Buscar

Materiais de construção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Materiais de construção
Litracon - concreto translúcido. 
O arquiteto húngaro Áron Losonczi criou um concreto que permite que se enxergue o que está do outro lado da parede. É mais maleável, impermeável e resistente do que o concreto convencional, dando a ele a capacidade de suportar 4 toneladas por centímetro quadrado.
Além disso, o Litracon permite a entrada de luz natural no ambiente, proporcionando uma economia na iluminação e um belo efeito decorativo. Porém é caro. 
-
Adobe: moldar o tijolo cru em fôrmas de madeira, onde o bloco de terra é seco ao sol, sem que haja a queima do mesmo. A mistura a ser moldada pode ser feita apenas com água e terra ou com o acréscimo de estabilizante e fibras naturais (ex: palha). Amassando com os pés, forma-se uma mistura plástica. Os tijolos de adobe são usados em paredes, abóbadas, cúpulas, entre outras.
Vantagens: resistente, interior muito fresco pois possui inércia térmica, baixo custo, pode ser preparado no local e sustentável. 
A fundação precisa ser de pedra pra evitar o contato com a umidade, que pode degradar. Da mesma forma é importante a construção de coberturas com beirais a fim de proteger as paredes das águas de chuva. As paredes devem ser revestidas para maior durabilidade.
-
Douração: banho finíssimo de ouro.
-
Pau a pique, tbm conhecida como taipa de mão, é uma técnica construtiva antiga que consistia no entrelaçamento de madeiras verticais fixadas no solo, com vigas horizontais, geralmente de bambu amarradas entre si por cipós, dando origem a um grande painel perfurado que, após ter os vãos preenchidos com barro, transformava-se em parede. Podia receber acabamento alisado ou não, permanecendo rústica, ou ainda receber pintura de caiação (cal).
-
Tijolo de solo cimento
O tijolo de solo cimento consiste em um tijolo feito de solo (70% de areia e terra crua), cimento e água onde não é necessário o cozimento em fornos pois utiliza de uma prensa para compactar o material, sendo que após a prensagem é necessário apenas a cura e a secagem para que o tijolo esteja pronto para o uso. Seu apelo ecológico consiste no fato de necessitar de pouca energia para sua produção (pois não é queimado). Uma das principais vantagens deste tijolo consiste na modularidade do projeto, uma vez que sua forma permite que sejam "encaixados" um no outro.
Telhado de grama: é uma técnica antiga originária da Escandinávia, que consiste em construir um telhado cuja cobertura, ao invés de telhas, utiliza grama e vedações. Além de ser econômico e ecologicamente sustentável, é uma solução de fornece perfeito isolamento térmico. Quanto às vedações, o material utilizado é diverso. Pode ser madeira ou terra, por exemplo.
-

Outros materiais