Buscar

FONTES DE DIREITO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Prof.ª Vilma Maria de Lima
*
*
O Estado de Direito tem como princípio fundamental a liberdade do homem, sendo seus estatutos/leis criados para adequar, dentro ordenamento jurídico-social os conceitos basilares que limitam essa liberdade, conferindo ao cidadão um direito irrenunciável.
*
*
A POSITIVAÇÃO DO DIREITO nasceu da necessidade de limitar o poder dos governantes por meio da criação de normas impessoais e que sejam capazes de garantir a estabilidade da sociedade.
*
*
CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO DO DIREITO
Porém a capacidade de adaptação do direito determina a própria segurança do ordenamento jurídico, diante da necessidade de constante criação de leis novas que normatizem as inovações trazidas pela sociedade, como é o caso do direito digital.
DIREITO VERSUS REALIDADE SOCIAL
*
*
A capacidade da norma refletir a realidade social determina a eficácia jurídica de um ordenamento.
TODAS as nossas normas são eficazes??
Qual as principais barreiras com relação a normas DIGITAIS? 
(VIDE PERGUNTA : ONDE SE LOCALIZA O DIREITO DIGITAL?)
 
*
*
O SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
Fontes do Direito – primárias e secundárias
Espécies de Leis e sua Hierarquia 
Ramos do direito
Direito Eletrônico é um ramo do Direito?
*
*
Fontes do Direito: são as leis no sentido amplo. É o que dá forma ao direito, são as leis escritas, que entram em vigor por ato de uma autoridade, são estabelecidas em conformidade com normas superiores, e com objetivo de regular a sociedade
*
*
Hierarquia das leis: algumas normas são superiores a outras;
Para uma norma ser válida no ordenamento jurídico tem que respeitar o conteúdo formal da norma superior.
*
*
HIERARQUIA DAS NORMAS LEGAIS
Leis Constitucionais
Leis Complementares
Leis Estaduais
NORMAS SUBALTERNAS 
(Decretos, Resoluções, Portarias,
Instruções, etc)
Constituições Estaduais
Leis Ordinárias e
Delegadas
Leis Municipais
Leis Federais
Decretos Legislativos 
*
*
FONTES PRIMÁRIAS
Leis Constitucionais : CF e
Emenda constitucional tem por objetivo permitir modificações pontuais na Constituição de um país, sem a necessidade de abolir toda a Carta Magna vigente e construir uma Constituição inteiramente nova. 
Ex: EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 66, DE 13 DE JULHO DE 2010
	Dá nova redação ao § 6º do art. 226 da Constituição Federal, que dispõe sobre a dissolubilidade do casamento civil pelo divórcio, suprimindo o requisito de prévia separação judicial por mais de 1 (um) ano ou de comprovada separação de fato por mais de 2 (dois) anos.
CLÁUSULA PÉTREA: ALGUNS ARTIGOS CONSTITUCIONAIS SÃO IMUTÁVEIS, não podendo ser alterado nem mesmo por uma Emenda à Constituição. Evita inovações. Assim, não serão objetos de deliberações as propostas tendentes a abolir: (1º) A forma federativa de Estado (artigo 1º da Constituição Federal); (2º) O voto direto, secreto, universal e periódico (artigo 14 da Constituição Federal); (3º) A separação dos poderes (artigo 2º da Constituição Federal); e (4º) Os direitos e garantias individuais (artigo 5º e seus incisos da Constituição Federal). Todos os objetos aqui tratados se vê no texto do artigo 60, § 4º, incisos de I a IV da Constituição Federal 
*
*
a lei complementar é uma lei que tem como propósito complementar, explicar, adicionar algo à constituição .
Ex:O Código Tributário Nacional é um código brasileiro que institui as normas gerais de direito tributário que são exigidas pelo art. 146, inciso III da constituição brasileira. Regula as normas gerais de direito tributário aplicáveis à todos os entes da federação: União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.
*
*
a lei ordinária, o seu campo material é alcançado por exclusão, se a constituição não exige a elaboração de lei complementar então a lei competente para tratar daquela matéria é a lei ordinária. 
Ex: Código de propriedade industrial -  Lei Ordinária 9.279, de 15 de maio de 1996, regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. 
*
*
Lei Delegada (vide artigos 59, IV e 68 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. É um ato normativo elaborado pelo chefe do poder executivo no Âmbito federal, estadual e municipal, com a autorização da sua respectiva casa legislativa, para casos de relevância e urgência, quando a produção de uma lei ordinária levaria muito tempo para dar uma resposta à situação 
EX: LEI DELEGADA Nº 13, DE 27 DE AGOSTO DE 1992- Lei elaborada pelo Presidente da Republica. Institui Gratificações de Atividade para os servidores civis do Poder Executivo, revê vantagens e dá outras providências.
 
Art. 2° Os servidores das carreiras de Diplomata e os Juízes do Tribunal Marítimo receberão Gratificação de Atividade no percentual, não cumulativo, de 160%, sendo:
        I - 80% a partir de 1° de agosto de 1992;
        II - 100% a partir de 1° de outubro de 1992;
        III - 120% a partir de 1° de novembro de 1992;
        IV - 140% a partir de 1° de fevereiro de 1993;
        V - 160% a partir de 1° de abril de 1993.
*
*
medida provisória (MP) é um ato unipessoal do presidente da República, com força de lei, sem a participação do Poder Legislativo, que somente será chamado a discuti-la e aprová-la em momento posterior. O pressuposto da MP é urgência e relevância, cumulativamente.
Ex: MP- 9.311/1996- Institui a Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira - CPMF, e dá outras providências. 
*
*
FONTES SECUNDÁRIAS
Decreto legislativo- É a norma jurídica que vem abaixo das emendas a constituição, leis complementares, leis ordinárias e medidas provisórias. Ela é destinada a veicular matéria de competência do Congresso Nacional prevista basicamente no artigo 49 da Constituição Federal (ex: sistema tributário, arrecadação e distribuição de rendas; planos e programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento)
	OUTRAS FONTES SECUNDÁRIAS: Resoluções, Atos Administrativos; Instruções Normativas, Pareceres, Portarias, Comunicados ; Circulares, Resoluções, etc
*
*
INTERPRETAÇÃO DAS LEI
	Nenhuma lei está livre de ambiguidade e a a legislação pode conter incertezas por uma série de razões, nesse caso o Poder judiciário deverá interpretar como a legislação deve ser aplicada em casos concretos. :
*
*
INTERPRETAÇÃO DA LEI- fontes pela qual uma interpretação pode se utilizar:
Autêntica
Doutrinária
Jurisprudencial
Gramatical
Lógica
Histórica
Sistemática
De direito comparado
Extensiva
Restritiva
Teleológica ou social
*
*
1- Interpretação autêntica: ocorre quando o próprio órgão responsável pela edição da norma, edita outra, com função meramente interpretativa. 
 (limita-se a explicar o sentido da norma anterior). 
2- Interpretação doutrinária: é aquela feita por mestres, juristas e especialistas do Direito. Esse tipo de interpretação normalmente é encontrada em livros, obras científicas e pareceres jurídicos.  
*
*
3- Interpretação jurisprudencial: é aquela que surge no ato de julgar, tendo como intérpretes os juizes e tribunais. 
	O colendo STJ decidiu o seguinte a esse respeito (Resp. 443119 RJ, DJ de 30.6.2003, Ministra Nancy Andrighi):
	
	“Direito civil. Recurso especial. Ação de conhecimento sob o rito ordinário. Programa de computador (software ). Natureza jurídica. Direito autoral (propriedade intelectual). Regime jurídico aplicável. Contrafação e comercialização não autorizada. Indenização. Danos materiais. Fixação do quantum. Lei especial (9610/98, art. 103). Danos morais. Dissídio jurisprudencial. Não demonstração.- O programa de computador (software) possui natureza jurídica de direito autoral (obra intelectual), e não de propriedade industrial, sendo-lhe aplicável o regime jurídico atinente às obras literárias.
 -
*
*
4- A interpretação gramatical prende-se aos elementos puramente verbais da lei, ao real significado de seus termos e períodos que informa o texto. 
	A etimologia (significado das palavras) = A interpretação gramatical busca estabelecer a coerência entre o significado,
ou seja, o sentido normativo da lei e os usos lingüísticos 
5- A interpretação lógica de uma norma representa o inconformismo com o sentido direto e linear da letra da lei, que não raras vezes conduz a resultados insuficientes e imprecisos. Desta forma, deverá o intérprete confrontar o texto e interpretar com outras disposições legais. 
6- A interpretação histórica consiste na investigação de elementos históricos remotos (origo legis) e próximos (occasio legis) da lei. Esta técnica de interpretação procura desvendar o estado de espírito dos autores da lei, os motivos que ensejaram a criação da norma
*
*
7- A interpretação sistemática é aquela na qual se confronta o dispositivo a ser interpretado com as demais normas do sistema que tratam do mesmo assunto ou, mesmo, com a própria ordem jurídica global
Exemplo: O art. 5º, da CF/88, inciso XLIII diz que “a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;”. Por sua vez, a Lei nº 8.930, de 06 de Setembro de 1994, que deu nova redação ao artigo 1º da Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990, que dispõe sobre os crimes hediondos, nos termos do artigo 5º, inciso XLIII, da Constituição Federal, determinou o seguinte. Art. 1º. O artigo 1º da Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990, passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 1º. São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940 - Código Penal, consumados ou tentados: I - homicídio (artigo 121), quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado (artigo 121, § 2º, I, II, III, IV e V); 
*
*
 8- A interpretação teleológica é aquela que busca interpretar as leis de acordo com a sua melhor aplicação ao ambiente social, para o qual a norma foi originariamente engendrada. 
9- Interpretação de Direito Comparado, que se trata de uma ciência jurídica que utiliza a sistemática técnica, comparando, confrontando, examinando textos legais pátrios com as legislações estrangeiras. 
*
*
10- A interpretação restritiva procura restringir o texto que foge aos limites desejados pelo legislador. Ela subordina os termos da lei à esfera do pensamento que o legislador realmente desejou exprimir. 
101- A interpretação extensiva, cabe quando o caso requer seja ampliado o alcance das palavras da lei para que a letra corresponda à vontade do texto. Ocorre quando o texto não expressa a sua vontade na extensão desejada. Ele diz menos do que o pretendido pelo legislador
*
*
RAMOS DO DIREITO
D
I
R
E
I
T
O
1. Positivo
2. Natural
Internacional
Nacional
Público
Privado
Público
Privado
Constitucional
Administrativo
Penal
Financeiro
Processual
Trabalhista *
Civil
Comercial
* Alguns Doutrinadores classificam como Direito Misto 
*
*
ONDE SE LOCALIZA O 
DIREITO DIGITAL?
DIREITO CODIFICADO 
+ 
DIREITO COSTUMEIRO E ANALOGIA
=
APLICAÇÃO DE ELEMENTOS QUE CADA UM TEM DE MELHOR PARA A SOLUÇÃO DAS QUESTOES DA SOCIEDADE DIGITAL

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais