Buscar

PROVA BIOQUIMICA II (F)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

F1. Explique como ocorre o catobolismo de ácidos graxos de número impar. 2ª
R: : a ultima volta do ciclo de Lynen inicia-se com uma acil CoA de 5 carbonos e produz uma molécula de acetil CoA e uma de propionil CoA, este é oxidado a succinil CoA , a conversão inicia-se com a carboxilação a D – metilmalonil - CoA , que requer biotina que transfere o CO2, em seguida o D metilmalonil CoA origina succinil CoA em 2 etapas: transformação do isômero D em L e isomerização de L.
F2. Qual o efeito do 2.4 dinitrofenol na cadeia de transporte de elétrons? Porque? 3ª
R: o 2.4 dinitrofenol é uma substância desacopladora, isto é, dissocia a cadeia de transporte de elétrons da fosforilação oxidativa. Funciona transportando prótons para a matriz sem que esses passem pela ATP sintase já que o composto ligado aos prótons é hidrofóbico.
F3. Como posso utilizar o NADH citossólico na cadeia de transporte de elétrons? Explique. 3ª prova
R: posso utilizar o NADH citossólico na cadeia de transporte de elétrons, pelo transporte do prótons e elétrons do mesmo através do mecanismo das lançadeiras malato-aspartato e glicerol-fosfato.
F4. Na síntese de ácidos graxos, como posso transportar os carbonos de acetil – CoA para o interior da mitocôndria? Explique o mecanismo. 2ª prova
R: como a membrana interna da mitocôndria é impermeável a acetil CoA, os seus carbonos são transportados sobre a forma de citrato. Os carboidratos e proteínas – os precursores de ácidos graxos – são degradados a acetil CoA e oxaloacetato, que sofrem condensação formando citrato por ação da primeira enzima do ciclo de Krebs, a citrato sintase e portanto é transportado para o citossol pela tricarboxilato translocase, onde é cindido em oxaloacetato e acetil –CoA, a custa de ATP, numa reação catalisada pela citrato liase. O oxaloacetato é reduzido a malato pela malato desidrogenase do citosso. O malato é substrato da enzima málica: nesta reação são produzidos piruvato, que retorna a mitocôndria, e NADPH.
F5. Explique em detalhes a contração do músculo estriado. 3ª prova
R: a contração muscular é desencadeada por uma onda de despolarização que se propaga pela membrana das fibras musculares em resposta a chegada do impulso nervoso. Com a mudança do potencial de membrana ocorre liberação de Ca2+ no sarcoplasma que faz com que se inicie a contração, que ocorre por encurtamento do sarcômero devido ao deslizamento dos filamentos de actina entre os de miosina. O cálcio liga-se a TnC alterando a conformação da troponina que empurra a tropomiosina mais para o interior do sulco da actina F descobrindo assim os sítios das actinas aos quais as cabeças de miosina, contendo ATP em seu centro ativo, são capazes de ligarem-se. A ligação da actina à miosina estimula a atividade ATPásica das cabeças de miosina, com produção de ADP e Pi. A hidrólise de ATP acompanhada pela saída de ADP e Pi determina uma alteração no ângulo de ligação das cabeças de miosina à actina e provê energia para que as cabeças empurrem o filamento de actina. Uma nova molécula de ATP liga-se a S1 provocando a separação entre miosina e actina, começando um novo ciclo de contração.
F6. A creatinina é o produto de excreção de que composto? Porque ela é utilizada como parâmetro da função renal?
R: fosfocreatina. A fosfocreatina é convertida em creatinina que é liberada na circulação e excretada pela urina. Como a quantidade excretada por um dia em indivíduos normais é constante (por ser proporcional a massa muscular), a dosagem de creatinina na urina constitui um indicador sensível da função renal.
F7. O que significa a função anaplerótica do ciclo de Krebs? 2ª
R: os compostos intermediários do ciclo de Krebs podem ser utilizados como precursores em vias biossintéticas: oxaloacetato e alfa cetoglutarato formam aspartato e glutamato, respectivamente; succinil – CoA é precursor do grupo heme. A eventual retirada desses intermediários podem ser compensada pelas reações que permitem reestabelecer o seu nível. Entre essas reações, chamadas reações anapleróticas (reações de preenchimento), a mais importante é a que leva a formação de oxaloacetato a partir do piruvato, catalisada pela piruvato carboxilase.
F8. Para que servem as Lipoproteínas? Qual é a sua constituição genérica? O que é a apolipoproteína? 2ª
R: as lipoproteínas são estruturas responsáveis pelo transporte de ácidos graxos, colesterol, fosfolipídios, pelos diferentes compartimentos celulares. As apolipoproteínas são constituintes dessas estruturas e dentre suas funções está o reconhecimento por receptores celulares.
A constituição genérica é composta por uma estrutura esférica complexa que carrega em seu interior triacilglicerois e Ester de colesterol (hidrofóbicos) e possui uma camada externa formado por fosfolipídios, colesterol livre e apolipoproteinas (hidrofílica)
F9. Qual o efeito do atractilosídeo no metabolismo de ruminantes?
R: o atractilosídeo é um inibidor da translocase ATP/ADP. Pode causar envenenamento nos ruminantes, pois como conseqüência bloqueia a fosforilação oxidativa.
F10. O que é a teoria quimiosmótica?
R: a teoria quimiosmótica de Mitchell diz que a energia do transporte de elétrons é utilizada para bombear prótons, contragradiente para o exterior da matriz mitocondrial. Isto gera um gradiente de prótons. Além disso, tem a formação de um gradiente elétrico resultante da diferença de cargas elétricas nos dois lados da membrana.

Outros materiais