Buscar

Campanhas Rio Parnaíba

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Campanhas Rio Parnaíba
Autoridades navegam pelo Rio Parnaíba
09/03/2012 11:15
As atividades referentes à Semana Estadual da Água terão inicio sábado, dia 10 de março, na cidade de Floriano, com uma ação coordenada pela Comissão Interinstitucional Pró-Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba em parceira com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR e vários órgãos. Várias embarcações seguirão o leito do Rio Parnaíba numa expedição rumo à cidade de Teresina. No percurso, uma avaliação das condições e seus aspectos hidroambientais do rio que é o segundo mais importante da região Nordeste, sendo ocupado pelos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão. O Passeio Náutico, terá inicio às 8h, em um percurso de aproximadamente uma hora, o que corresponde ao trajeto entre os municípios de Floriano e Amarante.
Mas a programação que marca as atividades da Semana Estadual da Água não para em Amarante. De acordo com o secretário de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, professor Dalton Macambira, as embarcações param em Amarante e em seguida seguem rumo à cidade de Teresina. “Estaremos navegando pelo Rio Parnaíba apreciando suas belezas e seus problemas. Será uma oportunidade para analisamos os problemas ambientais que se encontram no rio, dentre eles sua degradação. O momento também será para abrir discussões em torno do assunto, considerando que várias autoridades e ambientalistas estarão presentes nas embarcações. A previsão é para chegar em Teresina às 16h do sábado, desembarcando nas proximidades do IATE Clube”, enfatiza Dalton Macambira. Ele ressalta que o Rio Parnaíba ocupa uma área de 331.441 quilômetros quadrados, sendo 249.497 quilômetros quadrados no Piauí; 65.492 quilômetros quadrados no Ceará e 2.762 de quilômetros quadrados no Maranhão.
A Comissão realizará uma solenidade para a entrega de certificados aos participantes da expedição e troféu a 10 pessoas que atuam em defesa do Rio Parnaíba. De acordo com a presidente da Comissão, Roberta Andrade, o projeto foi formulado no ano de 2009 e faz alusão ao Dia da Água, 22 de março. Seu principal objetivo é chamar atenção para problemas como assoreamento, poluição e desaparecimento de espécies comuns à região, além do desmatamento de suas matas ciliares, o que compromete sua perenidade.
As atividades alusivas a Semana da Água que tem como tema central: Rio Parnaíba e Sua Importância para o Desenvolvimento do Piauí – prosseguem no dia 20 de março com abertura oficial da semana com o Seminário sobre Recursos Hídrico do Piauí, a partir das 8h30, no auditório da Associação Piauiense de Prefeitos Municipais – APPM. O secretário Dalton Macambira fará a abertura do evento destacando: Licenciamento Ambiental de Obras e Estruturas Hídricas e Outorga da Água. Coordenado pela SEMAR, IDEPI,AGESPISA, DNOCS, SEPLAN e ALEPI, o seminário prossegue até o dia 21 de março com uma vasta programação, onde serão debatidos os seguintes temas:Obras Hídricas(DNOCS); Segurança de Barragens e Planos de Ações Emergenciais(IDEPI,DNOCS,DEFESA CIVIL e SEMAR); Projetos de barragens Hidrelétricas no Rio Parnaíba(CHESF/IBAMA); Exposição – Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos( Secretaria das Cidades); Ações da Agespisa para utilização e conservação dos Recursos Hídricos(AGESPISA); Aproveitamento Hidro-Agrícola  - Tabuleiros Litorâneos e Platô de Guadalupe ( DNOCS).
No dia 21, o seminário terá um debate de Gestão Participativa com o Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé e Piauí, prefeito de Paulista Luis Coelho e o presidente da Comissão Interinstitucional Pró-comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, Juiz Federal, Carlos Brandão.
No Dia 22, data em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Assembléia Legislativa do Piauí, através do Deputado Estadual Luciano Nunes – às  10h,  fará uma Sessão Solene em homenagem a data. Já no dia 23 de março, a Agespisa estará realizando em parceria com o Centro de Educação da SEMAR, a Gincana Ambiental, a partir das 8h, no Encontro dos Rios. No sábado, 14 de março, acontecerá uma Blitz Ambiental – Rio Parnaiba, a partir das 8h, com concentração na Praça da Costa e Silva. O evento tem a parceria importante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMAM.
A premiação do VI Concurso de Redação e Desenho e lançamento do VII concurso acontecerá às 9h, do dia 19 de março, na sede da Secretaria Estadual de Educação.
Fonte: http://www.semar.pi.gov.br/noticia.php?id=2001

Outros materiais