A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
48 pág.
CASOS CONCRETOS

Pré-visualização | Página 6 de 7

precisa da lei ou dispositivo constitucional violado.
QUAESTIO JURIS - Somente matéria de direito será devolvida ao Tribunal "ad quem", sendo vedada devolver matéria fática ou probatória. Conforme asseverou o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Dr. VANTUIL ABDALA, "se os fatos estiverem narrados pelo Regional nada impede que, embora a matéria seja fática, a questão seja reexaminada pelo Tribunal Superior, mas não para dizer se ocorreu ou não ocorreu esse fato, porque isso aí cabe ao Regional dizer. Isto era matéria de prova. Mas simplesmente para dizer que partindo desse fato o Tribunal aplicou mal a lei. Por isso os fatos têm importância". 
O Juiz Presidente do Tribunal Regional que prolatou a decisão em recurso Ordinário (ou em Agravo de Petição) atuará como juízo de admissibilidade que será repetido pelo Ministro Relator de uma das Turmas do TST.
A competência das Turmas do Tribunal Superior é julgar o Recurso de Revista; o Agravo de Instrumento quando o Presidente do Regional denegar seguimento ao recurso de Revista; o Agravo Regimental quando o Ministro Relator denegar prosseguimento ao recurso de Revista e Embargos de Declaração opostos aos acórdãos proferidos nesses três recursos. 
Do despacho do Juiz Presidente do Regional que nega seguimento ao recurso de Revista cabe Agravo de Instrumento, e do despacho do Ministro Relator do TST que não admite a Revista cabe Agravo Regimental, sendo que ambos os Agravos (Instrumento e Regimental) serão julgados pela Turma do TST a qual competia proferir a decisão do recurso obstruído.
No tocante ao efeito que o recurso de Revista é recebido, prevalece a regra geral dos recursos trabalhistas, que é o efeito devolutivo, todavia, o Art. 896, § 2º, da CLT, atribui à autoridade recorrida (Presidente do Regional), emprestar o efeito suspensivo ao recurso de Revista.
MODELO DE RECURSO ORDINÁRIO
(Peça de Interposição)
EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DO TRABALHO DA 10ª VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO – RJ
Ref. Processo: RT XXX
			(RECORRENTE), nos da RECLAMAÇÃO TRABALHISTA, pelo rito... que lhe move (ou que move em face de) (RECORRIDO) , não se conformando, com a respeitável sentença de fls. , vem, respeitosamente, tempestivamente, com escopo na letra a, do artigo 895, da Consolidação das Leis do Trabalho, interpor o presente
RECURSO ORDINÁRIO
calcado nas razões em anexo, requerendo, pois, se digne V. Exa. em determinar a juntada, aos aludidos autos, das mesmas, e o seu processamento na forma da Lei.
			Requer, outrossim, a juntada das inclusas guias de depósito recursal e custas judiciais, comprovando o preparo da presente medida processual.
			Termos em que,
			pede deferimento.
Local e Data.
ADVOGADO
OAB
			
(Razões do Recurso)
RAZÕES DO RECORRENTE
RECORRENTE:
RECORRIDO:
 			E G R É G I A T U R M A
		
DA TEMPESTIVIDADE :
	Preliminarmente, cabe salientar, encontrar-se tempestivo o presente recurso ordinário, eis que postada notificação para ciência da decisão em _______, recebida _________, iniciou-se o prazo em ________, vencendo-se o octídio legal em ________, data em que esta sendo protocolado o presente apelo.
DOS FUNDAMENTOS DE FATO E DE DIREITO
(Apresentar as razões do recurso)
	OBS: como se pode constatar, o recurso ordinário tem por objetivo a reforma da sentença, no todo ou em parte. por isso, há que analisar com profundidade a prova dos autos, ressaltando os pontos favoráveis ao recorrente, inclusive utilizando-se de acórdãos que abordem questões semelhantes e, eventualmente, podendo citar, também, autores, assinalando as respectivas obras.
Diante do exposto, requer o Recorrente que esta Egrégia Turma, conheça deste recurso ordinário e dê provimento ao presente recurso, para reformar/invalidar a sentença/acórdão no sentido de ….
Local e Data.
			ADVOGADO
			OAB
MODELO DE RECURSO DE REVISTA
(Peça de Interposição)
EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA ...
PROCESSO RO ...
(...ª TURMA)
(RECORRENTE), não se conformando, com o respeitável acórdão prolatado pela Egrégia ...ª Turma, nos autos do processo que lhe move (ou que move em face de) (RECORRIDO), interpõe com fundamento nas alíneas a e c, do artigo 896, da Consolidação das Leis do Trabalho (nova redação dada pela Lei n.º 7.701, de 21.12.88), RECURSO DE REVISTA, para o Colendo Tribunal Superior do Trabalho, eis que a decisão violentou norma jurídica, desconheceu letra de lei e dissentiu da jurisprudência, conforme se demonstra nas inclusas Razões.
REQUER a juntada das razões ora oferecidas e, após observadas as formalidades legais, sejam os autos remetidos à Superior Instância, recebido o recurso no efeito prescrito em lei.
Termos em que,
P. deferimento.
Local e data.
ADVOGADO
OAB
(Razões do Recurso)
RAZÕES DO RECORRENTE
RECORRENTE:
RECORRIDO:
 
Colenda Turma
		Comprovada, pois, a violação a texto de lei federal, as Súmulas do Tribunal Superior do Trabalho, bem como mansa e pacífica jurisprudência caso de conhecimento e provimento deste recurso, acolhidas as razões acima expendidas, para que seja reformado o v. acórdão, conheça e de provimento ao presente recurso para reformar/invalidar a decisão impugnada.
	
Local e data.
ADVOGADO
OAB
AULA 14 
Recurso Ordinário.
Objetivos Específicos:
O aluno deverá ser capaz de:
 
articular os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho,  com os elementos necessários para a elaboração do recurso ordinário;
Identificar a competência do Tribunal Regional do Trabalho para apreciar o Recurso Ordinário;
analisar os fatos sob o prisma dos valores e das normas aplicáveis ao caso em espécie; 
Conteúdos:
Recurso Ordinário.
Elaboração do caso concreto observando as hipóteses cabíveis com base no artigo 895, alínea b da CLT.
Discussão de matéria de fato, provas e direito.
 
Recursos:
Estrutura do Recurso Ordinário;
CRFB;
CLT;
Súmulas do Tribunal Superior do Trabalho;
Jurisprudência dos Tribunais Trabalhistas;
Orientações Jurisprudenciais do Tribunal Superior do Trabalho;
Caso Concreto
O Sindicato de Hotéis Bares e Restaurantes de Blumenau propôs dissídio coletivo em face do Sindicato dos Empregadores deste ramo, pleiteando 15% de reajuste salarial. O sindicato dos empregadores contestou o feito alegando que o setor atravessava grave crise econômica- financeira, e que certamente referido aumento originaria demissões em massa. O TRT da 12ª Região julgou o dissídio procedente, alegando ser dispensável a tentativa de conciliação judicial, pois já ocorrera de maneira administrativa e, sendo infrutífera, não haveria por que tentar novamente. O julgado ainda descreveu que os telefonistas e ascensoristas que trabalham em hotéis, bares e restaurantes também tem direito ao aumento.
Elabore a peça processual cabível para defesa dos interesses do Sindicato dos Empregadores em Hotéis, Bares e Restaurantes de Blumenau.
AULA 15 
Recurso de Revista.
Objetivos Específicos:
O aluno deverá ser capaz de:
 
articular os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho,  com os elementos necessários para a elaboração do recurso de revista;
Identificar a competência do Tribunal Superior do Trabalho para apreciar o Recurso de Revista;
analisar os fatos sob o prisma dos valores e das normas aplicáveis ao caso em espécie; 
Conteúdos:
Recurso de Revista.
Elaboração do caso concreto observando as hipóteses cabíveis com base no artigo 896, alíneas da CLT.
Discussão de matéria de direito.
 
Recursos:
Estrutura do Recurso de Revista;
CRFB;
CLT;
Súmulas do Tribunal Superior do Trabalho;
Jurisprudência dos Tribunais Trabalhistas;
Orientações Jurisprudenciais do Tribunal Superior do Trabalho;
Caso Concreto
Antônia propôs Reclamação Trabalhista em face de Felicidade Ltda. pleiteando a reintegração no emprego em razão de ter sido demitida no dia 20/04/20XX, quando então