Buscar

Grandezas Físicas e Sistema Internacional de Unidades

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
GRANDEZA FÍSICA
Grandeza física é tudo aquilo que envolve medidas, ou seja, que pode ser medida.
O QUE SÃO GRANDEZAS?
Grandeza é tudo o que pode ser medido. Comprimento, tempo, força, massa, velocidade entre outros são Grandezas porque podem ser medidos. Todavia há coisas impossíveis de ser medidas, como a fatiga, o amor, a coragem, a dor entre outros. Não é possível atribuir um valor numérico para o amor pois cada pessoa o sente de maneira diferenciada. Portanto a fatiga, o amor, a coragem e a dor não são grandezas. Grandeza é tudo o que pode ser medido, avaliado. Medir é comparar uma quantidade de uma grandeza qualquer com outra quantidade da mesma grandeza que se escolhe como "unidade".
O QUE É SISTEMA DE MEDIDAS?
É um conjunto de definições utilizado em quase todo o mundo moderno que visa uniformizar e facilitar as medições.
O QUE SÃO UNIDADES DE MEDIDAS?
São padrões usados para avaliar grandezas físicas. É uma medida (ou quantidade) específica de determinada grandeza física usada para servir de padrão para outras medidas.
*
*
Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza física com uma unidade através de uma escala pré-definida. Em outras palavras, medir uma grandeza física é compará-la com outra grandeza de mesma espécie, que é a unidade de medida. Verifica-se, então, quantas vezes a unidade está contida na grandeza que está sendo medida. Nas medições, as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades.
Por exemplo, o comprimento de uma corda pode ser medida em metros. Quando de diz que um determinado pedaço de corda tem 3 m de coprimento, significa dizer que esta corda pode ser dividida em 3 pedaços de 1 metro, onde 1 metro é a unidade. Por outro lado, este mesmo pedaço de corda pode ser dividido em 300 pedaços de 1 centímetro, onde 1 centímetro também é uma unidade. Em ambos os casos, a grandeza física é a mesma:
“comprimento da corda”, embora as unidades sejam distintas. Outros exemplos de grandezas físicas: massa, temperatura, velocidade, etc.
*
*
Sistema Internacional de Unidades
A observação de um fenômeno fica em geral incompleta a menos que permita ser associada a uma informação quantitativa. Para a obtenção dessa informação necessitamos de efetuar uma medição sobre alguma propriedade física inerente ao fenômeno observado. Desse modo, a medição se constitui numa boa parte da rotina diária de um físico experimental. A medição é a técnica mediante a qual associamos um número a uma propriedade física, como resultado de uma comparação dessa propriedade com outra de mesma espécie tomada como padrão, a qual se adota como unidade. O resultado da medição é a medida.
Imagine uma sala revestida de lajotas, como se ilustra abaixo, à esquerda. Tomando a lajota como unidade de área e contando o número delas, teremos a medida da superfície da sala: 30 lajotas de área. A mesma sala, entretanto, poderia estar revestida com outro tipo de lajota, como se ilustra abaixo, à direita. Para essa nova lajota como unidade de área a medida de superfície para a mesma sala será: 15 lajotas de área.
*
*
A medida de uma mesma grandeza física (no caso, uma área) deu lugar a duas leituras distintas devido ao fato de havermos utilizado duas diferentes unidades de medida (dois tipos de lajotas). Esse exemplo põe de manifesto a necessidade de se estabelecer uma única unidade de medida para uma dada grandeza física, de modo que a informação seja compreendida por todas as pessoas. Esse é o espírito do Sistema Internacional de Unidades, obrigatório no Brasil e na maioria dos países do mundo. Infelizmente alguns países, como o Estados Unidos da América do Norte, ainda não aderiram completamente a tal Sistema
Grandezas Fundamentais - Unidades Básicas do SI 
*
*
*
*
Unidades derivadas no SI
 As unidades derivadas do SI são definidas de forma que sejam coerentes com as unidades básicas e suplementares, ou seja, são definidas por expressões algébricas sob a forma de produtos de potências das unidades básicas do SI e/ou suplementares, com um fator numérico igual a 1.
Várias unidades derivadas no SI são expressas diretamente a partir das unidades básicas e suplementares, enquanto que outras recebem uma denominação especial (Nome) e um símbolo particular.
Se uma dada unidade derivada no SI puder ser expressa de várias formas equivalentes utilizando, quer nomes de unidades básicas/suplementares, quer nomes especiais de outras unidades derivadas SI, admite-se o emprego preferencial de certas combinações ou de certos nomes especiais, com a finalidade de facilitar a distinção entre grandezas que tenham as mesmas dimensões. Por exemplo, o 'hertz' é preferível em lugar do 'segundo elevado á potência menos um'; para o momento de uma força, o 'newton.metro' tem preferência sobre o joule.
*
*
*
*
*
*
CONVERSÃO DE UNIDADES
Área
Área pode ser definida como quantidade de espaço bidimensional, ou seja, de superfície calculada por largura e comprimento.
Massa e Peso
O peso é a força gravitacional sofrida por um corpo. Massa é a medida de oposição que um corpo oferece à mudança em seu estado de movimento.
Comprimento
O comprimento é a grandeza física que expressa a distância entre dois pontos.
Velocidade
Em Física, velocidade é a medida da rapidez com a qual um corpo altera sua posição. 
Volume
O volume de um corpo é a quantidade de espaço ocupada por esse corpo
*
*
CONVERSÃO DE UNIDADES
EXERCÍCIOS
RESPOSTA
RESPOSTA
RESPOSTA
RESPOSTA
RESPOSTA
*
*
RESPOSTA
RESPOSTA
RESPOSTA
RESPOSTA
*
*
01) Uma típica piscina olímpica possui 50 metros de comprimento, 25 metros de largura e 2 metros de profundidade. Determine o volume da piscina em litros.
02) O lago Raes em Serra Nevada na Califórnia, possui um formato aproximadamente circular com cerca de 1km de diâmetro e uma profundidade média de 10m. Determine o volume do lago em m³ e litros.
03) A massa do Sol é de 1,99 x 10³° kg, e é constituído em sua maioria por átomos de Hidrogênio. Os átomos de Hidrogênio tem uma massa de 1,67 x 10-37 kg. Estime o número de átomos de Hidrogênio no Sol.
04) Depois de começar uma dieta, uma pessoa passou a perder 2,3 kg por semana. Expresse esse número em gramas por segundo.
EXERCICIOS
*
*
EXERCICIOS
Pense um Pouco! 
Quais são as unidades de Peso e de massa? por que elas não são iguais? 
Um analgésico deve ser inserido na quantidade de 3 mg/kg de massa corporal, mas a dose administrada não pode exceder 200 mg. Cada gota contém 5 mg do remédio. Quantas gotas devem ser prescritas a um paciente de 80 kg?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais