Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Os métodos de custeio, ou métodos de rateio, como também são conhecidos, são ferramentas criadas para facilitar o cálculo para entender qual é o custo de produção de um determinado produto . É importante entender qual o valor de custo unitário dos produtos para, por exemplo, conseguir identificar o preço ideal na etapa de precificação. Infelizmente, não é raro encontrarmos empresas que ainda não se atentaram à importância de entender esse custo e que, por isso, acabam tendo uma rentabilidade não muito interessante. Utilizar os métodos de custeio irá permitir, por exemplo, que você acompanhe de forma mais eficiente o desempenho financeiro da empresa, entenda o valor de cada mercadoria e, a partir daí, consiga tomar algumas decisões mais estratégicas. É natural que, na medida em que a empresa cresce e os processos de produção e distribuição ganham volume, torna-se um pouco mais difícil acompanhar algumas informações, como os custos atrelados aos produtos.Para que esses dados não se percam e que seja possível ter uma visão mais clara e efetiva da rentabilidade da instituição, encontrar o método de custeio mais adequado para a empresa é fundamental. Com várias opções de métodos de custeio disponíveis, é papel do gestor financeiro avaliar cada um deles considerando as necessidades e prioridades da empresa, e a partir daí identificar qual é a opção mais interessante para o contexto da instituição.
Vantagens
O método de custeio variável, como dito anteriormente, é um dos mais conhecidos e utilizados dentro das empresas.
 Essa metodologia tem como vantagens: 
. A possibilidade de mensurar o custo de cada unidade de forma simples e objetiva, sem interferências. Dessa forma, as alterações de estoque ou outros detalhes não vão atrapalhar os cálculos do lucro, e por isso é possível que os gestores tenham muito mais precisão e clareza na análise de resultados e planejamento estratégico; 
. É possível identificar a margem de contribuição de cada unidade de forma rápida. Os cálculos que mostram as diferenças entre o preço da venda e o custo do produto são feitos de forma instantânea, permitindo que os responsáveis analisem sempre que necessário, com muita agilidade. Ao entender esses números, é possível atuar para aumentar a rentabilidade da empresa.

Mais conteúdos dessa disciplina