Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

A atenção psicossocial tem como foco de suas ações as populações consideradas vulneráveis. De acordo com a Política Nacional de Vigilância em Saúde, publicada em 2018, um conceito atrelado ao de vulnerabilidade é o de:
Risco.
Efeito adverso.
Saúde mental.
População de rua.
No que tange aos componentes da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), assinale a alternativa correta.
Faz parte da atenção básica o componente do Programa de Volta pra casa e o CAPS I.
Na atenção de urgência e emergência, inserem-se os componentes: SAMU, sala de estabilizacão, UPA 24 horas, portas hospitalares de atenção à urgência.
Os componentes da atenção psicossocial especializada são os serviços residenciais terapêuticos e os serviços de enfermaria especializada em Hospital Geral.
O CAPS III funciona de segunda a sexta-feira, em regime de 12 horas por dia, com leitos.
Quanto ao componente Reabilitação Psicossocial da Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa correta.
Constitui-se de iniciativas de geração de trabalho e renda, empreendimentos solidários e cooperativas sociais.
É regulamentado pela portaria nº 12.230, de 26 de janeiro de 2012.
O auxílio-reabilitação é para as pessoas que estão em regime de internação hospitalar sem previsão de alta.
Define-se pela inserção de atividades neuropsicológicas na atenção hospitalar.
Em 2019, foi lançada uma Nota Técnica nº 11/2019- CGMAD/DAPES/SAS/MS: Esclarecimentos sobre as mudanças na Política Nacional de Saúde Mental e nas Diretrizes da Política Nacional sobre Drogas.
 Sobre os CAPS AD IV, que são pontos de atenção especializada, que integram a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), assinale a alternativa VERDADEIRA.
Devem proporcionar atenção integral e continuada às pessoas com quadro de dependência de substâncias psicoativas relacionadas ao consumo de álcool, de crack e de outras drogas.
Devem funcionar 24 (vinte e quatro) horas por dia, todos os dias da semana, exceto nos fins de semana e feriados.
Visam o atendimento somente de adultos; as crianças e os adolescentes devem ser atendidos no CAPS Infantil.
Não atendem urgências e emergências psiquiátricas devido à estrutura física, como de equipe técnica.
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), é constituída pelos seguintes componentes:
atenção terciária; atenção psicossocial especializada (CAPS); atenção de urgência e emergência; atenção residencial de caráter permanente; atenção hospitalar; estratégia de institucionalização e reabilitação psicossocial
atenção secundária; atenção psicossocial especializada (CAPS); atenção de urgência e emergência; atenção residencial de caráter definitivo; atenção hospitalar; estratégia de desinstitucionalização e reabilitação psicossocial
atenção básica; atenção psicossocial especializada (CAPS); atenção de urgência e emergência; atenção residencial de caráter transitório; atenção hospitalar; estratégia de institucionalização e reabilitação psicossocial
atenção básica; atenção psicossocial especializada (CAPS); atenção de urgência e emergência; atenção residencial de caráter transitório; atenção hospitalar; estratégia de desinstitucionalização e reabilitação psicossocial
A finalidade da Rede de Atenção Psicossocial é a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do SUS (BRASIL, 2011).
Sobre o que precisa ser desenvolvido para assegurar as diretrizes para o funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial, analise as opções a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
 ( ) Desenvolvimento da lógica do cuidado para pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de drogas, tendo como eixo central a construção do projeto terapêutico singular.
 ( ) Desenvolvimento de atividades no território, que favoreçam a inclusão social com vistas à promoção de autonomia e ao exercício da cidadania.
 ( ) Desenvolvimento de estratégias de alta complexidade, baseadas em dispositivos de alta tecnologia em saúde.
 ( ) Desenvolvimento de técnicas coletivas de cuidado em saúde, a partir da lógica da replicabilidade e otimização dos recursos humanos em saúde.
 A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:
V F V F
V V F F
F V V F
F V F V
Sobre a Rede de Atenção Psicossocial - RAPS, identifique a assertiva INCORRETA.
Faz parte dessa política o programa de Volta para Casa, que oferece bolsas para pacientes egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos.
A Rede é composta por serviços e equipamentos variados, tais como: os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT); os Centros de Convivência e Cultura, as Unidade de Acolhimento (UAs), e os leitos de atenção integra
A Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária. A proposta é reduzir a livre circulação das pessoas com problemas mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade.
As informações completas para adesão à Rede estão na Portaria do GM nº 3.088.
Considere o seguinte texto disponível no material de apoio da disciplina:
Nunes et al. (2019) trataram da saúde mental na atenção básica e da atuação do enfermeiro na rede de atenção psicossocial. A ESF (Estratégia Saúde da Família), no âmbito da Atenção Primária à Saúde, propõe a articulação entre saberes técnicos e populares, e a mobilização de recursos institucionais e comunitários para o enfrentamento dos problemas de saúde mental. Para as autoras, os(as) enfermeiros(as) da ESF têm posição de relevância por desempenharem um papel proativo em suas atividades e destacarem-se como profissionais mais preparados e disponíveis para apoiar e orientar o paciente e a família na vivência do processo de doença, tratamento e reabilitação.
 (Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672020001300161&script=sci_arttext&tlng=pt.)
 Considerando o papel do enfermeiro na Rede de Atenção Psicossocial, assinale a alternativa que apresenta os pontos negativos encontrados na realidade desse profissional, de acordo com o artigo supracitado.
Equipe, estratégia terapêutica e salário.
Atuação na atenção básica, carga horária e salário.
Equipe, estratégia terapêutica e capacitação.
Atuação na atenção básica, estratégia terapêutica e capacitação.

Mais conteúdos dessa disciplina