A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
AV2 didática

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação: CEL0304_AV2_201202086764 » DIDÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 201202086764 - KAMYLA CAROLINE DE PAULA ALVES 
	Professor:
	THEREZINHA DE JESUS CONDE PINTO
NAIDINALVA FERNANDES DA SILVA DA COSTA
	Turma: 9022/AB
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0 Nota do Trabalho: Nota de Participação: 2 Data: 12/06/2013 08:11:54
	
	1a Questão (Cód.: 59305)
	5a sem.: TECNICISMO
	Pontos:1,5 / 1,5 
	Fundamentado na perspectiva tecnicista da educação, responda: a) Qual a função da escola? b) Qual o papel do professor?
		
	
Resposta: A educação tecnicista tem o papel de formar trabalhadores aptos para o mercado de trabalho,pensam somente em ensinar as técnicas e esquecem de formar seres autonômos e com seu próprio ponto de vista.A escola vem para reproduzuir uma sociedade posta,sem a intenção de modifica-la ou trasforma-la,Alienando as pessoas. O papel do professor e trasmitir conhecimentos prontos,conhecimentos sistematizados.O aluno com esse modelo de escola não tem uma formação autonôna mas sim, de um simples reprodutor do que esta posto.
	
Gabarito: a)Modelar o comportamento humano através de técnicas específicas; Manter a ordem social e preparar para o mercado de trabalho; b) É o técnico, tutor que aplica um conjunto de meios que garantem a eficiência do ensino, controlando o resultado.
	
	
	2a Questão (Cód.: 47766)
	5a sem.: prática pedagógica
	Pontos:1,5 / 1,5 
	"As cadeiras de braço estão organizadas em fila, em frente ao quadro branco. As janelas possuem cortinas, para que o cenário exterior não atrapalhe a concentração das crianças. As paredes são bem limpas e brancas e em uma delas está o grande mural: apenas os melhores desenhos e os trabalhos mais bem-feitos são expostos semanalmente. Também tem lugar no mural a pontuação dos alunos, que recebem prêmios a cada final de bimestre. Abaixo do quadro branco um tablado é utilizado pela professora para que ela possa ser vista e consiga ver a todos os alunos ao mesmo tempo. Os aparelhos de TV e DVD são novos e estão ao lado do quadro branco: 'só exibo vídeos educativos que reforçam a matéria ensinada, porque, se não, eles se distraem dos conteúdos e não se dão bem nas provas", explica a professora. A partir do exposto, mencione qual a corrente pedagógica que respalda a ação docente e justifique: 
		
	
Resposta: É uma concepção tradicional... tecnicista...pois o ensino esta voltado no professor,o professor é o centro do conhecimento,encentivando a competição pois somente os melhores trabalhos são expostos no mural.O professor se isola na sala esquecendo de ampliar os conhecimentos. Enfatiza as provas e esquece de formar seres autonômos.Esse modelo quando diz em passa videos que reforcem o conteúdo,está fechando o conhecimento com se acabasse ali.
	
Gabarito: A professora respalda sua ação na pedagogia tradicional, uma vez que o espaço físico é organizado hierarquicamente, os alunos sentados isoladamente, não sendo incentivada a interação, tendo em vista a distribuição das carteiras; a valorização predominantemente dos conteúdos escolares previamente determinados, além da professora estimular a competição entre os alunos, classificando-os e enfatizando o desempenho nas prova, o resultado em detrimento do processo.
	
	
	3a Questão (Cód.: 172972)
	6a sem.: Práticas Didáticas Multi/ Interculturalmente Orientadas
	Pontos:0,5 / 0,5 
	Sacristán (1995) propõe que o currículo se fundamente no multiculturalismo, no qual os interesses de todos sejam representados democraticamente. Mas, para torná-lo possível, é necessária uma estrutura curricular diferente da dominante e uma mentalidade diferente por parte dos sujeitos envolvidos no processo educativo: alunos, professores reflexivos e culturalmente comprometidos. Essa mentalidade, essa estrutura e esse currículo têm de ser elaborados e desenvolvidos de modo que a escola seja considerada um projeto aberto, no qual caiba uma cultura que respeite a heterogeneidade e seja um espaço de diálogo e de comunicação entre grupos sociais diversos. Essa perspectiva sinaliza para a importância de considerarmos no processo formativo:
		
