Buscar

parte1.3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
*
*
TOPO DO KILIMAJARO 2005
*
*
*
engamb_eng01
A QUESTÃO AMBIENTAL
Resíduos sólidos (lixo) - O problema do lixo e a sua degradação é um dos impactos negativos mais sérios nas cidades. Os resíduos sólidos são geralmente depositados em áreas naturais próximas aos centros urbanos (lixão), em aterros com graus de segurança (ou não) para evitar a contaminação do solo e dos lençóis freáticos. 
CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO
A contaminação é feita pelo chorume, um líquido negro resultante da decomposição das matérias orgânicas lançadas aos lixos, que escorre, penetra no solo e atinge os lençóis freáticos.
*
*
*
Antes de iniciar a disposição do lixo teve o terreno preparado previamente com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC. Com essa selagem do solo, o lençol freático não será contaminado pelo chorume, que é coletado através de drenos de e encaminhado para o poço de acumulação de onde, nos seis primeiros meses de operação é recirculado sobre a massa de lixo aterrada. Depois desses seis meses, quando a vazão e  os parâmetros já são adequados para tratamento, o chorume acumulado é encaminhado para a estação de tratamento de efluentes. A operação do aterro sanitário, assim como a do aterro controlado prevê a cobertura diária do lixo, não ocorrendo a proliferação de vetores, mau cheiro e poluição visual. Fonte: www.lixo.com.br
*
*
*
engamb_eng01
A QUESTÃO AMBIENTAL
Resíduos industriais - Os despejos de resíduos industriais são as principais fontes de contaminação das águas dos rios com metais pesados. Indústrias metalúrgicas, de tintas, de cloro e de plástico PVC (vinil), entre outras, utilizam mercúrio e diversos metais em suas linhas de produção e acabam lançando parte deles nos cursos de água. Outra fonte importante de contaminação do ambiente por metais pesados são os incineradores de lixo urbano e industrial, que provocam a sua volatilização e formam cinzas ricas em metais, principalmente mercúrio, chumbo e cádmio.
CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais