Buscar

Atividade6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
 SHAPE ���Curso: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Semestre: 5º
Disciplina: Sistemas Operacionais II
Professora: France Ricardo Marques Gonzaga
Atividade da Aula 06
QUESTÃO 01
Qual a principal função de um device driver?
Principal função – comunicação com dispositivos de Entrada/Saída em alto nível de hardware, geralmente através de controladores, especificando características físicas de cada dispositivo.
Subsistemas de E/S trata de funções que afetam todos os dispositivos e os Drivers tratam apenas dos seus aspectos particulares.
Cada Device Driver controla apenas um tipo de dispositivo ou grupo de dispositivos semelhantes.
Função de receber comandos gerais sobre acessos aos dispositivos, 
geralmente System Calls, e traduzi-los para comandos específicos para serem executados pelos controladores.
Os drivers fazem parte do núcleo do Sistema Operacional, sendo escritos geralmente em assembly.
QUESTÃO 02
Um disco magnético novo pode ser comparado a uma mesa lisa, pode-se pensar que ali esta um material magnético para alguma gravação e algumas bandejas. Antes que o disco possa armazenar dado ele tem que passar por um processo de preparação, ou seja, tem que ser formatado para que trilhas e setores sejam criados onde o controlador de disco tem a possibilidade de ler e escrever.
Qual é o nome desse processo?
Podemos chamar esse processo de formatação de baixo nível ou formatação física, a qual adiciona ao disco uma estrutura de dados específica para cada setor. Essa estrutura geralmente é formada por um cabeçalho, uma área para dados e um trailer. O cabeçalho e o trailer contêm informações utilizadas pelo controlador de disco como, por exemplo, um número de setor e um código de correção de erros (ECC – error correcting cod).
QUESTÃO 03
Para os fabricantes de dispositivos existe uma barreira a mais a respeito no desenvolvimento do controlador do dispositivo. Qual é essa barreira que dificulta no desenvolvimento de driver para os dispositivos?
Cada tipo de sistema operacional tem seus próprios padrões de interface de driver. Com isso, o fabricante é obrigado a desenvolver um driver para cada sistema operacional, por exemplo, um driver do mesmo dispositivo para o sistema operacional MS-DOS, outro para o windows 95/98 e um para outro windows NT.
 
QUESTÃO 04
Qual a principal razão de as operações de E/S em fitas e discos magnéticos serem tão lentas se comparadas à velocidade com que o processador executa instruções?
A principal razão é o aspecto mecânico presente nas arquiteturas de fitas e discos magnéticos, devido a isso, o tempo total das operações de E/S é extremamente longo, se comparado ao número de instruções que o processador pode executar no mesmo intervalo de tempo.
QUESTÃO 05
Uma das principais e mais complicadas funções do sistema operacional e a implementação da gerencia de dispositivo. Toda a sua implementação e feita por meio de camadas, de forma bem parecida a do sistema operacional. As camadas que são implementadas no mais baixo nível escondem características dos dispositivos das camadas superiores, assim elas oferecem uma usabilidade de fácil compreensão para o usuário.
A grande quantidade de dispositivos existentes faz com que seja implementada uma camada chamada de subsistema de E/S, cuja função e a de isolar a complexidade dos dispositivos físicos. Com isso os sistemas operacionais se tornam mais flexiveis, permitindo assim a comunicação entre as aplicações com qualquer tipo de periférico. Algumas particularidades do periférico como a velocidade de operação, representação de dados, tipos de operações e alguns outros detalhes de cada periférico são tratados pela camada de device driver.
O device driver proporciona uma interface uniforme entre o subsistema de E/S e todos os dispositivos e um de seus principais objetivos e ocultar do subsistema de E/S do kernel as diferenças existentes entre os controladores de dispositivos.
Responda
As camadas são definidas por dois grupos, qual a visão desses grupos e como trabalha a maioria das camadas?
O primeiro grupo tem uma visão geral de todos os tipos de dispositivos do sistema e o segundo a visão específica para cada dispositivo. A maioria das camadas trabalha de forma independente do dispositivo físico.
QUESTÃO 06
A transferência de dados para o dispositivo pode ser em cadeia de caracteres que transfere bytes um a um, ou pode ser feita em bloco.
Responda:
Como o dispositivo pode fazer essa transferência?
O dispositivo pode fazer transferência sequêncialmente de modo que a transferência de dados é feita em uma ordem fixa determinada pelo dispositivo ou o usuário de dispositivo de acesso aleatório pode instruir o dispositivo a buscar qualquer localização de armazenamento.

Outros materiais