Logo Passei Direto
Buscar

GB - DIREITO REGULATÓRIO_ Revisão da tentativa

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O posicionamento jurisprudencial e doutrinário que vem se cristalizando no ordenamento jurídico brasileiro acerca de novas formas de tratamento jurídico-administrativo de setores de atividades relevantes transparece especialização suficiente para a cogitação de um ramo de estudos direcionado às especificidades da regulação, à semelhança do ocorrido, em outros tempos, com o direito do trabalho, o direito financeiro, o direito tributário, o direito do consumidor, o direito ambiental.
Com base no texto, avalie as afirmacoes a seguir: O ponto de partida do Direito regulatório é o de formulação de princípios intersetoriais comuns aptos a retratarem um ramo de conhecimento útil à compreensão e solução de questões alinhadas à regulação. No Brasil, a conformação regulatória predominante na segunda metade da década de 1990 até os dias de hoje revela a opção por uma forma de regulação com características específicas. O desenvolvimento do direito regulatório é completamente independente do arcabouço constitucional. É correto o que se afirma em:
I. Controle pela descentralização implica na falta de aceitação, pelo Estado, de que suas finalidades possam ser plenamente alcançadas pela ação dos particulares.
II. Desregulamentação é sinônimo de controle pela descentralização.
III. O controle pela centralização denota falta de confiança na iniciativa privada para o alcance espontâneo dos fins patrocinados pelo Estado.
a. I, II e III
b. II e III
c. I
d. I, II e III.

Como diferencial dos dois modelos ideais de Estado liberal e de Estado social, encontra-se o chamado Estado regulador, que se define pela proeminência não da interferência direta para promoção do desenvolvimento econômico social, nem mesmo da não-intervenção para dinamização do mercado, mas pelo papel de coordenação, de gerenciamento, de controle, de intervenção indireta, ou sinteticamente, de regulação estatal.
Com relação ao Estado regulador, assinale a alternativa correta:
a. O Estado regulador se consubstanciou em oposição somente a um Estado Social-Burocrático empregador de prestadores de serviços essenciais à sociedade.
b. O Estado regulador não é nem puramente intervencionista, nem abstencionista.
c. O Estado regulador se desenvolve exclusivamente com base na noção de inexistência de interferência no âmbito econômico e social, ou seja, à crença no mercado autorregulado como excludente da atuação reguladora do Estado.
d. A regulação é, em si mesma, uma característica diferencial do modelo atual de Estado regulador, pois a presença de competências regulatórias no Estado brasileiro é recente.

O grau de centralização regulatória de serviços transparece a maior ou menor confiança do Estado no alcance do interesse público, mediante outorga de sua prestação à iniciativa privada. Há dois conceitos que evidenciam como a regulação dos serviços públicos opera ao longo da história: controle pela descentralização e controle pela centralização.
Com base no texto, avalie as afirmações a seguir: I. Controle pela descentralização implica na falta de aceitação, pelo Estado, de que suas finalidades possam ser plenamente alcançadas pela ação dos particulares. II. Desregulamentação é sinônimo de controle pela descentralização. III. O controle pela centralização denota falta de confiança na iniciativa privada para o alcance espontâneo dos fins patrocinados pelo Estado. É correto o que se afirma em:
a. I e II.
b. II e III.
c. I
d. I, II e III.

A distinção entre regulação operacional e regulação normativa permite analisar com maior precisão a forma de concentração regulatória dos serviços públicos e das atividades econômicas. A concentração regulatória pode ocorrer somente no âmbito operacional ou somente no âmbito normativo.
Com base no texto, avalie as afirmações a seguir: I. Regulação operacional é a intensidade com que o Estado avoca a si e a suas entidades a tarefa de desempenhar certas atividades. II. A regulação normativa diz respeito à ampliação ou à restrição das atividades alcançadas por regramento estatal direto. III. A regulação operacional não tem qualquer relação com plano físico-estrutural (prestação) dos serviços. É correto o que se afirma em:
a. I e II.
b. I, II e III.
c. Nenhuma das alternativas.
d. II e III.

