Logo Passei Direto
Buscar

Organizador_Curricular_FBG_Arte PERNAMBUCO

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Questão 3/10 - Legislação Comercial e Societária A nota promissória, conforme a classificação dos títulos de crédito, é uma promessa de pagamento de certa soma em dinheiro. Considerando esse contexto (nota promissória), avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. O indivíduo que emite o título de crédito nota promissória garante ao credor que o devedor irá pagar o valor negociado em tempo determinado Porque II. Assim como a letra de câmbio, a nota promissória é uma ordem de pagamento. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Questão 8/10 - Legislação Comercial e Societária A recuperação extrajudicial é uma possibilidade do devedor, sem a ajuda do poder judiciário, de propor um plano de recuperação aos credores, e negociar a melhor forma de obter a recuperação da empresa. Desta forma, considerando a recuperação judicial observe as assertivas abaixo e avalie a relação proposta entre elas. I. A recuperação empresarial extrajudicial tem característica preventiva Porque II. O acordo celebrado entre os credores e o devedor tem validade independentemente de homologação extrajudicial. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Considerando a falência observe as assertivas abaixo e avalie a relação proposta entre elas. I. A falência é um instituto particular das empresas Porque II. Apenas pessoas jurídicas cujo escopo seja mercantil, denominado empresa, podem ter sua falência decretada. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. A falência é um instituto particular das empresas
II. Apenas pessoas jurídicas cujo escopo seja mercantil, denominado empresa, podem ter sua falência decretada.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Os fatores que têm influência sobre taxa de transferência de calor durante um tratamento, e que precisam ser considerados para determinar as características do tratamento a ser adotado, são relacionados ao processo, ao produto e à embalagem. Os métodos de tratamento térmico utilizados pela conservação de alimentos por meio do calor podem ser classificados em: pasteurização, branqueamento e esterilização. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: A pasteurização é 0 tratamento térmico que inativa todos microrganismos patogênicos e deterioradores que possam se desenvolver sob condições normais de estocagem. PORQUE II- A pasteurização lenta consiste no aquecimento do leite em camada laminar a 95 - 100 °C por 2 a 10 segundos. Assinale a alternativa CORRETA:
I- A pasteurização é 0 tratamento térmico que inativa todos microrganismos patogênicos e deterioradores que possam se desenvolver sob condições normais de estocagem.
II- A pasteurização lenta consiste no aquecimento do leite em camada laminar a 95 - 100 °C por 2 a 10 segundos.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições falsas.

As curvas de secagem de alimentos representam graficamente a variação do teor de umidade do alimento ao longo do tempo durante 0 processo de secagem. Uma das informações fornecidas pelas curvas de secagem de alimentos é a taxa de secagem, ou seja, a velocidade com que a umidade está sendo removida do alimento. Diante deste contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta dois fatores que afetam a velocidade de secagem de um alimento:

A A umidade relativa e a temperatura do ar de secagem.
B 0 processo de resfriamento e a embalagem final do produto.
A quantidade de microrganismos do alimento e a umidade do ar.
D A cor do alimento e a embalagem final do produto.

Com relação ao composto de marketing verde e seus componentes pode-se afirmar que:
a) Dentro do composto de marketing, as estratégias de distribuição verde são aquelas que incluem trabalhar com parceiros de canal para desenvolver acordos de reutilização ou eliminação dos resíduos do produto, ou assegurar que os clientes possam retornar os materiais recicláveis.
b) O composto de marketing verde é um conjunto de ações que busca apresentar para a sociedade os diferenciais econômicos e técnicos dos produtos fabricados pelas empresas.
c) Para que o marketing verde alcance os seus objetivos de sucesso, não há a necessidade de buscar a correta integração entre as variáveis do seu composto de marketing, que são formadas pelo produto, pelo preço, pela distribuição e pela promoção verdes.
d) O composto de marketing verde é implantado pelo uso da internet e das mídias sociais com o propósito de estimular o consumo na sociedade moderna.
e) O preço verde é o item do composto de marketing que tem o foco de sustentar a imagem das empresas expondo o seu diferencial ecológico a todos os interessados criando, assim, um ambiente favorável às atitudes ambientalmente corretas.

Em se tratando do impacto da ética e do consumo na aplicação do marketing verde, é correto afirmar que:
a) A falta de ética das empresas não exerce nenhum tipo de influência para a aplicação dos conceitos de marketing verde na sociedade.
b) Devido aos impactos diretos sobre o consumo exacerbado, possivelmente o marketing seja uma atividade empresarial que instiga discussões sobre questões éticas e morais no cenário de negócios.
c) Uma empresa que não apresente a preocupação de melhorar o contexto social e ambiental em que essa está inserida é considerada pela sociedade uma empresa ética.
d) As empresas éticas utilizam o marketing ambiental para estimular uma consciência de alto consumo em seus clientes.
e) A falta de ética ambiental das empresas e os hábitos de consumo da sociedade moderna não devem ser considerados como os principais causadores dos danos ambientais da atualidade.

Além dos estudos sobre o comportamento do consumidor final, muitos profissionais de marketing procuram compreender o cliente organizacional. Muitas empresas têm como clientes outras empresas. Quanto ao comportamento do cliente organizacional, observe as afirmações a seguir para responder: I. Os critérios de compra organizacional são influenciados por aspectos emocionais e históricos de bons preços dos fornecedores. II. Cultura organizacional, aspectos técnicos e situação de compra são aspectos muito importantes a serem ponderados para compreender o comportamento de compra organizacional. III. Na compra organizacional, ganha importância especial a confiança, ou seja, o engajamento do fornecedor em atuar conjuntamente e solucionar problemas quando necessário.
a) II e III são afirmações verdadeiras e I é falsa.
b) I e III são afirmações verdadeiras e II é falsa.
c) I, II e III são afirmações verdadeiras.
d) I, II e III são afirmações falsas.
e) I e II são afirmações verdadeiras e III é falsa.

Assinale a alternativa correta, que traz a duração estimada da etapa de preparação para liderança.
a) Indeterminada.
b) Três anos.
c) Três meses.
d) ário no plano sucessório.
e) O desempenho no curto prazo não é relevante.

Assinale a alternativa correta, que traz os cinco desafios das equipes, destacados por Lencioni (2015).
a) Falta de confiança, excesso de conflitos, falta de dinheiro, evitar responsabilidades e falta de atenção aos resultados.
b) Falta de confiança, excesso de conflitos, falta de tempo, evitar responsabilidades e atenção aos resultados.
c) Falta de confiança, medo de conflitos, falta de tempo, excesso de responsabilidades e falta de atenção aos resultados.
d) Excesso de confiança, muitos conflitos, falta de comprometimento, evitar responsabilidades e falta de atenção aos resultados.
e) Falta de confiança, medo de conflitos, falta de comprometimento, evitar responsabilidades e falta de atenção aos resultados.

Está correto afirmar que uma das grandes dificuldades para se realizar uma reforma tributária completa no Brasil é:
a) existir uma grande demanda de cargos em troca da aprovação da reforma do STN, tirando o foco efetivo da melhoria tributária que o Brasil tanto necessita.
b) o STN não possuir uma estrutura organizada, necessitando, assim, ser completamente reestruturado em todos os seus entes, tornando o processo muito mais complexo.
c) a atual legislatura brasileira não possuir interesse em mudar a estrutura tributária do país, de forma que acaba adiando diversos projetos de reforma tributária.
d) o STN ser um emaranhado de leis que dependem de um acordo entre união, estados e municípios para ser reformado. Isso poderá custar muito à União, que terá de arcar com as perdas dos outros entes.
e) o Brasil só aprovará uma reforma no STN se houver uma redução significativa do custo tributário brasileiro, caso contrário não se consegue apoio político às mudanças necessárias.

O que é a TTO (Teoria da Tributação Ótima)?
a) É o Tratamento Tributário Otimizado, que simplifica as obrigações acessórias, tornando-as digitais.
b) É o novo foco de auditoria tributária a ser utilizado pelos TCEs do país.
c) Revisão das principais lideranças econômicas mundiais sobre o papel da tributação na construção dos estados de bem-estar social.
d) É o imposto que vem sendo sugerido; uma releitura da antiga CPMF, visando aumentar a arrecadação a ser destinada à educação, infraestrutura e saúde.
e) É um novo imposto único que o Brasil estuda instituir, reduzindo diversos tributos atuais.

Segundo Nisembaum (2000), a competência profissional das pessoas se refere aos valores individuais, traduzidos na capacidade de análise crítica, na constituição do seu projeto pessoal e na capacidade de autoformação e de pesquisa – as atitudes de relação e de comunicação, as capacidades relativas à autoimagem, ao conhecimento próprio, à valorização, à autoestima e à autoconfiança; as capacidades de adaptação e mudança, a facilidade de integração e aceitação da mudança. A pergunta é: essas capacidades são os atributos dos indivíduos?
I. Sim, as competências estão divididas em atributos, que são as características pessoais; e as competências técnicas, que estão relacionadas ao conhecimento.
II. Não, os atributos individuais não estão relacionados às competências profissionais.
III. Não, a competência profissional não está relacionada aos valores individuais, assim como não pode ser traduzida em capacidade.
a) I está correta.
b) II está correta.
c) III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) I e III estão corretas.

As lideranças, dentro das organizações, podem ser representadas de forma autocrática, democrática e liberal. Autocrática é a liderança que tem como base:
I. A comunicação e seu objetivo é tornar os grupos ou as equipes mais participativos e motivados para atender aos objetivos organizacionais.
II. O poder de coerção e posição, que despende alta quantidade de energia, procurando o maior controle possível sobre as ações e as reações das pessoas.
III. A baixa influência deixa a tarefa da tomada de decisão para os funcionários, e não se envolve com as atividades diárias.
a) I está correta.
b) II está correta.
c) III está correta.
d) I e III estão corretas.
e) II e III estão corretas.

A liderança sob o ponto de vista de Covey (1998) se baseia em princípios e leis naturais. Essa abordagem conduz a um novo paradigma ao discutir sobre a vida das pessoas e a liderança que elas exercem nas organizações e sobre outras pessoas, baseadas em princípios invioláveis, leis naturais na dimensão humana. Estas são as leis do universo referentes às rel

a) Princípios e leis naturais.
b) Princípios e leis humanas.
c) Princípios e leis organizacionais.
d) Princípios e leis sociais.
e) Princípios e leis éticas.

Podemos afirmar que:
I. Um processo no qual o indivíduo responde a um conjunto de estímulos por meio dos sentidos, selecionando-os, comparando-os e interpretando-os.
II. Um processo no qual o indivíduo responde a um conjunto de estímulos por meio dos sentidos, selecionando-os e comparando-os convenientemente.
III. Um processo no qual um indivíduo recebe um conjunto de estímulos por meio dos sentidos, selecionando-os, comparando-os e respondendo convenientemente.
a. I está correta.
b. II está correta.
c. III está correta.
d. I e II estão corretas.
e. I e III estão corretas.

