Buscar

Aula 1 Civill introdução aula do professor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA CIVIL 1
Direito Civil ( Carlos Roberto Gonçalves)
Conceito: Serpa Lopes : “Um dos ramos do Direito Privado, destinado a regulamentar as relações de família e relações patrimoniais que se formam entre os indivíduos” Regulação em lei extravagantes e Constituição Federal devido às complexidades da relações da vida civil”
A Codificação – Histórico.
Período Colonial – Ordenações Filipinas. A Constituição de 1824 referiu-se à organização baseado na Justiça e Equidade. Tarefa confiada a Teixeira de Freitas em 1865 – Não acolhido. → O projeto de Clóvis Bevilaqua foi remetido ao Congresso em 1900 e aprovado em janeiro de 1916 ( vigor em 01 de janeiro de 1917).
Código Civil de 1916 ( 1807 artigos) a) Parte geral (Pessoas, Bens e Fatos Jurídicos) b) Especial 04 livros (Direito de Família, Direito das Coisas, Direito das Obrigações, Direito das Sucessões.
Código: Organiza e sistematiza o direito – Universos Legislativos Setoriais: Lei Registro Público ( 6015/73), ECA ( 8069/90), CDC ( 8078/90), Inquilinato (8245/91).
CRFB/88 →Inovações no Direito de Família, Direito das Coisas, Função Social da Propriedade. Liberdade de contratar em prol do interesse público.
CC 2002 – Comissão de Juristas – 1967 – Supervisão do Miguel Reale. 
Estrutura e Conteúdo do Código Civil de 2002
Mesma estrutura do Código de 1916: a) Parte Geral ( Pessoas, Bens, Fato Jurídico) + Especial (Obrigações, Empresa, Coisas, Família e Sucessões).
Conteúdo: Conjunto de direitos, relações e instituições que formam o seu sistema legal.
Objeto: Tutela da Personalidade Humana. 
 
Princípios : a) Sociabilidade – Valores Coletivos. Revisão dos Direitos e Deveres do Proprietário, contratante, empresário, pai de família, testador. →Poder familiar e função social da propriedade. b) Eticidade – Funda-se no valor da pessoa humana como fonte dos demais valores. Prioriza a equidade, a boa-fé, a justa causa. Princípio do Equilíbrio Econômico do Contrato. c) Operabilidade: O direito é feito para ser efetivado. Concretude.
Princípios no Código Civil e na Constituição. A Constitucionalização do Direito Civil.
Assim, segundo Carlos Roberto Gonçalves a Constituição Federal a Constituição de 1988 promoveu reconstrução da dogmática jurídica: 
a)Algumas normas e princípios vinculados ao direito civil passaram ser incorporados no texto Constitucional b) redesenho do direito civil à luz da Constituição, releitura de conceitos e institutos jurídicos clássicos (como o direito de propriedade e o contrato) c) elaboração e o desenvolvimento de novas categorias jurídicas (união entre pessoas do mesmo sexo) c)interação entre diferentes campos da ciência jurídica. d) Interpretação conforme a Constituição.
Prossegue ainda o referido autor que a Constituição Federal permitiu a oxigenação do Código Civil. O texto constitucional definiu princípios antes reservados exclusivamente ao Código Civil: como função social da propriedade, os limites da atividade econômica e a organização da família, conferindo, portanto, maior eficácia aos institutos fundamentais do Direito Civil. Por outro lado, o próprio direito civil desloca sua preocupação central do indivíduo para o coletivo. 
Vale dizer: “ a expressão Direito Civil que realçar a necessária releitura do Direito Civil redefinindo as categorias jurídicas civilistas à luz dos fundamentos constitucionais”.

Outros materiais