Buscar

Programa - Tópicos de Pesquisa em Estudos Literários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Tópicos de Pesquisa em Estudos Literários
	
	
	
	
Programa
São cinco as possíveis linhas de pesquisa em Estudos Literários que abordaremos nesta disciplina.
Literatura e Sociedade
Tem como objetivo reconhecer e interpreter no texto literário elementos externos tais que a história, a sociedade, a relação entre obra, autor e público passíveis de serem estudados no texto. 
Estudos Comparatistas da Literatura
Tem como objetivo observar os estudos baseados em teorias clássicas e atuais da Literatura Comparada, no diálogo da Literatura Comparada com a Crítica Literária, com as Teorias Literárias e com outros ramos do saber. Incluem-se aqui, por exemplo, estudos de recepção, de intermediação cultural, de literatura de viagem, até estudos comparativos críticos que envolvam obras literárias brasileiras e de outras literaturas, passando por estudos que contemplam a relação da literatura com outras artes. 
Formas e Gêneros Literários
Aborda as categorias de "forma" e "gênero" para refletir sobre o fenômeno literário em perspectiva histórica. Propõe-se a estudar a persistência teórica e as reformulações históricas dos gêneros literários enquanto categoria literária, com especial atenção às rupturas modernas e às formas híbridas contemporâneas.
Crítica e História Literária
Focaliza a dinâmica das formas literárias no sistema das literaturas nacionais procurando atender a dois pressupostos básicos que são: 1) apreender a especificidade dos gêneros, das técnicas de expressão e das marcas estilísticas em articulação com o andamento do processo histórico-cultural; 2) fundamentar criticamente o trabalho de interpretação e avaliação estética das obras individuais.
Litratura e Psicanálise

Esta vertente dá continuidade a pesquisas - iniciadas desde Freud - cujo intento principal está em estabelecer confluências entre a teoria psicanalítica e a leitura da obra literária, visando sublinhar ângulos pouco iluminados por outras correntes críticas. Em linhas gerais, interessam aqui formações do inconsciente: lapsos, chistes, associações, procedimentos oníricos  etc., sempre que atuam como elementos constitutivos do texto artístico.
	
	Bibliografia
a) Literatura e sociedade
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 1a Ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1965.
Avaliação da linha I de pesquisa – Leitura do texto de Antonio Candido e resenha crítica, comentando três passagens que tenham sido relevantes para a sua leitura. 
--------------------------------------------
Aulas
Agosto: 26
Setembro: 2, 9, 16, 23 e 30
Outubro: 7, 14, 21 e 28
Novembro: 4, 11, 18 e 25
Dezembro: 2, 9