Buscar

Resumo_do_texto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo do texto “DESAFIOS DA MOTIVAÇÃO”
“Desafios da Motivação” fala-nos sobre o que motiva o ser humano, objetivos e necessidades que motivam o ser humano e a influência dessa motivação na sua vida. No estudo que o texto aborda, verifica-se que a motivação proporciona o aumento de produtividade, mas que não é o único fator influenciante. É preciso que haja primeiro envolvimento pessoal, sem este envolvimento não pode haver motivação e consequentemente a queda de produção.
	Vários são os aspetos para que tal aconteça, mas um dos autores citados neste texto afirma que o trabalho passou a ter importância apenas visando à sobrevivência e esperança. Outra afirmação que o texto nos dá, é que a desmotivação profissional, é proporcionada pela necessidade que o ser humano tem em aumentar o seu tempo livre. Esta necessidade é nada mais do que do que um objetivo interno da pessoa, o que constitui este fator como motivador, mas um motivador pessoal e não profissional. O mesmo autor desta afirmação reforça dizendo que a relação homem/trabalho é complexa e que atualmente o que mais move o homem a produzir é a obrigação conferida por vários fatores motivacionais externos.
Existem várias teorias sobre motivação, algumas dessas teorias são:
Teoria cognitiva - defende que o fato de homem ser um ser racional, tem pensamentos e desejos, as ações por ele realizadas para alcançar seus objetivos o faz responsável pelos seus atos.
Teoria dos instintos – Tem como principal objetivo a preservação da espécie, e é definida pelo ponto de vista de que comportamentos simples são herdados, mas que comportamentos complexos são denominadas como instintos. 
Teoria Hedonista – Já nascemos com a capacidade de nos defender guiados pelo instinto de preservação da própria integridade.
Teoria do impulso – O ser humano direciona melhor suas forças para alcançar seus objetivos.
Sabendo que sempre procuramos realizar tarefas que nos dão prazer, direcionamos nossas forças para estas tarefas, já nascemos com instinto de autoproteção e que somos seres racionais capazes de diferenciar o certo do errado. 
	É preciso estudar cada ser humano como único para alcançar a motivação necessária para se obter um melhor aproveitamento nas tarefas realizadas.
	Como já havia sido comentado anteriormente no texto, mais uma vez é reforçado o fato de que a principal fonte motivacional humana advém das necessidades fisiológicas ou básicas, tais como a necessidade da própria sobrevivência e todas aquelas que estão associadas a dinheiro. Enquanto estas não forem satisfeitas outras permanecerão por satisfazer. Depois destas vem a necessidade de segurança ou autopreservação, que é a necessidade de estar livre de medos, perigos, e da privação de necessidades fisiológicas básicas. Depois surgirão as necessidades sociais ou de participação, porque como seres sociais necessitamos de interagir com outros seres humanos e de ser aceites nos mais distintos grupos sociais de acordo com os interesses básico, social e profissional de cada um. Após esta, vem a necessidade de estima que consiste no ser reconhecido dentro do grupo social em que esta inserido e por fim vem a necessidade de auto realização que nada mais é que o fato de maximizar seu próprio potencial. 
	Haverão ainda outras teorias que consistem em fatores que estão relacionados com, atitudes e situações no trabalho (satisfação e motivação), onde trata-se do ambiente externo e interno.
Através de pesquisas se concluiu que as pessoas se encaixam em duas categorias de diferentes necessidades, sendo independentes entre si e de maneira diferente que influência o trabalho.
Essa primeira necessidade é chamada de higiene ou de manutenção o que descrevem o por que nunca estão completamente satisfeitos, ou seja precisam ser mantidas continuamente. E seus principais fatores são: salário, tipo de gerência, benefícios, condições físicas do ambiente de trabalho. São fatores que se situam no ambiente externo do indivíduo.
A segunda necessidade é chamada de motivadores ou motivacionais, modificando as pessoas para um desempenho superior. Estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. São fatores que estão sob o controle da pessoa. Fatores que envolvem reconhecimento profissional, sentimentos individuais e necessidades de auto realização, afirma Frederick Herzberg.
Já Maclleland diz que são análises feitas através das necessidades pela qual a pessoa pensa e age em função dos estímulos.
Através da necessidade de associação, onde se trata de um grupo de pessoas que valorizam a amizade e o indivíduo motiva-se por estar em contanto permanente com pessoas. Pela necessidade de poder, onde as pessoas buscam posições, prestígios e liderança. E também pela necessidade de realização, onde as pessoas assumem responsabilidades cada vez mais complexas (metas).
 E Douglas McGregor defende duas teorias: 
Teoria x - acaba se baseando em um ponto de vista convencional de tarefas administrativa, como exemplo: o homem é desprovido de ambição, desteta responsabilidades.
Teoria y - estar relacionado a uma teoria motivacional, como exemplo: que o esforço físico e mental do trabalhador é tão natural quanto a diversão e o repouso.
Basicamente nos dias de hoje vivemos em constante evolução e mediante tal circunstância é difícil estabelecer impulsos como exemplos de motivação. Isto pelo fato de existirem pessoas em que a motivação está adormecida necessitando que outros a despertem. Aliado a este fator existe a teoria da imaturidade-maturidade em que consiste em sete mudanças cruciais como, por exemplo, passar de uma atitude passiva imatura para uma atitude ativa matura, entre outras. Profissionalmente são vários os fatores que podem ser adotados pelas organizações de forma a motivarem seus funcionários e não têm que ser obrigatoriamente remuneratórios embora essa seja a primeira necessidade motivacional de todo o ser humano.
Marco Freitas 
Marcelo Alves
Franklin Faria 
Rogers dos Santos								
Mário Lúcio da Costa
 Synayr Sobral da Silva

Outros materiais