Buscar

ELEMENTOS_DA_COMUNICAÇÃO

Prévia do material em texto

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
EMISSOR: é quem envia a mensagem através da palavra oral ou escrita, gestos, expressões,desenhos etc. pode ser também uma organização informativa, como rádio, TV, estúdio cinematográfico. 
MENSAGEM: é o que a fonte deseja transmitir, podendo se visual, auditiva ou audiovisual. Serve-se de um código que deve ser estruturado e decifrado. É preciso que a mensagem tenha conteúdo, objetivos e use canal apropriado. 
RECEPTOR: é um elemento muito importante no processo. Pode ser a pessoa que lê, que ouve, um pequeno grupo, um auditório ou uma multidão. Ao recebedor cabe decodificar a mensagem e dele dependerá, em termos, o êxito da comunicação. Temos que considerar, nesse caso, os agentes externos que independem do recebedor ( ruídos e entropia ). 
CANAL: é a forma utilizada pela fonte para enviar a mensagem. Ele deve ser escolhido cuidadosamente, para assegurar a eficiência e o bom êxito da comunicação. Pode ser a fala, a escrita, os gestos ou sinais. 
CÓDIGO: é um conjunto de sinais estruturados. O código pode ser Verbal, quando utiliza a palavra falada ou escrita. Por exemplo, a língua portuguesa, inglesa, francesa. Não-verbal , quando não utiliza a palavra. Por exemplo gestos, sinais de trânsito, expressão facial etc.
RUÍDO: é toda interferência indesejável na transmissão de uma mensagem. Exemplo: um borrão na mensagem escrita , uma sirene durante um diálogo etc.
ENTROPIA: é a desorganização da mensagem. Durante um ato de comunicação, uma tradução, por exemplo, a mensagem chega truncada, com palavras fora de ordem. Exemplo: Eu menina uma vi. 
 EXERCÍCIOS
De acordo com os textos abaixo, identifique os seguintes elementos da comunicação:
“ Um menino, jogando bola na rua, quebra a vidraça do Sr. Manuel. Furioso, ele grita :
- Moleque danado. Seu pai vai ter que pagar!
O garoto, então, foge em disparada.”
 
Emissor: 
Mensagem: 
Receptor: 
Canal: 
Código: 
“ Mary saiu cedo para o trabalho e deixou , na porta da geladeira, um bilhete para sua filha Suzy: ‘I Love you, darling!’.
Emissor: 
Mensagem: 
Receptor: 
Canal: 
Código: 
“João e Maria são estudantes de uma escola especial para surdos-mudos. Ao descer do ônibus ele toca em seu peito, aponta para ela e faz um coração com as duas mãos juntas”.
Emissor
Mensagem:
Receptor:
Canal:
Código

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes