Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O Relatório 30 anos de SUS. Que SUS para 2030? (OPAS, 2018) informa que não há dúvidas quanto à necessidade de realizar mudanças no SUS, que reformas são fundamentais para que se possa preservar a universalidade, a integralidade e a ausência de barreiras financeiras, mas que as proposições devem ter consistência, sem provocar retrocessos nos direitos alcançados, a fim de superar os desafios existentes.
I- O SUS apresenta inúmeros problemas: subfinanciamento; precária administração; escassez de profissionais de saúde; falta de vontade política; pouca participação popular; carência tecnológica; equipamentos e infraestrutura física precários, dentre outros.
II- Existem forças poderosas que atuam sobre o setor saúde, direcionadas a restringir os direitos adquiridos e a atender interesses clientelistas de mercado, obstaculizando o fortalecimento do SUS e contrariando os princípios constitucionais.
III- Para enfrentar os desafios e garantir a sustentabilidade das políticas de saúde e do SUS é necessário estabelecer um diálogo entre o Estado e a sociedade civil para que o desmantelamento do maior sistema público de saúde não se concretize.
IV- Para qualificar o SUS e garantir sua permanência, o único caminho, indiscutivelmente, é uma Atenção Básica forte, eficiente e resolutiva, sendo a estratégia mais viável por seu custo-efetividade e por atender a camada pauperizada da sociedade.
A) As afirmativas I, II e III estão corretas.
B) Somente a afirmativa III está correta.
C) Somente a afirmativa I está correta.
D) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

De acordo com Figueiredo e Porto Júnior (2017, p.30), “historicamente, as políticas de saúde no Brasil aparecem subordinadas aos interesses políticos e econômicos, sempre que uma nova forma de poder surge determinando um novo modelo a ser seguido [...], sendo que a sociedade fica à revelia dos modelos de saúde criados com o passar dos tempos [...]”.
I- A campanha de vacinação obrigatória contra a varíola foi ratificada pela Lei Federal de 1904, gerando a Revolta da Vacina, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, que ficou estigmatizada, enfatizando a violência e omitindo as condições precárias que a população vivia.
II- O sucessor de Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, reverteu alguns tópicos negativo da atuação fiscalizatória sanitária, introduzindo um modelo educativo em saúde para a população e a higiene industrial, dando uma nova roupagem para o modelo campanhista.
III- Oswaldo Cruz adotou algumas medidas inusitadas para controlar as epidemias, dentre elas, a campanha contra a peste bubônica, que consistia na compra de ratos, criando uma nova ocupação laboral, o comprador de ratos.
IV- No período colonial do Brasil, o sistema de atendimento à saúde estava baseado em conhecimentos tradicionais, sendo que com a chegada da Família Real, em 1810, foi introduzida a ação da Polícia Médica para vigiar e controlar o surgimento de epidemias.
A) As sentenças I, II e III estão corretas.
B) As sentenças I, III e IV estão corretas.
C) Somente a sentença II está correta.
D) As sentenças III e IV estão corretas.

Desde a época Colonial até a criação do Sistema Único de Saúde, as políticas públicas em saúde passaram por um processo evolutivo, atreladas a diversos fatores de cunho cultural, social, econômico e político.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Junta Central de Saúde Pública, considerada o embrião do Ministério da Saúde, foi criada em 1850, com o objetivo de coordenar as atividades de polícia sanitária e de vacinação, bem como fiscalizar o exercício da medicina e atuar no combate à febre amarela.
( ) O Ministério da Educação e Saúde Pública (MESP) foi criado em 1930, remodelou os serviços sanitários e tinha como desígnio prestar serviços de saúde pública a todos que não desfrutavam dos serviços previdenciário e dos ofertados pelas caixas de aposentadorias.
( ) Por cerca de 389 anos, durante o período Colonial e Imperial, não houve políticas públicas de saúde estruturadas, assim como não existiam centros de atendimento à população, sendo que os escassos serviços de saúde estavam voltados para a profilaxia das doenças epidêmicas.
( ) Durante o período do Autoritarismo (1945 a 1964), também denominado de Ditadura Militar, as políticas de saúde favoreciam o setor privado por meio de compra de serviços médicos, apoio aos investimentos e concessão de empréstimos, sendo que essas ações ocasionaram a falência do INPS.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A) V – V – V – V.
B) F – V – F – V.
C) V – F – V – F.
D) V – V – V – F.

Ao longo da história, diversos momentos delinearam as políticas de saúde e a organização do sistema de saúde brasileiro, apresentando marcos importantes, demonstrando que a saúde, como uma política pública, está permeada por uma série de desafios.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Em 1979 foi criado o Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento (PIASS), sendo o primeiro programa de medicina simplificada na esfera federal, que tinha como meta levar assistência e educação em saúde aos trabalhadores rurais, que até então não eram contemplados com essas ações.
II- O Programa Saúde da Família (PSF), iniciado em 1994, reestruturou e reorganizou o sistema público de saúde, sendo que em 2006 passou a ser denominado de Estratégia Saúde da Família (ESF), estando centrada na família e na comunidade e fundamentada na abordagem coletiva, multi e interprofissional.
III- Durante a República Velha, o avanço das políticas de saúde era determinado pelo capitalismo vigente, pois a preocupação do governo era com os grupos sociais de regiões socioeconômicas de destaque, considerando as questões de saúde somente quando as epidemias comprometiam a saúde do trabalhador.
IV- Os Núcleos de Atenção Integral na Saúde da Família (NAISF) foram criados em 1998, sendo que em 2005 surgem os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), passando a ser Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), extintos em 2019.
Assinale a alternativa CORRETA:

A) As sentenças I e IV estão corretas.
B) As sentenças II, III e IV estão corretas.
C) As sentenças I e IV estão corretas.
D) As sentenças II e III estão corretas.

