Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA PUBLICIDADE E PROPAGANDA - OS IMPACTOS POSITIVOS DE ANÚNCIOS EM REDES SOCIAIS PARA UMA MARCA, SOB A PERSPECTIVA DO SETOR DE MÍDIAS EM AGÊNCIAS PUBLICITÁRIAS
Bianca Lauser Eurique Lopes¹
Carolina Machado Vianna²
Débora Duarte de Oliveira³
Melissa Costa Danda⁴
1 INTRODUÇÃO
De acordo com o que podemos perceber, atualmente, há um aumento significativo de usuários de redes sociais. Com a aderência das pessoas a essas mídias, as marcas e empresas de diversos setores da economia, passaram a ter que adaptar-se as redes sociais para vender seus produtos, reter mais clientes e conquistar um espaço maior no mercado.
Baseando-se nessa ideia, o presente trabalho tem como tema “Os impactos positivos de anúncios em redes sociais para uma marca, sob a perspectiva do setor de mídias em agências publicitarias”. 
 A problematização central da pesquisa se faz em torno do seguinte questionamento: “Quais são os impactos positivos de anúncios em redes para uma marca, sob a perspectiva do setor de mídias em agências publicitárias?”. Dentro dos objetivos específicos, determinou-se: Compreender quais as redes sociais mais utilizadas no Brasil; Descrever a importância do marketing digital e suas estratégias para redes sociais.
A pesquisa inicia demonstrando alguns aspectos sobre as redes sociais, tais como sua presença na vida das pessoas e consumidores em potencial. Além disso, apresenta dados percentuais referentes as redes sociais mais utilizadas no Brasil.
Dando continuidade, a abordagem passa para o marketing digital e suas estratégias direcionadas para as redes sociais, que se utilizadas de forma adequada, contribuem para o posicionamento de marca, retenção de cliente e pensionamento de mercado.
Finalizando o referencial teórico, focou-se nos anúncios publicitários em redes sociais que apresentam grande importâncias para marcas. Partindo do ponto que eles apresentam muitas vantagens por atingirem grandes números de clientes em potencial, e estabelecerem uma construção de visão do público sobre as marcas e empresas.
Ao final da presente pesquisa, verificou-se que a utilização estratégica de anúncio em redes sociais, ocasionam em muitos retornos positivos para as marcas. Dentre esses, visibilidade, aumento de vendas (e consequentemente de receita), posicionamento de marca, entre outros que poderão ser identificados no decorrer deste trabalho.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 As Redes Sociais
 
Com o passar dos anos, as redes sociais tornaram um importante meio de comunicação e interação entre as pessoas. Através destas, temos a possiblidade de conhecer pessoas e seus diferentes modos de vida, estar por dentro de acontecimento e informações de diversas partes do mundo. Segundo Pacete (2023), ao citar uma pesquisa realizada pela Comscore, “O Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais em todo o mundo. A constatação é de um levantamento da Comscore.” 
Pacete (2023) 	também comenta que “Ainda de acordo com a Comscore, YouTube, Facebook e Instagram são as redes mais acessadas pelos usuários brasileiros, com alcance de 96,4%, 85,1% e 81,4%, respectivamente; TikTok, Kwai e Twitter aparecem na sequência. Em relação ao tempo de consumo da audiência, Instagram e YouTube são redes onde os usuários dedicam mais minutos.”
Atualmente, as redes sociais têm apresentado outro papel muito relevante na vida de seus usuários, tanto para empresas/marcas, como para consumidores. Logo, Cardoso (2023) nos diz:
As redes sociais se tornaram uma parte integrante da vida cotidiana da maioria das pessoas, com um número crescente de indivíduos utilizando-as para compartilhar informações, ideias, opiniões e experiências pessoais. Além disso, as redes sociais também se transformaram em uma importante ferramenta de marketing para empresas que desejam atingir e engajar consumidores em potencial.
Percebe-se que ao estar apresente nas redes sociais, as marcas e empresas, estão diretamente conectados com consumidores em potencial. 
2.2 Marcas e o Marketing Digital
A chegada do marketing digital transformou a forma das marcas de fazer publicidade. Entre as transformações, estão a agilidade, o aumento do faturamento e o envolvimento do consumidor com a marca. As ferramentas disponíveis nessa estratégia de marketing são diversas, mas a maioria é focada na análise de métricas e leitura do mercado, anúncios de alta performance, e a criação de conteúdo.
Em meio a essa transformação, as marcas necessitam estar no digital para serem vistas e lembradas, como a agência “Elévon Marketing” disse em seu site, “o brasileiro passa, em média, quatro horas conectado à internet diariamente. Dificilmente você encontrará outro local para anunciar que tenha a atenção e o interesse de seu cliente por tanto tempo e de forma tão espontânea como a internet.”
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2023) o percentual de pessoas que acessaram a internet com a finalidade de utilizar as redes sociais em 2022 foi de 83,6%.
Na figura a seguir, podemos identificar cada uma das finalidades que foram estudadas e obter os seus respectivos percentuais.
Figura 1 – Dados do IBGE sobre a finalidade dos acessos à internet em 2022
Fonte: PNAD Contínua TIC Pessoas – 2022, IBGE (2023) 
Nesse estudo realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua do IBGE, em 2022 foi investigado pela primeira vez, qual a frequência que as pessoas costumam utilizar a Internet. Nesse estudo foram obtidos os seguintes resultados:
Entre quem utilizou, 93,4% usavam de forma habitual todos os dias; 2,7% utilizavam quase todos os dias (cinco ou seis dias por semana); 3,2% de uma a quatro vezes por semana; e apenas 0,7% utilizavam com uma frequência inferior a uma vez por semana. Entre as grandes regiões, o menor índice de frequência diária era para o Norte (89,2%) e o maior para o Centro-Oeste (95,0%). IBGE (2023).
Portanto, a partir dessas informações pode-se concluir que fazer a utilização das ferramentas do marketing digital de forma estratégica e bem planejada é o que faz necessário para as marcas/empresas se manterem presentes no meio competitivo da publicidade.
		
2.3 Anúncios Publicitários em Redes Sociais
Os Anúncios em redes sociais estão cada vez mais em destaque devido as vantagens que este tipo de divulgação proporciona para as marcas/empresas, para que possamos entender melhor os benefícios Santinho (2021) expõe que 
Com os anúncios em redes sociais, você consegue chegar a novos públicos e apresentar a sua marca para possíveis novos compradores. Esse impulsionamento alcança mais pessoas do que aconteceria com um trabalho feito organicamente (isto é, sem dinheiro para promoção).
Além de aumentar as possibilidades de negócios, os anúncios em redes sociais também ajudam a construir mais credibilidade e notoriedade para o seu perfil. Isso acontece porque contas com mais interações e seguidores são frequentemente vistas como perfis de sucesso.
Isso também dá mais segurança para que clientes em potencial arrisquem uma primeira compra com a sua empresa. 
A partir deste exposto, é possível identificar o quanto estes anúncios são fundamentais para que as empresas alcancem seus objetivos, sejam eles, o crescimento da sua marca, a credibilidade para conquistar novos clientes e até mesmo a fidelização dos seus consumidores. 
Devido ao constante avanço na utilização das redes sociais, Silva e Brito (2020, p. 92) ressaltam que “A sociedade passou a ficar cada vez mais conectada por meio destes meios de comunicação que permitem interações, gradualmente, mais tecnológicas e instantâneas.” Ainda segundo Silva e Brito (2020, p. 92), eles afirmam que “Barreiras comunicacionais foram minimizadas e até mesmo extintas com o uso destas ferramentas.”
Em seu artigo que fala sobre a Publicidade feita nas Redes Sociais e os impactos que ela causa na Cultura do Consumismo, Silva e Brito (2020, p. 93) declaram que 
Ao utilizarem as redes sociais, os internautas encontram-se sugestionados a consumir os modismos que se apresentamna rede. Há uma espécie de pressão exercida como forma de se inserir na sociedade e de serem aceitos nos grupos sociais que participam ou desejam participar.
Portanto, com esta colocação entende-se que as mídias sociais, como um todo, são ferramentas utilizadas não somente para divulgar conteúdos e repassar informações, mas elas também são formas de influenciar e até mesmo manipular seus usuários. Por isso, nos dias de hoje as agências publicitárias também se mostram cada vez mais inclinadas a fazer utilização destas ferramentas, pois colocando de uma forma bem generalizada, atualmente a maior parte da população se vê a cada dia mais dependente e refém deste meio de comunicação para exercer suas funções sejam elas relacionadas a trabalho ou lazer.
3 METODOLOGIA
O presente trabalho, trata-se de uma pesquisa com uma abordagem exploratória. Tendo em vista a identificação dos impactos positivos de anúncios em redes sociais para uma marca. 
Além disso, o embasamento teórico, se deu através de pesquisas bibliográficas, por meio de fontes primárias, artigos e secundárias, livros e revistas que são coerentes com o tema proposto.
Para a coleta de dados, utilizou-se o método de entrevista/questionário, com um profissional atuante dentro do setor de mídias de uma empresa. Sendo assim, determinou que o entrevistado respondesse ao questionário pré-estabelecido, de acordo com sua perspectiva, rotina e experiências de trabalho. Logo, determinou uma análise qualitativa dos dados obtidos, comparando com o referencial teórico elaborado.
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES
No processo de pesquisas para o trabalho, foram vistos alguns pontos que são cruciais para um profissional de mídia levar em consideração, e a partir disso, criar os conteúdos que irão obter o resultado desejado pelas marcas/empresas, pois anúncios publicitários bem elaborados e adequados as diferentes redes sociais, como consequência, geram retornos positivos em questões como visibilidade da marcar, aumento da receita e credibilidade.
Com a pesquisa realizada com um profissional da área foi identificado, que a possibilidade de segmentação de público e a análise de dados com maior precisão, são fatores essenciais para que se possa realizar a divulgação dos conteúdos dentro deste canal. Visto que, as redes sociais estão presente na maior parte do tempo na vida de cada indivíduo, sem falar que nos dias de hoje, para uma marca/empresa ser lembrada, é de extrema importância que esta, interaja com o seu público alvo e esteja sempre preparada para as mudanças que ocorrem na sociedade.
A seguir estão os pontos que foram levantados baseados na teoria e comprovados pela prática no dia a dia do profissional dentro do setor de mídia em uma agência:
a) a extrema importância, pois são canais que possuem enorme visibilidade;
b) as redes sociais mais utilizadas pelas marcas/empresas para divulgação: Meta, Linkedin e TikTok;
c) das redes sociais citadas, os tipos de anúncios dentro dessas, que mais geram retornos positivos para essas marcas/empresas: na Meta (Facebook e Instagram) são posts e reels; no Linkedin são os posts de conteúdo e no TikTok os vídeos;
d) a forma que os anúncios divulgados nas redes sociais contribuem para o aumento das vendas de uma marca/empresa, é através da construção de credibilidade da marca dentro destes canais de divulgação, que por sua vez aumentam as possibilidades de negócios junto aos seus potenciais consumidores;
e) a segmentação de público dentro das redes sociais, pois é extremamente importante que o profissional conheça bem o seu público-alvo, saiba como falar com esse público e também entenda como ele interage dentro dessas mídias;
f) os aspectos positivos que os anúncios “ON” possuem em comparação aos “OFF”, são a facilidade na busca por informações, a velocidade na troca de informações e também o retorno mais rápido de como o público reage no contato com a sua marca/empresa. Visto que, nos anúncios “OFF” o seu principal benefício é que eles permitem o alcance do público geral, seja ele nato da internet ou não.
Portanto, a partir destas respostas que foram obtidas através da pesquisa realizada junto ao profissional atuante na área de mídias, e também com a pesquisa bibliográfica, o presente trabalho conclui que nos dias de hoje realizar a divulgação de conteúdos através das mídias sociais, é algo fundamental, para garantir que as marcas/empresas sejam não somente conhecidas e credibilizadas, mas também que estas consigam alcançar os mais diversos públicos que compõem essa grande rede de usuários.
REFERÊNCIAS
CARDOSO, Wagner. O impacto das redes sociais nas decisões de compra: uma análise das estratégias de marketing digital. São Paulo, Brasil, Linkedin Lex Hub One, 18 de abril de 2023. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/o-impacto-das-redes-sociais-nas-decis%C3%B5es-de-compra-uma-wagner-cardoso/?originalSubdomain=pt. Acesso em: 23 de outubro de 2023. 
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. 161,6 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade utilizaram a Internet no país, em 2022. [S. l.], Editoria: Estatísticas Sociais, IBGE, 9 de novembro de 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38307-161-6-milhoes-de-pessoas-com-10-anos-ou-mais-de-idade-utilizaram-a-internet-no-pais-em-2022. Acesso em: 10 de novembro de 2023.
PACETE, Luiz Gustavo. Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais em todo o mundo. [S. l.], Forbes, 9 de março de 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/03/brasil-e-o-terceiro-pais-que-mais-consome-redes-sociais-em-todo-o-mundo/. Acesso em: 23 de outubro de 2023.
SANTINHO, Carlos. Saiba como dar os primeiros passos para fazer anúncios em redes sociais como o Instagram, o Facebook e o LinkedIn. [S. l.], Resultados Digitais, 14 de dezembro de 2021. Disponível em: Anúncios em redes sociais: o guia para anunciar em 2022 (resultadosdigitais.com.br). Acesso em 23 de outubro de 2023. 
SILVA, Carlos Mendes Monteiro da; BRITO, Dante Ponte de. A Publicidade nas Redes Sociais e seus Impactos na Cultura do Consumismo. Revista Jurídica Cesumar, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 89-101, janeiro/abril, 2020. DOI: 10.17765/2176-9184.2020v20n1p89-101. Disponível em: https://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_biblioteca/bibli_servicos_produtos/bibli_boletim/bibli_bol_2006/Rev-Jur-CESUMAR_v.20_n.1.pdf#page=80. Acesso em 8 de novembro de 2023.
1 Acadêmicos: Bianca Lauser Eurique Lopes, Carolina Machado Vianna e Débora Duarte de Oliveira
2 Tutor Externo: Melissa Costa Danda
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso de Publicidade e Propaganda (Turma FLC15808PUP) – Seminário interdisciplinar: Áreas de atuação da Publicidade e Propaganda – Período: 16/08/2023 a 06/12/2023.
	
	
	
image1.png
image2.png
image3.png

Mais conteúdos dessa disciplina