	
	o currículo real
	
	o apriorismo técnico
	
	fatos consumados
	
	o conteúdo do livro didático
	
	práticas hegemônicas
	
	
	4a Questão (Cód.: 30780)
	9a sem.: Interdisciplinaridade
	Pontos:0,5 / 0,5 
	Segundo os PCNs, "a interdisciplinaridade tem uma função instrumental. Trata-se de recorrer a um saber útil e utilizável para responder às questões e aos problemas sociais contemporâneos" (BRASIL, 2002, p. 34-36, grifo nosso). Acerca deste conceito, o PCN estabelece ainda que a interdisciplinaridade, na perspectiva escolar: 
		
	
	não tem a pretensão de criar novas disciplinas, mas de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um fenômeno sob diferentes pontos de vista.
	
	não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas de resolver um problema concreto ou compreender um fenômeno sob o olhar de um único ponto de vista.
	
	não tem a pretensão de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas, mas pretende criar um novo modelo de ensino a partir de novas disciplinas.
	
	tem a pretensão de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para desenvolver uma aula mais tradicional.
	
	Nenhuma das alternativas mencionadas
	
	
	5a Questão (Cód.: 30868)
	5a sem.: Prática pedagógica
	Pontos:0,5 / 0,5 
	A questão primordial que, hoje, se coloca para a metodologia do ensino é a da superação do apriorismo e do dogmatismo metódico reinante na prática pedagógica ______________________ .
		
	
	tradicional liberal.
	
	dialógica.
	
	sociointeracionista.
	
	dialética.
	
	progressista.
	
	
	6a Questão (Cód.: 48081)
	3a sem.: currículo
	Pontos:0,0 / 0,5 
	Currículos organizados a partir de Projetos admitem um novo arranjo do saber escolar onde as experiências passam a ser valorizadas. De acordo com esta organização curricular, analise as afirmativas abaixo: 
I - Dissolvem os princípios de linearidade do conhecimento. 
II - A integração dos conhecimentos se faz a partir do desenvolvimento de competências. 
III - Promove a articulação de diferentes saberes. O conhecimento é meio, não fim do processo educativo. 
IV - Os temas são escolhidos atendendo à organização disciplinar específica do Currículo. 
Estão corretas apenas: 
		
	
	I - II - III
	
	II - III
	
	II - IV
	
	I - III
	
	II - III - IV
	
	
	7a Questão (Cód.: 47834)
	4a sem.: prática pedagógica
	Pontos:0,5 / 0,5 
	Na Pedagogia Tradicional o aluno é visto como um receptor passivo, inserido em um mundo que irá conhecer pelo repasse de informações. O professor é tido como uma figura de autoridade, centro dos processos pedagógicos. A disciplina é utilizada como mecanismo de controle e garantia de que o conhecimento seja conseguido independente do interesse do aluno. Nessa concepção:
		
	
	Parte de temas geradores extraídos da vida dos alunos
	
	São recorrrentes aulas expositivas, atividades de repetição e memorização
	
	Conhecimento científico e popular são confrontados, visando uma nova resposta
	
	As atividades mobilizam a participação dos alunos através de projetos de trabalho
	
	São feitas rodas de leitura, com ênfase no debate político
	
	
	8a Questão (Cód.: 39672)
	12a sem.: metodologia de ensino
	Pontos:0,5 / 0,5 
	Quando se buscam princípios que sustentem um caminho concreto da didática, a metodologia do ensino, por paradoxal que possa parecer, necessita evitar o uso de métodos que façam da ação didática uma rotina pedagógica. Para tanto, é imprescindível que a ação didática seja:
I - guiada pela perspectiva histórica; 
II - guiada pela dialética dos fatos e fenômenos socioeducativos; 
III - rotineira e centrada nos conteúdos propostos pelo currículo escolar; 
IV - guiada pela assimilação crítica da ciência. 
Está correta a opção: 
		
	
	I, II, III e IV
	
	I, II e III
	
	I, III e IV
	
	II, III e IV
	
	I, II e IV
	
	
	9a Questão (Cód.: 48057)