Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Websérie II: edição
Ensino Médio
Aula 12
Elementos da linguagem; processo de criação audiovisual.
Arte e mídias digitais
6
3
4
7
Formas e profissões
do audiovisual
Gravação e edição da produção audiovisual
Criação e desenvolvimento de roteiro para produção audiovisual
Finalização do roteiro para produção audiovisual
Mapa do componente
Mostra audiovisual
2
Técnicas de filmagem e edição
Pré-produção do material audiovisual
1
Você está aqui!
5
2
Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre edição de imagem e som.
Edição do material audiovisual. Inserção de áudio, práticas de edição utilizando recursos apresentados. 
Chromebooks e/ou celulares.
(EM13LGG301) Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos. (SÃO PAULO, 2020)
(EM13LGG104) Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social. (SÃO PAULO, 2020)
Objetivo da aula
Recursos didáticos
Habilidades
Duração da aula
45 minutos.
Conteúdo
Edição de vídeo e áudio com programas de edição
Quais são os principais recursos de edição que programas como o CapCut oferecem para editar um vídeo ou criar uma obra audiovisual? 
Converse com seus colegas brevemente para relembrar o uso desse tipo de plataforma ou programa.
© Getty Images
Relembre
Professor, essa etapa busca relembrar os estudantes das funções do CapCut, como o filtro, opções de transição, etc.
Utilize isso para retomar o assunto, já que nesta aula eles realizarão as edições dos materiais filmados na aula anterior.
Tempo: 05 minutos
Com o material gravado, é hora de realizar a edição do que foi produzido. Para isso, lembrem-se das principais funções dos editores de vídeo, como a adição de efeitos e transições, corte dos vídeos, entre outras.
Confira as próximas dicas para deixar a sua produção ainda mais incrível!
Editando o projeto audiovisual
© Getty Images
Colocando
em prática
	Professor, a seção Colocando em prática tem como objetivo aplicar os conhecimentos construídos durante a aula, incentivando os estudantes a pensarem criticamente e de forma prática. 
Tempo:  38 minutos
Condução da dinâmica:
Disponibilize computadores e/ou o uso dos celulares para realizarem a edição do material gravado na aula anterior. Os slides seguintes servem para que eles relembrem funções do CapCut, como o corte ou o funcionamento da linha do tempo.
As imagens utilizadas são da aula 04, em que eles conheceram a plataforma e suas funcionalidades. Incentive os estudantes 
5
Editando o projeto audiovisual
Confira, a partir do roteiro, a ordem das cenas e dos acontecimentos (esse processo é chamado de montagem, em que a obra é construída para criação da narrativa pensada inicialmente);
O resultado final da produção deverá conter a narrativa criada por vocês inicialmente e estar pronta para a exibição na mostra audiovisual que conclui esse projeto bimestral.
© Getty Images
Colocando
em prática
	
6
Upload de arquivos
Para subir os arquivos a serem editados para a plataforma, clique no botão + ou arraste os arquivos para essa área do programa.
As mídias adicionadas ao programa aparecerão do lado esquerdo, na seção Mídias; 
Aqui estarão as imagens, vídeos e áudios adicionados ao projeto.
Proporção do vídeo
Ainda é possível escolher o formato do vídeo;
Cada plataforma trabalha com um formato diferente, sendo os mais utilizados a proporção 16:9 – muito utilizado no Youtube, voltado para computadores – ou 9:16 – muito utilizado no TikTok e no Instagram, e pensados para reprodução em celular.
Elaborado especialmente para a aula com a ferramenta CapCut.
Colocando
em prática
7
Editando o vídeo...
É possível dividir um vídeo ao adicioná-lo à linha do tempo, separando uma parte desejada de uma parte que não será utilizada.
Dando zoom na linha do tempo
Essa ferramenta auxilia na hora de selecionar os cortes ou alterações que o vídeo sofrerá; 
Utilize-a para dar zoom e trabalhar em detalhes menores ou maiores.
Edição de clipes
Clipes são os pequenos trechos de vídeo que compõem uma produção; 
No canto direito, após selecionar um clipe, você pode editar parâmetros dele, como adicionar animações, alterar a velocidade do vídeo ou fazer o ajuste de cores.
Elaborado especialmente para a aula com a ferramenta CapCut.
Colocando
em prática
8
A Linha do Tempo nos permite inserir as mídias que utilizaremos no vídeo, organizando-as conforme sua aparição, prioridade em cena etc. 
É aqui que editamos o vídeo, retirando trechos indesejados, juntando com outros cortes ou inserindo efeitos. 
Linha do tempo dentro do CapCut.
Linha do tempo
Elaborado especialmente para a aula com a ferramenta CapCut.
Colocando
em prática
9
Se houver uma trilha musical ou efeitos sonoros nas cenas, busque em bibliotecas digitais como a Biblioteca de Áudios do YouTube, ou o Pixabay.
Às vezes, barulhos de ambiência (pessoas falando, som de carro etc.) podem localizar melhor o espectador sobre a cena, dando mais dimensão do que está sendo apresentado na tela.
Incluindo trilha sonora
© Getty Images
Colocando
em prática
	
