Buscar

CC3 av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria e Prática da Narrativa Jurídica – CC3/AV2
Nome: Vitório V. Neto, RA: 20100145565-7
Respostas:
Questão 1)
Autor (Ministério Público): Matou com um tiro de fuzil; Xingou a esposa da vítima; Tratou-o como bandida; Confundiu uma furadeira com uma arma UZI (submetralhadora).
Réu (Cabo PM): Aproximadamente 40 metros; Gritou para largar a arma; A vítima reagiu com o movimento brusco; Ponto afastado onde os traficantes costumavam ficar; Ele agiu consciente que estava certo.
Questão 2)
O fato da pericia, pode ser usado tanto pelo autor como também pelo réu, para fazer sua defesa.
Questão 3)
R: Leonador Alberto, cabo da policia militar, do Batalhão Operações Especiais do Rio de Janeiro, é indiciado por homicídio culposo, pela delegada Leila Goulart,titular da 20º DP (Vila Izabel), após ter matado com um tiro de fuzil, Hélio Barreira Ribeiro, 47, supervisor de loja.
Durante operação do Grupo de Operações Especiais (Bope) em Andaraí, o cabo Leonardo atira fatalmente contra Hélio, que estava em casa realizando serviços domésticos junto a esposa.
O policial Leonardo, afirma ter atirado à distância de 40 metros da vítima, pois o supervisor de vendas (Hélio) não atendeu ao seu grito para que largasse a arma, realizando ainda movimento brusco.
O Sr. Luís Silva, vizinho de Hélio informou que não houve troca de tiros, apenas ocorreu um tiro, o do policial do Bope. Este mesmo policial em depoimento na delegacia, afirma ser o autor do disparo e em nenhum momento alegou estar sob fogo cruzado ou em risco iminente de morte.
Com clareza percebemos que faltou responsabilidade e cuidado, o cabo da policia errou, ele não estava isolado, estava em equipe e bem guarnecido.
A lógica da formação de um militar é para não responder com o tiro, o disparo somente dever ser feito em ultimo caso. A policia tem que usar de arma de fogo com segurança.
Os policias do Bope são os que mais passam por treinamentos. Eles dão instrução para policiais de todos os Estados e de outros países. O Pm Leonardo foi treinado excessivamente, sabe de todos os procedimentos e mesmo assim foi capaz de não realiza-los de forma certa. Agora analisamos como um policial bem treinado, fazendo parte de um Batalhão que tem reconhecimento a nível mundial consegue matar um pai de famiila de forma tão desastrosa? Poderia este policial pensar que à distância de 40 metros, mesmo que armado, o vitimado não ouvisse o seu grito para largar sua arma “furadeira”
E este mesmo cabo da policia sem ter uma arma apontada para sua cabeça ou para os demais colegas, afirma que Hélio fez movimento brusco. Diante a distancia da vitima e a polícia, teria claramente como ser utilizado outros meios de segurança para efetuar a prisão do suposto “criminoso”.
Visto o exposto, solicitamos a condenação do réu.

Outros materiais