Buscar

revisao v2 - me ajudou a passar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Qual é o objeto da microeconomia? 
R: Analisar a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos. Sendo assim a microeconomia preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços (por exemplo, soja, automóveis) e de fatores de produção (salários, alugueis, lucros) em mercados específicos.
2. Por que a Teoria Microeconômica não deve ser confundida com a economia de empresas? 
R: Ambas tem enfoque distinto. A microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação de preço no mercado, isto é, o preço obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço. Do ponto de vista da Administração de Empresas, que estuda uma empresa específica, prevalece a visão contábil-financeira na formação do preço de venda de seu produto, baseada principalmente nos custos de produção, enquanto na microeconomia predomina a visão do mercado como um todo. 
3. Quais são e o que fazem os agentes da demanda?
R: São os consumidores, pessoa natural ou jurídica que no mercado adquire bens ou contrata serviços como destinatário final, visando atender a uma necessidade própria. Tem como “função” dirigir o mercado com o intuito de adquirir um conjunto de bens ou serviços que lhe maximize sua função utilidade. 
4. Por que a microeconomia se vale da hipótese coeteris paribus? 
R: A microeconomia se vale deste recurso para analisar um mercado específico, valendo-se da hipótese que tudo o mais permanece constante, selecionando apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos, os consumidores e produtores. 
5. Quais são os objetivos da empresa produtora de bens e serviços? 
R: A não maximização dos lucros, mas fatores como o aumento da participação nas vendas do mercado, ou a maximização da margem sobre os custos de produção, independentemente da demanda do mercado. 
6. A análise microeconômica pode subsidiar decisões ao nível de empresas e ao nível de política econômica. Cite 3 exemplos de cada. 
R: Níveis de empresas: avaliação e elaboração de projetos de investimentos (análise custo-benefício da compra de equipamentos, ampliação da empresa); previsões de custos de produção e diferenciação de mercados (possibilidades de preços diferenciados, em diferentes mercados consumidores do mesmo produto). Nível de política econômica: fixação de preços mínimos na agricultura; política de tarifas públicas (água, luz e outras) e efeitos de impostos sobre mercados específicos. 
7. Como está dividido o estudo microeconômico? 
R: Consiste nos seguintes tópicos. 1. Análise da demanda: A teoria da demanda que se divide em teoria do consumidor e teoria da demanda de mercado. 2. Análise da Oferta: A teoria da oferta que se subdivide em oferta da firma individual e oferta de mercado. A teoria da produção e a teoria dos custos de produção. 3. Análise das estruturas de mercado. 4. Teoria do equilíbrio geral. Cap. 7: Estruturas de Mercado 
8. As várias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente de 3 características. Quais são elas? 
R: São elas: número de empresas que compõem esse mercado; tipo do produto (se as firmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados) e se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado. 
9. O que é a concorrência pura ou perfeita? 74,7 Quais são suas premissas? 
R: É um tipo de mercado em que há grande número de vendedores (empresas), de tal sorte que uma empresa, isoladamente, não afeta a oferta do mercado nem, consequentemente, o preço de equilíbrio. O grande número de empresas nesse mercado faz com que elas sejam apenas tomadores de preços. Nesse tipo de mercado, devem prevalecer as seguintes premissas: mercados atomizados, produtos homogêneos, não existem barreiras para o ingresso de empresas no mercado e transparência do mercado. 
10. Qual é a característica do mercado monopolista? 
R: Caracteriza-se por apresentar condições diametralmente opostas às da concorrência perfeita. Não há concorrência, nem produto substituto ou concorrente, ou seja, ou os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto. 
11. Quais as possíveis barreiras que dão condições à existência do monopólio? 
R: Monopólio puro ou natural (ocorre quando o mercado, por características próprias, exige elevado volume de capital), patentes (enquanto a patente não cai em volume público, à empresa é a única que detém a tecnologia apropriada para produzir aquele determinado bem), controle de matérias primas básicas e monopólio institucional ou estatal. 
12. O que é o oligopólio? 
R: Concentração da propriedade em poucas empresas de grande porte, e estas detém o controle da maior parcela ofertada no mercado. 
13. Como são determinados os preços e quantidades ofertados no oligopólio? 
R: Por meio de conluios ou cartéis. O cartel é uma organização (formal ou informal) de produtores dentro de um setor que determina a política de preços para todas as empresas que a ela pertencem. Elas costumam
adotar uma política de preços comum, agindo como monopolistas (a chamada solução monopólio). 
14. Quais são as principais características da concorrência monopolista? 
R: É uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio, pelas seguintes características: número relativamente grande de empresas (poder concorrencial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados) e margem de manobra para fixação dos preços não muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado. 
15. Por que no mercado de fatores de produção existe a demanda derivada? 
R: Por que mercado de fatores depende da demanda de insumos pelos setores produtores de bens e serviços. 
16. Quais são as estruturas no mercado de fatores? 
R: Concorrência perfeita no mercado de fatores: corresponde ao mercado cuja oferta de fator de produção Monopólio no mercado de fatores: quando há um monopolista na venda de insumos. Oligopólio no mercado de fatores: ocorre quando poucas empresas produzem um determinado insumo. Monopsônio (monopólio na compra de insumos): compreende uma forma de mercado na qual há somente um comprador para muitos vendedores dos serviços dos insumos. Oligopsônio: é o mercado em que há poucos compradores negociando com muitos vendedores. Monopólio bilateral: ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produção, defronta com um monopolista na venda desse fator. 
17. O que é o CADE e qual seu objetivo? 
R: Órgão que tem por objetivo julgar os processos administrativos relativos a abuso de poder econômico, bem como analisar fusões de empresas que podem criar situações de monopólio ou maior domínio de mercado. Cap. 8: Introdução à Macroeconomia 
18. Conceitue a macroeconomia. 
R: É um estudo de comportamento agredado de uma economia, ou seja, consiste em observar as tendências gerais econômicas, em vez de examinar as tendências que afetam isoladamente empresas. 
19. Qual é a vantagem da abordagem global proporcionada pela macroeconomia? 
R: Estabelecer relações entre grandes agregados e permitir uma compreensão maior de algumas das interações mais relevantes da economia, entre os mercados de bens e serviços, o mercado monetário, financeiro, cambial e o mercado de trabalho, representando assim importante instrumento para a política e programação econômica. 
20. Existe conflito entre a micro e a macroeconomia? 
R: O conflito é primordialmente uma questão de ênfase, de enfoque. Na microeconomia consideram-se constantes os preços de outros setores, na macroeconomia, estuda-se o nível geral de preços, ignorando-se
as mudanças de preços relativos dos bens dos diferentes setores. 
21. Quais são as principais metas de política macroeconômica? 
R: É o alto nível de emprego, a estabilidade de preços, distribuição de renda socialmente justa e o crescimentoeconômico. 
22. Quais distorções são causadas pela inflação? 
R: Acarreta distorções, principalmente sobre a distribuição de renda, sobre as expectativas dos agentes econômicos e sobre o balanço de pagamentos. 
23. Cite os principais instrumentos de política macroeconômica? De forma sucinta defina cada um deles. 
R: Política Fiscal: refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para arrecadar tributos e controlar suas despesas. É utilizada para influir e manipular a estrutura de alíquotas e impostos, para estimular ou inibir os gastos do setor privado. Política monetária: refere-se a atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos públicos existentes na economia, seus instrumentos são: emissão, reservas compulsórias, open market, redescontos e regulamentação sobre crédito e taxa de juros. Política Cambial e comercial: são políticas que atuam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da economia, a cambial refere-se a atuação do governo sobre a taxa de juros, a comercial refere-se aos estímulos fiscais. Política de Renda: refere-se a intervenção direta do governo na formação de renda, com o controle e congelamento de preços. 
24. Quais mercados compõem a estrutura básica do modelo macroeconômico? Quais variáveis são determinadas em cada um deles? 
R: Mercado de bens e serviços: nível de renda e produto nacional, nível de preços, consumo agregado, poupança agregada, investimentos agregados, exportações e importações totais. Mercado de trabalho: nível de emprego e taxa de salário. Mercado monetário: taxa de juros e estoque de moeda (meios de pagamento). Mercado de títulos: preço de títulos. Mercado de divisas: taxa de câmbio.
�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes