Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

2
z\A importância da atividade física na terceira idade
 Acadêmicos
 Ana Cristina Alves Prusch
Marcos Vinícius Barreto
Fabíola Ribeiro
Jose Renato Lopes
Henrique Borges
Fernando Jr Pereira
Tutor externo: Harrison de Moura 
 
RESUMO
Atualmente vivenciamos o crescimento da população idosa em nosso dia a dia e percebe-se que os efeitos do envelhecimento ocorre por desuso de suas capacidades físicas , que resultam em vários problemas de saúde além de mudanças de composição corporal que contribuem para o desenvolvimento da obesidade ,o treinamento de força é um tipo , seguro de exército capaz de prevenir melhorar e retardar a deterioração dos processos físicos e psicológicos , mantendo-se por muito tempo as capacidades motoras permitindo um envelhecimento saudável . Além de ser uma estratégia apropriada para controle de pesos em idosos.
Contudo este trabalho é apresentado através de revisão de literatura e livros científicos, onde é apresentado citações e estudos que comprovam os benefícios do treinamento de força para a população. Sendo assim conclui-se que é importante a compreensão dos benefícios do treinamento de força possa promover a melhor relação custo/benefício para idosos pela praticidade pela segurança e como consequência aumento de massa muscular.
Palavras-chave: Treinamento, Força, idoso
1. INTRODUÇÃO
 O processo “envelhecimento” é caracterizado por alterações biológicas, funcionais psicológicas e pela redução da capacidade dos sistemas em realizar suas funções e isso pode ser referente ao estilo de vida que cada pessoa leva. Outro caso relacionado ao envelhecimento são as modificações na composição corporal, que gera obesidade,
onde há uma diminuição da massa magra e da água corporal total e um aumento da massa gorda, que é referente a redução de atividades físicas e a alimentação inadequada. E para que os idosos possam desempenhar suas funções da vida diária é necessário que tenham métodos para prevenir e promover sua saúde e melhorar sua qualidade de vida dentre estes métodos o treinamento resistido ou seja o treinamento de força traz muitos benefícios para a população idosa como o aumento da massa muscular, redução da porcentagem de gordura corporal e aumento de força, garantindo que ele execute suas atividades diárias com muito mais vigor e saúde.
 O treinamento de força é um exercício, ou um conjunto de exercícios, que ajuda os diferentes músculos do seu corpo para se tornar mais forte e mais poderoso. Quando uma pessoa tem os músculos mais fortes, eles terão força adicional e resistência para as atividades diárias. Se os músculos do corpo de uma pessoa são fortes há maior probabilidade de recuperação rápida de uma lesão, além disso é um método correto para queimar calorias de forma eficiente e eficaz.
 O treinamento de força (TF), ou treinamento contra resistência, vem sendo reconhecido como importante componente do programa de condicionamento físico para adultos devido à promoção de diversos benefícios à saúde há fortes indícios de que altos níveis de força muscular podem estar associados à diminuição da prevalência de síndrome metabólica
 Ganhar força permite executar tarefas diárias com muito mais facilidade e disposição, como carregar objetos pesados, arrastar móveis, ​​brincar com os filhos. O fortalecimento muscular também ajuda a prevenir a sarcopenia, que é a perda de massa muscular que ocorre naturalmente com a idade, permitindo um envelhecimento saudável com muito mais autonomia e qualidade de vida
. 
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 O envelhecimento é algo inevitável na humanidade, a diminuição da força muscular durante este processo compromete o desempenho motor e impede simples atividades diárias.O treinamento contra resistência tem sido apontado como um dos meios mais eficazes para o incremento da força muscular (Fleck e Kraemer, 1999). Ao incluírem exercícios de força como por exemplo, a musculação para pessoas idosas, sempre respeitando seus limites de forma coerente proporcionará benefícios em relação à autonomia funcional, tornando os idosos capazes de realizarem suas atividades diárias com maior excelência e com tudo o trazendo um bem estar e a independência. Em suas pesquisas, Moritani e Devries (2000) apontam o efeito positivo do treinamento de força como forma segura e eficiente para a população idosa.
 O exercício físico é considerado hoje como uma das melhores maneiras de manter a qualidade de vida durante o processo de envelhecimento, exercendo influência favorável sobre a condição funcional do organismo e sobre sua capacidade de desempenho. Em geral, pode-se alcançar o maior efeito de saúde com um treinamento de resistência com duração de 45 minutos, praticado 3 vezes por semana (Bringmann 1980).
 
“A inatividade física, associada a doenças crônico-degenerativas e a hábitos de vida inadequados, como o tabagismo e a má alimentação, dentre outros, resulta na redução dos níveis de força, da resistência muscular, da flexibilidade e da capacidade aeróbia, promovendo uma queda da capacidade funcional, bem como na execução das atividades de vida diária” (Araújo, 2003).
	
Insira neste local sua citação indireta devidamente citada com base no material utilizado.
Insira as três citações de livros conduzindo o texto de maneira fluída e com a integração das ideias dos outros autores utilizados para compor o seu texto. Não se esqueça de citar e referenciar o material utilizado de forma adequada.
Insira as duas citações de periódicos conduzindo o texto de maneira fluída e com a integração das ideias dos outros autores utilizados para compor o seu texto. Não se esqueça de citar e referenciar o material utilizado de forma adequada.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
	 Descreva neste campo os materiais, métodos, técnicas, procedimentos utilizados na construção de seu trabalho. Procure realizar a descrição da forma mais detalhada possível para permitir que alguém que se interessou por seu trabalho possa reproduzir os procedimentos empregados durante a realização do seu paper.
Insira neste campo o registro fotográfico obtido na elaboração do seu artigo.
Insira neste campo a descrição, relato e contextualização do registro fotográfico obtido na elaboração do seu artigo.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Neste campo, faça o relato de suas observações após a análise dos elementos elencados na Fundamentação Teórica descrita anteriormente neste documento. Utilize a teoria abordada na Introdução e Fundamentação Teórica para justificar os seus achados e descreva de que maneira os dados encontrados contribuem para ampliar o conhecimento obtido nos materiais consultados.
Utilize este campo para fazer a ligação da teoria com a prática de seu trabalho. Relacione o que você encontrou e evidenciou durante a aplicação prática com os autores consultados.
5. CONCLUSÃO
Para produzir a conclusão, deve-se retomar os objetivos elencados no início do trabalho, pois é importante que cada objetivo traçado tenha sido atendido, assim como pode ser apresentada uma síntese dos resultados. Veja aqui duas formas para compor a conclusão de seu trabalho:
Abordar neste campo em que o trabalho desenvolvido contribuiupara o conhecimento existente.
Na parte final das conclusões, é interessante apontar possíveis aprofundamentos sobre o tema estudado, bem como possíveis interações com outros temas, abordagens metodológicas, materiais, aplicações e sugerir ao leitor do seu trabalho possíveis encaminhamentos para pesquisas futuras. Exemplifica-se a sugestão de realização de pesquisas futuras com a indicação de realização de estudo bibliométrico sobre os trabalhos publicados na JOIA e na Revista Maiêutica.
A partir da estrutura básica deste trabalho, permite-se aos acadêmicos da UNIASSELVI desenvolver seus artigos científicos com mais discernimento sobre estrutura básica cobrada na Instituição. Ao submeter o seu artigo para revistas ou eventos externos, é importante verificar e adequar o trabalho às regras e às formatações solicitadas.
REFERÊNCIA
FLECK, Steven; KRAEMER, William. Fundamentos do treinamento de força muscular. In: Fundamentos do treinamento de força muscular. [S. l.], 2017. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=TKhBDgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PP1&dq=treinamento+de+for%C3%A7a&ots=ooV2v2jxyF&sig=kIQoWyrGdPJKfp-WW9R_zW9QmmE#v=onepage&q=treinamento%20de%20for%C3%A7a&f=false. Acesso em: 19 maio 2022.
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I - dd/mm/aa

Mais conteúdos dessa disciplina