Buscar

aula_01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Estado, Governo e Adm. Pública
*
*
1. O ESTADO
Diferentes visões de Estado:
Jellinek: comunidade fixada num mesmo território
Marx: expresão de uma classe
Weber: monopólio do uso legítimo da força física
Corresponde à estrutura política e organizacional de três elementos:
Território, poder e povo.
Tem caráter permanente.
	
*
*
A) poder político soberano:
Tem característica extroversa: o Estado é a única organização cujo poder regulatório ultrapassa os seus próprios limites organizacionais e se estende sobre a sociedade como um todo.
É soberano, internamente o seu poder se superpõe a todos os poderes sociais; e externamente o seu poder é independente do poder de outros Estados e/ou atores não-estatais.
*
*
B) território:
Espaço terrestre, aéreo e aquático. 
ainda que haja sociedade, ou até mesmo nação, quando não há território controlado pelo poder soberano, não há Estado.
C) povo:
é o conjunto de cidadãos que se subordinam ao mesmo poder soberano e possuem direitos iguais perante a lei.
*
*
Estado  Nação
A Nação tem seu conceito ligado à identidade, à cultura e aos aspectos históricos. É um agrupamento ou organização de uma sociedade que partilha dos mesmos costumes, características, idioma, cultura e que já possuem uma determinada tradição histórica.
Pode-se ter a existência de Estados com muitas nações – ou multinacionais – e algumas nações sem Estado constituído.
*
*
O povo curdo é um grupo étnico que se julga nativo de uma região do Oriente Médio chamada de Curdistão, que abrange parte dos territórios do Irã, Iraque, Síria e Turquia. Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs. O povo curdo aspira conquistar independência política e territorial do Irã, Iraque, Síria e Turquia. A luta pela autonomia desse povo vem sendo combatida de maneira violenta, especialmente pelo Iraque e Turquia. No Iraque, os curdos estão estabelecidos em uma região rica em petróleo, por isso, na década de 80, o ditador Saddam Hussein usou armas químicas para matar 5.000 curdos. Em decorrência desse fato, o Iraque sofreu uma grande pressão internacional para instituir um projeto de autonomia parcial para os curdos, então foi criada uma zona de segurança localizada na região norte do país, onde se concentra grande parte dessa etnia. A luta desse povo parece estar longe de obter uma solução satisfatória, tendo em vista que nenhum país quer abrir mão de parte de seus respectivos territórios para ser repassada a essa nação que vive subordinada.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/povo-curdo.htm
*
*
2. GOVERNO
É a forma como se manifesta o poder político soberano do Estado, sob um povo e dentro de um território delimitado.
É uma das instituições que compõe o Estado.
Tem caráter transitório e apresenta-se sob diferentes formas.
O Governo é o núcleo decisório do Estado, formado por membros da elite política, e encarregado da gestão da coisa pública. 
*
*
3. ADMINISTRAÇÃO
 PÚBLICA
Refere-se à toda a estrutura com a qual o governante (federal, estadual ou municipal) conta para promover os serviços para a população.
O governo é atividade política, enquanto que a administração supõe neutralidade.
*
*
É dividida em administração direta e indireta.
A) Adm. direta: Composta pelos órgãos que são ligados diretamente à estrutura administrativa de cada esfera de poder. São as secretarias estaduais e municipais e os ministérios a nível federal, bem como todos os orãos subordinados.
B) Adm. Indireta (1967): São entidades criadas para realizar atividades do governo de forma descentralizada. Têm patrimônio e autonomia administrativa e suas despesas são realizadas através de orçamento próprio. 
*
*
Entidades da adm. indireta
A) Autarquias:
“comandar-se a si mesmo” - patrimônio e receita são próprios, porém, fiscalizados pelo Estado. Composta por servidores públicos concursados e cargos comissionados a nível de chefia, direção e acessoramento. 
Ex. universidades, Banco Central e agências reguladoras (anvisa, anatel...)
*
*
*
*
B) Fundações públicas:
 Não possui fins lucrativos. Tem autonomia administrativa, patrimônio próprio e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes. Servem para o desenvolvimento de atividades de interesse público (saúde, educação...) que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público.
Ex. IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) visa compreender e apoiar o desenvolvimento do Brasil através da coleta de informações estatísticas; a Funai (Fundação Nacional do Índio) visa o amparo das populações indígenas...
*
*
C) Empresas públicas:
Entidade empresarial de propriedade única do Estado. Tem patrimônio próprio e funciona com capital esclusivo da união. Criadas por lei específica para a exploração de atividades de natureza econômica ou execução de serviços públicos. 
Ex. Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT , Caixa Econômica Federal – CEF...
*
*
D) Sociedades de economia mista:
São criadas por lei para a exploração de atividade econômica, a maioria de suas ações estão nas mãos da União. São criada pela administração pública, junto com pessoas ou entidades de direito privado, para exercer fins de interesse público (capital público + capital privado). são regidas pelas regras de Direito Privado, mas em relação à organização, contratação de pessoal etc, são regidas pelo Direito Público. 
Ex. Banco do Brasil, Petrobras...

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais