Buscar

Elementos Estruturais do Estado

Prévia do material em texto

Direito Constitucional I – 09 de fevereiro de 2012
Professor: Walber
Primeiro tema: Teoria do Estado
Estado
- Histórico: o atual conceito de Estado é algo recente na humanidade, a primeira pessoa a falar de Estado em 1513 foi Maquiavel, conceituando-o no livro “O príncipe de Maquiavel”; em 1789 com a Revolução Francesa abrimos mão de alguns direitos e transferimos para o Estado, deu-se início a Teoria Contratualista (contrato social); para o estado ser Estado ele deve ter uma sociedade politicamente organizada, um território, um povo e objetivos determinados; os elementos estruturais (constitutivos) do Estado são poder, organização ou soberania; território; componente humano, povo; e, objetivos determinados.
Estado e país são as mesmas coisas? 
Não, são instituições diferentes, país está ligado ao componente físico do povo ao habitat do povo, isso não significa dizer que pais não esta dentro do Estado, o país é o componente espacial do Estado.
Estado e nação são as mesmas coisas?
Não, nação é um conjunto de pessoas ligadas por alguma coisa, seja pela historia, paixão, origem, entre outras, mas não possuem um território. Nação é um conjunto de pessoas ligadas pela mesma origem, pela mesma história, pela mesma religião, ou pela mesma língua. 
Estado e pátria são a mesma coisa?
Não, pátria significa terra que amamos, terra do pai, significa um sentimento. Pátria não é um conceito jurídico apesar de ser mencionado no Art. 142 da CF.
Quando se faz referencia ao Estado não está se falando do Brasil mas sim da República Federativa do Brasil.
Primeiro elemento estrutural do Estado: Poder
O que é poder? 
É a capacidade de imposição de sua vontade em detrimento da vontade de terceiros.
O Estado impõe sua vontade sobre terceiros, legalmente, pois ele é o detentor do PODER POLÍTICO, e o monopólio exclusivo é do Estado, e é o único detentor da violência Legítima que é a coercibilidade exemplo: mandado de prisão ou de busca e apreensão.
Sentidos do termo Poder na CF
Poder no sentido de Soberania Popular – Artigo 1º. Parágrafo único: “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição.” – Democracia Representativa, participativa ou semi-direta. Forma direta de exercício do poder pelo povo: tribunal do júri (Art. 5º, XXXVIII), ação popular (Art. 5º, LXXIII), iniciativa popular (Art. 61, Parágrafo 2º), consulta popular (Art. 14) – plebiscito e referendo.
Poder no sentido de órgão – Montesquieu (Art. 2º)
Não é tecnicamente correto falar em tripartição de poder, pois ele é uno e soberano, o correto é falar em divisão orgânica de poder; o que existe são órgãos que exercem parcela desse poder.
Poder no sentido de função – 
Função Legislativa (Art. 44)
Função Executiva (Art. 76)
Função Judiciária (Art. 92)
Segundo elemento estrutural do Estado: Soberania
O que é soberania?
É um poder político, supremo e independente; o poder político é a capacidade de utilização da violência legítima; supremo significa dizer que na ordem interna não existe um poder maior que a soberania do Estado, os estados-membros são autônomos, autonomia é diferente de soberania; independente significa dizer que na seara internacional o estado não deve satisfação e obediência a nenhum outro Estado. 
Terceiro elemento estrutural do Estado: Território
É o componente espacial do Estado, o limite, a porção de terra em que o Estado exerce a sua soberania sua jurisdição.
Espécies de Território
	Território em sentido restrito, propriamente dito ou real: é a faixa de terra (superfície) ocupada pelo povo e delimitada pelas suas fronteiras. O solo, subsolo, espaço aéreo nacional, mar territorial e plataforma continental. 
	Território por extensão, ficto ou de ficção: Embarcações e aeronaves registradas no Brasil no mar internacional serão consideradas território nacional, mas se atracadas (no caso de embarcações) em território estrangeiro se estiver em serviço do Brasil serão consideradas território nacional, caso contrário serão consideradas território estrangeiro. São situações jurídicas que a lei equipara ao território em sentido restrito (Art. 5º, parágrafo 1º CP). Repartições diplomáticas não são extensões territoriais; 
Mar territorial (Lei 8.617/93), 12 milhas náuticas da costa (uma milha corresponde a 1.852 m); Zona contígua, mais 12 milhas além do mar territorial; Zona economicamente exclusiva, é o local da plataforma continental em que somente o Brasil pode explorar com soberania, mas não pode fiscalizar, no caso mais 188 milhas além do mar territorial, exemplo: Plataforma petrolífera (Art. 20, V e VI).
Quarto elemento estrutural do Estado: Povo
O que é o povo?
É o componente pessoal, humano do Estado. A CF equipara povo ao nacional, brasileiros, povo é o individuo que tem o vinculo jurídico com o Estado chamado nacionalidade (Art. 12). 
Povo é diferente de população, povo é diferente de habitante, povo e habitante são conceitos matemáticos, geográficos. População é quem habita o lugar.
Quinto elemento estrutural do Estado: Objetivos
O que é objetivo? Para que serve o estado?
É o atingimento de um bem comum, da vontade geral, e por estarem na CF ela é tida como dirigente, compromissária (Art. 3º).
Forma de Estado
Quantos centros de poder manifestam este dentro de nosso território?Quantas pessoas com legislativo próprio nós temos dentro de um estado?
Se dentro de um estado tiver só um centro de poder, o estado será tido como unitário.
Se dentro do Estado há mais de um centro de poder o Estado é composto.
Tipos de lei: 
		- União (Congresso Nacional): Leis nacionais
		- Estados-membros (Assembléias legislativas): Leis estaduais
		- Municípios (Câmara de Vereadores): Leis municipais
Se o Estado é composto surgem duas pessoas:
	- Confederação:
	- Federação:

Outros materiais

Perguntas Recentes