Logo Passei Direto
Buscar

Trabalho 1 ano - 1 bimestre

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

CIEP 295 – PROFª GLÓRIA ROUSSIM GUEDES PINTO
	
	Disciplina: Química
	Bimestre: 1º
	 Ensino Integral
 Ensino Regular
 NEJA
	
	Professor (a): Priscila Tibúrcio
	TRABALHO
	
 
1002
Aluno (a)
Turma
Núm.
Nota
Data
1ª QUESTÃO: Associe o método de separação mais adequado a cada uma das misturas listadas.
(A) Filtração ( ) Pedaços de plástico e papel
(B) Decantação ( ) Água e gasolina
(C) Imantação ( ) Poeira e ar atmosférico
(D) Catação	 ( ) Pó de ferro e farinha de trigo
	
2ª QUESTÃO: Proponha métodos de separação de misturas adequados para separar os componentes que formam as misturas a seguir. 
a) Dois líquidos miscíveis entre si. ____________________________________________________________________
b) Dois líquidos imiscíveis entre si. ____________________________________________________________________
c) Um sólido dissolvido na água. _____________________________________________________________________
d) Dois sólidos de diferentes tamanhos. ________________________________________________________________
3ª QUESTÃO: As técnicas de separação dos componentes de uma mistura baseiam-se nas propriedades dos seus componentes. Associe as misturas listadas a seguir.
 Sistemas				Propriedades
1 – Água e pó de mármore 	 ( ) Temperatura de ebulição 
2 – Água e gasolina		 ( ) Solubilidade
3 – Água e sal dissolvido	 ( ) Densidade
4ª QUESTÃO: Observe uma representação do ciclo da água.
Águas de rios, oceanos e outras fontes evaporam, formam nuvens e precipitam. Esse ciclo compreende duas mudanças de estado físico que também ocorrem em um processo de separação de misturas. Identifique a alternativa que se refere a esse processo.
a) Filtração comum		d) Decantação
b) Catação			e) Levigação
c) Destilação
5ª QUESTÃO: Entre as substâncias usadas no tratamento de água está o sulfato de alumínio, que, em meio alcalino, forma partículas em suspensão na água, as quais as impurezas presentes no meio aderem. Indique o método de separação comumente usado para retirar o sulfato de alumínio com as impurezas aderidas.
______________________________________________________________________________________________
6ª QUESTÃO: Observe o fluxograma e indique o nome dos processos I, II e III.Adição de água em excesso
Sal de cozinha + carvão em pó
Sal de cozinha pó
Carvão em pó
Solução aquosa + carvão em pó
Solução aquosa
 I II III
Processo I: ______________________________ Processo III: ___________________________________
Processo II: _____________________________
7ª QUESTÃO: A água potável é um recurso natural considerado escasso em diversas regiões do nosso planeta. Mesmo em locais onde a água é relativamente abundante, às vezes é necessário submetê-la a algum tipo de tratamento antes de distribuí-la para consumo humano. O tratamento pode, além de outros processos, envolver as seguintes etapas:
I. Manter a água em repouso por um tempo adequado, para a deposição, no fundo do recipiente, do material em suspensão mecânica. 
II. Remoção das partículas menores, em suspensão, não separáveis pelo processo descrito na etapa I. 
III. Evaporação e condensação da água, para diminuição da concentração de sais (no caso de água salobra ou do mar).
 Neste caso, pode ser necessária a adição de quantidade conveniente de sais minerais após o processo. Às etapas I, II e III correspondem, respectivamente, os processos de separação denominados. 
a) filtração, decantação e dissolução. 		d) decantação, filtração e destilação. 
b) destilação, filtração e decantação. 		e) filtração, destilação e dissolução.
c) decantação, filtração e dissolução. 
8ª QUESTÃO: De uma mistura heterogênea de dois líquidos imiscíveis e de densidades diferentes pode-se obter os 
líquidos puros por meio de: 
 
I. Sublimação. 			II. Decantação.		 	III. Filtração. 
Dessas afirmações, apenas: 
 
a) I é correta. 		d) I e II são corretas. 
b) II é correta. 		e) II e III são corretas.
c) III é correta. 
9ª QUESTÃO: Indique a sequência correta de procedimento para separar uma mistura de azeite, água e açúcar.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10ª QUESTÃO: São preparadas 3 misturas binárias em um laboratório, descritas da seguinte maneira: 
1ª mistura: heterogênea, formada por um sólido e um líquido. 
2ª mistura: heterogênea, formada por dois líquidos.
3ª mistura: homogênea, formada por um sólido e um líquido.
Os processos de separação que melhor permitem recuperar as substâncias originais são respectivamente:
a) filtração, decantação, destilação simples.			c) destilação simples, filtração, decantação.
b) decantação, filtração, destilação simples.		 d) decantação, destilação simples, filtração.
image1.jpeg
image2.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina