Prévia do material em texto
<p>Desenvolvimento:</p><p>1-1 o professor e as esfera da interação</p><p>A pesquisa tem como objetivo analisar a interação professor-alunos, e ressaltar sua importância no processo de ensino aprendizagem. As observações foram feitas durante uma reunião do conselho de classe na escola Mario Queiros do Rosario, localizada no município de Bragança, no estado do Pará.</p><p>Durante as observações constatou-se uma diferença no índice de desenvolvimento na aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e do médio, pelo IDB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). De imediato, no âmbito pedagógico, supôs-se que a disparidade de idade poderia ser uma justificativa para a desmotivação e o desinteresse dos alunos. Porem os professores analisaram que, muitos dos alunos do ensino médio já trabalhavam, e que quando chegavam na escola já cansados e atrasados, perdiam algumas horas de aula e não concluíam, assim as tarefas atribuídas a eles.</p><p>Todavia à medida que as observações avançavam, percebeu-se também uma diferença na interação professor-aluno, que coincidia com o comportamento apresentado pelos alunos. Desse modo, um dos docentes que estavam na reunião do conselho de classe, fez o seguinte questionamento, como a interação professor-aluno pode ajudar e estimular o interesse dos alunos na sala de aula? Como esse professor pode chamar atenção dos alunos para sua disciplina dentro da sua sala de aula?</p><p>A interação, professor-aluno nas aulas observadas, apresentavam aspectos diferentes, presenciou-se momentos de motivação, interesse e concentração, outros de desmotivação, desinteresse e dispersão por parte dos alunos. De modo geral, pôde-se constatar que os alunos mais motivados, interessados e participativos nas aulas eram os alunos do ensino fundamental. Os alunos do ensino médio apresentavam-se mais desmotivados e desinteressados nas aulas, mesmo realizando as atividades propostas pelos professores, isto é, a participação nas aulas raras vezes se dava na forma de questionamentos, contribuições e expressão de ideias e opiniões, os alunos demostravam-se bastante empenhados em cumprir apenas, com as atividades avaliativas. Esta diferença de comportamento apresentados pelos alunos atribuiu-se a prática pedagógica realizada pelos professores.</p><p>Nas disciplinas de matemática e língua portuguesa o IDEB constatou que ouve um amento significativo no desenvolvimento dos alunos do ensino fundamental, ouve mais aprovação, ao contrário do ensino médio que teve uma recaída. Ou seja, o índice de reprovação no ensino médio aumentou.</p><p>Nesse sentido, considerando que a construção de conhecimento ocorre pela inter-relação com o outro e que o professor é o mediador da atividade cognitiva, o estabelecimento de uma prática dialogada nas aulas é fundamental para que os alunos se tornem sujeitos ativos no processo de construção de conhecimento, de forma que possam expressar seus saberes, opiniões e experiências.</p><p>De certa forma, todos os professores procuram manter uma prática dialogada com os alunos, porém nem todos a realizavam de maneira satisfatória. Por exemplo, uma das professoras que estava na reunião, constatou que seus alunos não estavam querendo fazer as atividades propostas por ela, então ela criou uma estratégia de fazer com que esses alunos participassem, ela propôs uma premiação para os alunos que interagissem na sua aula, fazendo assim que todos participassem e fizessem sua análise da matéria, estimulado assim o diálogo e o pensamento crítico dos alunos.</p><p>2-2</p>