As competências para liderança são baseadas em atributos e práticas. Klemp diferencia dois tipos de competências – práticas e atributos. Os atributos são:
I. Os ingredientes básicos para o desempenho.
II. As capacidades necessárias para que as pessoas realizem suas tarefas, como: conhecimentos, técnicas e outras características que as pessoas trazem para a função.
III. As capacidades de “pensamento estratégico”, “iniciativa” e “grande energia”.
a. I está correta.
b. II está correta.
c. III está correta.
d. I, II e III estão corretas.
e. II e III estão corretas.

Quais as alternativas que se encontram em sintonia com a teoria de Piaget?
Assinale as alternativas CORRETAS:
I - Apresentar explicações acerca de como os conhecimentos se constroem.
II - Explicar como os conhecimentos se originam.
III - Demonstrar que não se trata de uma sequência evolutiva e sim de uma psicologia do desenvolvimento.
IV - Conhecer os mecanismos envolvidos na construção do conhecimento (epistemologia).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) As afirmativa II, III e IV estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Questão 3/10 - Legislação Comercial e Societária A nota promissória, conforme a classificação dos títulos de crédito, é uma promessa de pagamento de certa soma em dinheiro. Considerando esse contexto (nota promissória), avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. O indivíduo que emite o título de crédito nota promissória garante ao credor que o devedor irá pagar o valor negociado em tempo determinado Porque II. Assim como a letra de câmbio, a nota promissória é uma ordem de pagamento. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Questão 8/10 - Legislação Comercial e Societária A recuperação extrajudicial é uma possibilidade do devedor, sem a ajuda do poder judiciário, de propor um plano de recuperação aos credores, e negociar a melhor forma de obter a recuperação da empresa. Desta forma, considerando a recuperação judicial observe as assertivas abaixo e avalie a relação proposta entre elas. I. A recuperação empresarial extrajudicial tem característica preventiva Porque II. O acordo celebrado entre os credores e o devedor tem validade independentemente de homologação extrajudicial. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Considerando a falência observe as assertivas abaixo e avalie a relação proposta entre elas. I. A falência é um instituto particular das empresas Porque II. Apenas pessoas jurídicas cujo escopo seja mercantil, denominado empresa, podem ter sua falência decretada. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. A falência é um instituto particular das empresas
II. Apenas pessoas jurídicas cujo escopo seja mercantil, denominado empresa, podem ter sua falência decretada.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Os fatores que têm influência sobre taxa de transferência de calor durante um tratamento, e que precisam ser considerados para determinar as características do tratamento a ser adotado, são relacionados ao processo, ao produto e à embalagem. Os métodos de tratamento térmico utilizados pela conservação de alimentos por meio do calor podem ser classificados em: pasteurização, branqueamento e esterilização. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: A pasteurização é 0 tratamento térmico que inativa todos microrganismos patogênicos e deterioradores que possam se desenvolver sob condições normais de estocagem. PORQUE II- A pasteurização lenta consiste no aquecimento do leite em camada laminar a 95 - 100 °C por 2 a 10 segundos. Assinale a alternativa CORRETA:
I- A pasteurização é 0 tratamento térmico que inativa todos microrganismos patogênicos e deterioradores que possam se desenvolver sob condições normais de estocagem.
II- A pasteurização lenta consiste no aquecimento do leite em camada laminar a 95 - 100 °C por 2 a 10 segundos.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições falsas.

As curvas de secagem de alimentos representam graficamente a variação do teor de umidade do alimento ao longo do tempo durante 0 processo de secagem. Uma das informações fornecidas pelas curvas de secagem de alimentos é a taxa de secagem, ou seja, a velocidade com que a umidade está sendo removida do alimento. Diante deste contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta dois fatores que afetam a velocidade de secagem de um alimento:

A A umidade relativa e a temperatura do ar de secagem.
B 0 processo de resfriamento e a embalagem final do produto.
A quantidade de microrganismos do alimento e a umidade do ar.
D A cor do alimento e a embalagem final do produto.

Com relação ao composto de marketing verde e seus componentes pode-se afirmar que:
a) Dentro do composto de marketing, as estratégias de distribuição verde são aquelas que incluem trabalhar com parceiros de canal para desenvolver acordos de reutilização ou eliminação dos resíduos do produto, ou assegurar que os clientes possam retornar os materiais recicláveis.
b) O composto de marketing verde é um conjunto de ações que busca apresentar para a sociedade os diferenciais econômicos e técnicos dos produtos fabricados pelas empresas.
c) Para que o marketing verde alcance os seus objetivos de sucesso, não há a necessidade de buscar a correta integração entre as variáveis do seu composto de marketing, que são formadas pelo produto, pelo preço, pela distribuição e pela promoção verdes.
d) O composto de marketing verde é implantado pelo uso da internet e das mídias sociais com o propósito de estimular o consumo na sociedade moderna.
e) O preço verde é o item do composto de marketing que tem o foco de sustentar a imagem das empresas expondo o seu diferencial ecológico a todos os interessados criando, assim, um ambiente favorável às atitudes ambientalmente corretas.

Em se tratando do impacto da ética e do consumo na aplicação do marketing verde, é correto afirmar que:
a) A falta de ética das empresas não exerce nenhum tipo de influência para a aplicação dos conceitos de marketing verde na sociedade.
b) Devido aos impactos diretos sobre o consumo exacerbado, possivelmente o marketing seja uma atividade empresarial que instiga discussões sobre questões éticas e morais no cenário de negócios.
c) Uma empresa que não apresente a preocupação de melhorar o contexto social e ambiental em que essa está inserida é considerada pela sociedade uma empresa ética.
d) As empresas éticas utilizam o marketing ambiental para estimular uma consciência de alto consumo em seus clientes.
e) A falta de ética ambiental das empresas e os hábitos de consumo da sociedade moderna não devem ser considerados como os principais causadores dos danos ambientais da atualidade.

Além dos estudos sobre o comportamento do consumidor final, muitos profissionais de marketing procuram compreender o cliente organizacional. Muitas empresas têm como clientes outras empresas. Quanto ao comportamento do cliente organizacional, observe as afirmações a seguir para responder: I. Os critérios de compra organizacional são influenciados por aspectos emocionais e históricos de bons preços dos fornecedores. II. Cultura organizacional, aspectos técnicos e situação de compra são aspectos muito importantes a serem ponderados para compreender o comportamento de compra organizacional. III. Na compra organizacional, ganha importância especial a confiança, ou seja, o engajamento do fornecedor em atuar conjuntamente e solucionar problemas quando necessário.
a) II e III são afirmações verdadeiras e I é falsa.
b) I e III são afirmações verdadeiras e II é falsa.
c) I, II e III são afirmações verdadeiras.
d) I, II e III são afirmações falsas.
e) I e II são afirmações verdadeiras e III é falsa.

Assinale a alternativa correta, que traz a duração estimada da etapa de preparação para liderança.
a) Indeterminada.
b) Três anos.
c) Três meses.
d) ário no plano sucessório.
e) O desempenho no curto prazo não é relevante.

Assinale a alternativa correta, que traz os cinco desafios das equipes, destacados por Lencioni (2015).
a) Falta de confiança, excesso de conflitos, falta de dinheiro, evitar responsabilidades e falta de atenção aos resultados.
b) Falta de confiança, excesso de conflitos, falta de tempo, evitar responsabilidades e atenção aos resultados.
c) Falta de confiança, medo de conflitos, falta de tempo, excesso de responsabilidades e falta de atenção aos resultados.
d) Excesso de confiança, muitos conflitos, falta de comprometimento, evitar responsabilidades e falta de atenção aos resultados.
e) Falta de confiança, medo de conflitos, falta de comprometimento, evitar responsabilidades e falta de atenção aos resultados.

Está correto afirmar que uma das grandes dificuldades para se realizar uma reforma tributária completa no Brasil é:
a) existir uma grande demanda de cargos em troca da aprovação da reforma do STN, tirando o foco efetivo da melhoria tributária que o Brasil tanto necessita.
b) o STN não possuir uma estrutura organizada, necessitando, assim, ser completamente reestruturado em todos os seus entes, tornando o processo muito mais complexo.
c) a atual legislatura brasileira não possuir interesse em mudar a estrutura tributária do país, de forma que acaba adiando diversos projetos de reforma tributária.
d) o STN ser um emaranhado de leis que dependem de um acordo entre união, estados e municípios para ser reformado. Isso poderá custar muito à União, que terá de arcar com as perdas dos outros entes.
e) o Brasil só aprovará uma reforma no STN se houver uma redução significativa do custo tributário brasileiro, caso contrário não se consegue apoio político às mudanças necessárias.

O que é a TTO (Teoria da Tributação Ótima)?
a) É o Tratamento Tributário Otimizado, que simplifica as obrigações acessórias, tornando-as digitais.
b) É o novo foco de auditoria tributária a ser utilizado pelos TCEs do país.
c) Revisão das principais lideranças econômicas mundiais sobre o papel da tributação na construção dos estados de bem-estar social.
d) É o imposto que vem sendo sugerido; uma releitura da antiga CPMF, visando aumentar a arrecadação a ser destinada à educação, infraestrutura e saúde.
e) É um novo imposto único que o Brasil estuda instituir, reduzindo diversos tributos atuais.

Segundo Nisembaum (2000), a competência profissional das pessoas se refere aos valores individuais, traduzidos na capacidade de análise crítica, na constituição do seu projeto pessoal e na capacidade de autoformação e de pesquisa – as atitudes de relação e de comunicação, as capacidades relativas à autoimagem, ao conhecimento próprio, à valorização, à autoestima e à autoconfiança; as capacidades de adaptação e mudança, a facilidade de integração e aceitação da mudança. A pergunta é: essas capacidades são os atributos dos indivíduos?
I. Sim, as competências estão divididas em atributos, que são as características pessoais; e as competências técnicas, que estão relacionadas ao conhecimento.
II. Não, os atributos individuais não estão relacionados às competências profissionais.
III. Não, a competência profissional não está relacionada aos valores individuais, assim como não pode ser traduzida em capacidade.
a) I está correta.
b) II está correta.
c) III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) I e III estão corretas.

As lideranças, dentro das organizações, podem ser representadas de forma autocrática, democrática e liberal. Autocrática é a liderança que tem como base:
I. A comunicação e seu objetivo é tornar os grupos ou as equipes mais participativos e motivados para atender aos objetivos organizacionais.
II. O poder de coerção e posição, que despende alta quantidade de energia, procurando o maior controle possível sobre as ações e as reações das pessoas.
III. A baixa influência deixa a tarefa da tomada de decisão para os funcionários, e não se envolve com as atividades diárias.
a) I está correta.
b) II está correta.
c) III está correta.
d) I e III estão corretas.
e) II e III estão corretas.

A liderança sob o ponto de vista de Covey (1998) se baseia em princípios e leis naturais. Essa abordagem conduz a um novo paradigma ao discutir sobre a vida das pessoas e a liderança que elas exercem nas organizações e sobre outras pessoas, baseadas em princípios invioláveis, leis naturais na dimensão humana. Estas são as leis do universo referentes às rel

a) Princípios e leis naturais.
b) Princípios e leis humanas.
c) Princípios e leis organizacionais.
d) Princípios e leis sociais.
e) Princípios e leis éticas.

Podemos afirmar que:
I. Um processo no qual o indivíduo responde a um conjunto de estímulos por meio dos sentidos, selecionando-os, comparando-os e interpretando-os.
II. Um processo no qual o indivíduo responde a um conjunto de estímulos por meio dos sentidos, selecionando-os e comparando-os convenientemente.
III. Um processo no qual um indivíduo recebe um conjunto de estímulos por meio dos sentidos, selecionando-os, comparando-os e respondendo convenientemente.
a. I está correta.
b. II está correta.
c. III está correta.
d. I e II estão corretas.
e. I e III estão corretas.

As competências para liderança são baseadas em atributos e práticas. Klemp diferencia dois tipos de competências – práticas e atributos. Os atributos são:
I. Os ingredientes básicos para o desempenho.
II. As capacidades necessárias para que as pessoas realizem suas tarefas, como: conhecimentos, técnicas e outras características que as pessoas trazem para a função.
III. As capacidades de “pensamento estratégico”, “iniciativa” e “grande energia”.
a. I está correta.
b. II está correta.
c. III está correta.
d. I, II e III estão corretas.
e. II e III estão corretas.

Quais as alternativas que se encontram em sintonia com a teoria de Piaget?
Assinale as alternativas CORRETAS:
I - Apresentar explicações acerca de como os conhecimentos se constroem.
II - Explicar como os conhecimentos se originam.
III - Demonstrar que não se trata de uma sequência evolutiva e sim de uma psicologia do desenvolvimento.
IV - Conhecer os mecanismos envolvidos na construção do conhecimento (epistemologia).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) As afirmativa II, III e IV estão corretas.

Prévia do material em texto

ORGANIZADOR CURRICULAR POR BIMESTRE 
 
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA (FGB) 
ARTE 
ENSINO MÉDIO 
1º ANO 
 
1º ANO 
ORGANIZADOR CURRICULAR POR BIMESTRE 
 
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA (FGB) 
ARTE 
ENSINO MÉDIO 
 
ARTE 
1º ANO 
I BIMESTRE 
HABILIDADES DE ÁREA DA BNCC 
HABILIDADES ESPECÍFICAS DOS 
COMPONENTES 
OBJETOS DE CONHECIMENTO 
CAMPOS DE ATUAÇÃO 
SOCIAL 
(EM13LGG201) Utilizar as diversas 
linguagens (artísticas, corporais e verbais) 
em diferentes contextos, valorizando-as 
como fenômeno social, cultural, histórico, 
variável, heterogêneo e sensível aos 
contextos de uso. 
(EM13LGG201AR04PE) - (ARTES VISUAIS, 
DANÇA, MÚSICA, TEATRO) - Utilizar 
diferentes materiais, suportes e linguagens 
para realizar experiências estéticas 
expressando suas identidades, 
sensibilidades e percebendo seu potencial 
transformador e de valorização cultural e 
social. 
Materialidades e Processos de Criação- Utilização de 
materiais e suportes expressivos físicos e digitais, 
vivência de experiências estéticas nas diversas 
linguagens artísticas; análise dos contextos de criação 
e suas relações estéticas, históricas, sociais, com a 
arte, com a cultura e com processos identitários 
pessoais e grupais. Artes Visuais: leituras de imagens, 
intervenções artísticas, pesquisas com materiais 
expressivos diversos, autorretrato, arte digital etc. 
Dança: ensaios, ações corporais, improvisação, 
composição coreográfica, criação de repertórios etc. 
Música: pesquisas sonoras, improvisação, oficinas de 
criação musical etc. Teatro: jogos teatrais, jogos 
circenses, dramaturgias, ações cênicas, intervenções 
artísticas, leituras de mitologias, performances etc. 
CAMPO ARTÍSTICO/ VIDA 
PESSOAL 
 
(EM13LGG301) Participar de processos 
de produção individual e colaborativa em 
diferentes linguagens (artísticas, corporais 
e verbais), levando em conta suas formas e 
seus funcionamentos, para produzir 
sentidos em diferentes contextos. 
(EM13LGG301AR08PE) - (ARTES VISUAIS, 
DANÇA, MÚSICA, TEATRO) Produzir 
experiências estéticas nas diversas 
linguagens artísticas, valorizando a arte 
popular e a estética de massa, individual 
ou coletivamente, trocando 
experiências de forma interativa e 
respeitosa. 
 
Contextos e Práticas - Cultura visual, cultura de 
massa e cultura popular; contextos de produção, 
circulação, recepção, processos criativos, elementos 
constitutivos das diferentes linguagens artísticas 
(artes visuais, dança, música, teatro, entre outras). 
CAMPO ARTÍSTICO/ VIDA 
PESSOAL 
(EM13LGG601) Apropriar-se do 
patrimônio artístico de diferentes tempos 
e lugares, compreendendo a sua 
diversidade, bem como os processos de 
legitimação das manifestações artísticas 
na sociedade, desenvolvendo visão 
crítica e histórica. 
(EM13LGG601AR14PE) - (ARTES VISUAIS, 
DANÇA, MÚSICA, TEATRO) Reconhecer, 
valorizar e interagir com o patrimônio 
nacional e internacional, material e imaterial, 
compreendendo-o em sua dimensão sócio-
histórica-cultural. 
Patrimônio Cultural Material e Imaterial do Brasil e de 
outros países; Arte Pública (investigação, leitura e 
diálogo) 
CAMPO ARTÍSTICO/ VIDA 
PÚBLICA 
(EM13LGG103) Analisar o funcionamento 
das linguagens, para interpretar e 
produzir criticamente discursos em 
textos de diversas semioses (visuais, 
verbais, sonoras, gestuais). 
(EM13LGG601AR15PE) - (ARTES VISUAIS, 
DANÇA, MÚSICA, TEATRO) Conhecer, 
entender, respeitar e preservar as diversas 
manifestações da arte em suas múltiplas 
funções utilizadas por diferentes grupos 
sociais (movimentos artísticos 
contemporâneos) e grupos étnicos (povos 
originais, quilombola, cigano, entre outros). 
Matrizes Estéticas e Culturais da Arte 
Contemporânea- Body art, land art, tribal fusion, 
intervenção artística urbana, videoarte, música 
eletrônica etc. e sua relação com a arte dos grupos 
étnicos (grafismo dos povos originários, grafismo 
africano, a cerâmica, a arte têxtil, danças circulares, o 
universo musical dos povos originários etc.). 
CAMPO ARTÍSTICO/ 
PRÁTICAS, ESTUDOS E 
PESQUISAS 
(EM13LGG602) Fruir e apreciar 
esteticamente diversas manifestações 
artísticas e culturais, das locais às mundiais, 
assim como delas participar, de modo a 
aguçar continuamente a sensibilidade, a 
imaginação e a criatividade. 
(EM13LGG602AR18PE) - (ARTES VISUAIS, 
DANÇA, MÚSICA,TEATRO) Identificar e 
vivenciar, enquanto fruidor, as 
características das produções artísticas 
e movimentos culturais de Pernambuco. 
Matrizes Estéticas e Culturais- a Multiculturalidade 
Pernambucana (teatro, cinema, música, dança, artes 
visuais, entre outras.) 
CAMPO ARTÍSTICO/ VIDA 
PESSOAL 
 
 
ARTE 
1º ANO 
II BIMESTRE 
HABILIDADES DE ÁREA DA BNCC 
HABILIDADES ESPECÍFICAS DOS 
COMPONENTES 
OBJETOS DE CONHECIMENTO 
CAMPOS DE ATUAÇÃO 
SOCIAL 
(EM13LGG202) Analisar interesses, 
relações de poder e perspectivas de 
mundo nos discursos das diversas práticas 
de linguagem (artísticas, corporais e 
verbais), compreendendo criticamente o 
modo como circulam, constituem-se e 
(re)produzem significação e 
ideologias. 
(EM13LGG202AR05PE) - (ARTES VISUAIS, 
DANÇA, MÚSICA, TEATRO) - 
Compreender a relação entre produções 
artísticas do teatro, da dança, das artes visuais 
e da música, de forma crítica, a partir da 
leitura, interpretação e prática de 
determinado movimento artístico e seus 
diversos contextos ( técnico, 
histórico, sociológico, psicológico, entre 
outros). 
Modalidades Híbridas- teatro-dança, performances 
interativas, vídeo teatro, teatro de formas animadas, 
musicais e outras. 
CAMPO ARTÍSTICO 
/PRÁTICAS ESTUDOS E 
PESQUISA/ VIDA PÚBLICA 
(EM13LGG302) Posicionar-se 
criticamente diante de diversas visões de 
mundo presentes nos discursos em 
diferentes linguagens, levando em conta 
seus contextos de produção e de 
circulação. 
(EM13LGG302AR09PE) - (ARTES VISUAIS, 
DANÇA, MÚSICA, TEATRO) Posicionar-se 
criticamente em relação às formas de 
imposição e dominação cultural, analisando 
obras consideradas contrárias ao padrão 
dominante, do ponto de vista estético e 
cultural, ampliando o repertório e o poder 
de ação e intervenção artística. 
Matrizes estéticas e Culturais - Gêneros musicais 
urbanos: hip-hop, reggae, música eletrônica, canções de 
protesto, samba de raiz; movimentos culturais 
urbanos: grafitter, skaters, punk, funk, mangue beat, 
brega, teatro de rua entre outros. 
CAMPO ARTÍSTICO / VIDA 
PÚBLICA 
 
EM13LGG603) Expressar-se e atuar em 
processos de criação autorais individuais 
e coletivos nas diferentes linguagens 
artísticas (artes visuais, audiovisual, 
dança, música e teatro) e nas 
intersecções entre elas, recorrendo a 
referências estéticas e culturais, 
conhecimentos de naturezas diversas 
(artísticos, históricos, sociais e políticos) e 
experiências individuais e coletivas. 
(EM13LGG603AR19PE) - (ARTES VISUAIS, 
DANÇA, MÚSICA, TEATRO) Mobilizar 
conhecimentos históricos e evolutivos da 
dança, do teatro, da música, das artes 
visuais, do audiovisual, em produções 
artísticas que favoreçam a investigação, a 
expressão e os processos criativos, em ações 
que abarquem o conceito interdimensional 
do ser humano (racionalidade, 
espiritualidade, afetividade e corporeidade) e 
possíveis intersecções entre arte e 
autoconhecimento, entre arte e 
emoção, entre arte e aprendizagem. 
Contextos e Práticas - Movimentos modernos e pós-
modernos no Brasil e no mundo: dança moderna, 
dança criativa, música e teatro experimental, 
movimento antropofágico, arte concreta e 
neoconcreta, expressionismo abstrato, surrealismo, 
bauhaus etc. Movimentos musicais da modernidade 
(jazz/blues/rock). Movimentos culturais artísticos 
brasileiros do século XX (bossa nova, movimento 
armorial, jovem guarda, MPB, canções de protesto, 
rock, tropicália, manguebeat). Conceitos, intersecções, 
possibilidades expressivas, usos híbridos. 
CAMPO ARTÍSTICO / 
PRÁTICAS, ESTUDOS E 
PESQUISAS /VIDA PESSOAL 
(EM13LGG104) Utilizar asdiferentes 
linguagens, levando em conta seus 
funcionamentos, para a compreensão e 
produção de textos e discursos em 
diversos campos de atuação social. 
(EM13LGG603AR20PE) - (ARTES VISUAIS, 
DANÇA, MÚSICA, TEATRO) - Expressar-se 
e atuar em processos de criações autorais 
individuais e coletivos nas diversas 
linguagens artísticas, considerando suas 
intersecções, através de variados materiais e 
suportes. 
Materialidades e Processos de Criação – Artes Visuais 
(desenho, gravura, escultura, assemblage, instalação, 
audiovisual, fotografia, etc.) Dança (composição 
coreográfica, improvisação, experiências estéticas, 
etc.) Música (repertórios, objetos sonoros, sons, ritmos 
experimentais etc.) Teatro (improvisação, jogos 
teatrais, teatro de bonecos, teatro de sombras etc.) 
Conceitos, intersecções, possibilidades expressivas, 
usos híbridos. 
CAMPO ARTÍSTICO / VIDA 
PESSOAL 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ARTE 
1º ANO 
III BIMESTRE 
HABILIDADES DE ÁREA DA BNCC 
HABILIDADES ESPECÍFICAS DOS 
COMPONENTES 
OBJETOS DE CONHECIMENTO 
CAMPOS DE ATUAÇÃO 
SOCIAL 
(EM13LGG103) Analisar o 
funcionamento das linguagens, para 
interpretar e produzir criticamente 
discursos em textos de diversas 
semioses (visuais, verbais, sonoras, 
gestuais). 
(EM13LGG103AR01PE) - (ARTES VISUAIS, 
DANÇA, MÚSICA, TEATRO) Analisar 
criticamente a linguagem utilizada nas obras e 
objetos artísticos produzidos na cidade/ 
campo, identificando referências ideológicas 
refletidas nos seus fundamentos artísticos 
específicos. 
Elementos da Linguagem e Processos de Criação- 
Recursos tecnológicos utilizados nas diferentes 
linguagens artísticas, em suas produções pessoais e 
coletivas do mundo contemporâneo (mixagem, 
sampleamento, edição e tratamento de imagens, 
iluminação, sonoplastia, maquiagem 3D, figurinos 
etc.). 
CAMPO ARTÍSTICO/ 
PRÁTICAS, ESTUDOS E 
PESQUISAS 
(EM13LGG105) Analisar e 
experimentar diversos processos de 
remidiação de produções 
multissemióticas, multimídia e 
transmídia, desenvolvendo diferentes 
modos de participação e 
intervenção social. 
(EM13LGG105AR03PE) - (ARTES VISUAIS, 
DANÇA, MÚSICA, TEATRO) - Pesquisar, 
analisar e utilizar tecnologias contemporâneas 
e redes sociais na produção de obras e 
vivências artísticas dentro e fora do ambiente 
escolar, para discutir e refletir sobre temas atuais 
relevantes. 
Arte, Tecnologia e Novas Mídias - Internet art: webart, 
ciberespaço, video mapping entre outros; cultura da 
convergência (convergência dos meios de 
comunicação, cultura participativa e inteligência 
coletiva). 
CAMPO ARTÍSTICO/ 
JORNALÍSTICO MIDIÁTICO/ 
PRÁTICAS, ESTUDOS E 
PESQUISAS 
(EM13LGG203) Analisar os diálogos e 
os processos de disputa por 
legitimidade nas práticas de linguagem 
e em suas produções (artísticas, 
corporais e verbais). 
(EM13LGG203AR06PE) - (ARTES VISUAIS, 
DANÇA, MÚSICA, TEATRO) Refletir e 
identificar os espaços de expressão artística 
das chamadas “minorias” e seus percursos, sua 
resistência e luta por legitimidade (centros e 
grupos culturais, coletivos), preservando sua 
identidade e reconhecendo suas práticas e 
linguagens artísticas, culturais e corporais, bem 
como de sua estética e seu discurso. 
Mediação e Intervenção Sócio Cultural - Diálogo 
sobre os sistemas de linguagens, circulação e práticas 
de discursos visuais, corporais, teatrais, sonoros, 
étnico-raciais, expressos em grupos (de dança 
contemporânea, dança popular, dança étnica, dança 
criativa, teatro dança, teatro psicológico, teatro épico, 
teatro contemporâneo, ópera, música eletrônica, 
música popular, música erudita, música circular etc.), 
centros culturais e coletivos do Brasil (instituições, 
galerias, museus, pontos de cultura, agremiações, 
coletivos de artes visuais, dança, circo, teatro, 
música), comparando diferentes pontos de vista, 
divergentes e convergentes, ancorados no conceito de 
interculturalidade e diversidade local, nacional e 
mundial. 
CAMPO ARTÍSTICO/ VIDA 
PÚBLICA 
 
(EM13LGG502) Analisar criticamente 
preconceitos, estereótipos e relações 
de poder presentes nas práticas 
corporais, adotando posicionamento 
contrário a qualquer manifestação de 
injustiça e desrespeito a direitos 
humanos e valores democráticos. 
(EM13LGG502AR13PE) - (ARTES VISUAIS, 
DANÇA, MÚSICA, TEATRO) Refletir 
criticamente em relação às diversas produções 
artísticas que se utilizam da linguagem corporal 
como ferramenta ou como suporte, abordando 
os direitos humanos e valores democráticos, 
adotando posicionamento contrário a 
qualquer manifestação de injustiça e desrespeito. 
Contextos e Práticas - Teatro negro, teatro de rua, 
teatro do oprimido, performance, dança de rua, 
capoeira, danças de matriz africana - contextos e 
práticas da origem, características e funções- e outros 
movimentos culturais com grande representação no 
estado de Pernambuco. 
CAMPO ARTÍSTICO/ VIDA 
PÚBLICA 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ARTE 
1º ANO 
IV BIMESTRE 
HABILIDADES DE ÁREA DA BNCC 
HABILIDADES ESPECÍFICAS DOS 
COMPONENTES 
OBJETOS DE CONHECIMENTO 
CAMPOS DE ATUAÇÃO 
SOCIAL 
(EM13LGG104) Utilizar as diferentes 
linguagens, levando em conta seus 
funcionamentos, para a 
compreensão e produção de textos 
e discursos em diversos campos de 
atuação social. 
(EM13LGG104AR02PE) - (ARTES VISUAIS, 
DANÇA, MÚSICA, TEATRO) Produzir objetos 
estéticos, textos visuais, sonoros, corporais, 
teatrais e vivências artísticas de forma crítica e 
pessoal, partindo de repertório local e 
expandindo para repertório mundial 
significativo, respeitando-se os interesses 
pessoais e coletivos. 
Materialidades e Processos de Criação - 
Experiências estéticas nas diferentes linguagens 
artísticas (em dança: improvisação, composição 
coreográfica, consciência corporal, criação e 
interpretação de repertórios etc.; criação de objetos 
sonoros, pesquisa de sons e ritmos experimentais; 
leitura visual, corporal, musical, teatral e mitologias.) 
CAMPO ARTÍSTICO/ 
VIDAPESSOAL 
(EM13LGG305) Mapear e criar, por 
meio de práticas de linguagem, 
possibilidades de atuação social, 
política, artística e cultural para 
enfrentar desafios contemporâneos, 
discutindo princípios e objetivos dessa 
atuação de maneira crítica, criativa, 
solidária e ética. 
(EM13LGG305AR11PE) - (ARTES VISUAIS, 
DANÇA, MÚSICA, TEATRO) Perceber-se 
enquanto sujeito gerador de ações que possam 
modificar a realidade, a partir do registro 
artístico e socialização do objeto da pesquisa. 
Mediação e Intervenção Sócio Cultural - Diálogo 
sobre os sistemas das diferentes linguagens artísticas 
(fotografia documental, fotojornalismo, fotografia 
contemporânea/o olhar fotográfico, videoarte, vídeo 
documental, vídeo registro, texto multimodal). 
Investigação de propostas de intervenções artístico-
culturais nas diferentes linguagens (artes visuais, 
dança, música, teatro, entre outras). 
CAMPO ARTÍSTICO/ 
PRÁTICAS, ESTUDOS E 
PESQUISAS 
(EM13LGG401) Analisar criticamente 
textos de modo a compreender e 
caracterizar as línguas como 
fenômeno (geo)político, histórico, 
social, cultural, variável, heterogêneo 
e sensível aos contextos de uso. 
EM13LGG401AR12PE) - (ARTES VISUAIS, 
DANÇA, MÚSICA, TEATRO) Analisar 
criticamente, comparar e ressignificar textos 
teatrais, musicais, corporais, visuais e 
audiovisuais de diferentes nacionalidades e 
gêneros, compreendendo as semelhanças e 
diferenças entre eles numa perspectiva da arte 
como fenômeno (geo)politico, histórico, social, 
variável, heterogêneo e sensível aos contextos 
de uso, relacionado ao patrimônio histórico- 
cultural (material e imaterial). 
Elementos da Linguagem- Artes Visuais (técnicas, 
estética, circulação, discurso e narrativa); Teatro 
(conflito, espaço cênico, ação, personagem, 
dramaturgias, gêneros narrativos); Dança 
(coreologia, consciência corporal, educação 
somática, habilidades, repertórios); Música 
(elementos composicionais, formais,repertórios, 
gêneros musicais), variações estéticas, contextos 
históricos, geográficos e culturais. 
CAMPO ARTÍSTICO/ 
PRÁTICAS DE ESTUDO E 
PESQUISAS 
(EM13LGG604) Relacionar as práticas 
artísticas às diferentes dimensões da 
EM13LGG604AR12PE) - (ARTES VISUAIS, 
DANÇA, MÚSICA, TEATRO) Conhecer e 
Processos Criativos - Pesquisas bibliográficas; 
diálogo com princípios conceituais de diferentes 
CAMPO ARTÍSTICO/ 
JORNALÍSTICO- MIDIÁTICO 
 
vida social, cultural, política e 
econômica e identificar o processo de 
construção histórica dessas práticas. 
relacionar as produções artísticas, seus 
contextos e seus movimentos estéticos, a 
partir de suas rupturas e continuidades no 
cenário político, social, econômico e cultural, das 
diversas sociedades através da história. 
práticas artísticas; proposições temáticas; 
repertórios imaginativos; poética pessoal; criação de 
objetos estéticos; projetos artísticos individuais, 
coletivo e colaborativos; relação entre políticas 
públicas, economia e circulação da arte (arte e 
política, arte política e política da arte).

Mais conteúdos dessa disciplina