Prévia do material em texto
<p>Prova Impressa</p><p>GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) - Individual</p><p>(Cod.:771176)</p><p>Peso da Avaliação 4,00</p><p>Prova 56414588</p><p>Qtd. de Questões 2</p><p>Nota 10,00</p><p>A síndrome mais conhecida associada à alergia é a asma. A asma é uma manifestação clínica</p><p>causadas pela produção do anticorpo IgE contra antígenos estranhos. Esses antígenos são chamados</p><p>de alérgenos, que podem ser derivados do pólen, de insetos, pelos de animais, alguns medicamentos,</p><p>alguns alimentos. Podemos denominar esse tipo de reação alérgica como hipersensibilidade do Tipo I.</p><p>Explique como ocorre os mecanismos imunológicos da hipersensibilidade do Tipo I.</p><p>Resposta esperada</p><p>*Ocorre em vários estágios, o primeiro é a sensibilização, em que ocorre a exposição ao alérgeno</p><p>e envolve a produção do anticorpo IgE. *A produção de anticorpos IgE ocorre através da</p><p>ativação das células TCD4+, que se diferenciam em células TH2, células TFH (células T</p><p>foliculares auxiliares) produtoras de IL-4, que, por sua vez, estimulará as células B a secretarem</p><p>IgE. *Os anticorpos IgE produzidos ligam-se aos mastócitos através dos receptores Fc. *A</p><p>exposição inicial ao alérgeno não envolve normalmente sintoma, mas os anticorpos IgE</p><p>permanecem ligados aos mastócitos por meses ou anos. *Após uma nova exposição ao alérgeno,</p><p>esse se liga ao IgE específico para o alérgeno unido ao Fc em mastócitos. *Isso causará uma</p><p>reação cruzada que resulta na ativação dos mastócitos.</p><p>Minha resposta</p><p>A hipersensibilidade do Tipo I ou o desenvolvimento das alergias ocorre em vários estágios, o</p><p>primeiro deles é a sensibilização. Ela ocorre quando há exposição ao alérgeno e começa a</p><p>produção do anticorpo IgE. A produção desse anticorpo acontece através da ativação das células</p><p>T CD4+, que se dividem em células TH2 e TFH, que estimulam as células B a secretarem IgE.</p><p>Após, o IgE produzido ligam-se aos monócitos por receptores Fc. A primeira exposição ao</p><p>alérgeno não causa nenhum sintoma, porém os anticorpos IgE podem permanecer ligados aos</p><p>mastócitos por bastante tempo.</p><p>Retorno da correção</p><p>Parabéns, acadêmico(a)! Sua resposta atingiu os objetivos da questão e você atingiu o esperado,</p><p>demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes</p><p>argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados. Confira no quadro "Resposta</p><p>esperada" a sugestão de resposta para esta questão.</p><p>VOLTAR</p><p>A+</p><p>Alterar modo de visualização</p><p>1</p><p>Os leucócitos ou glóbulos brancos são células de defesa do nosso organismo, combatendo</p><p>microrganismos invasores (bactérias, vírus, fungos, parasitas), pois são células capazes de migrar para</p><p>os locais onde a sua ação seja necessária. Os leucócitos são divididos em dois grupos: granulócitos e</p><p>agranulócitos. Descreva as células que fazem partem desses dois grupos, com as suas respectivas</p><p>funções.</p><p>Resposta esperada</p><p>Fazem parte do grupo dos granulócitos:</p><p>- Neutrófilos (células de defesa, sendo as mais numerosas no sangue periférico, possuem de três</p><p>a quatro lóbulos, cromatina densa, citoplasma abundante com grânulos finos que ajudam na</p><p>degradação do patógeno);</p><p>- Eosinófilos (possuem grânulos citoplasmáticos de cor avermelhada-alaranjada, quando corados,</p><p>na maioria das vezes bilobulados, com cromatina densa. Atuam no sistema imunológico na</p><p>defesa contra parasitas helmínticos e nos mecanismos de alergia);</p><p>- Basófilos (núcleo arredondado obscurecido por grânulos de coloração azul escuro ou roxo.</p><p>Participam de processos alérgicos com a função de liberação de histamina e heparina):</p><p>Fazem parte do grupo dos agranulócitos:</p><p>- Monócitos (possuem um núcleo grande, central e endentado; citoplasma abundante de</p><p>coloração acinzentado ou azul claro. Quando migram para os tecidos são chamados de</p><p>macrófagos (células fagocitárias) e desempenham um papel muito importante no sistema</p><p>imunológico contra os microrganismos invasores, a fagocitose);</p><p>- Linfócitos (com citoplasma escasso e basofílico (roxo), núcleo com cromatina condensada,</p><p>fazem parte do grupo dos linfócitos: linfócitos T e B que atuam na resposta imunológica. O</p><p>linfócito B, quando ativado, se diferencia em plasmócito que produz anticorpos).</p><p>Minha resposta</p><p>Fazem parte dos granulócitos: Neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Os neutrófilos são importantes</p><p>na defesa do organismo (são as células mais numerosas do sangue), é uma célula fagocitária,</p><p>muito importante na eliminação de fungos e bactérias. Os neutrófilos são os primeiros a chegar</p><p>no local da inflamação, ingerindo os micro-organismos invasores. Já os eosinófilos atuam no</p><p>sistema imunológico, defendendo o corpo dos parasitas e também, contra alergias. Os basófilos</p><p>participam dos processos alérgicos, liberando histamina e heparina, que agem evitando formação</p><p>de coágulos e dilatando os vasos para facilitar a migração dos neutrófilos. Os agranulócitos</p><p>possuem: os Monócitos, que são importantes na função de defender o sistema imunológico dos</p><p>micro-organismos invasores. E os linfócitos, que são as principais células de defesa do sistema</p><p>imunológico. Pertencem a ele os linfócitos B (importantes na imunidade humoral) e os linfócitos</p><p>T ( principais células da imunidade celular).</p><p>Retorno da correção</p><p>Parabéns, acadêmico(a)! Sua resposta atingiu os objetivos da questão e você atingiu o esperado,</p><p>demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes</p><p>argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados. Confira no quadro "Resposta</p><p>esperada" a sugestão de resposta para esta questão.</p><p>2</p><p>Imprimir</p>