A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Representação e análise da informação

Pré-visualização | Página 2 de 2

qualquer. Esta convenção está escrita na forma de uma norma técnica (NBR 6023/2002 - ABNT). Por meio desta norma, pode-se fazer aquela mesma referência acima de maneira muito mais compacta:
Ex.  KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1999. 
Ao longo da sua trajetória na Universidade você terá que citar muitos textos, muitos autores que serão importantes para fazer seus trabalhos. Para isso, é importante que você conheça as normas. Você não precisa decorar estas normas, mas deve consultá-las sempre que necessário. Com o tempo você lembrará de cabeça o essencial. Imaginemos que você tenha alguns livros e textos para ler e resenhar ou resumir. Caso você não tenha adquirido todos os livros e textos, poderá recorrer ao fichamento para organizar a leitura desse material. Quando precisar fazer uma monografia, resenha e outros trabalhos acadêmicos, o fichamento o ajudará a reconstituir a fonte e as idéias apresentadas pelos autores estudados.
Outro exemplo de fichamento:
	PLATÃO, F. S & FIORIN, J.L. Lições de texto: leitura e redação, 4. ed. São Paulo : Ática, 1999. p. 89
	ASSUNTO: TEXTOS TEMÁTICOS E TEXTOS FIGURATIVOS - Ficha 01 
	 
	“Os textos figurativos produzem um efeito de realidade e, por isso, representam o mundo, criam uma imagem do mundo, com seus seres, seus acontecimentos etc.; os temáticos explicam as coisas do mundo, ordenam-nas, classificam-nas, interpretam-nas, estabelecem relações e dependências entre elas, fazem comentários sobre suas propriedades. Os primeiros criam um efeito de realidade, porque trabalham com o concreto; os segundos explicam, porque operam com aquilo que é apenas conceito. Os primeiros têm uma função representativa; os segundos, uma função interpretativa."
	 
	Biblioteca Central da UFPB
Referências
LANCASTER, F. W. Indexação e resumo: teoria e prática. Brasília: Briquet de Lemos, 1993.