O Capítulo 1 do material didático traz a evolução histórica das políticas de saúde no Brasil antes do SUS, proporcionando o conhecimento de forma mais detalhada sobre as primeiras iniciativas para as suas implantações.
Com base no contexto, analise as sentenças a seguir:
I- No período de redemocratização houve a criação do Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência (SAMDU), em 1949, fato importante e arrojado para a assistência à saúde, devido à iniciativa de prover atendimento domiciliar à população por meio do setor público.
II- Criado em 1942, a partir de um acordo entre os governos brasileiro e norte-americano, via Fundação Rockefeller, o Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) se expandiu nas regiões rurais brasileiras, construindo redes de unidades de saúde locais, com ênfase nos serviços preventivos e curativos.
III- O Departamento Nacional de Endemias Rurais (DNERu) foi criado em 1956, pelo Ministério da Saúde, e estava direcionado exclusivamente para as endemias nas áreas rurais, com foco na cura da população do campo, que padecia com as diversas doenças existentes.
IV- O governo, durante os anos de 1964 a 1985 implantou reformas institucionais que afetaram a assistência à saúde da população de forma significativa, restringindo-se às campanhas de saúde de pouca eficácia, sendo que as ações de saúde foram afetadas pela repressão política.
Assinale a alternativa CORRETA:

A) Somente a sentença I está correta.
B) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Conforme a Resolução nº 588, de 12 de julho de 2018, em seu Art. 2º, "a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) é uma política pública de Estado e função essencial do SUS, tendo caráter universal, transversal e orientador do modelo de atenção nos territórios [...]" (BRASIL, 2018, p. 2). Com base na PNVS, analise as sentenças a seguir:
I- Em seu art. 7º estão definidos os princípios que devem orientar as ações inerentes a essa política, os quais são importantes para o desempenho do profissional e das respectivas equipes de trabalho e em seu Art. 8º estão elencadas as diretrizes, sendo que dentre elas está a inserção das ações de vigilância em saúde em toda a Rede de Atenção à Saúde.
II- A PNVS, que tem caráter transversal, é um fato inédito, pois é a primeira vez na história que se tem uma política pública de Vigilância em Saúde voltada para a promoção, proteção e prevenção de doenças e agravos, sendo que visa também a redução da morbidade e mortalidade.
III- O processo de elaboração da PNVS iniciou em 2014, sendo realizados diversos debates estaduais, que contaram com a participação da sociedade civil e de gestores da área da saúde, resultando em uma política que incide sobre todos os níveis de atenção à saúde, abrangendo serviços específicos de saúde.
IV- A PNVS envolve a articulação de saberes, processos e práticas relativos às vigilâncias epidemiológica, sanitária, saúde ambiental e saúde do trabalhador, está alinhada com o conjunto de políticas de saúde no âmbito do SUS, mas tem muitos desafios para que seja efetivamente implementada.
A) Somente a sentença I está correta.
B) As sentenças III e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II e IV estão corretas.
D) As sentenças I, III e IV estão corretas.

A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) foi instituída pela Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012, a qual foi revogada e está contemplada na Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017. Com base na PNSTT, analise as sentenças a seguir:
I- A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tem como objetivo contemplar todos os trabalhadores, formais e informais, urbanos e rurais, sobrepondo as pessoas e grupos menos vulneráveis, com ações de assistência individual.
II- A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) é umas das diretrizes da PNSTT, constituindo-se como a principal estratégia de efetivação, organização e implementação das ações de Saúde do Trabalhador em todos os serviços do SUS.
III- A Portaria nº 1.823/2012, que foi revogada, instituiu a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que está contemplada na Portaria de Consolidação nº 2/2017, na forma do Anexo XV e inserida nas Políticas Voltadas à Saúde de Segmentos Populacionais.
IV- A PNSTT está em consonância com as demais políticas de saúde do SUS e apresenta sete objetivos, que dentre eles está o fortalecimento da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e a integração com os demais componentes da Vigilância em Saúde.
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) As sentenças I, II e IV estão corretas.
C) Somente a sentença I está correta.
D) As sentenças II, III e IV estão corretas.

O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, proporcionando acesso universal, integral e gratuito para toda a população do país, desde a gestação e por toda a vida, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos. Com base no que concerne ao SUS, analise as sentenças a seguir:
I- Antes da criação do SUS, a política de saúde no Brasil era ditada pelo modelo médico assistencial privatista e a sua elaboração era de responsabilidade dos Ministérios da Saúde e da Previdência Social.
II- Com a formulação do SUS, uma grande parcela da população brasileira conta, exclusivamente, com esse sistema para suprir suas necessidades de saúde, o qual é financiado por toda a sociedade, por meio de impostos e contribuições sociais.
III- O SUS, que é fruto da Reforma Sanitária, é o arranjo normativo que dá sustentação à efetivação da política de saúde no Brasil, sendo um sistema privativo de prestação de serviços assistenciais.
IV- O SUS foi erigido e alicerçado no princípio primordial da universalização, assegurando atendimento obrigatório a qualquer cidadão, objetivando a alteração da situação de desigualdade na assistência à saúde da população brasileira.
A) As sentenças III e IV estão corretas.
B) As sentenças I e III estão corretas.
C) As sentenças I e II estão corretas.
D) As sentenças II e IV estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O Relatório 30 anos de SUS. Que SUS para 2030? (OPAS, 2018) informa que não há dúvidas quanto à necessidade de realizar mudanças no SUS, que reformas são fundamentais para que se possa preservar a universalidade, a integralidade e a ausência de barreiras financeiras, mas que as proposições devem ter consistência, sem provocar retrocessos nos direitos alcançados, a fim de superar os desafios existentes.
I- O SUS apresenta inúmeros problemas: subfinanciamento; precária administração; escassez de profissionais de saúde; falta de vontade política; pouca participação popular; carência tecnológica; equipamentos e infraestrutura física precários, dentre outros.
II- Existem forças poderosas que atuam sobre o setor saúde, direcionadas a restringir os direitos adquiridos e a atender interesses clientelistas de mercado, obstaculizando o fortalecimento do SUS e contrariando os princípios constitucionais.
III- Para enfrentar os desafios e garantir a sustentabilidade das políticas de saúde e do SUS é necessário estabelecer um diálogo entre o Estado e a sociedade civil para que o desmantelamento do maior sistema público de saúde não se concretize.
IV- Para qualificar o SUS e garantir sua permanência, o único caminho, indiscutivelmente, é uma Atenção Básica forte, eficiente e resolutiva, sendo a estratégia mais viável por seu custo-efetividade e por atender a camada pauperizada da sociedade.
A) As afirmativas I, II e III estão corretas.
B) Somente a afirmativa III está correta.
C) Somente a afirmativa I está correta.
D) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

De acordo com Figueiredo e Porto Júnior (2017, p.30), “historicamente, as políticas de saúde no Brasil aparecem subordinadas aos interesses políticos e econômicos, sempre que uma nova forma de poder surge determinando um novo modelo a ser seguido [...], sendo que a sociedade fica à revelia dos modelos de saúde criados com o passar dos tempos [...]”.
I- A campanha de vacinação obrigatória contra a varíola foi ratificada pela Lei Federal de 1904, gerando a Revolta da Vacina, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, que ficou estigmatizada, enfatizando a violência e omitindo as condições precárias que a população vivia.
II- O sucessor de Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, reverteu alguns tópicos negativo da atuação fiscalizatória sanitária, introduzindo um modelo educativo em saúde para a população e a higiene industrial, dando uma nova roupagem para o modelo campanhista.
III- Oswaldo Cruz adotou algumas medidas inusitadas para controlar as epidemias, dentre elas, a campanha contra a peste bubônica, que consistia na compra de ratos, criando uma nova ocupação laboral, o comprador de ratos.
IV- No período colonial do Brasil, o sistema de atendimento à saúde estava baseado em conhecimentos tradicionais, sendo que com a chegada da Família Real, em 1810, foi introduzida a ação da Polícia Médica para vigiar e controlar o surgimento de epidemias.
A) As sentenças I, II e III estão corretas.
B) As sentenças I, III e IV estão corretas.
C) Somente a sentença II está correta.
D) As sentenças III e IV estão corretas.

Desde a época Colonial até a criação do Sistema Único de Saúde, as políticas públicas em saúde passaram por um processo evolutivo, atreladas a diversos fatores de cunho cultural, social, econômico e político.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Junta Central de Saúde Pública, considerada o embrião do Ministério da Saúde, foi criada em 1850, com o objetivo de coordenar as atividades de polícia sanitária e de vacinação, bem como fiscalizar o exercício da medicina e atuar no combate à febre amarela.
( ) O Ministério da Educação e Saúde Pública (MESP) foi criado em 1930, remodelou os serviços sanitários e tinha como desígnio prestar serviços de saúde pública a todos que não desfrutavam dos serviços previdenciário e dos ofertados pelas caixas de aposentadorias.
( ) Por cerca de 389 anos, durante o período Colonial e Imperial, não houve políticas públicas de saúde estruturadas, assim como não existiam centros de atendimento à população, sendo que os escassos serviços de saúde estavam voltados para a profilaxia das doenças epidêmicas.
( ) Durante o período do Autoritarismo (1945 a 1964), também denominado de Ditadura Militar, as políticas de saúde favoreciam o setor privado por meio de compra de serviços médicos, apoio aos investimentos e concessão de empréstimos, sendo que essas ações ocasionaram a falência do INPS.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A) V – V – V – V.
B) F – V – F – V.
C) V – F – V – F.
D) V – V – V – F.

Ao longo da história, diversos momentos delinearam as políticas de saúde e a organização do sistema de saúde brasileiro, apresentando marcos importantes, demonstrando que a saúde, como uma política pública, está permeada por uma série de desafios.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Em 1979 foi criado o Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento (PIASS), sendo o primeiro programa de medicina simplificada na esfera federal, que tinha como meta levar assistência e educação em saúde aos trabalhadores rurais, que até então não eram contemplados com essas ações.
II- O Programa Saúde da Família (PSF), iniciado em 1994, reestruturou e reorganizou o sistema público de saúde, sendo que em 2006 passou a ser denominado de Estratégia Saúde da Família (ESF), estando centrada na família e na comunidade e fundamentada na abordagem coletiva, multi e interprofissional.
III- Durante a República Velha, o avanço das políticas de saúde era determinado pelo capitalismo vigente, pois a preocupação do governo era com os grupos sociais de regiões socioeconômicas de destaque, considerando as questões de saúde somente quando as epidemias comprometiam a saúde do trabalhador.
IV- Os Núcleos de Atenção Integral na Saúde da Família (NAISF) foram criados em 1998, sendo que em 2005 surgem os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), passando a ser Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), extintos em 2019.
Assinale a alternativa CORRETA:

A) As sentenças I e IV estão corretas.
B) As sentenças II, III e IV estão corretas.
C) As sentenças I e IV estão corretas.
D) As sentenças II e III estão corretas.

O Capítulo 1 do material didático traz a evolução histórica das políticas de saúde no Brasil antes do SUS, proporcionando o conhecimento de forma mais detalhada sobre as primeiras iniciativas para as suas implantações.
Com base no contexto, analise as sentenças a seguir:
I- No período de redemocratização houve a criação do Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência (SAMDU), em 1949, fato importante e arrojado para a assistência à saúde, devido à iniciativa de prover atendimento domiciliar à população por meio do setor público.
II- Criado em 1942, a partir de um acordo entre os governos brasileiro e norte-americano, via Fundação Rockefeller, o Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) se expandiu nas regiões rurais brasileiras, construindo redes de unidades de saúde locais, com ênfase nos serviços preventivos e curativos.
III- O Departamento Nacional de Endemias Rurais (DNERu) foi criado em 1956, pelo Ministério da Saúde, e estava direcionado exclusivamente para as endemias nas áreas rurais, com foco na cura da população do campo, que padecia com as diversas doenças existentes.
IV- O governo, durante os anos de 1964 a 1985 implantou reformas institucionais que afetaram a assistência à saúde da população de forma significativa, restringindo-se às campanhas de saúde de pouca eficácia, sendo que as ações de saúde foram afetadas pela repressão política.
Assinale a alternativa CORRETA:

A) Somente a sentença I está correta.
B) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Conforme a Resolução nº 588, de 12 de julho de 2018, em seu Art. 2º, "a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) é uma política pública de Estado e função essencial do SUS, tendo caráter universal, transversal e orientador do modelo de atenção nos territórios [...]" (BRASIL, 2018, p. 2). Com base na PNVS, analise as sentenças a seguir:
I- Em seu art. 7º estão definidos os princípios que devem orientar as ações inerentes a essa política, os quais são importantes para o desempenho do profissional e das respectivas equipes de trabalho e em seu Art. 8º estão elencadas as diretrizes, sendo que dentre elas está a inserção das ações de vigilância em saúde em toda a Rede de Atenção à Saúde.
II- A PNVS, que tem caráter transversal, é um fato inédito, pois é a primeira vez na história que se tem uma política pública de Vigilância em Saúde voltada para a promoção, proteção e prevenção de doenças e agravos, sendo que visa também a redução da morbidade e mortalidade.
III- O processo de elaboração da PNVS iniciou em 2014, sendo realizados diversos debates estaduais, que contaram com a participação da sociedade civil e de gestores da área da saúde, resultando em uma política que incide sobre todos os níveis de atenção à saúde, abrangendo serviços específicos de saúde.
IV- A PNVS envolve a articulação de saberes, processos e práticas relativos às vigilâncias epidemiológica, sanitária, saúde ambiental e saúde do trabalhador, está alinhada com o conjunto de políticas de saúde no âmbito do SUS, mas tem muitos desafios para que seja efetivamente implementada.
A) Somente a sentença I está correta.
B) As sentenças III e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II e IV estão corretas.
D) As sentenças I, III e IV estão corretas.

A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) foi instituída pela Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012, a qual foi revogada e está contemplada na Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017. Com base na PNSTT, analise as sentenças a seguir:
I- A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tem como objetivo contemplar todos os trabalhadores, formais e informais, urbanos e rurais, sobrepondo as pessoas e grupos menos vulneráveis, com ações de assistência individual.
II- A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) é umas das diretrizes da PNSTT, constituindo-se como a principal estratégia de efetivação, organização e implementação das ações de Saúde do Trabalhador em todos os serviços do SUS.
III- A Portaria nº 1.823/2012, que foi revogada, instituiu a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que está contemplada na Portaria de Consolidação nº 2/2017, na forma do Anexo XV e inserida nas Políticas Voltadas à Saúde de Segmentos Populacionais.
IV- A PNSTT está em consonância com as demais políticas de saúde do SUS e apresenta sete objetivos, que dentre eles está o fortalecimento da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e a integração com os demais componentes da Vigilância em Saúde.
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) As sentenças I, II e IV estão corretas.
C) Somente a sentença I está correta.
D) As sentenças II, III e IV estão corretas.

O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, proporcionando acesso universal, integral e gratuito para toda a população do país, desde a gestação e por toda a vida, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos. Com base no que concerne ao SUS, analise as sentenças a seguir:
I- Antes da criação do SUS, a política de saúde no Brasil era ditada pelo modelo médico assistencial privatista e a sua elaboração era de responsabilidade dos Ministérios da Saúde e da Previdência Social.
II- Com a formulação do SUS, uma grande parcela da população brasileira conta, exclusivamente, com esse sistema para suprir suas necessidades de saúde, o qual é financiado por toda a sociedade, por meio de impostos e contribuições sociais.
III- O SUS, que é fruto da Reforma Sanitária, é o arranjo normativo que dá sustentação à efetivação da política de saúde no Brasil, sendo um sistema privativo de prestação de serviços assistenciais.
IV- O SUS foi erigido e alicerçado no princípio primordial da universalização, assegurando atendimento obrigatório a qualquer cidadão, objetivando a alteração da situação de desigualdade na assistência à saúde da população brasileira.
A) As sentenças III e IV estão corretas.
B) As sentenças I e III estão corretas.
C) As sentenças I e II estão corretas.
D) As sentenças II e IV estão corretas.

Prévia do material em texto

<p>Avaliação da Disciplina (Cod.:659707) Políticas de Saúde (100979) Prova 85390478</p><p>1) O Relatório 30 anos de SUS. Que SUS para 2030? (OPAS, 2018) informa que não há dúvidas quanto à necessidade de realizar mudanças no SUS, que reformas são fundamentais para que se possa preservar a universalidade, a integralidade e a ausência de barreiras financeiras, mas que as proposições devem ter consistência, sem provocar retrocessos nos direitos alcançados, a fim de superar os desafios existentes.</p><p>FONTE: OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde. Relatório 30 anos de SUS. Que SUS para 2030? Brasília, 2018.</p><p>Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:</p><p>I- O SUS apresenta inúmeros problemas: subfinanciamento; precária administração; escassez de profissionais de saúde; falta de vontade política; pouca participação popular; carência tecnológica; equipamentos e infraestrutura física precários, dentre outros.</p><p>II- Existem forças poderosas que atuam sobre o setor saúde, direcionadas a restringir os direitos adquiridos e a atender interesses clientelistas de mercado, obstaculizando o fortalecimento do SUS e contrariando os princípios constitucionais.</p><p>III- Para enfrentar os desafios e garantir a sustentabilidade das políticas de saúde e do SUS é necessário estabelecer um diálogo entre o Estado e a sociedade civil para que o desmantelamento do maior sistema público de saúde não se concretize.</p><p>IV- Para qualificar o SUS e garantir sua permanência, o único caminho, indiscutivelmente, é uma Atenção Básica forte, eficiente e resolutiva, sendo a estratégia mais viável por seu custo-efetividade e por atender a camada pauperizada da sociedade.</p><p>Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>A) As afirmativas I, II e III estão corretas.</p><p>B) Somente a afirmativa III está correta.</p><p>C) Somente a afirmativa I está correta.</p><p>D) As afirmativas I, II e IV estão corretas.</p><p>2) De acordo com Macêdo (2016, p. 9), “os princípios da PNAISC vêm ao encontro dos compromissos do Brasil com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e com o Pacto de Redução da Mortalidade Materna e Neonatal”.</p><p>FONTE: MACÊDO, V. C. de. Atenção integral à saúde da criança: políticas e indicadores de saúde. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2016. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/9258/1/livro_saude_crianca.pdf.</p><p>Com base na PNAISC, analise as sentenças a seguir:</p><p>I- Conforme a Portaria de Consolidação nº 2/2017, a PNAISC está inserida nas Políticas Voltadas à Saúde de Segmentos Populacionais e está na forma do Anexo 10.</p><p>II- O objetivo da PNAISC é promover e proteger a saúde da criança e o aleitamento materno, mediante atenção e cuidados integrais e integrados.</p><p>III- A PNAISC foi instituída em 2015, por meio da Portaria nº 1.130, sendo considerada um marco para a atenção integral à criança.</p><p>IV- É uma política voltada para crianças de zero a nove anos, que visa reduzir a morbimortalidade prematura, priorizando as que estão em situação de vulnerabilidade.</p><p>Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>A) Todas as sentenças estão corretas.</p><p>B) As sentenças I, II e III estão corretas.</p><p>C) Todas as sentenças estão incorretas.</p><p>D) As sentenças I, III e IV estão corretas.</p><p>3) Considerando a conformação histórica das políticas de saúde no país, com base no material didático, podem ser identificados, basicamente, dois modelos assistenciais: o sanitarista e o médico hegemônico.</p><p>Com base nas políticas de saúde no país, analise as sentenças a seguir:</p><p>I- No Brasil, durante o século XVIII, a assistência médica era pautada na filantropia e na prática liberal, apresentando diversos obstáculos, como a carência de profissionais habilitados, o que contribuiu para a proliferação dos boticários.</p><p>II- Na República Velha, emerge o modelo assistencial sanitarista/campanhista, com ações pontuais e voltadas para grupos específicos, sendo considerado o primeiro modelo de atenção à saúde no Brasil.</p><p>III- Na década de 1970, surge o modelo médico privatista/curativo, tornando-se hegemônico, com ênfase na doença e no doente, priorizando a criação de hospitais para atender aos contribuintes, excluindo o modelo sanitarista.</p><p>IV- O regime autoritário/militar trouxe consequências para as políticas de saúde no Brasil, provocando centralização, sendo marcado pela criação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), resultante da fusão dos diversos IAPS.</p><p>Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>A) As sentenças I, II e III estão corretas.</p><p>B) As sentenças II e III estão corretas.</p><p>C) As sentenças I, II e IV estão corretas.</p><p>D) As sentenças I e III estão corretas.</p><p>4) O SUS beneficia milhões de brasileiros por meio de realização de consultas, exames e internações; paralelamente, promove campanhas de vacinação e ações de prevenção de vigilância sanitária, como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos.</p><p>De acordo com o SUS, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:</p><p>( ) A concepção do SUS foi devido à necessidade de aprimorar o INAMPS, sendo instituído pela Constituição Federal de 1988, o que possibilitou a ampliação da assistência médico/hospitalar aos trabalhadores sem vínculo empregatício, passando a ser considerado patrimônio nacional.</p><p>( ) O SUS é um sistema público, que não é gratuito, pois cada cidadão contribuiu por meio de impostos, não é único, uma vez que é composto por vários serviços fragmentados, bem como não é universal, haja vista que somente é utilizado por quem não tem plano de saúde.</p><p>( ) Em seus mais de 30 anos de existência, o SUS proporcionou inúmeros benefícios para a população, sendo que com sua criação houve uma mudança do conceito sobre saúde, que passou a ser promovida, assim como a prevenção dos agravos a fazer parte do planejamento das políticas públicas.</p><p>( ) O SUS sofre influências do contexto político-social e tem passado por incontáveis dificuldades para sua concretização, resistindo a um sistema neoliberal que favorecia o setor privado e enfrentando, no presente, momentos turbulentos que indicam seu desmonte pelo atual governo, por meio de uma política ultraneoliberal.</p><p>Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:</p><p>A) V – V – V – F.</p><p>B) V – F – V – F.</p><p>C) F – V – F – V.</p><p>D) F – F – V – V.</p><p>5) De acordo com Figueiredo e Porto Júnior (2017, p.30), “historicamente, as políticas de saúde no Brasil aparecem subordinadas aos interesses políticos e econômicos, sempre que uma nova forma de poder surge determinando um novo modelo a ser seguido [...], sendo que a sociedade fica à revelia dos modelos de saúde criados com o passar dos tempos [...]”.</p><p>FONTE: FIGUEIREDO, N. O.; PORTO JÚNIOR, F. G. R. Políticas públicas de saúde: aportes para se pensar a trajetória histórica brasileira. Revista Desafios, v. 4, n. 1, 2017.</p><p>Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:</p><p>I- A campanha de vacinação obrigatória contra a varíola foi ratificada pela Lei Federal de 1904, gerando a Revolta da Vacina, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, que ficou estigmatizada, enfatizando a violência e omitindo as condições precárias que a população vivia.</p><p>II- O sucessor de Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, reverteu alguns tópicos negativo da atuação fiscalizatória sanitária, introduzindo um modelo educativo em saúde para a população e a higiene industrial, dando uma nova roupagem para o modelo campanhista.</p><p>III- Oswaldo Cruz adotou algumas medidas inusitadas para controlar as epidemias, dentre elas, a campanha contra a peste bubônica, que consistia na compra de ratos, criando uma nova ocupação laboral, o comprador de ratos.</p><p>IV- No período colonial do Brasil, o sistema de atendimento à saúde estava baseado em conhecimentos tradicionais, sendo que com a chegada da Família Real, em 1810, foi introduzida a ação da Polícia Médica para vigiar e controlar o surgimento de epidemias.</p><p>Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>A) As sentenças I, II e III estão corretas.</p><p>B) As sentenças I, III e IV estão corretas.</p><p>C) Somente a sentença II está correta.</p><p>D) As sentenças III e IV estão corretas.</p><p>6) A Portaria de Consolidação</p><p>nº 2, de 28 de setembro de 2017, consubstanciou as normas sobre as políticas nacionais de saúde do Sistema Único de Saúde.</p><p>Com base na leitura do material disponibilizado no que se refere às políticas nacionais de saúde, analise as afirmativas a seguir:</p><p>I- A Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde atua em três dimensões: Regulação de Sistemas de Saúde; Regulação da Atenção à Saúde e Regulação do Acesso à Assistência.</p><p>II- A Política Nacional de Humanização é uma política específica, operando transversalmente em toda a rede do sistema e que visa o fortalecimento do trabalho profissional especializado.</p><p>III- A Política Nacional de Educação Popular em Saúde considera as características de cada região, valoriza os saberes populares, sendo uma política explícita, independente, rígida e delimitada em âmbito nacional.</p><p>IV- A Política Nacional da Pessoa com Deficiência está voltada para a inclusão desse segmento populacional em toda a rede de serviços do SUS, com o objetivo de reabilitar, proteger e prevenir os agravos que determinem o aparecimento de deficiências.</p><p>Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>A) As afirmativas I e IV estão corretas.</p><p>B) As afirmativas I, II e IV estão corretas.</p><p>C) As afirmativas I e II estão corretas.</p><p>D) As afirmativas II e III estão corretas.</p><p>7) A história das políticas de saúde no Brasil é marcada por diversos fatos e disputas de projetos antagônicos, permeada por ações imediatistas, pontuais, fragmentadas, que ora eram privatistas de mercado, ora baseadas na participação do Estado.</p><p>De acordo com o histórico das políticas de saúde no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:</p><p>( ) O Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (SINPAS), criado em 1966, integrou diversas atividades por meio de órgãos como INPS, INAMPS, DATAPREV, entre outros, reorganizando as políticas de saúde.</p><p>( ) O Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP) foi criado pela Reforma Carlos Chagas, que tinha dentre suas atribuições ampliar o saneamento para outros estados, a higiene industrial e criar um Código Sanitário, contribuindo para a Saúde Pública no país.</p><p>( ) O Sistema Nacional de Saúde (SNS) foi organizado pela Lei nº 6.229/1975, de forma efetiva, apresentando dicotomia entre as ações coletivas e individuais, integrando os Ministérios da Saúde e o da Previdência.</p><p>( ) O Plano Nacional de Saúde (PNS), proposto pelo Ministro da Saúde Leonel Miranda, tinha como finalidade privatizar a assistência médica da rede pública e vender os hospitais públicos para a iniciativa privada.</p><p>Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:</p><p>A) V – F – V – F.</p><p>B) F – F – F – V.</p><p>C) F – V – F – V.</p><p>D) V – V – V – F.</p><p>8) Desde a época Colonial até a criação do Sistema Único de Saúde, as políticas públicas em saúde passaram por um processo evolutivo, atreladas a diversos fatores de cunho cultural, social, econômico e político.</p><p>Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:</p><p>( ) A Junta Central de Saúde Pública, considerada o embrião do Ministério da Saúde, foi criada em 1850, com o objetivo de coordenar as atividades de polícia sanitária e de vacinação, bem como fiscalizar o exercício da medicina e atuar no combate à febre amarela.</p><p>( ) O Ministério da Educação e Saúde Pública (MESP) foi criado em 1930, remodelou os serviços sanitários e tinha como desígnio prestar serviços de saúde pública a todos que não desfrutavam dos serviços previdenciário e dos ofertados pelas caixas de aposentadorias.</p><p>( ) Por cerca de 389 anos, durante o período Colonial e Imperial, não houve políticas públicas de saúde estruturadas, assim como não existiam centros de atendimento à população, sendo que os escassos serviços de saúde estavam voltados para a profilaxia das doenças epidêmicas.</p><p>( ) Durante o período do Autoritarismo (1945 a 1964), também denominado de Ditadura Militar, as políticas de saúde favoreciam o setor privado por meio de compra de serviços médicos, apoio aos investimentos e concessão de empréstimos, sendo que essas ações ocasionaram a falência do INPS.</p><p>Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:</p><p>A) V – V – V – V.</p><p>B) F – V – F – V.</p><p>C) V – F – V – F.</p><p>D) V – V – V – F.</p><p>9) Ao longo da história, diversos momentos delinearam as políticas de saúde e a organização do sistema de saúde brasileiro, apresentando marcos importantes, demonstrando que a saúde, como uma política pública, está permeada por uma série de desafios.</p><p>Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:</p><p>I- Em 1979 foi criado o Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento (PIASS), sendo o primeiro programa de medicina simplificada na esfera federal, que tinha como meta levar assistência e educação em saúde aos trabalhadores rurais, que até então não eram contemplados com essas ações.</p><p>II- O Programa Saúde da Família (PSF), iniciado em 1994, reestruturou e reorganizou o sistema público de saúde, sendo que em 2006 passou a ser denominado de Estratégia Saúde da Família (ESF), estando centrada na família e na comunidade e fundamentada na abordagem coletiva, multi e interprofissional.</p><p>III- Durante a República Velha, o avanço das políticas de saúde era determinado pelo capitalismo vigente, pois a preocupação do governo era com os grupos sociais de regiões socioeconômicas de destaque, considerando as questões de saúde somente quando as epidemias comprometiam a saúde do trabalhador.</p><p>IV- Os Núcleos de Atenção Integral na Saúde da Família (NAISF) foram criados em 1998, sendo que em 2005 surgem os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), passando a ser Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), extintos em 2019. Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>A) As sentenças I e IV estão corretas.</p><p>B) As sentenças II, III e IV estão corretas.</p><p>C) As sentenças I e IV estão corretas.</p><p>D) As sentenças II e III estão corretas.</p><p>10) A Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa (ParticipaSUS) consta na Portaria de Consolidação nº 2/2017, em seu Anexo XXXIX, tendo sido aprovada em 2007, pela Portaria nº 3.027 e tem como objetivo “orientar as ações de governo na promoção, na qualificação e no aperfeiçoamento da gestão estratégica e democrática das políticas públicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), nas respectivas esferas de gestão” (BRASIL, 2017, p. 390). FONTE: BRASIL. Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017. Consolidação das normas sobre as políticas nacionais de saúde do Sistema Único de Saúde. 2017.</p><p>De acordo com a ParticipaSUS, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:</p><p>( ) A ParticipaSUS prevê o fortalecimento da participação popular, a inclusão social de populações específicas e o protagonismo da população na luta por saúde.</p><p>( ) A ouvidoria, auditoria, monitoramento e avaliação da gestão do SUS são componentes da ParticipaSUS.</p><p>( ) Dentre os princípios da PARTICIPASUS está a interação das ações de ouvidoria, auditoria, monitoramento e avaliação com o controle social.</p><p>( )A ParticipaSUS é uma política inovadora e foi uma sugestão de Jairnilson Paim para que houvesse a reformulação da Reforma Sanitária Brasileira.</p><p>Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:</p><p>A) V – V – V – F.</p><p>B) V – V – F – V.