoriamente, ser efetivada de ofício pela autoridade
competente.
c) a nulidade será declarada, independentemente dos efeitos produzidos, apenas se houver
requerimento de uma das partes.
d) a nulidade não poderá ser declarada, tendo em vista que o processo já conta com decisão
proferida, restando superada a questão de eventuais nulidades processuais.
e) será obrigatória, em qualquer caso, a declaração de nulidade do ato processual,
independentemente dos seus efeitos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2448933
VUNESP - Exec Pub (IMESC)/IMESC/2013
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo (arts. 274 a 307 da Lei nº 10.261/1968)
Considerando-se a Lei Complementar n.º 942, de 6 de junho de 2003, art. 307, parágrafo único, do
Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo, os casos de demissão e demissão a bem do
serviço público acarretam a incompatibilidade para nova investidura em cargo, função ou emprego
público, por qual período de tempo, respectivamente?
a) 3 (três) e 6 (seis) anos.
b) 10 (dez) e 15 (quinze) anos.
c) 2 (dois) e 4 (quatro) anos.
d) 5 (cinco) e 10 (dez) anos.
e) 1 (um) e 3 (três) anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/86400
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2012
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo (arts. 274 a 307 da Lei nº 10.261/1968)
Sobre os atos e termos processuais previstos no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado
de São Paulo, é correto afirmar que
a) a citação do acusado será feita pessoalmente, no mínimo 2 (dois) dias antes do interrogatório, por
intermédio do respectivo superior hierárquico, ou diretamente, onde possa ser encontrado.
b) ao servidor público que se recusar a depor, sem fundamento, será pela autoridade competente
aplicada a sanção de repreensão, mediante comunicação da Comissão Processante.
c) quando ao funcionário se imputar crime, praticado na esfera administrativa, a autoridade que
determinou a instauração do processo administrativo imporá, simultaneamente, a sanção penal
correspondente.
d) quando for desconhecido o paradeiro de alguma testemunha, o Presidente determinará ao
sindicado que forneça o seu endereço e, caso este não o faça, dispensará o testemunho.
e) o processo administrativo deverá ser iniciado dentro do prazo improrrogável de 8 dias, contados de
sua instauração e concluído no de 180 dias, a contar da citação do indiciado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1771490
FCC - Proc (PGE SP)/PGE SP/2009
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo (arts. 274 a 307 da Lei nº 10.261/1968)
Servidor público ocupante de cargo efetivo de Oficial Administrativo da Secretaria da Agricultura do
Estado de São Paulo responde a processo administrativo disciplinar para apuração de conduta a ele
atribuída que, em tese, é configuradora de concussão. O processo disciplinar encontra-se em fase de
oitiva de testemunhas e o servidor solicitou exoneração do cargo efetivo que titulariza no Estado. Neste
caso, o pedido de exoneração
a) deverá ser indeferido porque apresentado após o momento do interrogatório.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2448933
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/86400
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1771490
187) 
188) 
189) 
b) poderá ser deferido de imediato pela Administração, e o processo administrativo disciplinar deverá
pros seguir até a decisão final.
c) poderá ser deferido de imediato pela Administração que deverá, neste caso, arquivar o processo
disciplinar em curso, na fase em que se encontra, noticiando o fato ao Ministério Público.
d) deverá ser indeferido de imediato pela Administração porque a conduta averiguada também
caracteriza crime.
e) poderá ser deferido pela Administração, cabendo ao administrador decidir pelo prosseguimento ou
não do processo administrativo disciplinar instaurado, desde que já exista ação penal em curso para
apuração do mesmo fato.
www.tecconcursos.com.br/questoes/78913
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2007
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo (arts. 274 a 307 da Lei nº 10.261/1968)
A respeito do processo administrativo, consoante o disposto na Lei Estadual n.º 10.261/68, é
correto afirmar que
a) não sendo encontrado para receber a citação, o processo será suspenso até que o acusado venha
a ser encontrado para ser citado pessoalmente, não correndo a prescrição nesse caso.
b) é obrigação do acusado tomar ciência e assistir aos atos e termos do processo, devendo ser
notificado de tais atos processuais.
c) mesmo que o acusado não compareça ao interrogatório, inicia-se o prazo de 3 (três) dias para
requerer a produção de provas, ou apresentá-las.
d) as testemunhas arroladas pelo acusado serão obrigatoriamente intimadas a comparecer à
audiência designada.
e) a demissão do funcionário a bem do serviço público acarreta a incompatibilidade para nova
investidura em cargo público, pelo prazo de 8 (oito) anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/78993
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2007
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo (arts. 274 a 307 da Lei nº 10.261/1968)
No processo administrativo,
a) são competentes para a instauração do processo administrativo os Diretores de Departamento e
Divisão.
b) a instauração é válida por portaria, no prazo máximo improrrogável de 60 (sessenta) dias do
recebimento da determinação.
c) o mandado de citação deverá conter informação de que o acusado poderá arrolar testemunhas e
requerer provas, no prazo de 3 (três) dias, após a data designada para seu interrogatório.
d) o acusado poderá assistira inquirição do denunciante.
e) não comparecendo o acusado no interrogatório, ficará suspenso o prazo para requerer a produção
de provas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/79061
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2006
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo (arts. 274 a 307 da Lei nº 10.261/1968)
É correto afirmar que
a) o processo administrativo deverá ser instaurado por portaria, no prazo improrrogável de 5 dias do
recebimento da determinação, e concluído no de 30 dias da citação do acusado.
b) é obrigatório ao acusado tomar ciência ou assistir aos atos e termos do processo.
c) não será declarada a nulidade de nenhum ato processual que não houver influído na apuração da
verdade substancial ou diretamente na decisão do processo ou sindicância.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78913
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/78993
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/79061
190) 
191) 
192) 
d) o presidente e os acusados poderão arrolar até 3 testemunhas.
e) a expedição da precatória suspenderá a instrução do procedimento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/79131
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2006
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo (arts. 274 a 307 da Lei nº 10.261/1968)
O acusado em processo administrativo, consoante o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do
Estado de São Paulo,
a) deverá ser citado pelo menos 10 dias antes da data fixada para o interrogatório.
b) caso se apresente sem advogado próprio constituído, será considerado réu revel.
c) não sendo encontrado para citação no endereço constante de seu assentamento individual, terá
imediatamente decretado o abandono de cargo.
d) não tem assegurada a ampla defesa, que só se defere no processo judicial posterior.
e) deverá ser citado, devendo o mandado de citação conter, dentre outros elementos, a data do
interrogatório e a data da oitiva do denunciante, se houver.
www.tecconcursos.com.br/questoes/841783
VUNESP - Sup Ens (SEDUC SP)/SEDUC SP/2019
Direito Administrativo - Processo por Abandono do Cargo ou Função e por Inassiduidade
(arts. 308 a 311 da Lei nº 10.261/19)
O Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, que é regido pela Lei nº
10.261/1968, foi alterado pela Lei Complementar nº 942, de 06 de Junho de 2003. No que diz respeito
ao Processo por Abandono do Cargo ou Função e por Inassiduidade, o art. 309 dessa Lei Complementar
dispõe que não será instaurado processo para apurar abandono de cargo ou função, bem como
inassiduidade, se o servidor tiver pedido exoneração. A esse respeito, informa, no art. 310, que o
processo instaurado se extinguirá exclusivamente para apurar abandono de cargo ou função, bem como
inassiduidade, se o indiciado
a) comprometer-se a repor as faltas no seu período de férias.
b) pedir exoneração com antecedência de, no mínimo, quinze dias úteis antes do interrogatório.
c) pedir exoneração até a data designada para o interrogatório, ou por ocasião deste.
d) pagar, aos cofres públicos, multa no valor do salário correspondente aos dias que faltou ao
serviço.
e) cumprir suspensão do serviço público por igual período das faltas, reassumindo na data
subsequente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/74565
FCC - DP SP/DPE SP/2012
Direito Administrativo - Processo por Abandono do Cargo ou Função e por Inassiduidade
(arts. 308 a 311 da Lei nº 10.261/19)
Instaurado processo administrativo disciplinar para apurar inassiduidade de servidor sujeito ao
regime da Lei no 10.261/68, se sobrevier pedido de exoneração do acusado, antes da data designada
para o interrogatório, o processo deverá
a) ser sobrestado, até posterior investidura do acusado em outro cargo de provimento efetivo, desde
que não ocorrida a prescrição.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/79131
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/841783
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/74565
193) 
194) 
b) ter prosseguimento normal, até o relatório final, consignando tudo o que for apurado no prontuário
do acusado, para fins de registro.
c) ser extinto, nesta hipótese ou ainda na de abandono de cargo ou função pública, por expressa
determinação legal.
d) ter curso célere, de modo a se produzirem as provas para decisão de mérito, antes do deferimento
do pedido de exoneração.
e) ser elevado à apreciação e decisão in limine da autoridade competente, para deferimento ou não
do pedido de exoneração.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2488957
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2023
Direito Administrativo - Dos Recursos (arts. 312 a 314 da Lei nº 10.261/1968)
Considere que Isaías é servidor público e teve contra si aplicada pena disciplinar. Inconformado
com a decisão, decide interpor recurso. Com base na situação hipotética e no disposto na Lei nº
10.261/68, é correto afirmar que
a) o recurso deverá ser apresentado à autoridade que deverá julgá-lo, salvo se Isaías desejar que a
autoridade que aplicou a pena exerça um juízo de retratação.
b) na hipótese de a decisão recorrida ser mantida pela autoridade que julgou o recurso, Isaías
poderá, a qualquer tempo, apresentar pedido de reconsideração, caso surjam fatos ou circunstâncias
ainda não apreciados no processo.
c) o recurso será apreciado, ainda que incorretamente denominado ou endereçado à autoridade
incompetente.
d) o recurso deverá ser interposto no prazo de 20 dias, a contar da publicação da decisão impugnada
no Diário Oficial do Estado.
e) o recurso terá efeito suspensivo e, na sua elaboração, o recorrente deverá indicar, além do seu
nome e qualificação, a exposição das razões de seu inconformismo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/603144
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2018
Direito Administrativo - Dos Recursos (arts. 312 a 314 da Lei nº 10.261/1968)
De acordo com a Lei no 10.261/1968, no que concerne aos recursos no processo administrativo, é
correta a seguinte afirmação:
a) O prazo para recorrer é de 15 (quinze) dias, contados da publicação da decisão impugnada no
Diário Oficial do Estado ou da intimação do procurador do servidor, se for o caso.
b) Não cabe pedido de reconsideração de decisão tomada pelo Governador do Estado em única
instância.
c) O recurso não poderá ser apreciado pela autoridade competente se incorretamente denominado
ou endereçado.
d) O recurso será apresentado ao superior hierárquico da autoridade que aplicou a pena, que, em 15
(quinze) dias, de forma motivada, deve manter a decisão ou reformá-la.
e) Os recursos não têm efeito suspensivo; e os que forem providos darão lugar às retificações
necessárias, retroagindo seus efeitos à data do ato punitivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/122639
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2013
Direito Administrativo - Dos Recursos (arts. 312 a 314 da Lei nº 10.261/1968)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2488957
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/603144
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/122639
195) 
196) 
197) 
198) 
Da decisão que aplicar penalidade, caberá recurso
a) que será apresentado à autoridade superior hierárquica à que aplicou a pena, no prazo de 10 (dez)
dias para, motivadamente, manter ou reformar a decisão.
b) por uma única vez, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicação da decisão impugnada no
Diário Oficial do Estado ou da intimação pessoal do servidor, quando for o caso.
c) endereçado ao Secretário de Estado que, por meio de sua assessoria, no prazo de 45 (quarenta e
cinco) dias, deverá emitir parecer conclusivo.
d) por uma única vez, no prazo de 30 (trinta) dias, versando apenas sobre a legalidade ou ilegalidade
do feito.
e) com efeito suspensivo e endereçado diretamente à autoridade imediatamente superior àquela que
aplicou a punição disciplinar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/208535
VUNESP - Of Admin (SAP SP)/SAP SP/2011
Direito Administrativo - Dos Recursos (arts. 312 a 314 da Lei nº 10.261/1968)
Caberá recurso, da decisão que aplicar penalidade,
a) por uma vez, no prazo de 10 (dez) dias, contados da citação pessoal do servidor, quando for o
caso.
b) por uma vez, no prazo improrrogável de 15 (quinze) dias, contadosda citação pessoal do servidor,
quando for o caso.
c) por uma única vez, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicação da decisão impugnada no
Diário Oficial do Estado ou da intimação pessoal do servidor, quando for o caso.
d) devendo ser apresentado à autoridade que aplicou a pena, que terá o prazo de 15 (quinze) dias
para, motivadamente, manter sua decisão ou reformá-la.
e) que não será apreciado pela autoridade competente se incorretamente denominado ou
endereçado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/79062
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2006
Direito Administrativo - Dos Recursos (arts. 312 a 314 da Lei nº 10.261/1968)
Caberá recurso, por uma única vez, da decisão que aplicar a penalidade. O prazo para recorrer,
contado da publicação da decisão impugnada no Diário Oficial do Estado, é de
a) 5 dias.
b) 10 dias.
c) 15 dias.
d) 30 dias.
e) 60 dias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2472219
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2023
Direito Administrativo - Da Revisão (arts. 315 a 321 da Lei nº 10.261/1968)
Considere que Isaias praticou infração disciplinar e em razão disso passou por uma sindicância que
resultou na aplicação da pena de suspensão. Apesar de corretamente intimado da decisão, optou, na
época, por não interpor recurso. Inconformado com a medida e diante de novos elementos de prova,
decide pedir a revisão de sua pena.
 
Diante dessa situação hipotética e do disposto na Lei no 10.261/68, é correto afirmar que
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/208535
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/79062
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2472219
199) 
200) 
a) não será cabível o pedido de revisão, pois Isaias não interpôs todos os recursos cabíveis no
respectivo processo disciplinar.
b) o pedido de revisão poderá resultar na agravação de sua pena, caso comprovado que a conduta
se enquadra em tipo mais grave.
c) o pedido de revisão não comporta a produção de atos probatórios, devendo o interessado
comprovar o direito líquido e certo da sua pretensão.
d) Isaias deverá ser representado necessariamente por advogado, cabendo a ele o ônus da prova
dos fundamentos de seu pedido.
e) o pedido de revisão deverá ser apresentado no prazo de até 02 (dois) anos, a contar do trânsito
em julgado administrativo da decisão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1766556
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2021
Direito Administrativo - Da Revisão (arts. 315 a 321 da Lei nº 10.261/1968)
A teor do que dispõe o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo a respeito
dos recursos e da revisão, no âmbito do processo administrativo, é correto afirmar que
a) não caberá recurso ou pedido de reconsideração de decisão tomada pelo Governador do Estado
em única instância.
b) a autoridade que aplicou a penalidade não poderá apreciar o pedido de revisão quanto à sua
admissibilidade.
c) entre outros efeitos, a decisão que julgar procedente a revisão poderá modificar a pena ou anular
o processo.
d) nenhum recurso será admitido se incorretamente denominado ou endereçado.
e) do recurso deverá constar a exposição das razões de inconformismo e o comprovante do
recolhimento da taxa recursal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/86402
VUNESP - Esc (TJ SP)/TJ SP/2012
Direito Administrativo - Da Revisão (arts. 315 a 321 da Lei nº 10.261/1968)
Segundo o que dispõe o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, a
respeito da revisão dos processos administrativos, é correto afirmar que
a) a revisão será processada pelo Secretário de Estado, ou a juízo do Governador, por comissão
composta de 3 (três) funcionários de condição hierárquica nunca inferior à do punido, cabendo a
presidência a bacharel em direito.
b) julgada procedente a revisão, a Administração Pública determinará a redução, majoração ou o
cancelamento da pena.
c) não constitui fundamento para revisão a alegação de que a decisão foi contrária a texto expresso
de lei.
d) a revisão pode ocorrer mediante recurso do punido quando, após a decisão, descobrirem-se novas
provas da sua inocência.
e) a revisão, que deverá ser interposta no prazo de 30 dias após o julgamento de todos os recursos
cabíveis, não autoriza a agravação da pena.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1766556
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/86402
Gabarito
1) A 2) D 3) D 4) A 5) A 6) C 7) B
8) D 9) B 10) E 11) C 12) A 13) E 14) C
15) D 16) C 17) E 18) B 19) D 20) E 21) E
22) B 23) D 24) A 25) B 26) E 27) C 28) A
29) A 30) E 31) E 32) D 33) A 34) E 35) A
36) A 37) B 38) E 39) A 40) D 41) C 42) D
43) B 44) E 45) C 46) D 47) E 48) C 49) A
50) B 51) A 52) E 53) A 54) A 55) A 56) B
57) A 58) E 59) E 60) C 61) E 62) B 63) E
64) C 65) A 66) E 67) A 68) E 69) A 70) B
71) A 72) E 73) E 74) E 75) C 76) D 77) B
78) A 79) B 80) E 81) A 82) B 83) A 84) E
85) B 86) C 87) E 88) A 89) C 90) E 91) D
92) A 93) E 94) B 95) D 96) D 97) B 98) A
99) C 100) D 101) B 102) C 103) B 104) A 105) B
106) E 107) B 108) D 109) E 110) E 111) D 112) A
113) A 114) A 115) A 116) D 117) D 118) C 119) E
120) D 121) C 122) E 123) A 124) B 125) E 126) E
127) D 128) E 129) B 130) E 131) E 132) E 133) A
134) Certo 135) Errado 136) Certo 137) Certo 138) Errado 139) Certo 140) Errado
141) Certo 142) Certo 143) Errado 144) Certo 145) Errado 146) Certo 147) Errado
148) Certo 149) Certo 150) Certo 151) Certo 152) Certo 153) D 154) B
155) C 156) D 157) D 158) B 159) Anulada 160) D 161) B
162) D 163) D 164) B 165) E 166) D 167) C 168) D
169) Certo 170) Errado 171) C 172) A 173) B 174) A 175) A
176) B 177) B 178) D 179) E 180) C 181) D 182) C
183) A 184) D 185) A 186) B 187) C 188) C 189) C
190) E 191) C 192) C 193) C 194) E 195) B 196) C
197) D 198) D 199) C 200) Anulada

Mais conteúdos dessa disciplina