Buscar

AV 2 - ADM DE RH I

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	Fechar
	Avaliação: GST0582_AV2_201210075521 » ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 201210075521 - KIRK DOUGLAS ALBUQUERQUE 
	Professor:
	ANA MARIA CARVALHO
	Turma: 9017/AA
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0        Nota do Trabalho: 0        Nota de Participação: 2        Data: 28/08/2013 20:22:03
	
	 1a Questão (Cód.: 14086)
	5a sem.: Administração de Recursos Humanos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Um método científico de investigação psicológica é realizado no contato com o candidato e pode ser estruturado ou não. Em qual dos itens abaixo cabe melhor a definição do enunciado?
		
	
	Curso de formação 
	
	Carta 
	
	Anúncio 
	
	Treinamento 
	
	Entrevista 
	
	
	 2a Questão (Cód.: 41831)
	12a sem.: Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Quando dizemos que o acidente aconteceu no exercício do trabalho, a serviço do empregador ou no trajeto de ida e volta do emprego, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença que cause a morte, a perda ou a redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho, estamos descrevendo um... Complete a frase, assinalando nas alternativas de resposta a seguir propostas aquela que melhor se aplica à definição do fato.
		
	
	Incidente de trabalho. 
	
	Acidente de trabalho. 
	
	Incidente de percurso. 
	
	Acidente de trajeto. 
	
	Acidente de percurso.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 42151)
	3a sem.: Sub Sistemas da ARH e seus principais objetivos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As pessoas devem aumentar a sua produtividade nas Organizações. Diante desta premissa e, considerando o que estudamos em Comportamento Organizacional, assinale a alternativa que explica, adequadamente, esta necessidade:
		
	
	O conjunto das alternativas propostas atende plenamente ao enunciado da questão. 
	
	Medindo e maximizando resultados.
	
	Aprimorando nossos serviços/atividades, aceitando o desafio de exercer novas atividades/papéis. 
	
	Adotando estratégias que contribuam para a elevação da produtividade grupal.
	
	Aumentando as habilidades, conhecimentos e competências, intensificando o treinamento e o aprendizado.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 179175)
	5a sem.: EXECUÇÃO DO TREINAMENTO
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Alguns critérios devem ser considerados para a escolha das técnicas de Treinamento. O professor Chiavenato em seus livros lista algumas. Marque a opção abaixo que está alinhada com o pensamento dele. 
		
	
	Incorporação de princípios de organização, como técnicas de controle, monitoramento de resultados e aceleradores de aprendizagem. 
	
	Incorporação de princípios de aprendizagem, como motivação, oportunidade para aplicação prática, e superaprendizagem. 
	
	Incorporação de princípios de coordenação, tais como, aumento do entusiasmo, elevação da produtividade em individual e em equipe, e incremento dos espaços de construção coletiva das decisões.
	
	Incorporação de princípios de gestão, como implantação de modelos baseados na meritocracia, técnicas que visem aumento da produtividade em equipe e adoção de indicadores de monitoramento de resultados. 
	
	Incorporação de princípios de gestão, como técnicas de liderança, coordenação de tarefas e planejamento. 
	
	
	 5a Questão (Cód.: 11241)
	9a sem.: Treinamento e Desenvolvimento
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os gestores de uma Universidade Corporativa devem analisar constatemente as necessidades conjunturais e suas demandas específicas de aprendizado PORQUE É preciso priorizar as ações de treinamento de acordo com o grau de impacto/necessidade da empresa. Analisando as afirmações acima, conclui-se que: 
		
	
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são falsas. 
	
	a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 159310)
	6a sem.: Universidade Corporativa e Gestão de Pessoas
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Para compreender a importância das UCs (Universidades Corporativas) como novo padrão para educação superior e, em sentido mais amplo, como instrumento chave de mudança cultural, é importante compreender também as forças que sustentaram o aparecimento desse fenômeno. Em essência, tais forças são cinco. Aponte quais são as cinco forças? 
		
	
Resposta: A falta de profissionais capacitados no mercado para suprir as necessidades das organizações; A falta de capacitação nas escolas convencionais ocasionando que os colaboradores e as empresas precisassem recorrer a universidades corporativas afim de suprir as dificiencias em capacitação técnica profissional e consequentemente ocupar as vagas disponíveis ou assumirem novos cargos;
	
Gabarito: Organizações flexíveis, era do conhecimento, rápida obsolescência do conhecimento, empregabilidade e educação para estratégia global.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 65706)
	9a sem.: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Você trabalha em uma empresa e gostaria de sugerir ao seu gerente que os funcionários, ao serem contratados, passassem por um processo de treinamento antes do início de suas atividades, pois atualmente eles apenas recebem um manual para ler e geralmente trabalham de qualquer maneira e demoram bastante tempo até alcançarem níveis satisfatórios de produtividade. Para fazer isso é necessário escrever uma proposta apontando todas as vantagens da aplicação de um programa de treinamento na empresa. Escreva essa proposta.
		
	
Resposta: São inumeras vantagens obtidos aparti do treinamento que eu colocaria na proposta, dentre estão: Aumento de produtividade, Aumento da qualidade do produto ou serviço, Diminuição do retrabalho, Diminuição de perdas em materiais, elevação da estima do próprio colaborador que senti-se valorizado em está sendo capacitado adequadamente para exercer a função, retorno em credibilidade e reconhecimento dos clientes.
	
Gabarito: O aluno deverá escrever a proposta argumentando a respeito de pelo menos duas vantagens do treinamento dentro de uma organização vinculando com o caso apresentado. Dentre as vantagens do treinamento estão: Melhoria da eficiência dos serviços, aumento da eficácia nos resultados, criatividade e inovação nos produtos e serviços oferecidos ao mercado, melhor qualidade de vida no trabalho, qualidade e produtividade, melhor atendimento ao cliente, maior competitividade organizacional, assédio de outras organizações aos funcionários da empresa e melhoria da imagem da organização.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 14083)
	8a sem.: Administração de Recursos Humanos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Como podemos definir o significado da palavra absenteísmo?
		
	
	Programa de produtividade
	
	Turno
	
	Faltar ao trabalho
	
	Benefícios
	
	Insalubridade
	
	
	 9a Questão (Cód.: 179309)
	2a sem.: ARH
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Uma das características da Administração de RH é tratar cada situação como uma situação diferente, ou seja, "cada caso é um caso"; o que dá certo hoje para uma empresa, em termos de pessoal, pode não dar certo amanhã. Essa característica se denomina:
		
	
	Diversificação
	
	Atividade-meio
	
	Atividade exposta
	
	Contingencial
	
	Interdisciplinaridade
	
	
	 10a Questão (Cód.: 12183)
	9a sem.: UNIDADE 4- Treinamento e Desenvolvimento
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A empresa Lyra vem enfrentando problemas de competitividade. Como alternativa de racionalização de custos, optou por trocar seus fornecedores por outros mais baratos. Os custos de produção diminuíram,mas a empresa passou a enfrentar um grande volume de reclamações referentes à queda na qualidade dos produtos, comprometendo ainda mais sua posição no mercado. Imediatamente, a gerência de Recursos Humanos entendeu que uma das formas de contribuir seria propor uma capacitação/preparação melhor dos funcionários, objetivando solucionar o problema de qualidade dos produtos. Assinale a alternativa que melhor representa o modo como essa decisão foi tomada: 
		
	
	Adequado, porque a queda da qualidade de produtos/serviços foi fruto do desempenho dos funcionários.
	
	Inadequado e precipitado, porque o levantamento de necessidades de treinamento não considerou todos os fatores que podem ter gerado a queda de qualidade dos produtos. 
	
	Adequado, porque é papel do profissional de Recursos Humanos garantir a qualidade dos produtos/serviços.
	
	Adequado, porque, quando a questão é qualidade, treinamento é a solução.
	
	Inadequado porque, além dos funcionários, os gestores também deveriam ser treinados.
	
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Perguntas Recentes