</p><p>C) F – F – V – V.</p><p>D) V – F – V – F.</p><p>11) O Capítulo 1 do material didático traz a evolução histórica das políticas de saúde no Brasil antes do SUS, proporcionando o conhecimento de forma mais detalhada sobre as primeiras iniciativas para as suas implantações.</p><p>Com base no contexto, analise as sentenças a seguir:</p><p>I- No período de redemocratização houve a criação do Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência (SAMDU), em 1949, fato importante e arrojado para a assistência à saúde, devido à iniciativa de prover atendimento domiciliar à população por meio do setor público.</p><p>II- Criado em 1942, a partir de um acordo entre os governos brasileiro e norte-americano, via Fundação Rockefeller,</p><p>o Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) se expandiu nas regiões rurais brasileiras, construindo redes de unidades de saúde locais, com ênfase nos serviços preventivos e curativos.</p><p>III- O Departamento Nacional de Endemias Rurais (DNERu) foi criado em 1956, pelo Ministério da Saúde, e estava direcionado exclusivamente para as endemias nas áreas rurais, com foco na cura da população do campo, que padecia com as diversas doenças existentes.</p><p>IV- O governo, durante os anos de 1964 a 1985 implantou reformas institucionais que afetaram a assistência à saúde da população de forma significativa, restringindo-se às campanhas de saúde de pouca eficácia, sendo que as ações de saúde foram afetadas pela repressão política.</p><p>Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>A) Somente a sentença I está correta.</p><p>B) As sentenças I, II e IV estão corretas.</p><p>C) As sentenças II e III estão corretas.</p><p>D) As sentenças I, III e IV estão corretas.</p><p>12) Conforme a Resolução nº 588, de 12 de julho de 2018, em seu Art. 2º, "a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) é uma política pública de Estado e função essencial do SUS, tendo caráter universal, transversal e orientador do modelo de atenção nos territórios [...]" (BRASIL, 2018, p. 2).</p><p>FONTE: BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução MS/CNS nº 588, de 12 de julho de 2018. Fica instituída a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), aprovada por meio desta resolução. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF), 2018 ago 13; Seção 1:87.</p><p>Com base na PNVS, analise as sentenças a seguir:</p><p>I- Em seu art. 7º estão definidos os princípios que devem orientar as ações inerentes a essa política, os quais são importantes para o desempenho do profissional e das respectivas equipes de trabalho e em seu Art. 8º estão elencadas as diretrizes, sendo que dentre elas está a inserção das ações de vigilância em saúde em toda a Rede de Atenção à Saúde.</p><p>II- A PNVS, que tem caráter transversal, é um fato inédito, pois é a primeira vez na história que se tem uma política pública de Vigilância em Saúde voltada para a promoção, proteção e prevenção de doenças e agravos, sendo que visa também a redução da morbidade e mortalidade.</p><p>III- O processo de elaboração da PNVS iniciou em 2014, sendo realizados diversos debates estaduais, que contaram com a participação da sociedade civil e de gestores da área da saúde, resultando em uma política que incide sobre todos os níveis de atenção à saúde, abrangendo serviços específicos de saúde.</p><p>IV- A PNVS envolve a articulação de saberes, processos e práticas relativos às vigilâncias epidemiológica, sanitária, saúde ambiental e saúde do trabalhador, está alinhada com o conjunto de políticas de saúde no âmbito do SUS, mas tem muitos desafios para que seja efetivamente implementada.</p><p>Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>A) Somente a sentença I está correta.</p><p>B) As sentenças III e IV estão corretas.</p><p>C) As sentenças I, II e IV estão corretas.</p><p>D) As sentenças I, III e IV estão corretas.</p><p>13) A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) foi instituída pela Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012, a qual foi revogada e está contemplada na Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017.</p><p>FONTE: BRASIL. Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017. Consolidação das normas sobre as políticas nacionais de saúde do Sistema Único de Saúde. Brasília, DF: Gabinete do Ministro da Saúde, [2017].</p><p>Com base na PNSTT, analise as sentenças a seguir:</p><p>I- A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tem como objetivo contemplar todos os trabalhadores, formais e informais, urbanos e rurais, sobrepondo as pessoas e grupos menos vulneráveis, com ações de assistência individual.</p><p>II- A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) é umas das diretrizes da PNSTT, constituindo-se como a principal estratégia de efetivação, organização e implementação das ações de Saúde do Trabalhador em todos os serviços do SUS.</p><p>III- A Portaria nº 1.823/2012, que foi revogada, instituiu a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que está contemplada na Portaria de Consolidação nº 2/2017, na forma do Anexo XV e inserida nas Políticas Voltadas à Saúde de Segmentos Populacionais.</p><p>IV- A PNSTT está em consonância com as demais políticas de saúde do SUS e apresenta sete objetivos, que dentre eles está o fortalecimento da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e a integração com os demais componentes da Vigilância em Saúde.</p><p>Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>A) As sentenças I e III estão corretas.</p><p>B) As sentenças I, II e IV estão corretas.</p><p>C) Somente a sentença I está correta.</p><p>D) As sentenças II, III e IV estão corretas.</p><p>14) A partir de 1977, Saúde e Previdência ficaram reunidas, sendo que somente no início dos anos 1990 é que se consolidou a ideia de que Previdência Social é uma forma de seguro, diferentemente da saúde e da assistência social.</p><p>FONTE: http://www.guiatrabalhista.com.br/noticias/previdenciaesaude.htm.</p><p>Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:</p><p>I- SINPAS (Sistema Nacional de Assistência e Previdência Social).</p><p>II- INPS (Instituto Nacional de Previdência Social).</p><p>III- INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social).</p><p>( ) Criado em 1977, tinha como atribuição a prestação de assistência médica/hospitalar aos trabalhadores formais e seus dependentes, os quais contribuíam com a Previdência, constituiu-se como política pública de saúde por 16 anos.</p><p>( ) Criado em 1977, devido a uma reforma administrativa, no intuito de reordenar o sistema de saúde, sendo constituído por três institutos e tutelado pelo Ministério da Previdência e Assistência Social.</p><p>( ) Criado em 1966, por meio da unificação dos IAPs, concentrando todas as contribuições previdenciárias, gerando assistência médica e previdência social aos trabalhadores urbanos e rurais contribuintes, sendo que posteriormente ficou apenas com a competência para a concessão de benefícios.</p><p>Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:</p><p>A) III – II – I.</p><p>B) II – III – I.</p><p>C) I – II – III.</p><p>D) III – I – II.</p><p>15) Os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) foram criados no contexto getulista, estavam subordinados ao Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (MTIC), tinham como finalidade atender às necessidades básicas dos trabalhadores de forma mais eficaz e reafirmar o papel do Estado após a Revolução de 1930, sendo que seus objetivos eram mais amplos e diversificados que as CAPs, como o pagamento mensal aos contribuintes em caso de doença, incapacidade ou morte do chefe de família e a realização de investimentos em moradias para os associados (ALMEIDA, 2012). FONTE: ALMEIDA, C. C. O. de. Habitação social no Nordeste: a atuação das CAPs e IAPs (1930-1964). Tese (Doutorado – Arquitetura e Urbanismo) - USP, 2012.</p><p>Sobre os IAPs, analise as afirmativas a seguir:</p><p>I- As principais categorias de profissionais beneficiadas pelos IAPs foram os marinheiros, bancários, comerciários e industriários.</p><p>II- Os IAPs abrangiam os trabalhadores agrupados por ramos de atividades, o que oportunizou a ampliação da cobertura.</p><p>III- Cada IAP organizava e oferecia um rol de benefícios para os seus associados de acordo com a capacidade de contribuição, ocasionando disparidades entre as categorias.</p><p>IV- Os IAPs perduraram até 1966, sendo que o Estado centralizava a gestão, que era tripartite, abarcando os trabalhadores rurais e os profissionais liberais.</p><p>Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>A) As afirmativas I, II e III estão corretas.</p><p>B) As afirmativas I e IV estão corretas.</p><p>C) Somente a afirmativa I está correta.</p><p>D) As afirmativas II, III e IV estão corretas.</p><p>16) A Política Nacional da Atenção Básica (PNAB) teve sua primeira edição em 2006, no contexto do Pacto pela Saúde, passando por revisões nos últimos anos (2011 e 2017), trazendo mudanças significativas em sua última publicação.</p><p>Com base na PNAB,</p><p>analise as sentenças a seguir:</p><p>I- A PNAB é considerada uma das principais políticas nacionais de saúde, sendo que a nova versão estabelece a revisão das diretrizes de organização da Atenção Básica no SUS, mediante a Portaria nº 2.436/2017, atualmente na forma de Anexo XXI.</p><p>II- A Saúde da Família é a estratégia prioritária da PNAB para que a Atenção Básica se expanda e se consolide. Contudo, a 3ª edição da PNAB reconhece outras estratégias de organização, que não estão condicionadas aos princípios e diretrizes do SUS.</p><p>III- A última revisão da PNAB foi motivo de controvérsias, sendo contestada por diversas categorias, inclusive, pelos profissionais do SUS, haja vista a falta de transparência, com debates restritos e alterações impactantes, como a revogação dos ACS na AB.</p><p>IV- Após a revisão realizada em 2017, a PNAB já sofreu outras alterações, por meio de Portarias, nos anos de 2019 e 2020, trazendo novas redações e modificações de alguns Artigos, que podem comprometer a universalidade do SUS.</p><p>Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>A) As sentenças I e IV estão corretas.</p><p>B) As sentenças I, III e IV estão corretas.</p><p>C) As sentenças I, III e III estão corretas.</p><p>D) As sentenças II e III estão corretas.</p><p>17) Bravo e Pelaez (2020), em seu artigo intitulado “A saúde nos governos Temer e Bolsonaro: lutas e resistências” relata sobre a política de saúde no governo Bolsonaro, no período pré-eleitoral, Jair Bolsonaro não atendeu às ligações, não respondeu e-mail, bem como não disponibilizou nenhum representante para falar sobre temas pertinentes à temática, sendo necessário buscar informações no Programa de Governo Bolsonaro, intitulado “O caminho da prosperidade. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”, que se mostrou omisso em alguns pontos.”</p><p>FONTE: BRAVO, M. I. S.; PELAEZ, E. J. A saúde nos governos Temer e Bolsonaro: lutas e resistências. SER Social, v. 22, n. 46, 2020.</p><p>De acordo com as políticas de saúde na atualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:</p><p>( ) O Programa Mais Médicos foi instituído em 2013, buscando a ampliação do número de médicos a fim de proporcionar mais atendimentos às populações de regiões sem atenção médica, sendo substituído pelo Programa Médicos pelo Brasil, em 2019.</p><p>( ) Relativo ao novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), denominado de Programa Previne Brasil, existem divergências, uma vez que várias entidades são contrárias, alegando que não houve transparência na sua elaboração.</p><p>( ) Diante da pandemia COVID-19 (SARS-CoV-2), o SUS vem enfrentando mais um desafio, o que de certa forma é benéfico à medida que enaltece a sua necessidade e importância. Todavia, associado às restrições orçamentárias e ao novo governo, as perspectivas são auspiciosas.</p><p>( ) Até o momento, o governo Bolsonaro tem tomado algumas medidas contestáveis na área da saúde, como na Política de Saúde Mental com a “Nova saúde mental”, na Política Nacional de Álcool de Drogas e no modelo de gestão de políticas para a saúde indígena.</p><p>Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:</p><p>A) V – F – V – V.</p><p>B) V – V – V – V.</p><p>C) V – V – F – V.</p><p>D) V – V – F – F.</p><p>18) Uma Unidade Básica de Saúde recentemente inaugurada em um determinado bairro da cidade de Suslândia, conta com rampa de acesso, cadeiras de rodas disponíveis na recepção, portas largas e banheiros adaptados.</p><p>Sobre a observância da diretriz ambiência e sua política norteadora, assinale a alternativa CORRETA:</p><p>A) Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).</p><p>B) Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde.</p><p>C) Política Nacional de Humanização (PNH).</p><p>D) Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.</p><p>19) Sob a perspectiva histórica, os termos “saúde” e “doença” vêm mudando seus significados ao longo do tempo. A VIII Conferência Nacional de Saúde ampliou o conceito de saúde definindo que a mesma tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico e o trabalho (BRASIL, 1986).</p><p>FONTE: BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Relatório Final da 8ª Conferência Nacional de Saúde. 17 a 21 de março de 1986. 1986.</p><p>Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:</p><p>( ) No contexto brasileiro, em termos de saúde, a Emenda Constitucional nº 95 que reduz os recursos para a saúde, os indícios de desmantelamento das políticas públicas e o sucateamento do SUS, são sinais alarmantes de retrocesso.</p><p>( ) O SUS pode ser visto como um novo pacto social, distinguindo-se do modelo anterior, requalificando o direito à saúde, que estava restrito aos contribuintes da Previdência Social.</p><p>( ) O Ministério da Saúde sempre foi o responsável pelos problemas de saúde da população brasileira, desde a assistência básica até a atenção especializada e hospitalar mesmo antes da implantação do SUS.</p><p>( ) Até a chegada da Família Real, a assistência à saúde era voltada exclusivamente para a doença, realizada por práticos, curandeiros ou pajés, sem qualquer regulamentação, que utilizavam os recursos da terra e os conhecimentos populares.</p><p>Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:</p><p>A) F – F – F – V.</p><p>B) V – V – F – V.</p><p>C) V – V – V – V.</p><p>D) V – V – V – F.</p><p>20) O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, proporcionando acesso universal, integral e gratuito para toda a população do país, desde a gestação e por toda a vida, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos.</p><p>FONTE: http://www.saude.gov.br/sistema-unico-de-saude.</p><p>Com base no que concerne ao SUS, analise as sentenças a seguir:</p><p>I- Antes da criação do SUS, a política de saúde no Brasil era ditada pelo modelo médico assistencial privatista e a sua elaboração era de responsabilidade dos Ministérios da Saúde e da Previdência Social.</p><p>II- Com a formulação do SUS, uma grande parcela da população brasileira conta, exclusivamente, com esse sistema para suprir suas necessidades de saúde, o qual é financiado por toda a sociedade, por meio de impostos e contribuições sociais.</p><p>III- O SUS, que é fruto da Reforma Sanitária, é o arranjo normativo que dá sustentação à efetivação da política de saúde no Brasil, sendo um sistema privativo de prestação de serviços assistenciais.</p><p>IV- O SUS foi erigido e alicerçado no princípio primordial da universalização, assegurando atendimento obrigatório a qualquer cidadão, objetivando a alteração da situação de desigualdade na assistência à saúde da população brasileira.</p><p>Assinale a alternativa CORRETA:</p><p>A) As sentenças III e IV estão corretas.</p><p>B) As sentenças I e III estão corretas.</p><p>C) As sentenças I e II estão corretas.</p><p>D) As sentenças II e IV estão corretas.</p>

Mais conteúdos dessa disciplina