Especificamente no que diz respeito às empresas estatais, a partir de 1994 foi realizada uma intensa atividade de privatização. Porém, o processo foi acelerado nos Governos FERNANDO HENRIQUE CARDOSO – em especial devido às Emendas Constitucionais que acabaram com os monopólios públicos das telecomunicações, distribuição de gás encanado e setor petrolífero (além das distinções entre empresas de capital nacional e estrangeiro), unidas à nova legislação infraconstitucional (sobremaneira a Lei de Concessões – Lei nº 8.987/1995).
Com base no texto, avalie as afirmações a seguir: I. A partir de 1995, boa parte das empresas de propriedade estatal foi transferida à iniciativa privada e, além disso, foram criados novos serviços e modalidades contratuais de concessão de serviços públicos. II. Apesar de ainda deter significativa parcela da intervenção ativa na economia, o Estado brasileiro transferiu à iniciativa privada a exploração de muitas das atividades econômicas outrora por ele detidas em regime de monopólio. III. Ao lado da privatização, combateu-se a liberalização e a abertura dos mercados à concorrência – multiplicando-se a exploração de um mesmo espaço econômico. É correto o que se afirma em:
a. I, II e III.
b. Nenhuma das alternativas.
c. II e III.
d. I e II.

Do Brasil Colônia ao Primeiro Império, vigorou um modelo regulador de serviços públicos comprometido com a concepção patrimonialista de Estado. Daí se identificar com a fase da regulação patrimonialista, “sinônimo de apropriação do Estado por seus governantes”, cuja legitimidade esteve apoiada na probabilidade de reconhecimento de uma estrutura de autoridade representada, no Brasil, pelo caráter tradicional de legitimidade advinda da pessoa do governante assentada na devoção aos costumes.
Com base no texto, avalie as afirmações a seguir: I. A fase da regulação patrimonialista se caracteriza pela independência total do Estado e da figura do soberano. II. A prestação de serviços na fase da regulação patrimonialista nada tem a ver com o processo de urbanização do Brasil. III. Em grande parte, as atividades eram puramente controladas por regulação normativa com total intervenção direta estatal portuguesa. É correto o que se afirma em:
a. I e II
b. Nenhuma das alternativas.
c. II e III.
d. I, II e III.

A regulação, assim entendida como atuação normativa e administrativa diuturna para reconfiguração do ambiente regulado, pode se apresentar em três categorias, a depender do critério de segmentação do que se pretende regular. Fala-se, assim, em regulação regional, geral ou setorial.
Acerca das espécies de regulação, avalie as afirmações a seguir: I. Entende-se como regulação regional aquela voltada ao controle de atividades econômicas lato sensu, tendo em conta a divisão espacial federativa de poder político. II. A regulação geral destina-se a implementar o controle estatal sobre a totalidade da economia independentemente da consideração de regiões ou setores. III. A regulação setorial diferencia-se das demais por operar em determinados segmentos de atividades definidas convencionalmente como afins. É correto o que se afirma em:
a. I e II
b. Nenhuma das alternativas.
c. I, II e III.
d. II e III.

A procura por índices de diferenciação entre os conselhos e as agências esbarra na consciência de que os critérios daí extraídos são muito mais apanhados de aspectos formais reincidentes do que propriamente distinções de essência entre as duas instituições.
Acerca das diferenças entre conselhos e agências administrativas, avalie as afirmações a seguir: I. No tocante ao seu funcionamento, os conselhos estão voltados à solução de questões específicas em razão das quais houver sido suscitada sua reunião, enquanto as agências possuem um quadro permanente destinado a funcionamento ostensivo. II. OS membros de conselhos precisam se afastar de outras funções na esfera pública ou privada, ao passo que é facultativo aos membros de agências especial dedicação à atividade que lá desempenham. III. A personalidade jurídica de direito público interno é da essência das agências administrativas, enquanto os conselhos, em geral, consubstanciam-se em órgãos, portanto, centros de competências despersonalizados do Estado. É correto o que se afirma em:
a. I, II e III.
b. Nenhuma das alternativas.
c. I e II.
d. I e III.

Acerca das Agências Executivas, avalie as afirmacoes a seguir:
I. Agências executivas possuem atribuições exclusivamente normativas.
II. Nos contratos de gestão firmados pelas agências executivas, não há qualquer estabelecimento de metas, valendo apenas como critério o plano estratégico de reestruturação e desenvolvimento e níveis de qualidade na prestação de serviços a usuários.
III. As autarquias ou fundações públicas com status de agências executivas são destinatárias de um rol de normas que estabelecem prerrogativas especiais derivadas da lei e que não derrogam o regime público.
a. I, II e III.
b. I e II
c. Nenhuma das alternativas
d. I e III.

Acerca das Agências Reguladoras, avalie as afirmações a seguir:
I. As agências reguladoras brasileiras como formas de regulação setorial com personalidade de direito público interno.
II. A autonomia característica das agências reguladoras demanda conformações estruturais e organizações concretas, que se manifestam na personalidade de direito público interno, na autonomia de objetivos, de instrumentos, orçamentária, financeira e na autonomia decisória.
III. A otimização funcional, pressuposta para o funcionamento das agências reguladoras, consiste na autonomia da agência reguladora; e escolha de instrumentos que incentivem a eficiência produtiva e alocativa.
a. Nenhuma das alternativas
b. I, II e III.
c. I e II
d. I e III

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O posicionamento jurisprudencial e doutrinário que vem se cristalizando no ordenamento jurídico brasileiro acerca de novas formas de tratamento jurídico-administrativo de setores de atividades relevantes transparece especialização suficiente para a cogitação de um ramo de estudos direcionado às especificidades da regulação, à semelhança do ocorrido, em outros tempos, com o direito do trabalho, o direito financeiro, o direito tributário, o direito do consumidor, o direito ambiental.
Com base no texto, avalie as afirmacoes a seguir: O ponto de partida do Direito regulatório é o de formulação de princípios intersetoriais comuns aptos a retratarem um ramo de conhecimento útil à compreensão e solução de questões alinhadas à regulação. No Brasil, a conformação regulatória predominante na segunda metade da década de 1990 até os dias de hoje revela a opção por uma forma de regulação com características específicas. O desenvolvimento do direito regulatório é completamente independente do arcabouço constitucional. É correto o que se afirma em:
I. Controle pela descentralização implica na falta de aceitação, pelo Estado, de que suas finalidades possam ser plenamente alcançadas pela ação dos particulares.
II. Desregulamentação é sinônimo de controle pela descentralização.
III. O controle pela centralização denota falta de confiança na iniciativa privada para o alcance espontâneo dos fins patrocinados pelo Estado.
a. I, II e III
b. II e III
c. I
d. I, II e III.

Como diferencial dos dois modelos ideais de Estado liberal e de Estado social, encontra-se o chamado Estado regulador, que se define pela proeminência não da interferência direta para promoção do desenvolvimento econômico social, nem mesmo da não-intervenção para dinamização do mercado, mas pelo papel de coordenação, de gerenciamento, de controle, de intervenção indireta, ou sinteticamente, de regulação estatal.
Com relação ao Estado regulador, assinale a alternativa correta:
a. O Estado regulador se consubstanciou em oposição somente a um Estado Social-Burocrático empregador de prestadores de serviços essenciais à sociedade.
b. O Estado regulador não é nem puramente intervencionista, nem abstencionista.
c. O Estado regulador se desenvolve exclusivamente com base na noção de inexistência de interferência no âmbito econômico e social, ou seja, à crença no mercado autorregulado como excludente da atuação reguladora do Estado.
d. A regulação é, em si mesma, uma característica diferencial do modelo atual de Estado regulador, pois a presença de competências regulatórias no Estado brasileiro é recente.

