Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO – Bacharelado em Educação Física
 
1. Caracterização da unidade concedente (empresa, clube, academia, hotel, etc..)
Organização: horário de funcionamento é das 7 da manhã às 22 da noite. Já o total de alunos e atividades oferecidas na unidade concedente (musculação, natação, hidroginástica, hidroterapia) é bem versátil a idade varia de seis meses a 70 anos, tanto na natação quanto na hidroginástica tem ambos os sexos, porém a maioria é do sexo feminino.
b) Infraestrutura: Prédio amplo com dois andares, sendo o primeiro andar é dedicado para exercícios aquáticos, onde fica a piscina e o vestiário feminino e masculino com duchas e banheiros para os alunos se trocarem. O segundo piso é composto do ginásio de musculação prédio, ambiente limpo tanto a parte externa quanto a parte interna. No Hall de entrada conta com uma recepção juntamente com um banco para os pais aguardarem as aulas de seus filhos; o local conta com uma sala para a supervisão, uma sala para os professores e funcionários fazerem suas refeições. Na parte aquática conta com bastões, plataforma, halteres, bolas entre outros equipamentos para serem realizadas as aulas, senti falta da adaptação para cadeirantes pois na entrada tem rampa, mas tanto na área da piscina quanto na musculação, não tem portas, além disso, os banheiros e vestiários não são adaptados para cadeirantes. Por fim, o ambiente conta com estacionamento próprio onde fica um segurança na porta, controlando a entrada e saída de veículos. 
 
2. Caracterização dos profissionais que atuam no local 
A academia conta com dez funcionários formados contando com um fisioterapeuta e dois estagiários. Os critérios para atuar como estagiário precisa ser acadêmico do curso de educação física ou fisioterapia, além de estar cursando a partir do 5° semestre em diante e ter conhecimento na área que irá atuar. Conta com duas administradoras sendo uma delas a dona, tendo não só Bacharelado como também formação em licenciatura plena na UFAL (Universidade Federal de Alagoas). 
3. Caracterização do(a) profissional regente 
Aspectos gerais: Bacharel e licenciatura em educação, está há 7 anos atuando na área de natação e hidroginástica, começou fazendo estágio e acabou gostando da área e optou por continuar na mesma tempo de atuação na local atual; o relacionamento com os alunos maravilhoso; gosta de fazer cursos para ir mudando as aulas.
 
Planejamento: planeja a aula todos os dias de acordo do que foi trabalhado na última aula para assim as aulas ficarem dinâmicas e saírem da rotina. Procura sempre buscar cursos para assim as aulas ficarem dinâmicas se não tem o material ela usa outro parecido. Sempre motivando os alunos sendo bem enérgica animando e fazendo assim com que eles esqueçam o cansaço e se dediquem nas aulas.
 
4. Caracterização da turma/horário em que realizará a regência:
a) Aspectos gerais: Oito alunos, faixa etária de 40 a 70 anos, sem somente um do sexo masculino.
Aspectos pedagógicos: Os alunos recebem muito bem cada plano de aula dado pela professora.
Aspectos comportamentais: interesse é mutuo tanto dos alunos quanto do professor, nem todos os dias os alunos estão a fim de cooperarem e fazer os exercícios, mas a maioria dos dias é sensacional o quanto cooperam e participam das aulas mesmo em dias frios. É organizado os materiais que vão ser utilizados na aula antes dos alunos chegarem, às vezes a conversa acaba atrapalhando um pouco os demais alunos participativos.

Mais conteúdos dessa disciplina