Buscar

AV2 ppe2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0347_AV2_201202086764 » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 201202086764 - KAMYLA CAROLINE DE PAULA ALVES 
	Professor:
	MARIA REGINA BORTOLINI DE CASTRO
	Turma: 9008/AH
	Nota da Prova: 5,3 de 8,0 Nota do Trabalho: Nota de Participação: 2 Data: 14/06/2013 08:09:01
	
	1a Questão (Cód.: 86913)
	5a sem.: ciencia e filosofia
	Pontos:1,5 / 1,5 
	Nas Ciências Humanas e Sociais, vale considerar que a construção do conhecimento na relação Sujeito e Objeto acontece a partir das relações que o sujeito estabelece com o espaço social, construindo a sua percepção a partir dos seus valores simbólicos. Apresente um exemplo desta construção na elaboração do conceito de Escola. 
		
	
Resposta: O ser humano estalece relações com o que esta a sua volta,o espaço familiar,o contexto em que vive na sociedade,ele vai aprendendo com os objetos e as pessoas.Sem essas relações o conhecimento seria isolado.Interagindo com o objeto que vai associando pensamentos,modo de como se comportar em determinados espaços.O espaço onde o sujeito vivi afeta seu desenvolvimento,pois se ele vive em um lugar onde a predominancia é a violência ele não vai ser tornar uma boa pessoa,mas tudo tem solução através da educação o ser muda seu comportamento.(mas isso não quer dizer que, quem não estuda não é ninguem,quero dizer que todos tem como sair do comodismo).
	
Gabarito: Respeitar a visão e o conceito de Escola no imaginário do indivíduo. Questão subjetiva, considerar válida a conceituação sobre a escola exemplificada pelo aluno.
	
	
	2a Questão (Cód.: 54207)
	12a sem.: memorial
	Pontos:0,8 / 1,5 
	Procura-se trabalhar o memorial na formação de educadores, uma vez que, baseada em uma perspectiva histórico-cultural, a escrita possui, além de sua função social de comunicação e interação com os outros e com o mundo, a função de ser um instrumento de expressão em si, de reflexão, portanto, de compreensão ativa e de aprendizagem. Nesse sentido, qual a relevância do memorial na vida acadêmica, na formação docente? 
		
	
Resposta: O professor pesquizador deve sempre avaliar a sua prática pedagogica,obsevando como trabalha.Os fatos históricos são registrados para que possamos ver como era antigamente e tentar melhorar,no sentido humanista,visando sempre o aluno como centro da aprendizagem,os registros são importantes para compreendermos porque a nossa a nossa atualidade esta assim.Estudando o passado compreedermos o presente e podemos mudar o futuro. Sem história não haveria memória.
	
Gabarito: O memorial é relevante na formação de educadores, pois ao buscar a escrita para relatar memórias, o autor compreende na ação e aprende com sua história; O memorial é relevante na formação de educadores, pois desempenha uma função social de comunicação e interação. 
	
	
	3a Questão (Cód.: 27321)
	6a sem.: Leitura polifônica
	Pontos:0,5 / 0,5 
	No livro As cidades invisíveis, Ítalo Calvino (1990, p. 44), ao discorrer sobre as imagens e memórias que o jovem embaixador veneziano Marco Pólo encontra em suas missões e viagens diplomáticas realizadas pelo império do grande Kublai Khan, afirma que "as cidades, como os sonhos, são edificados por desejos e [...] medos, ainda que o fio condutor de seu discurso seja secreto, que as suas regras sejam absurdas, as suas perspectivas enganosas, e que todas as coisas escondam uma outra coisa". Ilustramos com este texto o significado da leitura polifônica da realidade que significa: 
		
	
	lembrar das imagens do espaço geográfico anteriores ao progresso.
	
	pesquisar as condições demográficas da cidade para compreender a vivência do povo e a cultura do grupo social.
	
	lermos os acontecimentos da realidade através dos sentimentos humanos e por isto todos devem compreender da mesma forma. 
	
	afirmar que a realidade fica escondida e o que vemos não é o que é de fato, mas a leitura polifônica expressa que realidade é verdadeira. 
	
	compreendermos que a leitura da realidade envolve sentimentos e diferentes visões, por isto são múltiplas as expressões.
	
	
	4a Questão (Cód.: 28755)
	9a sem.: Materialismo dialético
	Pontos:0,0 / 0,5 
	As categorias do materialismo dialético são: matéria, "categoria filosófica para designar a realidade objetiva" (TRIVIÑOS, 1987, p. 56); consciência, que tem como propriedade "refletir a realidade objetiva" (Ibd. p. 62); e prática social, "toda a atividade material, orientada a transformar a natureza e a vida social" (KURSANOV apud TRIVIÑOS, 1987, p. 64). Na análise das categorias da dialética estão incluídas as leis da dialética, que são: 
		
	
	Quantidade-qualidade, contradição e compreensão.
	
	Lógica, interpretação, compreensão.
	
	Quantidade-qualidade, contradição e lógica.
	
	Quantidade-qualidade, contradição e negação.
	
	Lógica, interpretação, negação.
	
	
	5a Questão (Cód.: 27275)
	7a sem.: Positivismo
	Pontos:0,0 / 0,5 
	O conhecimento positivo deve respeitar integralmente o objeto do qual se trata o estudo; cada um deve reconhecê-lo tal como é. O sujeito conhecedor (o pesquisador) não deve influenciar esse objeto de modo algum, deve intervir o menos possível e dotar-se de procedimentos que eliminem ou reduzam, ao mínimo, os efeitos não controlados dessas intervenções. A partir do exposto, podemos dizer que no positivismo:
		
	
	Admitem-se como fonte única de conhecimento e critério de verdade os motivos inconscientes, os dados ocultos, ou seja, aquilo que não se verifica e não se mostra.
	
	Como fonte única de conhecimento e critério de verdade, deve se levar em conta os conteúdos não manifestos que estão por trás do fenômeno expresso. 
	
	Admitem-se como fonte única de conhecimento e critério de verdade a experiência, os fatos positivos, os dados sensíveis, ou seja, aquilo que se verifica, se mostra, ocorre.
	
	Como fonte única de conhecimento e critério de verdade, não se deve levar em conta a experiência, os fatos visíveis e os dados ocultos.
	
	Como fonte única de conhecimento e critério de verdade, deve se levar em conta a experiência, os fatos positivos que se verificam e os dados ocultos que não se verificam.
	
	
	6a Questão (Cód.: 27302)
	8a sem.: Fenomenologia
	Pontos:0,5 / 0,5 
	Marque (V) verdadeiro ou (F) falso e indique a sequência correta. A fenomenologia ressalta a ideia de: 
( ) ser o mundo criado pela consciência 
( ) a realidade é construída isoladamente 
( ) a socialização é considerada uma relação recíproca 
( ) a educação era vista como agente individualizado 
( ) a realidade é construída socialmente 
		
	
	F V F F V
	
	V V F V F 
	
	V V V F V
	
	F F V F V 
	
	V F V F V 
	
	
	7a Questão (Cód.: 86916)
	5a sem.: ciencia e filosofia
	Pontos:0,5 / 0,5 
	Todo conhecimento parte de uma relação entre sujeito e objeto. Observando esta relação, podemos considerar verdadeira as afirmativas abaixo, EXCETO: 
		
	
	O Sujeito é dependente do objeto.
	
	O sujeito, na relação com o objeto, não transforma, pois a função cognitiva não altera o sujeito.
	
	O sujeito muda na relação com o objeto, mas o objeto não muda na relação com o sujeito.
	
	O conhecimento surge como uma determinação do objeto pelo sujeito.
	
	O Objeto é determinante e independente do sujeito. 
	
	
	8a Questão (Cód.: 82554)
	12a sem.: Prática Reflexiva do Professor
	Pontos:1,0 / 1,0 
	Lino de Macedo (2005), no livro Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos?, discute os desafios que o educador enfrenta para construir uma prática inclusiva e reflexiva. Assinale a única alternativa que NÃO corresponde às ideias do autor sobre essa temática. 
		
	
	O professor deve ensinar seguindo a lógica da inclusão, o que implica considerar de forma indissociável o ensinar e o aprender no contexto da sala de aula. 
	
	Cabe ao educador saber explicar bem os conteúdos e dar bons exercícios de fixação das matérias, lançando mão da reprovação para os alunos que não correspondem ao exigido pelo professor.
	
	O educador deve ensinarmais em um contexto investigativo do que transmissivo, privilegiando a proposição e orientação de atividades baseadas em situações-problema.
	
	A pedagogia diferenciada e a avaliação formativa devem compor a prática pedagógica reflexiva dos professores, propiciando que as crianças aprendam coisas significativas para suas vidas.
	
	A sala de aula deve ser transformada em um laboratório, ou seja, em um contexto onde o professor é desafiado a aprender novas formas de ensino e aprendizagem.
	
	
	9a Questão (Cód.: 27297)
	11a sem.: Os registros reflexivos como espaços/tempos de experiência formativa, de problematização da prática e da pesquisa
	Pontos:0,0 / 1,0 
	O convívio entre os pares é imprescindível para o estabelecimento da identidade de cada pessoa, da prática da inclusão e de respeito às diferenças. Segundo Lino de Macedo, a forma como nos relacionamos com as diferenças está relacionada às múltiplas identidades que construímos socialmente, que conjuga as características singulares de um indivíduo à circunstância na qual ele se encontra. Para tanto, considere neste contexto as seguintes afirmativas:
I. a identidade é algo em permanente construção e se constrói na articulação com os diferentes sujeitos e espaços.
II. a indiferença e/ou não valorização do outro é uma face da violência, por ser uma estratégia para excluir e ignorar.
III. A prática do respeito à diferença não apaga as relações de poder, mesmo nas relações horizontais estamos sujeitos às divergências e disputas.
IV. Se há respeito pela diferença, somos desafiados a desenvolver ações mais responsáveis ou comprometidas com a inclusão.
Assinale a alternativa que constitua verdades acerca da (re)construção de nossa identidade.
		
	
	Estão corretas as afirmações I e IV
	
	Estão corretas a I e a III
	
	estão corretas a I e a II
	
	Estão corretas a II e a III
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	
	10a Questão (Cód.: 30044)
	2a sem.: Pesquisa qualitativa
	Pontos:0,5 / 0,5 
	A pesquisadora X procurou para compor o quadro de sua pesquisa uma escola pública de educação básica que se destaca das demais por ser a mais procurada pelos moradores da comunidade, que disputam sempre as vagas oferecidas. A fim de descobrir as razões pelas quais isso acontece, será realizada uma pesquisa que utilizará a observação participante como principal estratégia de coleta de dados. Em tal pesquisa, para o emprego adequado da técnica, será indispensável ao observador participante: 
Saber ouvir, escutar, ver, fazer uso de todos os sentidos. É preciso aprender quando perguntar e quando não perguntar, assim como que perguntas fazer na hora certa. 
Porque 
O pesquisador aprende com os erros que comete durante o trabalho de campo e deve tirar proveito deles, na medida em que os passos em falso fazem parte do aprendizado da pesquisa. Deve, assim, refletir sobre o porquê de uma recusa, o porquê de um desacerto, o porquê de um silêncio. Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar: 
		
	
	a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira. 
	
	as duas são verdadeiras e estabelecem relação entre si.
	
	a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa. 
	
	as duas afirmativas são falsas. 
	
	as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 03/06/2013

Outros materiais