Buscar

Teoria Comportamental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
 
PSICOLOGIA, ciência do comportamento, tendo como finalidade compreendê-lo para modificá-lo e prevê-lo, quando necessário.  
*
*
 
*
*
 
*
*
 
O behaviorismo é uma corrente que define a psciocologia como a ciência do comportamento.
Para Watson, o comportamento é o conjunto de respostas (R) observáveis a estímulos (E) observáveis provenientes do meio em que o organismo se insere.
*
*
 
Normalmente é desencadeado com um
simples sinal (estímulo).
*
*
 
O comportamento instintivo é apontado como um comportamento padrão à cada determinada espécie. 
O comportamento aprendido ou adquirido é o que iniciamos logo ao nascer.
*
*
 
Interação em que a resposta é emanada imediatamente após a apresentação do estímulo.
*
*
 
As respostas que gerem mais reforço em média, tendem a aumentar de frequência e se estabelecer no repertório, ou seja, em um contexto semelhante tendem a ser novamente emitidas. 
*
*
 
B. F. Skinner foi o fundador de uma das filosofias que embasam a análise experimental do comportamento, o behaviorismo radical. Skinner dizia que o organismo teria em seu comportamento três tipos deles: P.D.F(padrão fixo de ação); comportamento respondente (100% inatos) e operantes (100% aprendidos). Segundo Skinner, o homem será influenciado por fatores FILOGENÉTICOS,ONTOGENÉTICOS e CULTURAIS, tendo como parâmetro teórico o Selecionismo de Charles Darwin. A unidade básica para se estudar um comportamento, é a tríplice contingência representada por ". Na teoria de Skinner os fatores culturais atuam como modificadores do comportamento, em uma relação funcional do indivíduo com o ambiente através do comportamento verbal. 
*
*
 
 Comportamento que tem como consequência um estímulo que afete sua frequência.
*
*
 
*
*
 
*
*
 
Classificação dos reforços
 
   Skinner classifica os eventos reforçadores em positivos e negativos. Alguns reforços consistem na apresentação de estímulos, no acréscimo de alguma coisa à situação (por exemplo, alimento, água). Estes são chamados REFORÇOS POSITIVOS.
 
   Outros consistem na remoção de alguma coisa da situação (por exemplo, muito barulho, calor ou frio extremos, choque elétrico). Estes são denominados REFORÇOS NEGATIVOS. Em ambos os casos. O efeito do reforço é o mesmo: a probabilidade da resposta será aumentada.
*
*
 
*
*
 Segundo Skinner, que criou o " ENSINO PROGRAMADO", as pessoas aprendem mais facilmente quando o conteúdo é apresentado em "unidades discretas", isto é, pequenos módulos e quando recebem um feedback imediato, indicando se o aluno teve ou não sucesso. Skinner institui a categoria de "estímulos", que são mecanismos que agem de maneira a provocar uma reação no indivíduo, neste caso a melhoria da aprendizagem. 
 
*
*
VANTAGENS
Cada aluno progride no seu próprio ritmo: quem aprende mais rápido, avança mais. Quem aprende mais devagar, avança na velocidade que lhe é conveniente; 
O aluno avança somente com o conteúdo aprendido; 
O ensino é sequencial: o estudante passa para o material mais adiantado somente quando já domina o anterior; 
O aluno quase sempre acerta por causa da progressão gradual e uso de técnicas de insinuação e instigação ( estímulos); 
O aluno se mantém activo e recebe imediata confirmação de seu êxito; os ítens são construídos de tal maneira que o aluno precisa compreender o ponto essencial do conteúdo a fim de dar a resposta certa; 
Os "conceitos" são representados por muitos exemplos e arranjos sintácticos, visando aumentar a generalização a outras possíveis situações; o registro das respostas dos estudantes fornece ao programador valiosas informações para futuros aperfeiçoamentos do programa.
 
*
*
 DESVANTAGENS: 
	°É socialmente isolador: os alunos fecham-se no seu próprio mundo privado enquanto aprendem; 
	°Faltam benefícios da experiência em grupo; 
	°O aluno não tem opção de discordar; como o ensino é baseado numa hierarquia de conceitos fica difícil a aplicação deste método em áreas onde os conceitos não são tão claramente definidos, pois este método fundamenta-se em ter sempre uma resposta certa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais