Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

As leis e sua importância na Sociedade 
As leis são regras estabelecidas pelas autoridades competentes de um país ou região, para regular o comportamento dos cidadãos. Vem dos verbos latinos “ligare” e “legere”, que significam, respectivamente, “aquilo que se liga” e “aquilo que se lê”. Traduzindo para o português, podemos dizer que o termo significa aquilo que nos conecta e nos orienta a convivência harmoniosa na sociedade, pautando-se no respeito e na ética. 
Funcionam como um manual de conduta que todos devem seguir para viver em harmonia. Elas são criadas para manter a ordem, proteger os direitos dos indivíduos, promover a justiça, assegurar o bem estar público, além de preservar a ordem social. Protegendo tanto os direitos individuas quanto os coletivos, as leis visam à promoção da convivência pacífica na sociedade. 
EXEMPLOS DE LEIS 
Eca 
O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que regulamenta o artigo 227 da Constituição Federal, define crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, em condição peculiar de desenvolvimento, que demandam proteção integral e prioritária por parte da família, sociedade e do Estado. O ECA visa garantir a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes, assegurando seu desenvolvimento físico, mental, moral e social, em condições de liberdade e dignidade. 
Constituição Federal 
A Constituição Federal (CF) de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, é legislação que rege todo o ordenamento jurídico brasileiro. Desde a Independência do Brasil em 1822, é a sétima Constituição que nosso país tem – e a sexta desde que nos tornamos uma República. A CF/88 fez 30 anos em 2018 e é um marco aos direitos dos cidadãos brasileiros, por garantir liberdades civis e os deveres do Estado. 
Direitos Humanos 
A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que estabelece os direitos fundamentais de todas as pessoas. Ela foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948 e contém 30 artigos que abordam direitos como liberdade, igualdade, justiça e dignidade humana. A Declaração serve como uma norma geral para a proteção e promoção dos direitos humanos em todo o mundo. Constitui-se, portanto, como um guia de ação, um conjunto de princípios regulatórios, não só das ações estatais, como dos próprios cidadãos. Os direitos nela contidos contemplam os conceitos de cidadania, democracia e paz. 
REFLETINDO 
A legislação desempenha um papel fundamental na organização da sociedade, visando assegurar o bem-estar e o exercício da cidadania. Com o aporte legal, os cidadãos têm a definição de seus deveres e direitos, criando uma relação de reciprocidade, já que a legislação configura uma via de mão dupla. Neste sentido, vê-se a importância dessas diretrizes para o progresso de uma nação. Uma sociedade sem normas, é uma sociedade sem ordem, inviabilizando a convivência pacífica e harmoniosa no âmbito familiar e social. 
ATIVIDADE
1. Qual é a definição de leis e qual é sua origem etimológica? 
2. Conforme o texto, quais são os principais propósitos das leis em um país? 
3. Cite um exemplo de lei e a sua importância no país. 
4. Na sua opinião, como o cumprimento das leis contribui para garantir a segurança e a igualdade de direitos na sociedade? 
5. Associe a lei à sua descrição. 
1. ECA 2. DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS 3. CONSTITUIÇÃO FEDERAL 
( ) Conhecida como Constituição Cidadã, é a lei que rege todo o ordenamento jurídico brasileiro. 
( ) Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que define as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos e em condição peculiar de desenvolvimento. 
( ) Norma geral para a proteção e promoção dos direitos humanos, constituindo-se como um guia de ação e um conjunto de princípios regulatórios.

Mais conteúdos dessa disciplina