Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Metodologias No contexto da engenharia industrial, visando o melhor método 
A obra Uso do Método Promethee II para Priorização de Ações de Melhoria de Processos no Serviço Público Federal, traz em pauta, como as organizações estão sempre buscando melhorar o desempenho de seus processos e com a administração pública não é diferente, dentro deste contexto, ele retrata como a gestão das ações de uma organização deve ser feita de forma a priorizar aquelas que venham a contribuir com os objetivos organizacionais. Sendo assim, O método Promethee II, foi aplicado através do seu software o Visual Promethee, fornecendo como resultado a ordenação completas das ações a serem implementadas. O resultado aponta para a priorização das ações de capacitação dos servidores para processos internos e a Melhoria de comunicação interna. 							 			Em segundo lugar, a filosofia, especialmente a ética, é necessária para ajudar os engenheiros a lidar com problemas éticos profissionais, dando continuidade, o primeiro capitulo do artigo, inicia falando sobre a administração Pública no Brasil, e mostra que ela é regida pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, segundo BRASIL, (1988). A eficiência da máquina estatal perante os cidadãos contribuintes é um assunto de relevância devido às pressões sociais no país por melhor qualidade dos serviços públicos (SILVA, 2019). 		O contexto refere-se a administração publica, mostrando que na esteira da crise financeira global, os países enfrentam os desafios de tornar as finanças públicas sustentáveis. Os setores com financiamento público estão, portanto, sob pressão para entregar mais com menos, e o setor de educação não é exceção (APARÍCIO, 2017). Assim como no setor publico, as empresas privadas também passam por situações a quais necessitam de estruturação e que os gestores convivam diariamente com a necessidade de gerenciar e tomar decisões diante de uma diversidade de variáveis, demanda 
decisões eficazes que permitam resultados positivos e alinhados à estratégia do negócio.
Dentro do contexto dos métodos apresentados no artigo. Ele apresenta o primeiro método. O da melhoria continua, ainda que informais e desestruturados, foram observados nas indústrias americanas ao final do século XIX. Porém,programas formais aparecem pela primeira vez na segunda metade do século XX, em empresas sediadas no Japão (BAGHEL, 2005). Ele mostra também, que a melhoria contínua pode ser destrinchada em três níveis. O primeiro deles, de controle, leva em conta apenas a manutenção dos níveis operacionais; o segundo visa o restabelecimento do estado atual, sendo denominado reativo; por fim, o terceiro tem por objetivo o aumento de desempenho, e por esse motivo é conhecido como proativo. 
Assim como, para a melhoria continua no ambiente de produção, é importante trazer a metodologia AHP, Analytic Hierarchy Process (AHP), ela é definido por Saaty (1990), como: A quebra de uma situação complexa, não estruturada, em componentes; arrumam-se essas partes, ou variáveis em ordem hierárquica; designam-se valores numéricos e julgamentos subjetivos denotando a importância relativa de cada variável; e sintetizam-se os julgamentos para determinar quais variáveis têm a mais alta prioridade e deveriam ser trabalhadas para influenciar o resultados da situação. 
Diante do contexto apresentado nos artigos, é importante resslatar, que o método AHP, é tipo como um método de tomada de decisão e que pode ser empregado em empresas de ramos distintos, ou seja, setor publico ou privado reverberando em resultados eficientes. Sendo assim, no ambiente corporativo e na Engenharia De Produção, e para maior embasamento, o artigo cita, que a metodologia do AHP é composta por seis etapas: delimitação do problemas, definição dos tomadores de decisão, determinação dos critérios a serem analisados, levantamento das possíveis alternativas, construção do modelo hierárquico e aplicação do processo, ele traz esses metódos para mostrar o quanto a metodologia AHP, pode fazer diferença no ambiente industrial.
Referências
OLIVEIRA, Isabella Arlochi, et. al. Aplicação do método AHP para priorização de projetos de melhoria contínua em uma empresa do setor de óleo e gás na região Norte. 
OLIVEIRA, Claudiane Fernandes, et. al. Uso do Método Promethee II para Priorização de Ações de Melhoria de Processos no Serviço Público Federal. 
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina