Prévia do material em texto
AULA 4 MULTICULTURISMO Questao 1 O uso da internet gera uma comunidade na esfera virtual que veicula ideologias e cosmovisões (visões do mundo) particulares. Na procura de convivência nessa comunidade, começaram a vigorar atitudes e manifestações culturais singulares. Saiba que existe uma ética para disciplinar o comportamento e o fluxo das informações na internet, baseada nos valores dos cidadãos da Rede. Ensina, entre outras coisas, como se comportar em grupos de discussão e a maneira mais adequada de escrever mensagens. Às orientações no uso de recursos para uma melhor comunicação e entendimento no espaço digital, é dado o nome de: a) Conversação. b) Netiqueta. Observação do professor: Parabéns, você acertou! Netiqueta é o conjunto de boas maneiras e normas gerais de bom senso que proporcionam o uso da internet de forma mais amigável, eficiente e agradável. c) Chat. d) Bate-papo. e) Sala. Questao 2 Marco Silva, em seu texto “Internet na escola e inclusão” defende que os professores, para promoverem inclusão na cibercultura, precisam potencializar a comunicação e a aprendizagem utilizando interfaces da Internet. Cada interface reúne um conjunto de elementos de hardware e software destinados a possibilitar aos internautas trocas, intervenções, agregações, associações e significações como autoria e coautoria, a exemplo do fórum, que é: Texto disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf. Acesso em: 19 de jul. 2018. a) Um espaço, ambiente ou lugar na WWW (World Wide Web) que oferece informações sobre determinada pessoa, empresa, instituição ou evento. b) Um espaço on-line de bate-papo síncrono, em que cada integrante envia e-mail para participantes previamente selecionados. c) Um espaço on-line de bate-papo síncrono, com envio e recepção simultâneos de mensagens textuais e imagéticas. d) Um espaço on-line, assíncrono, de discussão em grupo, por meio do qual os internautas conversam entre si, trocando opiniões e debatendo temas propostos como provocações à participação. Observação do professor: Parabéns, você acertou! Um fórum de discussão é uma ferramenta para páginas de Internet destinada a promover debates por meio de mensagens publicadas, abordando uma mesma questão, podem ser acessadas e respondidas a qualquer momento, em razão disso é considerada uma ferramenta assíncrona. e) Um espaço on-line que reúne uma comunidade virtual por e-mail. Cada integrante da comunidade envia e-mail para todos de modo que todos possam interagir entre si. Questao 3 (Enem 2013) O hipertexto permite — ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo exige — a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita. Por seu enorme potencial para se estabelecerem conexões, ele facilita o desenvolvimento de trabalhos coletivamente, o estabelecimento da comunicação e a aquisição de informação de maneira cooperativa. Embora haja quem identifique o hipertexto exclusivamente com os textos eletrônicos, produzidos em determinado tipo de meio ou de tecnologia, ele não deve ser limitado a isso, já que consiste numa forma organizacional que tanto pode ser concebida para o papel como para os ambientes digitais. É claro que o texto virtual permite concretizar certos aspectos que, no papel, são praticamente inviáveis: a conexão imediata, a comparação de trechos de textos na mesma tela, o “mergulho” nos diversos aprofundamentos de um tema, como se o texto tivesse camadas, dimensões ou planos. RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002. Considerando-se a linguagem específica de cada sistema de comunicação, como rádio, jornal, TV, internet, segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um (a) a) Novo modo de leitura e de organização da escrita. Observação do professor: Parabéns, você acertou! A hipertextualidade, de acordo com o texto, configura-se como um novo modo de leitura e de organização da escrita. Logo no primeiro parágrafo do texto essa informação pode ser encontrada, onde se lê “a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita”. b) Conexão imediata e de forma alinear. c) Elemento originário dos textos eletrônicos. d) Modelo de leitura baseado nas informações da superfície do texto. e) Estratégia de manutenção do papel do leitor com perfil definido. Questao 4 (Enem 2010) É muito raro que um novo modo de comunicação ou de expressão suplante (supere) completamente os anteriores. Fala- se menos desde que a escrita foi inventada? Claro que não. Contudo, a função da palavra viva mudou, uma parte de suas missões nas culturas puramente orais tendo sido preenchida pela escrita: transmissão dos conhecimentos e das narrativas, estabelecimento de contratos, realização dos principais atos rituais ou sociais etc. Novos estilos de conhecimento (o conhecimento “teórico”, por exemplo) e novos gêneros (o código de leis, o romance etc.) surgiram. A escrita não fez com que a palavra desaparecesse, ela complexificou e reorganizou o sistema da comunicação e da memória social. A fotografia substituiu a pintura? Não, ainda há pintores ativos. As pessoas continuam, mais do que nunca, a visitar museus, exposições e galerias, compram as obras dos artistas para pendurá-las em casa. Em contrapartida, é verdade que os pintores, os desenhistas, os gravadores, os escultores não são mais – como foram até o século XIX – os únicos produtores de imagens. LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999 (fragmento). A substituição pura e simples do antigo pelo novo ou do natural pelo técnico tem sido motivo de preocupação de muita gente. O texto encaminha uma discussão em torno desse temor ao: a) Revelar o retrocesso das pessoas em experimentar novos meios de comunicação, com medo de sentirem retrógradas. b) Reconhecer que as pessoas temem que o avanço dos meios de comunicação, inclusive on-line, substitua o homem e leve alguns profissionais ao esquecimento. c) Perguntar sobre a razão das pessoas visitarem museus, exposições, etc., e reafirma que os fotógrafos são os únicos responsáveis pela produção de obras de arte. d) Observar que a língua escrita não é uma transcrição fiel da língua oral e explica que as palavras antigas devem ser utilizadas para preservar a tradição. e) Considerar as relações entre o conhecimento teórico e o conhecimento empírico e acrescenta que novos gêneros textuais surgiram com o progresso. Observação do professor: Parabéns, você acertou! Pierre Lévy elabora uma discussão sobre o surgimento de novas tecnologias. O filósofo argumenta que o surgimento de novas técnicas não necessariamente anula as anteriores. O temor existente nos textos refere-se à substituição do velho pelo novo: a pintura pela fotografia, o texto oral pelos gêneros escritos. Isso tudo representa progresso, o empírico sendo substituído pelo teórico. Questao 5 “Apesar do esforço governamental, ainda existem sérios problemas referentes ao atendimento das necessidades básicas dos grupos minoritários.” (Fonte disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/minorias.htm. Acesso em 24 de out. 2019) Essa afirmação faz referência aos programas do governo brasileiro que tentam remediar os problemas de grupos minoritários. Entre esses grupos, podemos destacar como minorias em situação precária: a) Os deficientes, os indígenas e os quilombolas. Observação do professor: Parabéns, você acertou! Esses são alguns dos grupos de minorias em maior situação de risco e com pouquíssima, ou quase nenhuma, representação política. São os grupos que possuem necessidades bastante específicas ou que estão em conflito direto com grandes forças econômicas e políticas. b) O Movimento dos Sem-Teto, os empresários e os deficientes físicos. c) Os descendentes da cultura afro, os deficientes intelectuais e os jovens. d) Os deficientes físicos, indígenas e políticos. e) Os estudantes, indígenas e os quilombolas.