Buscar

1-exercicio economia - V1 2005; 3070; 3087

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tópicos de exercícios para AV1 Turma - 2005; 3070; 3087	
1-Quais são os fatores de produção e suas remunerações
Trabalho= salário / capacidade empresarial= lucro / capital= juros / terra= aluguel / tecnologia= royalties
2-Curva de possibilidade de produção: o que representa um ponto em cima, interno e a relação desses pontos com os fatores de produção disponíveis. 
Quando está operando com capacidade ociosa ou com desemprego, ou seja os fatores de produção estão sendo subutilizados.
3- o que diz a teoria do valor trabalho e a teoria do valor utilidade?
A teoria do valor-trabalho é uma teoria econômica associada a Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx.
Segundo essa teoria, o valor econômico de uma mercadoria (ou, mais exatamente, de uma mercadoria "reproduzível" - grande parte dos teóricos do valor trabalho deixam de lado mercadorias não reproduzíveis, como obras de arte, etc.) é determinado pela quantidade de trabalho que, em média, é necessário para a produzir, incluindo aí todo o trabalho anterior (para produzir suas as matérias primas, máquinas, etc.).
Por esta teoria o preço de uma mercadoria reproduz a quantidade de tempo de trabalho nela colocado, sendo o trabalho o único elemento que realmente gera valor. Num exemplo clássico entre os teóricos do valor-trabalho, a razão porque um diamante é mais valioso que um copo de água é porque dá, em média, mais trabalho, encontrar e extrair um diamante do que um copo de água.
Karl Marx, sem dúvida foi o maior teórico do valor-trabalho. Com o valor sendo gerado pelo trabalho, única e exclusivamente, logo se levou à idéia de que, se todo o valor é gerado no trabalho, logo os trabalhadores eram quem gerava toda a riqueza existente, sendo que os não-trabalhadores - os patrões - que acabavam por ficar com grande parte da riqueza gerada pelo trabalho incorporado, estavam na verdade usurpando a classe trabalhadora deste valor gerado pelo trabalho, através de um processo conhecido como mais-valia.
O valor utilidade é aquele que vai diminuindo em função do consumo do bem.
A teoria do valor-utilidade é uma concepção subjectiva do valor utilizada na teoria neoclássica. Segundo esta, o valor das mercadorias tem origem na satisfação que elas proporcionam aos consumidores. Portanto, nesta teoria, a distinção entre valor de uso e valor de troca não tem sentido, visto que os preços relativos são determinados a partir de uma concepção subjectiva do valor.
Por exemplo, vc está com sede, bebe um copo de água, sua satisfação é enorme no primeiro copo, aí vc toma o segundo copo, sua satisfação já é menor do que no primeiro copo, quando vc tomar o terceiro, a satisfação já é menor q o primeiro e o segundo e assim vai...
Outro exemplo é: o q é mais valioso? todo o diamante ou toda a água do planeta?
Pelo valor utilidade, seria a água.
4-Como se caracteriza a curva de demanda/oferta em termos de sua relação com as variáveis preço-quantidade demandada?
A interação das curvas de demanda e oferta se caracteriza por determinar o ponto de equilíbrio do preço e da quantidade demandada.
5-Quais as variáveis que influenciam a demanda e oferta e como elas provocam deslocamento na demanda quando de suas variações? 
Demanda: preço do bem, preço dos bens substitutos, preço dos bens complementares, renda dos consumidores, preferências dos consumidores.
Oferta: preço do bem, custo dos fatores de produção, nível de conhecimento tecnológico, número de empresas no mercado.A demanda é o desejo ou necessidade apoiados pela capacidade e intenção de compra, sendo assim a escolha de produto do consumidor é que faz com que acorra o deslocamento na demanda. Se aumentar o consumo aumenta a demanda(desloca para a direita) e se diminuir o consumo diminui a demanda(desloca para a esquerda).
Tópicos de exercícios para AV1 Turma - 2005; 3070; 3087	
HENRIQUE SADETSKY PIVEN MATRICULA 201202386512 TURMA 605-F NOITE
6-O que ocorre quando um ponto se encontra acima/abaixo do ponto de equilíbrio?
Quando o ponto se encontra acima do ponto de equilíbrio haverá um excesso ou excedente de produção e quando se encontra abaixo teremos uma situação de escassez.
7-Quais os efeitos que justificam a lei geral da demanda e como eles atuam?
A relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem. Atuando da seguinte maneira: se o preço aumentar a quantidade demandada diminui e vice-versa.
8-Como são classificados os impostos e como eles incidem?
IMPOSTOS INDIRETOS: incidentes sobre o consumo ou sobre as vendas. Entre os indiretos estão os 'específico'(o valor do imposto é fixo independentemente do valor da unidade vendida) e o 'ad valorem'(é um percentual aplicado sobre o valor da venda(no Brasil quase a totalidade de impostos são desse gênero)).
IMPOSTOS DIRETOS: incidentes sobre a renda e o patrimônio.
9-Quais os fatores que influenciam a elasticidade preço-demanda e como eles influenciam a elasticidade?
Os fatores que influenciam são: a existência de bens substitutos, a essencialidade do bem e a importância do bem, quanto a seu gasto, no orçamento do consumidor. 
Quanto mais bens substitutos mais elástica(competitiva) sua demanda.Quanto mais essencial for o bem mais inelástica, a demanda será pouco sensível a variação do preço.Quanto maior o gasto referente a um bem em relação ao gato total do consumidor, mais sensível a alterações de preço, ou seja, mais elástica a demanda.
10-Estudar elasticidade renda e preço da demanda e preço da demanda cruzada. Como os bens são classificados por esses valores ou o grau da elasticidade.
Elasticidade renda:
Se for NEGATIVA o bem é inferior. Aumentos de renda levam a quedas no consumo desse bem.
Se for POSITIVA, mas menor que 1, é normal. Aumentos de renda levam a aumentos menos que proporcionais no consumo.
Se for POSITIVA e maior que 1 é superior. Aumentos de renda levam a um aumento mais que proporcional no consumo do bem.		
Elasticidade preço da demanda cruzada:
Será POSITIVA se x e y forem bens substitutos. O aumento no preço de x provoca a elevação da demanda de y.
Será NEGATIVA se x e y forem bens complementares. O aumento no preço de x levará a queda na demanda de y.
11-O que ocorre na receita do produtor quando aumenta/diminui o preço para uma demanda elástica/inelástica? 
Na demanda elástica se o produtor aumentar o preço ele perde receita, desse modo se ele diminuir o preço ele ganha receita.
Na demanda inelástica, espera-se que não haja variação na quantidade demandada quando há aumento de preço. Logo, se há aumento de preço, mantendo a quantidade constante, haverá aumento de receita.

Outros materiais