Buscar

LÓGICA DO RAZOÁVEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LÓGICA DO RAZOÁVEL: A lógica do razoável é uma forma de interpretação que coloca o raciocínio jurídico dentro de uma formalização, evitando a quebra dos valores defendidos pelo Direito. Pode-se dizer que consiste em um conceito lógico consubstanciado em algo justo e razoável, isto é, imparcial e correto, levando em consideração sempre as características sociais, econômicas e legais do problema posto em discussão. Trata-se de um dos métodos mais modernos no tocante à lógica, sendo empregado freqüentemente pelo Poder Judiciário nos julgamentos de processos. 
A NOVA RETÓRICA: É o estudo das técnicas discursivas que visam a provocar ou a intensificar a adesão de certo auditório às teses apresentadas. seu objeto é o estudo das técnicas discursivas que visam a provocar ou aumentar a adesão das mentes às teses apresentadas a seu assentimento. A adesão a uma tese pode ter intensidade variável. Pode-se afirmar isto porque, no discurso retórico, tratamos com valores e não com verdades. Não existem dogmas a serem tratados, só existem afirmações relativas. Para a Nova Retórica, a técnica mais apropriada ao orador não depende tanto de sua performance, mas da qualidade de seus argumentos e, principalmente, do auditório ao qual ele se dirige. A Nova Retórica perelmaniana surgiu como uma técnica complementar, detentora dos meios de persuasão e de convencimento, que cobre todo campo discursivo, seja qual for o auditório e a matéria a ser tratada.
AUDITÓRIO UNIVERSAL: Auditório, consoante Perelman, seria o elemento a que o discurso se refere, objetivando, com isso, um maior número possível de adeptos. Os argumentos dirigidos ao Auditório Universal são aqueles dotados de grande pretensão de verdade. O Auditório Universal representa um verdadeiro aglomerado, no qual o orador pretende persuadir com seus argumentos. 
PÓS-POSITIVISMO ou NEOCONSTITUCIONALISMO: O neoconstitucionalismo se originou na Europa com um novo pensamento constitucional voltado ao reconhecimento da supremacia material e axiológica da Constituição, cujo conteúdo, dotado de força normativa e expansiva, passou a condicionar a validade e a compreensão de todo o Direito, e, a estabelecer parâmetros de atuação para os órgãos de direção política, propiciando uma expansão de um novo paradigma jurídico: o Estado Constitucional de Direito. É o movimento que conseguiu romper com os velhos dogmas do positivismo jurídico, tendo como finalidade, dentro dessa atual realidade buscar a eficácia da Constituição, deixando o seu texto de ter um caráter meramente retórico e passando a ser mais efetivo, principalmente diante da expectativa de concretização dos direitos fundamentais.

Outros materiais