10
No Pixabay (www.pixabay.com/pt/music) você encontra um acervo de músicas sem direitos de autor para incluir em suas cenas.
Faça buscas que condizem com sua necessidade;
Cuidado com os volumes de cada coisa para que a trilha ou os efeitos sonoros não cubram a fala dos atores;
Selecione Efeitos Sonoros no campo Música para escolher diferentes efeitos sonoros.
Buscando sons para as cenas
Reprodução – HUBERTPHOTOGRAPHER/PIXABAY, [s.d.]. Disponível em: https://pixabay.com/pt/music/. Acesso em: 6 set. 2024. 
Colocando
em prática
Referência da imagem:
Produzida pelo autor para este material. Retiradas de www.pixabay.com/pt/music.
11
Para baixar qualquer tipo de mídia, clique no nome da faixa e selecione a opção “download” do lado direito da página.
Prática de edição
Colocando
em prática
12
Relembramos alguns detalhes sobre edição de vídeo dentro de programas de edição, como o CapCut;
Editamos o material bruto gravado na aula anterior, buscando construir a narrativa planejada no roteiro;
Finalizamos a produção audiovisual, deixando-a pronta para a mostra audiovisual da próxima aula.
Então ficamos assim...
© Getty Images
1
2
3
O que nós
aprendemos hoje?
	Professor, a seção O que nós aprendemos hoje? tem o objetivo de reforçar e esclarecer os conceitos principais discutidos na aula. Essa dinâmica pode ser uma ferramenta de avaliação informal do aprendizado dos estudantes, identificando áreas que podem precisar de mais atenção em aulas futuras. 
Tempo: 02 minutos
Gestão de sala de aula: 
Mantenha um tom positivo e construtivo, reforçando o aprendizado em vez de focar em correções. 
Seja direto e objetivo nas explicações para manter a atividade dentro do tempo estipulado. 
Engaje os estudantes rapidamente, pedindo confirmações ou reações breves às definições apresentadas. 
Condução da dinâmica: 2 minutos
Explique que esta seção, “Então ficamos assim...”, é um momento de reflexão e esclarecimento sobre os conceitos abordados na aula. 
Informe que será uma rápida revisão para assegurar que os entendimentos dos estudantes estão alinhados com as definições corretas dos conceitos. 
Apresente o slide com a definição sintética de cada conceito principal discutido na aula, ampliando em forma de frases completas. 
Destaque se as contribuições dos estudantes estavam alinhadas com o conceito e ofereça esclarecimentos rápidos caso haja discrepâncias ou mal-entendidos. 
Finalize resumindo os pontos principais e reiterando a importância de cada conceito e como ele se encaixa no contexto maior da aula. 
Reforce a ideia de que essa revisão ajuda a solidificar o entendimento dos estudantes e prepará-los para aplicar esses conceitos em situaçõespráticas.
 
Expectativas de respostas: 
Os estudantes devem sair da aula com um entendimento claro e preciso dos conceitos principais. 
A atividade serve como uma verificação rápida do entendimento dos estudantes e uma oportunidade para corrigir quaisquer mal-entendidos.
Você pode encontrar diversas dicas neste tutorial de uso do CapCut. 
HENRIQUE MORAIS. Vem aprender tudo que dá pra fazer com o Capcut – Curso completíssimo! Youtube, 25 fev. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rvCzZQ1Qk1s. Acesso em: 6 set. 2024. 
Saiba mais
BRAINSTORM TUTORIAIS – VIDEO PRODUCTION. Capcut: Tutorial completo pra editar vídeos do zero no celular! Youtube, 19 jun. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BMX9duyCu68. Acesso em: 6 set. 2024.
PIXABAY. Música sem direitos de autor da qual pode fazer o download, [s.d.]. Disponível em: https://pixabay.com/pt/music/. Acesso em: 6 set. 2024. 
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa Ensino Médio, 2020. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/CURR%C3%8DCULO-PAULISTA-etapa-Ensino-M%C3%A9dio_ISBN.pdf. Acesso em: 6 set. 2024.
STUDIO YOUTUBE. Audio library, [s.d.]. Disponível em: https://studio.youtube.com/channel/UCoM0RVQlobHAlvHVvi5VzAQ/music. Acesso em: 6 set. 2024. 
Identidade visual: imagens © Getty Images
Referências da aula
image1.jpg
image2.png
image3.png
image4.png
image15.png
image16.png
image17.svg
 
image17.png
image18.png
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.png
image10.jpeg
image19.jpeg
image20.png
image21.jpeg
image22.jpeg
image23.png
image5.jpeg
image24.png
image25.png
image26.png
image27.png
image28.png
image29.png
image30.png
image31.png
image32.jpg
image33.png
image34.png
image11.jpeg
image12.jpeg
image13.png
image14.png

Mais conteúdos dessa disciplina