O grau de centralização regulatória de serviços transparece a maior ou menor confiança do Estado no alcance do interesse público, mediante outorga de sua prestação à iniciativa privada. Há dois conceitos que evidenciam como a regulação dos serviços públicos opera ao longo da história: controle pela descentralização e controle pela centralização.
Com base no texto, avalie as afirmações a seguir: I. Controle pela descentralização implica na falta de aceitação, pelo Estado, de que suas finalidades possam ser plenamente alcançadas pela ação dos particulares. II. Desregulamentação é sinônimo de controle pela descentralização. III. O controle pela centralização denota falta de confiança na iniciativa privada para o alcance espontâneo dos fins patrocinados pelo Estado. É correto o que se afirma em:
a. I e II.
b. II e III.
c. I
d. I, II e III.

A distinção entre regulação operacional e regulação normativa permite analisar com maior precisão a forma de concentração regulatória dos serviços públicos e das atividades econômicas. A concentração regulatória pode ocorrer somente no âmbito operacional ou somente no âmbito normativo.
Com base no texto, avalie as afirmações a seguir: I. Regulação operacional é a intensidade com que o Estado avoca a si e a suas entidades a tarefa de desempenhar certas atividades. II. A regulação normativa diz respeito à ampliação ou à restrição das atividades alcançadas por regramento estatal direto. III. A regulação operacional não tem qualquer relação com plano físico-estrutural (prestação) dos serviços. É correto o que se afirma em:
a. I e II.
b. I, II e III.
c. Nenhuma das alternativas.
d. II e III.

Especificamente no que diz respeito às empresas estatais, a partir de 1994 foi realizada uma intensa atividade de privatização. Porém, o processo foi acelerado nos Governos FERNANDO HENRIQUE CARDOSO – em especial devido às Emendas Constitucionais que acabaram com os monopólios públicos das telecomunicações, distribuição de gás encanado e setor petrolífero (além das distinções entre empresas de capital nacional e estrangeiro), unidas à nova legislação infraconstitucional (sobremaneira a Lei de Concessões – Lei nº 8.987/1995).
Com base no texto, avalie as afirmações a seguir: I. A partir de 1995, boa parte das empresas de propriedade estatal foi transferida à iniciativa privada e, além disso, foram criados novos serviços e modalidades contratuais de concessão de serviços públicos. II. Apesar de ainda deter significativa parcela da intervenção ativa na economia, o Estado brasileiro transferiu à iniciativa privada a exploração de muitas das atividades econômicas outrora por ele detidas em regime de monopólio. III. Ao lado da privatização, combateu-se a liberalização e a abertura dos mercados à concorrência – multiplicando-se a exploração de um mesmo espaço econômico. É correto o que se afirma em:
a. I, II e III.
b. Nenhuma das alternativas.
c. II e III.
d. I e II.

Do Brasil Colônia ao Primeiro Império, vigorou um modelo regulador de serviços públicos comprometido com a concepção patrimonialista de Estado. Daí se identificar com a fase da regulação patrimonialista, “sinônimo de apropriação do Estado por seus governantes”, cuja legitimidade esteve apoiada na probabilidade de reconhecimento de uma estrutura de autoridade representada, no Brasil, pelo caráter tradicional de legitimidade advinda da pessoa do governante assentada na devoção aos costumes.
Com base no texto, avalie as afirmações a seguir: I. A fase da regulação patrimonialista se caracteriza pela independência total do Estado e da figura do soberano. II. A prestação de serviços na fase da regulação patrimonialista nada tem a ver com o processo de urbanização do Brasil. III. Em grande parte, as atividades eram puramente controladas por regulação normativa com total intervenção direta estatal portuguesa. É correto o que se afirma em:
a. I e II
b. Nenhuma das alternativas.
c. II e III.
d. I, II e III.

A regulação, assim entendida como atuação normativa e administrativa diuturna para reconfiguração do ambiente regulado, pode se apresentar em três categorias, a depender do critério de segmentação do que se pretende regular. Fala-se, assim, em regulação regional, geral ou setorial.
Acerca das espécies de regulação, avalie as afirmações a seguir: I. Entende-se como regulação regional aquela voltada ao controle de atividades econômicas lato sensu, tendo em conta a divisão espacial federativa de poder político. II. A regulação geral destina-se a implementar o controle estatal sobre a totalidade da economia independentemente da consideração de regiões ou setores. III. A regulação setorial diferencia-se das demais por operar em determinados segmentos de atividades definidas convencionalmente como afins. É correto o que se afirma em:
a. I e II
b. Nenhuma das alternativas.
c. I, II e III.
d. II e III.

A procura por índices de diferenciação entre os conselhos e as agências esbarra na consciência de que os critérios daí extraídos são muito mais apanhados de aspectos formais reincidentes do que propriamente distinções de essência entre as duas instituições.
Acerca das diferenças entre conselhos e agências administrativas, avalie as afirmações a seguir: I. No tocante ao seu funcionamento, os conselhos estão voltados à solução de questões específicas em razão das quais houver sido suscitada sua reunião, enquanto as agências possuem um quadro permanente destinado a funcionamento ostensivo. II. OS membros de conselhos precisam se afastar de outras funções na esfera pública ou privada, ao passo que é facultativo aos membros de agências especial dedicação à atividade que lá desempenham. III. A personalidade jurídica de direito público interno é da essência das agências administrativas, enquanto os conselhos, em geral, consubstanciam-se em órgãos, portanto, centros de competências despersonalizados do Estado. É correto o que se afirma em:
a. I, II e III.
b. Nenhuma das alternativas.
c. I e II.
d. I e III.

Acerca das Agências Executivas, avalie as afirmacoes a seguir:
I. Agências executivas possuem atribuições exclusivamente normativas.
II. Nos contratos de gestão firmados pelas agências executivas, não há qualquer estabelecimento de metas, valendo apenas como critério o plano estratégico de reestruturação e desenvolvimento e níveis de qualidade na prestação de serviços a usuários.
III. As autarquias ou fundações públicas com status de agências executivas são destinatárias de um rol de normas que estabelecem prerrogativas especiais derivadas da lei e que não derrogam o regime público.
a. I, II e III.
b. I e II
c. Nenhuma das alternativas
d. I e III.

Acerca das Agências Reguladoras, avalie as afirmações a seguir:
I. As agências reguladoras brasileiras como formas de regulação setorial com personalidade de direito público interno.
II. A autonomia característica das agências reguladoras demanda conformações estruturais e organizações concretas, que se manifestam na personalidade de direito público interno, na autonomia de objetivos, de instrumentos, orçamentária, financeira e na autonomia decisória.
III. A otimização funcional, pressuposta para o funcionamento das agências reguladoras, consiste na autonomia da agência reguladora; e escolha de instrumentos que incentivem a eficiência produtiva e alocativa.
a. Nenhuma das alternativas
b. I, II e III.
c. I e II
d. I e III

Prévia do material em texto

(DIR0448 / A / 1º SEMESTRE DE 2024) DIREITO
REGULATÓRIO
Painel / Meus Cursos / DIR0448/A/2024-1/4 / Data De Grau B (Por Ciclo) / GB - DIREITO REGULATÓRIO
Navegação do questionário
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
QUESTIONÁRIO
GB - DIREITO REGULATÓRIO

13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 1/23
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/my/
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/my/courses.php
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/course/view.php?id=523
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/course/view.php?id=523#section-17
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/view.php?id=10979
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle
Iniciado em
quarta-feira, 19 jun 2024, 12:09
Estado
Finalizada
Concluída em
quarta-feira, 19 jun 2024, 12:13
Tempo
empregado
4 minutos 30 segundos
Avaliar
9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Mostrar uma página por vez
Terminar revisão
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 2/23
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979&showall=0
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/view.php?id=10979
QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
1 O posicionamento jurisprudencial e doutrinário que vem se
cristalizando no ordenamento jurídico
brasileiro acerca de novas formas de tratamento jurídico-
administrativo de setores de atividades
relevantes transparece especialização su�ciente para a cogitação de
um ramo de estudos direcionado às
especi�cidades da regulação, à semelhança do ocorrido, em outros
tempos, com o direito do trabalho, o
direito �nanceiro,
o direito tributário, o direito do consumidor, o direito ambiental.
Com base no texto, avalie as a�rmações a seguir:
O ponto de partida do Direito regulatório é o de formulação de
princípios intersetoriais comuns aptos a
retratarem um ramo de conhecimento útil à compreensão e solução
de questões alinhadas à regulação.
No Brasil, a conformação regulatória predominante na segunda
metade da década de 1990 até os dias
de hoje revela a opção por uma forma de regulação com
características especí�cas.
O desenvolvimento do direito regulatório é completamente
independente do arcabouço constitucional.
É correto o que se a�rma em:
a. I, II e III
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 3/23
b. I e III
c. III
d. I e II.  você acertou!
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
I e II.
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 4/23
QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
2 Como diferencial dos dois modelos ideais de Estado liberal e de
Estado social, encontra-se o chamado
Estado regulador, que se de�ne pela proeminência não da
interferência direta para promoção do
desenvolvimento econômico social, nem mesmo da não-intervenção
para dinamização do mercado,
mas pelo papel de coordenação, de gerenciamento, de controle, de
intervenção indireta495, ou
sinteticamente, de regulação estatal, entendendo-se esta última
como resultado da compreensão do
Estado e do mercado não mais como entes estanques ou antípodas,
mas como fenômenos
interdependentes e essenciais à consolidação dos direitos
fundamentais.
Com relação ao Estado regulador, assinale a alternativa correta:
a. o Estado regulador se consubstanciou em oposição somente a um
Estado Social-Burocrático empregador de
prestadores de serviços essenciais à sociedade.
b. O Estado regulador não é nem puramente
intervencionista, nem abstencionista.
 você
acertou!
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 5/23
c. O Estado regulador se desenvolve exclusivamente com base na noção
de inexistência de interferência no âmbito econômico e social, ou seja,
à crença no mercado autorregulado como excludente da atuação
reguladora do Estado.
d. A regulação é, em si mesma, uma característica diferencial do modelo
atual de Estado regulador, pois a presença de competências
regulatórias no Estado brasileiro é recente.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
O Estado regulador não é nem puramente intervencionista, nem abstencionista.
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 6/23
QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
3 O grau de centralização regulatória de serviços transparece a maior
ou menor con�ança do Estado no alcance do interesse público,
mediante outorga de sua prestação à iniciativa privada. Há dois
conceitos que evidenciam como a regulação dos serviços públicos
opera ao longo da história: controle pela descentralização e controle
pela centralização.
Com base no texto, avalie as a�rmações a seguir:
I. Controle pela descentralização implica na falta de aceitação, pelo
Estado, de que suas �nalidades possam ser plenamente alcançadas
pela ação dos particulares
II. Desregulamentação é sinônimo de controle pela descentralização.
III. o controle pela centralização denota falta de con�ança na
iniciativa privada para o alcance espontâneo dos �ns patrocinados
pelo Estado.
É correto o que se a�rma em:
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 7/23
a. I e II.
b. II e III.  VOCÊ ACERTOU!
c. I
d. I, II e III.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
II e III.
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 8/23
QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
4 A distinção entre regulação operacional e regulação normativa
permite analisar com maior precisão a forma de concentração
regulatória dos serviços públicos e das atividades econômicas. A
concentração regulatória pode ocorrer somente no âmbito
operacional ou somente no âmbito normativo. A tendência509 mais
recente é a de regulação descentralizada operacionalmente e de
normatividade complexa, ou seja, de regulação normativa
centralizada, mas remetida a autoridades administrativas.
I.      Regulação operacional é a intensidade com que o Estado avoca
a si e a suas entidades a tarefa de desempenhar certas atividades.
II.     A regulação normativa diz respeito à ampliação ou à restrição
das atividades alcançadas por regramento estatal direto.
III.   A regulação operacional não tem qualquer relação com plano
físico-estrutural (prestação) dos serviços.
É correto o que se a�rma em:
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 9/23
a. I e II  você acertou!
b. I, II e III.
c. Nenhuma das alternativas.
d. II e III.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
I e II
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 10/23
QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
5 Especi�camente no que diz respeito às empresas estatais, a partir de
1994 foi realizada uma intensa atividade de privatização. Porém, o
processo foi acelerado nos Governos FERNANDO HENRIQUE
CARDOSO – em especial devido às Emendas Constitucionais que
acabaram com os monopólios públicos das telecomunicações,
distribuição de gás encanado e setor petrolífero (além das distinções
entre empresas de capital nacional e estrangeiro), unidas à nova
legislação infraconstitucional (sobremaneira a Lei de Concessões –
Lei nº 8.987/1995).
Com base no texto, avalie as a�rmações a seguir:
I.A partir de 1995, boa parte das empresas de propriedade
estatal foi transferida à iniciativa privada e, além disso, foram criados
novos serviços e modalidades contratuais de concessão de serviços
públicos.
II.     Apesar de ainda deter signi�cativa parcela da intervenção ativa
na economia, o Estado brasileiro transferiu à iniciativa privada a
exploração de muitas das atividades econômicas outrora por ele
detidas em regime de monopólio.
III.  Ao lado da privatização, combateu-se a liberalização e a abertura
dos mercados à concorrência – multiplicando-se a exploração de um
mesmo espaço econômico
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 11/23
É correto o que se a�rma em:
a. I, II e III.
b. Nenhuma das alternativas.
c. II e III.
d.  I e II  você acertou!
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
 I e II
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 12/23
QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
6 Do Brasil Colônia ao Primeiro Império, vigorou um modelo regulador
de serviços públicos comprometido com a concepção patrimonialista
de Estado. Daí se identi�car com a fase da regulação
patrimonialista, “sinônimo de apropriação do Estado por seus
governantes”, cuja legitimidade esteve apoiada na probabilidade de
reconhecimento de uma estrutura de autoridade representada, no
Brasil, pelo caráter tradicional de legitimidade advinda da pessoa do
governante assentada na devoção aos costumes.
Com base no texto, avalie as a�rmações a seguir:
I.      a fase da regulação patrimonialista se caracteriza pela
independência total do Estado e da �gura do soberano.
II.    A prestação de serviços na fase da regulação patrimonialista
nada tem a ver com o processo de urbanização do Brasil.
III.  Em grande parte, as atividades eram puramente controladas por
regulação normativa com total intervenção direta estatal
portuguesa.
É correto o que se a�rma em:
a. I e II
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 13/23
b. Nenhuma das alternativas  você acertou!
c. II e III.
d. I, II e III.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Nenhuma das alternativas
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 14/23
QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
7 A regulação, assim entendida como atuação normativa e
administrativa diuturna para recon�guração do ambiente regulado,
pode se apresentar em três categorias, a depender do critério de
segmentação do que
se pretende regular. Fala-se, assim, em regulação regional, geral ou
setorial.
Acerca das espécies de regulação, avalie as a�rmações a seguir:
I. Entende-se como regulação regional aquela voltada ao controle de
atividades econômicas lato sensu, tendo em conta a divisão espacial
federativa de poder político
II.  A regulação geral destina-se a implementar o controle estatal
sobre a totalidade da economia independentemente da consideração
de regiões ou setores.
III. A regulação setorial diferencia-se das demais por operar em
determinados segmentos de atividades de�nidas
convencionalmente como a�ns
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 15/23
É correto o que se a�rma em:
a. I e II
b. Nenhuma das alternativas
c. I, II e III.  você acertou!
d. II e III.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
I, II e III.
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 16/23
QUESTÃO 
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
8 A procura por índices de diferenciação entre os conselhos e as
agências esbarra na consciência de que os critérios daí extraídos são
muito mais apanhados de aspectos formais reincidentes do que
propriamente
distinções de essência entre as duas instituições. Não se pode
esquecer a paulatina evolução conceitual dos conselhos,
desembocando na imprecisão dos termos que hoje designam as
instituições estatais de controle. Mas esta constatação não chega ao
ponto de desmerecer divisões didáticas, que existem para
possibilitar a melhor visualização do contexto conceitual de
conselhos e agências
Acerca das diferenças entre conselhos e agências administrativas,
avalie as a�rmações a seguir:
I.      No tocante ao seu funcionamento, os conselhos estão voltados
à solução de questões especí�cas em razão das quais houver sido
suscitada sua reunião, enquanto as agências possuem um quadro
permanente destinado a funcionamento ostensivo.
II.     OS membros de conselhos precisam se afastar de outras
funções na esfera pública ou privada, ao passo que é facultativo aos 
membros de agências especial dedicação à atividade que lá
desempenham.
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 17/23
III.   A personalidade jurídica de direito público interno é da essência
das agências administrativas, enquanto os conselhos, em geral,
consubstanciam-se em órgãos, portanto, centros de competências
despersonalizados do Estado
É correto o que se a�rma em:
a. I, II e III.
b. Nenhuma das alternativas
c. I e II  você errou!
d. I e III.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
I e III.
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 18/23
QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
9 Pode-se de�nir agência administrativa como uma autarquia especial
identi�cada como instituição estatal de regulação operacional ou
normativa, que passou a integrar os aspectos estruturais e
organizacionais do Estado para �ns de especialização, celeridade e
maior autonomia decisória. (…) Previstas na segunda metade da
década de 1990, as agências executivas signi�cam um signo, sinal,
insígnia, rótulo, en�m, um símbolo identi�cador da regulação
operacional descentralizada.
Acerca das Agências Executivas, avalie as a�rmações a seguir:
I.      Agências executivas possuem atribuições exclusivamente
normativas.
II.    Nos contratos de gestão �rmados pelas agências executivas, não
há qualquer estabelecimento de metas, valendo apenas como
critério o plano estratégico de reestruturação e desenvolvimento e
níveis de qualidade na prestação de serviços a usuários.
III.   As autarquias ou fundações públicas com status de agências
executivas são destinatárias de um rol de normas que estabelecem
prerrogativas especiais derivadas da lei e que não derrogam o
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 19/23
regime público.
É correto o que se a�rma em:
a. I, II e III.
b. I e II
c. Nenhuma das alternativas
d. I e III.  você acertou!
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
I e III.
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 20/23
QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
10 Pode-se, entretanto, a�rmar que as agências reguladoras servem
como modelo regulador alternativo à regulação pelo próprio
mercado ou à regulação por intermédio de contratos administrativos.
As agências reguladoras vieram nesse contexto de satisfação da
demanda por prestação de serviços públicos e �scalização de
serviços privados mediante regulação. En�m, o modelo brasileiro de
agências reguladoras assimila, em uma mesma estrutura
administrativa, duas formas de regulação de setores,quais sejam:
controle de andamento das atividades setoriais pelas agências;
transferência da prestação dos serviços públicos de um determinado
setor para empresas privadas e sua consequente regulação por
intermédio de contratos administrativos acompanhados pari passu
por estruturas dotadas de conhecimento técnico.
Acerca das Agências Reguladoras, avalie as a�rmações a seguir:
I.      As agências reguladoras brasileiras como formas de regulação
setorial com personalidade de direito público interno.
II.    A autonomia característica das agências reguladoras demanda
conformações estruturais e organizações concretas, que se
manifestam na personalidade de direito público interno, na
autonomia de objetivos, de instrumentos, orçamentária, �nanceira e
na autonomia decisória.
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 21/23
III.   A otimização funcional,  pressuposta para o funcionamento das
agências reguladoras, consiste na autonomia da agência reguladora;
e escolha de instrumentos que incentivem a e�ciência produtiva e
alocativa.
É correto o que se a�rma em:
a. Nenhuma das alternativas
b. I, II e III.  você acertou!
c. I e II
d. I e III
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
I, II e III.
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 22/23
◄ TRABALHO IV Seguir para...
Copyright © 2023 Campus Virtual - Faculdades Integradas São Judas Tadeu
13/07/2024, 09:38 GB - DIREITO REGULATÓRIO: Revisão da tentativa
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/quiz/review.php?attempt=388&cmid=10979 23/23
https://ead.saojudastadeu.edu.br/moodle/mod/assign/view.php?id=10934&forceview=1

Mais conteúdos dessa disciplina