Buscar

690858_Exercício - Janela de Johari

Prévia do material em texto

Exercício:A Janela de Johari
 INSTRUÇÕES
O presente questionário está baseado em uma pesquisa de eficácia gerencial e foi elaborado para avaliar sua conduta e compreensão nas relações interpessoais. 
Não existem respostas certas ou erradas. A melhor resposta é simplesmente aquela que mais se aproxima na representação da sua maneira habitual de relacionar-se com outros. 
Para cada uma das perguntas deste questionário, indique qual das reações alternativas é mais característica ou representativa, da maneira pela qual você conduziria a situação descrita. 
Algumas alternativas podem ser igualmente representativas ou igualmente não representativas da sua conduta. Apesar desta possibilidade existir, escolha aquela que mais se aproxime da sua conduta. 
Para cada pergunta você terá 10 pontos que pode distribuir em qualquer das seguintes combinações: 
(10,0) ou (0,10) se uma das afirmativas é freqüente e a outra nunca.
(8,2) ou (2,8) se uma das é freqüente, mas a outra se faz as vezes.
(6,4) ou (4,6) se ocorre as duas situações, mas uma é maior que a outra.
	  
	 
	QUESTIONÁRIO
	PONTOS
	01.
	 
	Se um de meus colegas tem um conflito de personalidade com um conhecido de ambos com o qual é importante dar-se bem. Que faria eu ? 
	 
	 
	a)
	Diria a meu colega que considero que ele tem responsabilidade parcial nos problemas com esta pessoa e procuraria faze-lo ver de que forma essa pessoa foi afetada por ele.
	 
	 
	b)
	Não me envolveria pois eu não seria capaz de continuar dando-me bem com ambos, ao mesmo tempo, uma vez que ele já decidiu o caminho que devo seguir.
	 
	02.
	 
	Se eu tive uma disputa acalorada com um de meus colegas, recentemente, e percebo que ele ficou com dúvidas a meu respeito, desde aquele dia. Que faria eu ?
	 
	 
	a)
	Evitaria que as coisas piorassem chamando a atenção para o seu comportamento mas deixaria que as coisas se resolvessem por si mesmas. 
	 
	 
	b) 
	Chamaria a atenção sobre o seu comportamento e perguntaria como ele sente que a disputa afetou nossas relações.
	 
	03.
	 
	Se um colega começou a esquivar-se e isto trouxe atitudes de afastamento e separação entre nós. Que faria eu ?
	 
	 
	a) 
	Lhe diria o que penso sobre seu comportamento e lhe sugeriria que me dissesse o que ele pensa. 
	 
	 
	b)
	Imitaria sua conduta e faria com que nossos encontros fossem rápidos e esparsos, de acordo como ele os quer. 
	 
	04.
	 
	Se dois colegas e eu estamos conversando e um deles traz à tona um problema pessoal meu, que envolve o outro colega, do qual ele não está inteirado. Que faria eu ? 
	 
	 
	a) 
	Mudaria a conversa e insinuaria a meu colega que faça o mesmo.
	 
	 
	b) 
	Informaria a meu colega que não está inteirado sobre o que está falando o outro colega, sugerindo-lhe que tratássemos do assunto mais tarde. 
	 
	05.
	 
	Se um colega me diz que, em sua opinião, estou fazendo coisas que me tornam menos eficiente do que poderia ser, em minhas relações sociais. Que faria eu ? 
	 
	 
	a)
	Pediria que me explicasse, detalhadamente, o que ele observou e sugerisse as mudanças que devo fazer. 
	 
	 
	b) 
	Ficaria ressentido com as suas críticas e justificaria porque me comporto desta maneira.
	 
	06.
	 
	Se um de meus colegas aspira um posto em nossa organização para o qual considero que não está qualificado, e se ele indicado, tentativamente, para este posto por decisão do chefe de nosso grupo. Que faria eu ? 
	 
	 
	a)
	Não mencionaria meu receio, nem a meu colega e nem ao chefe, e deixaria que eles tratassem do assunto de maneira pessoal.
	 
	 
	b)
	Faria ver, a meu colega e ao chefe, meu receio. E deixaria que eles tomassem a decisão final.
	 
	07.
	 
	Se vejo que um de meus colegas começa a ser desleal para comigo e para com outros colegas, e nenhum deles lhe chama a atenção para sua atitude. Que faria eu ? 
	 
	 
	a) 
	Perguntaria a várias destas pessoas como vêem a situação para saber se elas também consideram que ele está sendo desleal. 
	 
	 
	b)
	Não perguntaria a outros o que pensam de nosso colega mas esperaria que eles comentassem o fato comigo.
	 
	08.
	 
	Se estou preocupado com alguns assuntos pessoais e um colega me diz que estou começando a mostrar-me irritado com ele e com os outros e o estou aborrecido a respeito de coisas sem importância. Que faria eu ? 
	 
	 
	a)
	Dir-lhe-ia que tenho estado preocupado e, provavelmente, nervoso, por algum tempo e que preferiria não ser incomodado.
	 
	 
	b)
	Escutaria suas queixas mas não me preocuparia em explicar-lhe minhas ações.
	 
	09.
	 
	Se eu escutasse alguns colegas discutirem um boato negativo a respeito de um outro colega meu, o qual sei que poderia lhe prejudicar e ele perguntasse o que sei a respeito. Que faria eu ? 
	 
	 
	a)
	Dir-lhe-ia que não sei nada sobre isto e que ninguém poderia acreditar de modo algum num boato como esse. 
	 
	 
	b)
	Dir-lhe-ia exatamente o que escutei, quando escutei e de quem escutei. 
	 
	10.
	 
	Se um colega me mostra o fato de que tenho um conflito de personalidade com outro colega, com o qual é importante que me dê bem. Que faria eu ? 
	 
	 
	a)
	Consideraria seus comentários fora de hora e lhe diria que não desejo discutir este assunto.
	 
	 
	b)
	Falaria sobre isso abertamente com ele, procurando determinar de que forma meu comportamento foi afetado por esta situação.
	 
	11.
	 
	Se minhas relações com um colega foram abaladas por sucessivos conflitos sobre um problema de importância para ambos. Que faria eu ? 
	 
	 
	a)
	Tomaria cuidado nas minhas conversas com ele para que este problema não surgisse novamente e viesse a piorar nossas relações. 
	 
	 
	b)
	Assimilaria os postos de controvérsia que estão abalando nossa relação e sugeriria que os discutíssemos até conseguir resolvê-los. 
	 
	12.
	 
	Se em uma discussão pessoal com um colega, sobre seus problemas de comportamento, sele sugere, repentinamente que discutamos meus problemas e comportamento da mesma maneira como discutimos os seus. Que faria eu ? 
	 
	 
	a)
	Trataria de conservar a discussão fora dos meus problemas, dando a entender que outros colegas, frequentemente, me falam desses assuntos.
	 
	 
	b)
	Receberia bem a oportunidade de ouvir o que ele sente a meu respeito e etimularia seus comentários. 
	 
	13.
	 
	Se um colega começa a falar-me sobre os seus sentimentos de hostilidade em relação a outro colega, que ele sente ser pouco amável com os outros (e euestou francamente de acordo). Que faria eu ?
	 
	 
	a)
	Ouviria e também expressaria meus sentimentos de modo que ele soubesse qual é o meu ponto de vista.
	 
	 
	b)
	Ouviria mas não expressaria meus próprios pontos de vista e opiniões negativas, uma vez que ele poderia repetir o que eu lhe disse de maneira tão confidencial. 
	 
	14.
	 
	Se eu penso que um boato negativo a meu respeito foi espalhado, e suspeito que um dos meus colegas o escutou, totalmente. Que faria eu ? 
	 
	 
	a)
	Evitaria mencionar o problema e deixaria que ele me comunicasse se assim o quisesse.
	 
	 
	b)
	Correria o risco de ofendê-lo perguntando-lhe, diretamente, o que sabe sobre o assunto.
	 
	15.
	 
	Se eu observo um colega nas suas relações sociais e considero que está fazendo uma série de coisas que o prejudicam no relacionamento. Que faria eu ? 
	 
	 
	a)
	Correria o risco de que ele me considerasse um intrometido e lhe diria o que observei, bem como minhas reações frente à isto.
	 
	 
	b) 
	Guardaria minhas opiniões para não parecer que interfiro em coisas que não são de minha alçada. 
	 
	16.
	 
	Se dois colegas e eu estamos conversando e um deles, inadvertidamente, mencionar um problema pessoal, no qual estou envolvido, mas do qual não tinha conhecimento. Que faria eu ? 
	 
	 
	a)
	Iria pressioná-lo para que me informasse sobre o problema e suas opiniões a respeito. 
	 
	 
	b)
	Deixaria que meus colegas me informassem ou não, dando-lhes opção para que mudassem de assunto se assim o desejarem. 
	 
	17.
	 
	Se um colega parece estar preocupado e inclusive já começou a borrecer-se com coisas aparentemente sem importância e se irrita comigoe com outros sem uma causa real. Que faria eu ? 
	 
	 
	a)
	O trataria com muita cautela durante algum tempo, supondo que tenha tido alguns problemas pessoais temporários que não são da minha alçada.
	 
	 
	b)
	Trataria de falar com ele e este respeito e lhe mostraria como seu comportamento está afetando as pessoas. 
	 
	18.
	 
	Se certos hábitos de um colega começam a me desagradar, a ponto de afetar o prazer que sinto na sua companhia. Que faria eu ?
	 
	 
	a)
	Não lhe diria nada diretamente mas lhe faria perceber meus sentimentos, ignorando-o cada vez que manifestasse os hábitos que me desagradam.
	 
	 
	b)
	Manifestaria meus sentimentos de uma maneira aberta e franca de modo que pudéssemos manter nossa amizade agradável e com satisfação.
	 
	19.
	 
	Em uma discussão sobre o comportamento social com um de meus melhores colegas. Que faria eu ? 
	 
	 
	a)
	Evitaria mencionar seus defeitos e imperfeições de modo a não ferir seus sentimentos.
	 
	 
	b)
	Apontaria seus defeitos e imperfeições de modo que ele pudesse melhorar sua habilidade no trato com as pessoas.
	 
	20.
	 
	Sabendo que posso ser designado para um importante cargo dentro do nosso grupo e as atividades de meus colegas começam a se manifestar de maneira negativa para comigo. Que faria eu ?
	 
	 
	a)
	Discutiria minhas limitações com meus colegas afim de que pudesse descobrir os aspectos nos quais devo melhorar.
	 
	 
	b)
	Trataria de descobrir sozinho minhas imperfeições, de maneira que pudesse superá-las. 
	 
 
No questionário que você acaba de preencher existem 10 perguntas que estão relacionadas com sua receptividade ao "Feed-Back" (retorno de informações) de seus colegas ou conhecidos, e 10 perguntas que estão relacionadas com sua disposição à Auto-Abertura para proporcionar Feed-Back a seus colegas ou conhecidos. 
	RECEPTIVIDADE AO FEED-BACK
	 
	DISPOSIÇÃO A AUTO-ABERTURA
	02.
	b
	 
	 
	01.
	a
	 
	03.
	a
	 
	 
	04.
	b
	 
	05.
	a
	 
	 
	06.
	b
	 
	07.
	a
	 
	 
	09.
	b
	 
	08.
	b
	 
	 
	11.
	b
	 
	10.
	b
	 
	 
	13.
	a
	 
	12.
	b
	 
	 
	15.
	a
	 
	14.
	b
	 
	 
	17.
	b
	 
	16.
	a
	 
	 
	18.
	b
	 
	20.
	a
	 
	 
	19.
	b
	 
	TOTAL
	 
	 
	TOTAL
	 
Passe a sua pontuação da folha de respostas do questionário para esta folha. Uma vez terminado, some os pontos da coluna "Receptividade ao Feed-Back" e some os pontos da coluna "Disposição à Auto-Abertura".
	 
	SUA PONTUAÇÃO
	RECEPTIVIDADE AO FEED-BACK
	 
	DISPOSIÇÃO À AUTO-ABERTURA

Outros materiais

Perguntas Recentes