Buscar

Revisão de conceitos mais utilizados na sala de aula III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2 VA MGA II
Seleção individual – os indivíduos são selecionados apenas de acordo com seus valores fenotípicos próprios, este método é o mais simples para operar e produz a mais rápida resposta. Mais eficiente em características de media a alta herdabilidade.
Seleção indireta – quando a escolha do animal se baseia no desempenho fenotípico de seus parentes.
Correlação – (coeficiente de parentesco) expressa a probabilidade de 2 indivíduos terem alelos idênticos, herdados de ancestrais comuns.
Seleção combinada – o individuo é escolhido pelo seu valor fenotípico e pela media familiar.
Do que depende a eficiência da seleção pela família?
-coeficiente de parentesco existente entre os membros da família e o individuo (correlação)
- dos valores das estimativas das herdabilidades para características em questão
- correlação fenotípica entre os membros da família e do número de indivíduos que constituem s família. 
Seleção pelo pedigree – seleção baseada na informação dos seus ascendentes. É mais importante na avaliação de animais jovens ou de animais cujo sexo a características não se manifesta. É útil também como acessório a seleção individual. Recebe maior ênfase em características de baixa herdabilidade. Vantagem de diminuir o I.G pique escolhe os reprodutores precocemente, desvantagem é o grau de parentesco que precisa ser o mais próximo possível.
Seleção pela progênie – seleção baseada na informação dos seus ascendentes. Consiste na avaliação do valor genético de um reprodutor tendo como base o desempenho fenotípico de seus filhos. Quanto maior o nº de filhos mais precisa a avaliação do reprodutor. O desempenho dos filhos estima apenas a metade do VG do pai. É valido quando a características é de media ou baixa herdabilidade, nº expressivo de filhos, qd o animal vai ser usado intensamente posteriormente, qd a características não se manifesta no próprio animal como produção de leite, ou qd é necessário o abate.
A avaliação é de maior precisão qd – As fêmeas a serem acasaladas são tomadas ao acaso e de mérito médio, praticas de manejo e ração são padronizadas, alimentação dos filhos em baias separadas, avaliação feita com grupos de progênies nascidas no mesmo ano estação, todos os filhos são incluídos no teste sem uma seleção.
Dificuldades e limitações – necessárias propriedades que adotem inseminação artificial e controle leiteiro apresentam dificuldade para manutenção do grande nº de filhos em teste e do próprio reprodutor, e é necessário longo tempo para os resultados do teste e o ganho genético é lento (aumenta IG), custo alto. Não e indicado para fêmeas devido sua baixa prolificidade qd comparada ao macho.
Teste progênie x Inseminação artificial – permite maior nº de progênies o que proporciona uma estimativa mais segura do valor genético do reprodutor, as progênies podem ser distribuídas em muitos rebanhos o que reduzirá os erros sistemáticos de meio ambiente, os reprodutores podem ser avaliados e utilizados em idade inferior aquela usada em monta natural o que reduz o IG, reduz o nº de reprodutores em atividade aumentando a intensidade seletiva, permite maior e mais eficiente utilização dos reprodutores.
Seleção pelos parentes colaterais – seleção baseada nas informações dos irmãos completos (½) ou meio irmãos (¼). Usada qd a características sob seleção só se expressa em um dos sexos ou qd precisa abater o animal. 2 circunstancias: qd o desempenho do animal não é incluído na media fenotípica da família (sib-test) / qd o desempenho do animal é incluído na media da família (family test). Vantagens: não aumenta o IG, em aves e suínos reduz o IG, reduz os erros sistemáticos de meio já q os indivíduos avaliados são comteporaneos ao animal testado.
- Uma forma de se intervir no processo de formação da geração seguinte é pela seleção. Outra forma é pela utilização do controle de acasalamentos atraves do cruzamento.
Panmixia - é a expressão que denota que todos os indivíduos de uma população tem iguais chances de fertilidade e viabilidade dentro dessa mesma população. Refere-se ao acasalamento ao acasalamento ao aleatório.
Acasalamento ao Acaso: significa que qualquer macho de um grupo selecionado tem iguais chances de se acasalar com qualquer fêmea do mesmo grupo. É forma mais simples de promover o MG dos animais.
Acasalamentos orientados (segundo a semelhança fenotipica):
Acasalamento de semelhantes – acasalamento positivo de semelhantes. Foram responsaveis pela formação das raças atuais. Conseqüências: permite separar a população em grupos distintos com aumento da freqüência de fenótipos, aumenta a semelhança entre pais e filhos e irmãos, tendência do aumento da homozigose para genes ligados as características somáticas, eficiente meio para se obter diversidade na população. 
Acasalamento de desemelhantes – acasalamento negativo. Quando se deseja corrigir o defeito em um dos pais no que se refere a um caráter (acasamento corretivo), muito importante para uso em características qualitativas. E o (acasalam complementar) é quando busca melhorar uma característica quatintativa. O ideal em melhoramento é o tipo intermediário. Conseqüências: aumento da heterozigose, tendência de desaparecer a semelhança entre pais e filhos e irmãos, torna a população mais uniforme.
Sistemas de acasalamento – monta controlada ou dirigida (há controle de qual macho cobre a femea), monta a campo ou ao acaso (não há controle, não permitido identificar os pais), inseminação artificial (não há presença do macho).
Exogamia – acasalamento entre animais não aparentados (indivíduos geneticamente não relacionados)
Endogamia – método de acasalamento entre parentes ou entre indivíduos geneticamente relacionados.
Hibridação – acasalamento de animais de espécies diferentes. Produto = estéril. Egua+jumento=burro.
Cruzamento – método de reprodução em que há o acasalamento entre animais de raças diferentes, em que pelo menos um dos reprodutores tem que ser de raça pura. Produto = mestiço.
Mestiçagem – acasalamento de animais de raças diferentes. Produto = bi mestiço.
Aspectos importantes antes do cruzamento – condições ambientais onde a nova população será formada, definir as características a serem geneticamente melhoradas, escolha das raças mais adequadas para atingir os objetivos desejados.
Razões para utilização de sistemas de cruzamento – aproveitar o efeito da heterose, aproveitar os efeitos das diferenças genéticas entre as raças (efeito aditivo), maior flexibilidade ao sistema de produção.
Cruzamento simples ou industrial – duas raças puras, produto = mestiço ou F1. Nível máximo de heterose, animais são destinados ao abate.
Cruzamento continuo ou absorvente – a raça considerada nativa é absorvida pelo uso continuo de reprodutores da raça julgada geneticamente superior. Produto = puro por cruzamento (31/32)
Cruzamento rotacional ou alternativo – consiste no uso alternativo de reprodutores de raças diferentes em cada geração. As fêmeas produzidas são incorporadas no rebanho e os machos comercializados, apresenta elevado grau de heterose (80% qd usado 3 raças), maior pressão de seleção nas fêmeas.
Heterose ou vigor hibrido – proporção do desempenho médio fenotípico apresentado pela progênie em relação ao desempenho dos pais. É a superioridade media fenotípica da F1.
Bases genéticas da heterose – dominância, epistasia e sobredominancia.
Tipos ou níveis de heterose;
Individual ou direta – efeito dos genes no individuo sobre o seu desempenho. Uma função das combinações dos genes presentes na geração corrente.
Materna – efeitos dos genes na mãe do indivíduo que influencia o desempenho do animal através do ambiente fornecido pela mãe (ex. Taxa de concepção)
Paterna - feitos dos genes no pai do indivíduo que influencia o desempenho do animal através do ambiente fornecido pelo pai. (ex. Libido e fertilidade)
-- O nível de heterose é maior de acordo com a maior diversidade genetica entre as raças acasaladas.(bos taurus taurus x bos taurus indicus ou raça de leite x raçade corte).
Fatores que afetam a heterose – depende dos níveis de heterozigose materna e individual, distancia genética entre as raças envolvidas, freqüência gênica da população, características de interesse e suas interações.
Conclusão – o cruzamento é uma ótima alternativa de melhoramento animal para ser utilizada na região nordeste. É necessário se avaliar os diferentes grupos genéticos, nos diferentes ambientes, para que se possa definir estratégias de melhoramento (seleção intensa). É condição imprescindível a manutenção de grupos nativos para possibilitar o cruzamento.

Outros materiais