Buscar

parte1_1_

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
A QUESTÃO AMBIENTAL
engamb_eng01
CRISE AMBIENTAL
A Terra apresenta duas características importantes: [1] dispõe de um eficiente sistema de aproveitamento de energia solar e de reciclagem de matéria; [2] possui (ou possuiria), atualmente, ar, água e alimentos suficientes para manter toda sua população.
Apesar disso atravessa uma grande crise ambiental, e as provas de agravamento dessa crise não param de crescer e serem experimentadas diariamente. 
Para compreender a causa dos problemas ambientais é necessário considerar o progressivo aumento da quantidade de indivíduos dessa população: ela cresce de forma exponencial e incontrolável, além disso existem dificuldades na disponibilidade, uso e "reabastecimento" dos recursos naturais citados: ar, água e alimentos. Portanto é possível antecipar, em médio e longo prazos, problemas sérios para a manutenção da qualidade de vida de sua população.
*
*
*
engamb_eng01
A QUESTÃO AMBIENTAL
Curva de crescimento exponencial da população. Fonte: BRAGA et al., 2005.
*
*
*
engamb_eng01
De acordo com a segunda lei da termodinâmica, o uso de qualquer tipo de energia resulta em degradação de sua qualidade. A lei da conservação da massa afirma que os "resíduos" energéticos (principalmente na forma de calor), somados aos resíduos de matéria, alteram a qualidade do ambiente natural da Terra. 
A QUESTÃO AMBIENTAL
Do equilíbrio entre esses três elementos - população, recursos naturais e poluição - dependerá o nível de qualidade de vida na Terra.
CRISE AMBIENTAL
Desta maneira, a tendência de qualquer sistema (ecossistema, p.ex.), como um todo, é aumentar seu nível de degradação e grau de desordem (entropia). A população do planeta, usando a energia solar processa os recursos naturais finitos (não renováveis) através de seu metabolismo e das tecnologias que cria, gerando diversos tipos de poluição. 
*
*
*
ECOLOGIA
engamb_eng01
CRISE AMBIENTAL E DEGRADAÇÃO
População
Recursos
Naturais
Poluição
uso não sustentável
*
*
*
engamb_eng01
POPULAÇÃO
A população mundial cresceu de 2,5 bilhões em 1950 para 6,2 bilhões no ano 2002. Nos dias atuais a Terra é habitada por mais de 6,5 bilhões de pessoas (aconteceu em 25 de fevereiro de 2009, as 21h16, horário de Brasília) e, a cada ano, outros 74 milhões de habitantes são incluídos como consumidores de seus recursos. 
Devido as altas taxas de crescimento populacional que ocorrem nos países menos desenvolvidos, surge uma situação grave de desequilíbrio que piora a cada ano: em 1950, os países desenvolvidos tinham 31,5% da população mundial; em 2002, apenas 19,3%; e, em 2050, terão 13,7%,ou seja, a curva exponencial aumentará rapidamente na medida em que as camadas populacionais que têm mais filhos são justamente as que cada vez terão mais pessoas para gerá-los.
Um casal que tenha 5 filhos, os quais, por sua vez, tenham 5 filhos cada um, apresenta, a partir de duas pessoas, uma população familiar de 25 pessoas em duas gerações. 
A QUESTÃO AMBIENTAL
*
*
*
engamb_eng01
POPULAÇÃO
A QUESTÃO AMBIENTAL
Até quando os recursos naturais serão suficientes para sustentar a população da Terra? 
Esse fenômeno vem ocorrendo mundialmente desde o século 19, a partir Revolução Industrial (início em 1750, na Inglaterra). Desde então, as tecnologias Vêm proporcionando uma redução da taxa bruta de mortalidade, o que produz o aumento da taxa de crescimento populacional, apesar da redução que também ocorre na taxa de natalidade. A taxa mundial bruta de natalidade é hoje de 352.268 habitantes por dia, enquanto a taxa bruta de mortalidade é de 150.677 habitantes por dia, o que significa 202 mil novos passageiros por dia, 1,4 milhão por semana ou 74 milhões por ano.
*
*
*
engamb_eng01
A distribuição espacial da população na Terra
A QUESTÃO AMBIENTAL
Fonte: http://geographicae.wordpress.com/2007/12/04/a-ditstribuicao-espacial-da-populacao-a-terra-vista-de-noite/
As áreas mais iluminadas são as áreas mais densamente povoadas, mostrando a distribuição da população mundial, através da quantidade de luz emitida durante a noite, que indica a ocupação humana.
Algumas luzes sobre a Amazônia, na verdade são incêndios, as luzes no Mar do Japão são da frota pesqueira japonesa, algumas luzes no deserto da Arábia são de poços de petróleo.
*
*
*
engamb_eng01
RECURSOS NATURAIS
Recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. 
A QUESTÃO AMBIENTAL
O utilização de um recurso pelas sociedades humanas é feita através do desenvolvimento de uma tecnologia, p.ex.: o magnésio passou a ser usado como recurso natural quando se descobriu como utilizá-lo na fabricação de ligas metálicas para aviões. 
O fato das sociedades humanas não terem considerado ambiente natural de forma responsável no uso para o desenvolvimento está causando uma série de impactos negativos, e de grande monta, que comprometem a qualidade de vida na Terra. Alguns deles - como a queima de combustíveis fósseis que está potencializando o efeito estufa, aumentando a temperatura na superfícies do planeta e causando uma série de tragédias provocadas pelas mudanças climáticas - são aplicados em escala global.
Algumas mudanças foram feitas, como fruto do desenvolvimento de novas tecnologias: os clorofluorcarbonos que eram usados em compressores de refrigeradores e como propelentes de líquidos, estão sendo substituídos por outros gases diante das evidencias ligadas à destruição da camada de ozônio.
*
*
*
engamb_eng01
A QUESTÃO AMBIENTAL
RECURSOS NATURAIS
Podem ser classificados em dois 
grupos: 
Renováveis - recursos que, depois de serem utilizados, ficam disponíveis novamente graças aos ciclos naturais, por exemplo: água, biomassa, ar e a energia eólica.
Não-renováveis - recursos que, uma vez utilizados, não podem ser reaproveitados (ou que a taxa de renovação é tão baixa que inviabiliza seu uso continuado), por exemplo: os combustíveis fósseis e urânio (minerais energéticos); fósforo e cálcio (minerais não-energéticos). 
*
*
*
RECURSOS NATURAIS
Ciclo hidrológico
Água: recurso renovável ?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais